Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Confirma o que o Nemesis11 já tinha postado, até a questão da memória que o ryzen com dual channel tem vantagem mesmo o X299 sendo 4-channel.

Temos CPU animal mesmo :002: E só de pensar que não está no clock máximo e a memória não está no ideal (1:1 com o IF)

Achei um 7980XE que considerando o caso do Folken, deve estar bem puxado e mesmo assim o AMD chega perto:

https://browser.geekbench.com/v4/cpu/compare/13495867?baseline=13463291

Já que este ano o tempo está frio para praia , pelo menos temos hardware novo para estar entretido……
Dia 7/7 já podia ser amanha :004:
 
Some Reddit and Twitter posts said the I/O die is exactly the X570 chipset die , Real ?

btarunr
Editor & Senior Moderator
Yes, my contact in the motherboard industry agrees. They're the same die, packaged differently. The chipset version runs cooler than the iCOD version because the memory controller is power-gated (dead). AMD designed the silicon such that PCIe lanes easily convert to SATA 6G PHYs, complete with AHCI+RAID support, or even USB 3.1 gen 2. Motherboard designers have many ways of playing with this feature. Of course this makes the chipset a lot more expensive than ASMedia X470. Contact also says that the B450-successor which will come out late-2019 or early-2020 will be a new ASMedia chip with PCIe gen 4 support (and possibly Chimera-hardening). It will be as feature-rich as X470. If you want Ryzen 3000, don't need SLI/CFX support, and don't mind waiting till Xmas, I highly recommend waiting for that B450-successor chipset. You might not have to put up with the constant hum of a 40 mm fan.
https://www.techpowerup.com/forums/...roller-die-12nm-not-14nm.256511/#post-4064092

Já agora, o artigo é da Tomshardware... alemã, mas ainda assim os modos de funcionamento da fan de uma MSI X570

Overview-Fan-Curves-893x275.jpg

https://www.tomshw.de/2019/06/12/la...emi-passiv-modi-im-detail-igorslab-exklusiv/#

3 modos de funcionamento com 5 níveis, dependendo do modo selecionado e da temperatura do chip (PCH.)
 
Ou seja, para servir mais núcleos com desafogo, vai ser preciso mesmo ram mais rápida, a minha b die cl14 3200 não sei se estica o suficiente para compensar o facto de ser um sistema apenas dual channel...
Só se houver alguma limitação Motherboard ou cpu mas não me acredito que seja o caso quando já foi mostrado em casos de conseguirem Overclock de rams a 5000 mhz Claro que não será o caso das tuas rams mas vendo no caso da plantaforma Intel consegues facilmente 4000 MHz por isso não deves notar grande diferença para o teste em cima apresentado.

Para gaming/single thread será entao melhor ram 3733 com os timmings mais baixos possiveis ?
Sempre foi o problema da Amd latências clock de rams. Porque já foi mais que provado que se ganha mais com Overclock das rams que propriamente o Cpu.

O que a maior parte do pessoal não sabe é que as b-die 3200 cl14 são de um bin superior à maior parte das restantes b-die de frequência mais elevada... Melhores que estas, creio que só as 3600 cl15 e as 4400+...

Ou seja, as b-die 3200 cl14 fazem 3200 cl14 a 1.35v, mas umas b-die 4000 19-21-21-43 podem não fazer 3200 cl14 1.35v.

Mas também fazem mais clock que as 3200 MHz mesmo que seja com timmings mais tranquilos. Com umas 3200 CL 14 chegas facilmente a 4000/4133 MHz mas muito dificilmente sobes mais que isso e para 4133 MHz tens que ter um bom kit. Mas um kit 4000 CL 19 consegues facilmente 4200 MHz CL 16/17 basta subir um pouco a voltagem. Mas para o Zen2 não havia melhores rams que as 3200 cl14 quando o limite andava nos 3700 muito dificilmente conseguias melhor que isso.

Ja cheguei 4266mhz com minhas HOF 3200cl14 em intel z390 8600k cl19 1.35v,
Acho maximo da minha mboard.
Nao tenho amd.
E já tens aí um kit mas de certeza que não estava estável. Mas 1.35V a 4200+ isso é muito bom. Mesmo sendo CL 19. Eu com kit 3600 cl17 não consigo passar de 4133 MHz.

11 mil pontos diferença ainda é uma grande diferença. Iria ser um bom upgrade no teu caso ainda irias ficar a ganhar dinheiro vendendo o teu material.

Some Reddit and Twitter posts said the I/O die is exactly the X570 chipset die , Real ?

btarunr
Editor & Senior Moderator

https://www.techpowerup.com/forums/...roller-die-12nm-not-14nm.256511/#post-4064092

Já agora, o artigo é da Tomshardware... alemã, mas ainda assim os modos de funcionamento da fan de uma MSI X570

Overview-Fan-Curves-893x275.jpg

https://www.tomshw.de/2019/06/12/la...emi-passiv-modi-im-detail-igorslab-exklusiv/#

3 modos de funcionamento com 5 níveis, dependendo do modo selecionado e da temperatura do chip (PCH.)
Já era de se esperar. Mas ainda ainda vai dar muita dor de cabeça essa fan. 6000 rpm Isso deve ser um helicóptero [emoji16] espero que ele nunca passe de 60/70 graus.
 
Última edição pelo moderador:
Pois , os preços q se falam por aí das boards media e alta gama n sao nada animadores ..ainda ha pouco saimos do cartel dos fabricantes de memoria e ja estamos no mesmo outra vez por parte das boards
 
É assim uma coisa é certa as Motherboard pelo menos sistema VRM nunca foram tão bons como até agora. Depois é preciso lembrar que o chip set X570 é o dobro do preço. E depois como trás a novidade GEN 4 aí é mesmo para acabar. Ou seja os preços vão andar pelos mesmos preços do que as Z390 mid-range depois conforme vão saindo as placas Low-end B550 e passar um pouco a folia do GEN4 entre outras coisas os preços vão normalizar. Mas para quem não tem algum interesse no GEN 4 era uma boa solução pensar nas X470.
 
Como já foi explicado o X570 é basicamente o mesmo chip que está ali referenciado como o IO Die

2-630.fadf0629.jpg


no post que coloquei acima da techpowerup podem ler que o B550 que será feito pela Asmedia será expectável que traga PCie 4 e que represente um acréscimo em relação ao B450.
 
[
E já tens aí um kit mas de certeza que não estava estável. Mas 1.35V a 4200+ isso é muito bom. Mesmo sendo CL 19. Eu com kit 3600 cl17 não consigo passar de 4133 MHz.

Já devias saber que é impossivel ter RAM 100% estável com bons RTLs acima de 4000Mhz com boards T-topology. É uma limitação fisica do layout da board, não há nada a fazer. Quem tem daisy chain faz no máximo 4133/4200mhz estáveis com bons RTLs.

E a malta que diz que consegue 4133mhz estáveis com t-topology, das duas uma. Ou os RTLs são super relaxados e não dá para reduzir ou está instável. Para detectar instabilidade por má integridade do sinal nem é preciso sair da bios... Basta forçar memory training umas quantas vezes e olhar para os RTLs/IOLs.

Eu por exemplo consigo arrancar o windows até 4400Mhz com uns ajustes nos timmings secundários, vrm switching frequency e voltagens, no entanto o máximo estável é 4000mhz. Com uma board t-topology, e mesmo assim já requer alguns ajustes manuais. Com tudo auto diria que o máximo é 3866mhz.

Considero estável se passar HCI memtest 1000%. Quando passa HCI memtest e falha noutros testes como prime95 não é ram, mas sim IMC, pode ser voltagens ou timmings secundários/terciários.

Para overclock a sério tens que ter uma board com apenas 1 slot por canal. Por exemplo, maximus XI gene, apex, msi z370/z390 itx, etc.
 
Última edição:
Sim eu sei. Era aquilo que já falamos a uns tempos atrás é exatamente o mesmo tema. Até aqui nada de novo. Mas neste caso era apenas uma pequena comparação. Porque conseguir 4266 GHz com 1.35V mesmo sendo Cl19 eu queria dizer que era bastante bom. Porque no meu caso nunca experimentei aumentar mais o CAS mas a 4000 MHz já devo precisar de 1.39/1.40V.
 
Última edição:
No início não deve haver boards X570 a menos de 200/220€.

O X570 é high end, não haverá boards low-end/ baratas.

Boards baratas é esperar por B550 ou então comprar X470.
 
No início não deve haver boards X570 a menos de 200/220€.

O X570 é high end, não haverá boards low-end/ baratas.

Boards baratas é esperar por B550 ou então comprar X470.
Ainda hoje li que vão existir x570-P 160€ preço especulativo. Por isso sim X570 Hi-end x570-P as ditas mais baratas ou baixa de gama.

Edit: Esqueci-me de referir também que vai haver uma versão X570 pro que vão ser as Mid-range. Ou seja X570/X570 Pro/X570-P.
 
Última edição:
Que eu visse até agora acho que só há uma e posso-te dizer é bem mais perto dos 300€ do que dos 200€. Que é ASUS crosshair impact. Ainda por cima só com dois Dimms vai ser muito procurada para overclockink Rams.

Supostamente vai sair uma ASRock das mais baratas (até 200€).
A ASRock X570M PRO4.
 
Antigamente, pagava-se 130-150€ por boards já high end, agora já vamos acima de 300€... Enfim... Não admira que toda a gente puxe preços, a malta continua a pagá-los, e as margens sempre a subir.
 
Back
Topo