Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Quando só se vê gaming à frente, ainda é difícil de bater a intel. Mas veremos o que sai. A mim, o que vejo, é que o binning anda forte do lado da AMD. Os 16 cores a fazerem 4.7 de raíz, mostra claramente que anda a escolher os melhores chips para estes CPU's mais caros, e faz todo o sentido. Estou mesmo curioso de ver as diferenças de OC entre o 3700X e o 3800X, é mesmo a única forma de justificá-los. Não saber ao certo isto, anda-me a moer o juízo.

E para quem tinha dúvidas, já veio o de 16 cores. Agora vamos a ver quanta malta o vai apanhar. Mas ouvi alguém mencionar algo interessante, com este 3950X. Uma coisa que ele planeava, para um máquina que durava mesmo a sério, era apanhar um destes, meter-lhe os cores todos acima de 4.5 estáveis, e desligar o SMT. Assim tinha-se uma máquina que podia fazer tudo por muitos anos, pois iria ser performance sempre de cores físicos, sem ter de entrar em threads CCX e sem ter de partilhar recursos, o que deveria dar boa performance final. Até tenho uma certa curiosidade de ver até onde algo assim conseguiria ir.

4.7ghz é apenas para single core. É normal que quanto mais cores tiver um chip maior a hipótese de haver 1 que atinja frequências mais altas.
 
Eu sei que é single core, mas lá está, só mostra o nível de binning, e que existem mesmo chips capazes de mais do que tem sido mostrado. E isso só suporta a ideia de binning ser a diferença entre o 3700x e 3800x, foi nesse sentido que quis fazer esse highlight.
 
Quero é ver o performance disto com overclock e com umas boas rams em cima mas sim isto a ser confirmado e sendo a diferença minima mostrada mesmo eu com ecrã de 240hz não consigo justificar pagar por mais para ter menos na Intel.
 
Se o Ryzen 9 3950X funcionar estavelmente nas boards mais robustas de X370, sempre é um upgrade gigante para quem tenha Ryzen gen1.
De qualquer maneira mesmo para esse pessoal, o 3900X parece ser uma escolha mais sensata (claro que depende do objectivo). Pelos 105W de suposto TDP não me parecem haver impeditivos.
 
:n1qshok:

Routing_575px.png


Tom_Ley-Next_Horizon_Gaming-Physical_Design_06092019-page-011_575px.jpg

https://www.anandtech.com/show/14525/amd-zen-2-microarchitecture-analysis-ryzen-3000-and-epyc-rome/5

interessante

4-1080.a1d51560.png

https://www.computerbase.de/2019-06/amd-zen-2-ryzen-3000-architektur/#bilder

Entretanto 1º post editado
 
@Hellgardia suportar suportam sempre agora os clocks que elas atingem é que é uma incognita pois segundo os slides da AMD o 3900x vai consumir da corrente 205W o que é exactamente o mesmo valor do 1800x.
 
Eu estou é a ver muita conversa sobre rams a 3733 e 4000mhz com timings super agressivos etc.... se a performance bruta que por aí anda for só com mems dessas, isso começa a ficar brincadeira cara. Rams a fazer 3733 C15 ou 4000 C17 não são nada baratas, mesmo já com a descida que tiveram.

E esse assunto dos binnings também é algo que estou desejoso de saber. Diferenças de clocks máximos em overclock entre 3700x e 3800x, ou 3900x.

Esperemos que os benches não sejam em casos super cherry picked com clocks que a maior parte não vai ter em Rams e mesmo no processador. Há muita incógnita no ar ainda, nunca mais chega dia 7.
 
Eu estou a espera do 3600 mas se vier acima dos 200€ eu devo ir mesmo para 9600k por mais 40€ ou algo assim, a verdade é que o meu pc é principalmente para jogar e há certos jogos tipo arma3 que são bastante virados a single core e o 9600k consegue com bom cooler ir aos 5.2ghz e o 3600 se bater os 4,5ghz já deve ser bom. Tudo depende do preço mas a verdade é que esta nova geração no inicio vai ser puxado. Entre comprar 2600 a 130€ e 3600 a 200€ acho que a escolha é no brainer. Acho que a AMD anda a puxar nos preços mas pronto, veremos.
 
Qualquer
Eu estou é a ver muita conversa sobre rams a 3733 e 4000mhz com timings super agressivos etc.... se a performance bruta que por aí anda for só com mems dessas, isso começa a ficar brincadeira cara. Rams a fazer 3733 C15 ou 4000 C17 não são nada baratas, mesmo já com a descida que tiveram.

E esse assunto dos binnings também é algo que estou desejoso de saber. Diferenças de clocks máximos em overclock entre 3700x e 3800x, ou 3900x.

Esperemos que os benches não sejam em casos super cherry picked com clocks que a maior parte não vai ter em Rams e mesmo no processador. Há muita incógnita no ar ainda, nunca mais chega dia 7.

Qualquer kit b-die com um bom PCB atinge isso sem problemas, ex Tridentz 3200c14 ou 3600c16 2*8gb +-160€. O meu kit é 3000c14 Tridentz e faz 4000 cl16 a 1.44v, 4000cl17 1.39v. O kit está longe dos limites, com uma board de apenas 2 slots provavelmente faria 4200-4400mhz estáveis sem problemas.

Quem estiver mais apertado de €€ tem sempre os kits com hynix cjr que custam 100€ e atingem facilmente 3733mhz, com timmings mais relaxados obviamente. Ex: gskill sniperx 3600c19
 
Última edição:
@eduardo007 no lançamento estes tb eram caros o pessoal é que tem memória curta, mais receito tenho é do preço das boards mas também ainda não se sabe nada das B550.
 
As x570 vão ser caras pelos vistos, mas é ver se em x470 há alguma perda de performance significativa:

Alleged ASUS AMD X570 Motherboard Price-list Paints a Horror Story

"The Prime X570-Pro, which is the spiritual-successor of the $150 Prime X470-Pro, will command a whopping $249.99 price-tag, or a $100 (66 percent) increase! The cheapest ROG (Republic of Gamers) product, the ROG Strix X570-F Gaming, will ship with an HEDT-like $299.99 price. This is where the supposed "high-end" segment begins."


 
@eduardo007 no lançamento estes tb eram caros o pessoal é que tem memória curta, mais receito tenho é do preço das boards mas também ainda não se sabe nada das B550.

Sim eu sei, o 2600 andava a rondar os 200€ no lançamento, mas tens de ver que os intel desceram bastante de preço. Neste momento tens cpus como 9600k a 250€ que são bombas para jogar. A verdade é como já disseram aqui, o problema é que os salários estagnaram mas a inflação continua. Ter um cpu destes a 200€ a uns 4 anos era um sonho mas pronto, eu simplesmente não tenho coragem de dar 200€ por esse cpu quando o 2600 anda a 130€ ou por mais 40-50€(em relação ao 3600) vou para o 9600k que é muito melhor em jogos se formos para OC. Eu devo esperar por promos a rondar os 160€ para o 3600 e se gostar do single core compro, com uma board de geração anterior porque isto x570 não é para mainstream.
 
@eduardo007 a Intel até subiu os preços... o 8600 chegou a custar 210€ e neste momento já anda nos 250€ assim como o 9600k, o 8700 não k chegou a custar 280€ agora está a 320€.
Até podem ser CPU's porreiros para jogar e alias já tive um 8600k em tempos e até gostei dele para esse uso específico mas com o tipo de trabalho que faço no pc é um CPU que deixa a desejar mesmo o 2600 já sinto limitação comparativamente ao 1700 que tinha mas lá está se apenas jogasse no pc provavelmente seria o CPU que tinha neste momento mas com estas informações acho que compraria um 3600 e nem pensava mais no assunto por simplesmente ser um CPU mais completo e mais future prof com diferença minima em jogos pois é tecnicamente um 8700 não k a baixo preço.
 
Se fosse a Intel, nesta altura já haviam 2 novos sockets para 1 e 2 ccd's, porque... pcie 4 e power delivery. :berlusca:

Vai ser interessante ver quão eficaz vai ser a dissipação de calor com cores tão pequenos, principalmente quando começarem a trepar a parede de voltagem.
 
Última edição:
Cada chip de 8 cores é super pequeno. Num dos slides mostra que tem 74 mm2 de área. Há SOCs de telemóveis maiores e nem há comparação com os > 600 mm2 de algumas gráficas e processadores de servidores.
 
Back
Topo