Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Agora que falas nisso tens razão...
Tipo uma daquelas tipo para servidor? :whistle:

Acho que não precisava de ser algo tão "mau". Normalmente, aqueles GPUs só fazem 1920 X 1080 em 2D. Não há sequer 3D. Há umas BMC para servidores com Matrox G200e e Ati Rage, mas nem sei se o 3D está lá, com os shrinks feitos.
Outra hipótese, como já foi dito, é colocar o GPU no lugar do segundo chiplet.

Eu, sinceramente, acho que nenhumas destas 2 hipóteses se vai concretizar, mas com este sistema modular, a AMD criou alguma flexibilidade.
No fim, acho que vamos ter estes Ryzen3 a 7nm sem GPU, os Ryzen3 com GPU a 12 nm (Zen+) e se a Intel chatear muito, a AMD coloca ali um 2º chiplet para ter um cpu com 16 cores.
 
No fim, acho que vamos ter estes Ryzen3 a 7nm sem GPU, os Ryzen3 com GPU a 12 nm (Zen+) e se a Intel chatear muito, a AMD coloca ali um 2º chiplet para ter um cpu com 16 cores.

Eu acho que vamos ver estes Ryzen3 7nm com GPU, mas só quando o processo de fabrico 7nm estiver amadurecido, e os Ryzen 3 sem GPU + GPU navi/7nm estiverem no mercado há algum tempo.

A produção 7nm inicial e até meio do tempo no mercado dos Ryzen 3 e cpu e gpu. E eventualmente consolas.
Depois aproveitando sobras de chiplets que não dão para 8 cores + libertar produção/optimização do processo de fabrico, lá devem vir os APU Zen 2 com gpu navi.
 
Pois é então em CPUs está tudo encaminhado para os rumores acertarem. Só falta ver clocks, IPC gain, etc

O mais importante é a latência que esta solução e o impacto em games e outras apps sensitive.

Claro que para min os 16 cores passam á frente, quero um 8C a dar 5 Ghz ou perto!
 
Realmente as sources do Jim estão no ponto, ao que parece. Ainda tenho dúvidas nos preços e assim, e alguns pontos de frequência, mas definitivamente estão lá na performance. Como o meu plano este ano até era mexer no CPU, isto para mim saiu que nem ginjas. Esperemos é que isto não saia tipo menos 100$ que os preços pedidos pela intel...

Para mim foi claramente o ponto alto desta apresentação. Espero por mais novidades técnicas sobre a tecnologia à volta dos chiplets, pois parece que realmente poderão ter havido mexidas no infinity fabric, para suportarem estes aumentos de performance.
 
Está prometedor! :) Só gostava que a AMD usasse outros benchmarks que não o CineBench sempre.

A intel ainda está à procura de um novo bench onde fique melhor na fotografia :)

Um GPU básico 2D dava perfeitamente para servidor e até para muitas situações de trabalho. Só recentemente vemos browsers e folhas de cálculo a usar aceleração 3D.
Mas isso é meio dar um tiro no pé no mercado de consumidor.
 
Continuo a duvidar daquelas frequências que se falava aí, apesar de ser 7nm TSMC mas parecem-me bem encaminhados para serem killer CPUs. A Intel que dê à perna.
 
Só espero vê-los para q3, início q4.
Não que não os gostasse de ver mais cedo, mas com os epyc a sair no q2 não espero velos logo depois.
 
Só espero vê-los para q3, início q4.
Não que não os gostasse de ver mais cedo, mas com os epyc a sair no q2 não espero velos logo depois.
Falaram em meio do ano.

As teorias é serão apresentados na Computex, e provavelmente lançados pouco depois.
Ou seja algures no início de Q3 devem estar á venda.

Não convém adiar mais que isso, a Intel para final de Q3 ou no Q4 deve ter resposta séria, era bom que a AMD capitalizasse o conseguir "bater" Intel o quanto antes.
 
Nos slides leaked do chipset X570, aparece "Launch Computex", que é de 28 de Maio a 1 de Junho. Deve ser aí que devem aparecer estes Ryzen 3XXX. :)

HSmsPob.jpg


EDIT: pcb do Ryzen 3XXX visto à luz. Tem lá os traces para uma segunda die. :)

iRWuNGH.jpg
 
Última edição:
EDIT: pcb do Ryzen 3XXX visto à luz. Tem lá os traces para uma segunda die. :)
:biglaugh:

Quando foi a apresentação acho que a Lisa Su falou em 'Ryzen 3 gaming cpu'.
Disse que não era frequência/spec final, que tinham que ser afinados, etc, mas também acho que disse isso do 'gaming cpu'.

Ou seja, disto pode retirar-se que era versão com um chiplet de 8 cores com a frequência mais alta que os Ryzen 3/Zen2 poderem dar.
E a deixar margem para versão 'não-gaming' com mais cores e, provavelmente, frequências um bocado mais baixas, eventualmente também porque em cenários de gaming/com 'poucas' (<8) threads a performance é capaz de ser ligeiramente superior por ser um só chiplet e não dois ligados por IF.
 
Os traces do die eram esperados, até porque a posição do primeiro die sozinho é um pouco esquisita, e tem um espaço demasiado certinho em baixo para não levar lá nada ;)

Estou mais curioso de ver se vamos ter Ryzen 3 em pleno ou não em X470, por exemplo.
 
Deverás ter em pleno excepto se tiveres chips PLX e PLL onde não irão funcionar com PCIe 4.0 mas sim PCIe 3.0. De resto não vejo nada que seja problemático pois a grande revolução é interna ao CPU e não deverá ter impacto na interface.
 
@muddymind As boards com X470 não devem estar preparadas para Pci-Ex Gen4. Se em servidores, quase todas as boards não estão preparadas, no mercado consumidor, não estou à espera que estejam. E em servidores, nem há chipset, mas o que está em causa é a board e não o chipset.

Fora isso, não sei se a X570 terá mais novidades. A especificação do USB 3.2 já foi lançada a algum tempo. Não sei se poderá suportar.
 
Eu li que o problema é o comprimento das traces, podendo só o primeiro slot funcionar em PCIE 4.0 e o segundo em PCIE 3.0.

Mas de momento apenas vejo SSDs M.2 tirarem partido disso.
 
Estou mais curioso de ver se vamos ter Ryzen 3 em pleno ou não em X470, por exemplo.
À partida deve funciona bem, eventualmente com excepção de uma ou outra funcionalidade nova de gestão de energia/turbo ["PBO 3", xfr3",.. ], que podem não funcionar em parte ou na totalidade. Mas de resto os cpu's devem ser compatíveis e funcionar em pleno.

Li algures que sendo os novos cpu compatíveis com PCI-E 4.0 algumas boards X470 poderão ter compatibilidade com PCI-E 4.0 no primeiro slot, bastando update de BIOS para tal, desde que o slot não esteja muito afastado e que cumpram uma coisa outra em termos de traces, acho - a teoria é que depende da distância do 1º slot PCI-E ao cpu, acho, mas que pode ser feito e grande parte das mboards têm o slot próximo o suficiente.

Acredito que os Ryzen 3 com 2 chiplets/>8 cores tenham frequências em load em todos os cores mais baixo, e com frequências mais agressivas com load em poucos cores. Isto para poderem ter até 16 cores em AM4 sem escalar o consumo energético para níveis que as boards actuais não aguentam.
Os 7nm são muito bons mas também não fazem milagres.

No entanto relembro mesmo a 12nm, os cores Zen+ consomem muito pouca energia.
Os Ryzen/threadriper são eficientes, mas os cores em si são ainda mais, perdendo-se um pouco de eficiência devido ao Infinity Fabric.

Ver:
IF%20Power%202700X_575px.png


Já um i7 8700k:
Uncore%208700Ka_575px.png


Esperamos que o IF evolua o suficiente para permitir não só maior bandwidth/melhores latências como também tenha menor consumo energético.



@muddymind As boards com X470 não devem estar preparadas para Pci-Ex Gen4. Se em servidores, quase todas as boards não estão preparadas, no mercado consumidor, não estou à espera que estejam. E em servidores, nem há chipset, mas o que está em causa é a board e não o chipset.

Fora isso, não sei se a X570 terá mais novidades. A especificação do USB 3.2 já foi lançada a algum tempo. Não sei se poderá suportar.
Como disse em cima, já li algures que as boards X470 devem ser compativeiscom PCI-E 4.0 no primeiro slot, dependendo da distância do primeiro slot - mas que boa parte deve cumprir com isto - e da qualidade/especificações das ligações, bastando um update para as que cumprirem.

A ideia que fiquei foi que pelo algumas boards X470 que sejam decentes só não tem PCI-E 4.0 no primeiro slot, se os fabricantes não quiserem lançar o update.
Já nem sei bem onde li isto.

As boards de servidor são capazes de ter distância maior do primeiro slot PCI-E ao cpu do que o normal em muitas boards ATX e menores, daí talvez não serem compatíveis.
Mas isto já sou eu a divagar um pouco, porque não tenho bem noção das especificações necessárias para cumprirem com o necessário.
 
Back
Topo