Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Foi no Anandtech que vi
Anandtech disse:
What this means for PCIe 4.0 is actually fairly simple. We expect there to be a new line of motherboards presumably something like X570 that will be PCIe 4.0 compatible, for any new PCIe 4.0 graphics cards that will be coming to market. One of the differences with PCIe 4.0 is that it can only handle PCB traces up to 7 inches before needing a redriver/retimer, so these extra ICs are needed for ports lower down the board. But, the first PCIe slot on most motherboards is in that limit, so it would appear that a lot of current 300 and 400 series motherboards, assuming the traces adhere to signal integrity specifications, could have their first PCIe slot rated at PCIe 4.0 with new firmware.
Como o meu conhecimento técnico acerca disto é um redondo 0 :) estava no acreditar naquilo que está escrito no Anand.

Que achas @Nemesis11?
 
Bom, seja como for, eu tenho sérias dúvidas que uma placa gráfica do mercado consumidor vá, nos próximos tempos, precisar de Pci-Ex Gen4. Mesmo em SSDs, o que faz a diferença é a latencia e escrita/leitura em random.
No mercado consumidor, não estou a ver que seja muito preciso Pci-Ex Gen4. Mais velocidade é sempre bom, mas não se vão notar grandes diferenças.

Onde se está a atingir os limites é em servidores. Uma placa (duas, na verdade) infiniband/ethernet a 200 Gbits, com Pci-Ex Gen3, precisa de 2 slots com 16 lanes:
buX2nhg.jpg
 
Isso é de alguma forma mais eficiente do que simplesmente usar duas placas single port?
edit: ah, espera, 200Gbps são 25GBps, são precisas as duas slots para permitir os 200Gbps numa só porta. :berlusca: Ou seja, isso nem assim dá full-speed nas duas portas em simultâneo.
 
Última edição:
Bom, seja como for, eu tenho sérias dúvidas que uma placa gráfica do mercado consumidor vá, nos próximos tempos, precisar de Pci-Ex Gen4. Mesmo em SSDs, o que faz a diferença é a latencia e escrita/leitura em random.
No mercado consumidor, não estou a ver que seja muito preciso Pci-Ex Gen4. Mais velocidade é sempre bom, mas não se vão notar grandes diferenças.
Sim isso é verdade.
PCI-E 4.0 nas boards (de consumidor) actuais é só mais naquela da curiosidade do que propriamente necessidade ou que faça muito sentido.

Quando um Gpu realmente ficar limitado pelo PCI-E 3.0, já estas plataformas com Zen 2 + DDR4 estarão bastante ultrapassadas.
O mesmo a nivel de ssd, as velocidades actuais de PCI-E 3.0 são mais que q.b para a 'vida util' das boards X470 e performance dos restantes componentes compatíveis com as mesmas.
 
Isso é de alguma forma mais eficiente do que simplesmente usar duas placas single port?
edit: ah, espera, 200Gbps são 25GBps, são precisas as duas slots para permitir os 200Gbps numa só porta. :berlusca: Ou seja, isso nem assim dá full-speed nas duas portas em simultâneo.

Exacto. Colocando isto tudo em Gigabytes. Um slot Pci-Ex Gen3 16X actual tem como limite, teoricamente, 16 Gigabytes por segundo. O mesmo slot, com Gen4, tem como limite, 32 Gigabytes por segundo.
Uma ligação a 200 Gigabits por segundo, é igual a 25 Gigabytes por segundo.
Usando apenas 1 slot Pci-Ex Gen3 16X e apenas 1 porta de rede, fica-se logo com bottleneck na ligação.

Mera curiosidade, aquele chip de rede suporta CCIX.

No mercado consumidor é bom ter IO mais rápido, mas o problema não é tão urgente como noutros mercados. :)
 
Para mim a vantagem de pcie 4.0 é a de não teres qualquer penalização na gráfica se tiver em 8x (e na maioria delas mesmo a 4x) e usar mais lanes de cpu para m.2, TB e afins.
 
Para mim a vantagem de pcie 4.0 é a de não teres qualquer penalização na gráfica se tiver em 8x (e na maioria delas mesmo a 4x) e usar mais lanes de cpu para m.2, TB e afins.
Como já postei ultimamente, apenas a 2080ti começa a ter drops a 8x e mesmo assim muito pequeno. Claro que com 8x PCIE 4.0 já podes correr uma very high end e libertar lanes para usar M.2 e thunderbolt.

Problema que quase nenhuma board sequer te dá esta opção, de rodar 2 slots M.2 nas lanes do CPU... Se bem que no caso do AM4, tens 4 lanes para isso separadas.
 
AMD: “No Chiplet APU Variant on Matisse, CPU TDP Range same as Ryzen-2000”

One of the big questions coming out of AMD’s CES announcements was if its new CPU design, codenamed Matisse and which enables two chiplets and an IO die on a single package, would support one of those chiplets being graphics based in order to make an APU. In our discussions with AMD, we received confirmation that this will not be the case.

The new Matisse design is the platform for AMD’s next generation of desktop processors. The layout shown at CES this year represented the design as having a single IO die, about 122.6 mm2 and built on GlobalFoundries 14nm, paired with a chiplet die, about 80.8 mm2, containing eight cores and built on TSMC’s 7nm. There is obviously space on that package for another CPU chiplet, and there has always been questions if the chiplet design is amenable to using a graphics.

AMD stated that, at this time, there will be no version of the current Matisse chiplet layout where one of those chiplets will be graphics. We were told that there will be Zen 2 processors with integrated graphics, presumably coming out much later after the desktop processors, but built in a different design. Ultimately APUs are both mobile first as well as lower cost parts (usually), so different design decisions will have to be made in order to support that market.

This doesn't rule out a future processor using chiplet graphics, this is just for Matisse.

Our contacts at AMD also discussed the TDP range of the upcoming range of Matisse processors. Given AMD’s definition of TDP, relating to the cooling performance required of the CPU cooler, the range of TDPs for Matisse will be the same as current Ryzen 2000-series processors. This means we could see ‘E’ variants as low as 35W TDP, all the way up to the top ‘X’ processors at 105W, similar to the current Ryzen 7 2700X. We were told that the company expects the processors will fit within that range. This should be expected on some level, given the backwards compatibility with current AM4 motherboards on the market with a BIOS update.

https://www.anandtech.com/show/1385...nt-on-matisse-cpu-tdp-range-same-as-ryzen2000

Mais ou menos o esperado. Não vai existir Ryzens APUs com chiplets. Isto é, aquele chip "em falta" no Ryzen 3XXX, não será um GPU.
Acho que dá para perceber a AMD. Os APUs Ryzen, têm uma cadencia diferente dos Ryzen CPUs.

O TDP também se vai manter o mesmo da ultima geração.
 
O Jim da AdoreTV lançou também o seu vídeo de análise disto:

Eu entendo o que ele diz, e é a parte interessante que, infelizmente, as Vega VII afogaram um bocado... Ryzen 3 8c vs 9900k 8c stock, o Ryzen acabou a ter melhor score que o 9900k.
As razões de interesse:
  • ambos a stock, com o mesmo número de cores, Ryzen em "potência" pura, consegue bater a intel.
  • O consumo do mesmo é mais baixo que o da intel no cinebench (na demo, cerca de 45w).
  • O que foi revelado, até agora, indica que não há um aumento de TDP, logo, não se esperam chips super quentes
Mesmo que depois em gaming, isso não seja tão linear, isto mostra que o processo e arquitectura Ryzen, que ainda está em desenvolvimento (ainda que na fase final) já consegue, no mínimo, bater-se de igual para igual, e nem sabemos a que clocks. Uma coisa é certa, seja com uma frequência mais elevada que a intel (que tenho algumas dúvidas), seja pelo processo + arquitectura + IPC, é um bom sinal.

Agora, eu não sou completamente cego, há um ponto que me preocupa: não sabemos os specs exactos que foram usados para cada máquina, e temos que ter isso em conta. Mas sinceramente, tenho dúvidas que seja uma máquina gimped da intel, e sobrecarregada na AMD, simplesmente porque o consumo seria demasiado baixo do lado da AMD para isso. Outro ponto que ninguém faz ainda ideia, será a parte de OC... Até onde realmente conseguirá fazer-se algum OC ao que a AMD vai aprensentar? E a que preços virá mesmo isto? Eu quero acreditar que o preço das Vega VII é mais pela HBM2 16GB que pela ganância, e tendo isso em conta, tenho esperanças que isto venha a um preço aceitável.

Não digo que devamos estar super hyped, mas se formos a pensar bem, isto é muito bom sinal para o que aí vem. Estou cautelosamente esperançoso com o que vem aí no mundo ryzen 7nm.
 
Deve-se sempre meter o sal devido. Mas sim, os resultados actuais são bastante interessantes. Depois o que determina o interesse, é mesmo o preço disto tudo.
 
Eu ca acho que o Ryzen 2 deve obrigatoriamente superar o 9900k em todos os quesitos ou quase, porque não é com o 9900k que ele vai brigar, mas com o sucessor! Alem das melhorias de IPC e o facto de usar um processo melhor.

Por isso que espero muito do R2 senão é falhanço ao meu ver, porque a Intel acomoda-se, lança um 9999k a 14nm+++++ com mais 300 ou 400 mhz e enterra o Ryzen.
 
Eu ca acho que o Ryzen 2 deve obrigatoriamente superar o 9900k em todos os quesitos ou quase, porque não é com o 9900k que ele vai brigar, mas com o sucessor! Alem das melhorias de IPC e o facto de usar um processo melhor.

Só, talvez, uma correcção. Provavelmente, não vais ver os Intel Ice Lake a 10 nm, para Desktop "S", este ano. O mais provável é a Intel lançar o Ice Lake, no final do ano, mas só os "U" e "Y", para o mercado mobile. Se reparares, os ES que aí andam do Ice Lake, são todos "U" ou "Y".
Fala-se que antes do Ice Lake, a Intel vai lançar mais um refresh do Skylake, chamado Comet Lake. Se assim for, comparar com o 9900K não está mal feito.

P.S. - Ainda não vi o video do AdoreTV, por isso não comento.
 
Não deu para esperar por esta fornada....se o preço/performance for competitivo no final deste ano como o antecessor salta um para cá.

Esperemos que a maioria das boards sejam compatíveis.
 
Não há ainda datas para o anúncio em concreto da nova geração ? Fiquei um pouco desiludido por não ter saído nada demais. Estou a pensar reformar o meu i5 6400 por um novo Ryzen. Ponderei o 2600, mas já que estes sairão entretanto, e não estou de todo com pressa pois o i5 ainda chega para o gasto, estou na espera
 
Tudo indica que as boards com o chipset AMD X570 será lançado na Computex, que acontece de 28 de Maio a 1 de Junho. Se os processadores não forem lançados na mesma data, não devem ficar longe.
 
Euy já tenho um novo ciclo de upgrades que é Setembro - Outubro por isso venha um 8C/16T bem possante, mas uma boa B550/X570 e 32 GB DDR4 3200+ (se abaixar o suficiente até lá).
 
O Jim da AdoreTV lançou também o seu vídeo de análise disto:

Eu entendo o que ele diz, e é a parte interessante que, infelizmente, as Vega VII afogaram um bocado... Ryzen 3 8c vs 9900k 8c stock, o Ryzen acabou a ter melhor score que o 9900k.
As razões de interesse:
  • ambos a stock, com o mesmo número de cores, Ryzen em "potência" pura, consegue bater a intel.
  • O consumo do mesmo é mais baixo que o da intel no cinebench (na demo, cerca de 45w).
  • O que foi revelado, até agora, indica que não há um aumento de TDP, logo, não se esperam chips super quentes
Mesmo que depois em gaming, isso não seja tão linear, isto mostra que o processo e arquitectura Ryzen, que ainda está em desenvolvimento (ainda que na fase final) já consegue, no mínimo, bater-se de igual para igual, e nem sabemos a que clocks. Uma coisa é certa, seja com uma frequência mais elevada que a intel (que tenho algumas dúvidas), seja pelo processo + arquitectura + IPC, é um bom sinal.

Agora, eu não sou completamente cego, há um ponto que me preocupa: não sabemos os specs exactos que foram usados para cada máquina, e temos que ter isso em conta. Mas sinceramente, tenho dúvidas que seja uma máquina gimped da intel, e sobrecarregada na AMD, simplesmente porque o consumo seria demasiado baixo do lado da AMD para isso. Outro ponto que ninguém faz ainda ideia, será a parte de OC... Até onde realmente conseguirá fazer-se algum OC ao que a AMD vai aprensentar? E a que preços virá mesmo isto? Eu quero acreditar que o preço das Vega VII é mais pela HBM2 16GB que pela ganância, e tendo isso em conta, tenho esperanças que isto venha a um preço aceitável.

Não digo que devamos estar super hyped, mas se formos a pensar bem, isto é muito bom sinal para o que aí vem. Estou cautelosamente esperançoso com o que vem aí no mundo ryzen 7nm.

Muito bom post!

edit: Cooler usado foi o Noctua NH-D15

Por outro lado, e tal como já referi, penso que mostrarem só (e sempre) cinebench é vago. Gostava de ter visto outras aplicações!
 
Última edição:
Back
Topo