Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Deveriam suportar até 8 cores Ryzen2 pelo menos... Se houverem 12 cores e 16 cores como há rumores, é "normal" que não os suportem por falta de estabilidade no power delivery, mas não consigo ver qualquer justificativo para não suportarem 8 cores Zen2 em 7nm, a não ser motivos financeiros...

No entanto, se outras marcas suportarem os Zen2 com X370, a MSI pode ter dado um tiro no pé certeiro, pois os AMD fanboys não esquecem facilmente ;)
 
Não deveriam ser apenas os fanboys, e não deveria ser só com a AMD, sendo perfeitamente honesto. As empresas têm de ser responsabilizadas por práticas anti-consumidor, e devem ser recordadas disso. Mas infelizmente, não deve acontecer, o mercado geral é muito fraco de memória e interesse.
 
Se as outras permitirem, ninguém vai comprar MSI, para substituir uma MSI. Se ninguém permitir por incompatibilidade da AMD é está que fica mal vista.
 
bgK2jVt.jpg


Alegadamente, será a data do anuncio das X570 da Gigabyte.
 
Qual a vossa expectativa para os scores cinebench para o Threadripper 3990WX que chegará nos próximos meses? Acham que pode chegar acima dos 8500CB em stock?
 
Acho que não há grande informação sobre o próximo TR. Sabe-se o nome de código, que sairá ainda este ano...........e acho que é isso.
Estar a tentar adivinhar scores de cinebench, nesta altura, sem nenhuma informação, só perguntando a algum bruxo.
 
A Biostar confirma novas boards para o Zen 2 na Computex a 1 Junho.

Zyd7vMO.png


BIOSTAR To Launch Next-Generation RACING Series and Gaming solutions at COMPUTEX 2019

Taipei, Taiwan – BIOSTAR will be launching its latest gaming, home entertainment, edge computing and smart home solutions at COMPUTEX held in Taipei Nangang Exhibition Center held between May 28th and June 1st, 2019. Key launches this year will be BIOSTAR’s fourth-generation RACING series motherboards for the new AMD Ryzen platform, the full portfolio of system-on-chip motherboards for home entertainment, server PCs, and edge computing, and its industrial motherboard as well as Smart home solutions. Also on show will be BIOSTAR’s latest solid state drives including the M500 M.2 NVMe SSD and BIOSTAR’s latest graphics cards. BIOSTAR will bring a new generation of computing solutions to COMPUTEX, taking gaming, home entertainment, business solutions to the next level.

4th Generation RACING Series and Next Gen-Gaming Solutions

The BIOSTAR RACING Series of high-performance motherboards feature the latest technologies for performance and aesthetics. The BIOSTAR RACING Series is geared towards gamers and power users that demand performance with great stability and reliability. BIOSTAR will be demonstrating the 4th generation RACING Series powered by the next-generation AMD Ryzen processors to highlight its capabilities in gaming, entertainment, and professional use.

Furthermore, the famous BIOSTAR SoC motherboards have All-in-One design with an efficient low-profile cooling solution making it slim and versatile for tight spaces like HTPCs and rack servers. BIOSTAR will demonstrate the diversity of its SoC motherboards line at COMPUTEX 2019, which extends from everyday home entertainment to smart home solutions and AI edge computing systems.

Throughout the exhibition, BIOSTAR will have exciting 5G gaming solutions launching with an array of activities, events, giveaways to kick start COMPUTEX 2019. Visit the BIOSTAR booth at COMPUTEX 2019, Taipei Nangang Exhibition Center, Hall 1, 4F Booth L0128 from May 28th– June 1st, 2019 to see all its latest next generation computing solutions.

https://biostarblog.wordpress.com/2...series-and-gaming-solutions-at-computex-2019/
 
Aqui vai um daqueles rumores para se colocar bastante sal, porque não tem qualquer indicação de source.

https://translate.google.com/translate?sl=zh-CN&tl=en&u=https://www.bilibili.com/read/cv2516248/

Resumindo:
  • 15% de aumento de IPC (em média?)
  • 4.5 Ghz (Não fala no número de cores do cpu)
  • Boas melhorias de consumo e temperaturas
  • Controlador de memória com poucas melhorias
  • Só a X570 suportará Pci-Ex 4.0
  • 40 Lanes Pci-Ex, mas algumas lanes são partilhadas com as ligações SATA (Não fala se são ligações só do CPU ou do CPU+Chipset)
  • Multiplas portas USB 3.1 Gen 2
  • B550 a ser lançada 2 meses depois da X570 (esta será lançada em Julho)
  • A320 não suportará Zen 2, especulando que poderá ser por estratégia de vendas da AMD

Como disse, muito sal.....
 
Ao ler a tradução dá ideia que os 15% são a média do desempenho tendo em conta o aumento do IPC e frequência e não 15% em média de aumento do IPC . Mas posso ter interpretado mal.

Esperava mais, mas talvez sejam valores mais realistas face aos leaks anteriores.

Quanto ao PciEX 4.0 aparentemente vai nos trazer mais conectividade o que para mim está bom.
O que acham disto? Quais as hipóteses no futuro próximo?

Também tinha esperanças na melhoria do controlador de memória... É temperar com sal, vinagre, azeite o que mais se quiser... resta. esperar..
 
É preciso lembrar que IPC significa Instructions per Clock.
Logo, o IPC não aumenta com o aumentar da velocidade de relógio.

De qualquer das formas, nesse leak foi dito que o aumento de IPC será de 10 a 15%, dependendo da aplicação.
O que acaba por corroborar leaks anteriores que indicavam um aumento de 13%.
Curiosamente, um dos primeiros leaks também falava de uma ES a correr a 4.5Ghz.
 
O que é um bom preço para essa peça. Boa malha. Mas de qualquer forma, se forem esses os valores aumentados, estaria de acordo com o que espero. Um aumento decente, sem ser exagerado. Mas até agora, é completamente sem dados e provas, portanto, é para ter cepticismo como o resto dos leaks.
 
É preciso lembrar que IPC significa Instructions per Clock.
Logo, o IPC não aumenta com o aumentar da velocidade de relógio.

De qualquer das formas, nesse leak foi dito que o aumento de IPC será de 10 a 15%, dependendo da aplicação.
O que acaba por corroborar leaks anteriores que indicavam um aumento de 13%.
Curiosamente, um dos primeiros leaks também falava de uma ES a correr a 4.5Ghz.

Exacto... Incremento de IPC é bom, claro, mas na realidade o IPC no Ryzen nunca foi mau, até é bastante parecido com INTEL da ultima geração, o problema dos Ryzen sempre foi latencia entre cores de CCX diferentes, baixa frequencia de memórias por estarem associadas a um controlador de memória que partilha a frequencia com a Infinity Fabric, e a baixa frequencia comparando 4,2ghz com 5,0Ghz da Intel.

Uma das coisas mais importantes que já ouvi algures que iria ficar resolvido nesta nova geração era que o Infinity Fabric iria ter um divisor da frequencia de Memoria, para se conseguir ter frequencias maiores na memória sem tirar completamente out-of-spec a Infinity Fabric. No entanto, nos leaks mais recentes, não tenho ouvido falar mais nisso... Isto seria algo fabuloso para o Ryzen2 de ter.
 
A questão é que eles precisam mesmo de resolver a comunicação entre CCX, e oiço muito pouco falar disso. Se eles resolvessem as latências entre CCX para um valor decente, facilmente equiparavam a intel na maioria do código.
 
Era bom que a comunicação entre CCX melhorasse, pois a adição do chiplet de i/o adivinha o que vai introduzir? Latência, portanto qualquer optimização que venha será boa para minimizar este facto.
 
No Ryzen 1 e Ryzen +, aumentar a velocidade das memórias ainda consegue reduzir a latência entre CCX para 100ms. Se com o divisor baixar mais um bocado, já ajuda.

Felizmente, tanto a próxima Xbox, como PS5 vão usar Ryzens e por isso os criadores de jogos vão começar a otimizar os jogos para terem menos acessos entre CCXs.

A Intel também já tem soluções com algo parecido, a Mesh deles sofre do mesmo problema que o Infinity Fabric.
Se a Intel lançar mais produtos a usar a Mesh, ou sistemas baseados em chiplets, então a industria toda vai ter de começar a otimizar o software da mesma forma.
 
Basicamente, o que é preciso é que as aplicações, sejam jogos ou outras, sejam "NUMA aware" e "CCX ware" (Visto que cada chip é um nó NUMA. Cada nó NUMA tem 2 CCX).

xj3KIei.png


Isso é habitual em software para servidores/workstations, que sempre suportaram multiplos cores. Em desktop é menos habitual.
 
Back
Topo