Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

5.2? deve ser LN2 provavelmente, mas mesmo assim! CPU do aço!

Um 9980XE do bufo (LN2) a 5.6 só para comparar:

https://browser.geekbench.com/v4/cpu/compare/13669931?baseline=12199904

É curioso que em SMT os AMD escalam muito melhor... 2 cores e 400 mhz a mais e fizeram o mesmo em SMT...
Sim é LN2. A diferença do Core clock Só fez diferença em single Core porque em Multi o 3950x conseguio mesmo ultrapassar a pontuação do 9980xe. Mesmo o 9980xe subindo bem melhor no LN2 que o 3950x 500mhz contra 1.1Ghz e 2 cores a mais de nada fizeram diferença. Por um lado o 3950x mostra que vai ser um monstro de um cpu um pouco em todos os campos mas me leva a pensar também a nível de TDP se para suvires 500mhz precisas já de LN2 imagino uma pessoa para o manter num WC ou mesmo num aircoler já deve ser um osso duro de roer. Mesmo levando em conta os seus 105w Tdp imagino em all cores 4.7 ghz por exemplo a diferença de consumo/energia dissipada pelo Cpu.
 
Última edição:
Já saiu mais alguma coisa, agora num Ryzen 9 3950X !!

AMD-Ryzen-9-5.20GHz-vs-Core-i9-9980XE.png


Não será para a minha liga mas este nocateia o Intel!! Intel preço 1.990€ e Amd 749$ a diferença de preços já nem se fala! Mais do dobro!?

https://elchapuzasinformatico.com/2...-ghz-se-come-al-core-i9-9980xe-de-18-nucleos/
 
Já saiu mais alguma coisa, agora num Ryzen 9 3950X !!

AMD-Ryzen-9-5.20GHz-vs-Core-i9-9980XE.png


Não será para a minha liga mas este nocateia o Intel!! Intel preço 1.990€ e Amd 749$ a diferença de preços já nem se fala! Mais do dobro!?

https://elchapuzasinformatico.com/2...-ghz-se-come-al-core-i9-9980xe-de-18-nucleos/

Engraçado esse comparativo que eles fazem. O teste do 3950x é em LN2. Foi o teste que estavamos a falar em cima se reparares exatamente a mesma pontuação já agora o Cpu 3950x está a 5.2ghz. Agora o 9980xe suponho que esteje stock vendo essa pontuação. Não dizendo que o 3950x seja um óptimo cpu mas também vamos ser minimamente justos LN2 contra WC. Esses gaijos cada vez mais se enterram.
 
Eu postei mais pela questão do preço.
Sim isso é verdade. Atenção eu estava a referir-me a esses bananas que fizeram a comparação é irrisório ver ao ponto que estás pessoas chegam. Atenção já foi comprovado que o 3950x vai ser um cpu monstro. E se reparares em cima os dois em LN2 o 3950x chega a bater a pontuação mesmo do 9980xe e isso sim é muito bom visto que tem dois cores a menos consome menos e custa 1/3 do 9980xe nisso a Intel está mesmo em mais lençóis. Se um 3950x que é um mainstream chega mesmo a bater de frente com um Hi-end a intel ou se mexe ou a coisa vai realmente ficar preta para os lados da Intel. E Amd se tudo isto for verdade só tenho a dar os meus parabéns pelo Cpu monstro que lançaram ainda por cima para mainstream.
 
@Ordep39 @K9_PT
Um pouco mais barato que esse Intel i9 9980XE irá estar o futuro Threadripper Zen 2 com 32 cores (sucessor do 2990WX) e que lhe vai dar várias 'voltas' de vantagem em performance multithread, e com TDP aproximado.
 
Última edição:
Mas os sistemas Threadriper ficam muito mais caros que na opção R9 mas é obvio que mais em conta que Intel...mas estes só posso ir babando!
 
@Ordep39 @K9_PT
Um pouco mais barato que esse Intel i9 9980XE irá estar o futuro Threadripper Zen 2 com 32 cores (sucessor do 2990WX) e que lhe vai dar várias 'voltas' de vantagem em performance multithread, e com TDP aproximado.
Sim mas aí como se costuma dizer já estamos a falar de vinho de outra pipa [emoji16] São 32 cores já estamos quase a falar do dobro em relação ao 9980Xe mesmo que venha a ser o mesmo preço até se pode vir a entender. Quando o adversário entrega que quase metade da performance em multi. Mas é verdade que socket Tr4 ja estamos a falar de preços bem mais altos tanto para o Cpu como Motherboard e afins. Porque isso é realmente para quem precisa de performance bruta. Por isso eu acho o 3950x um bom sweet spot. Mas a ver vamos.
 
@K9_PT @Ordep39
Sim, Threadripper a plataforma é mais cara, mas para quem comp€nsa não deixa de ser 'muito barato' atendendo ao nível de performance multithread alcançado.
Estamos a falar [threadripper] de plataforma de 2400-2500€ para cpu+board, para máquina com 32 cores e performance brutal em Multithread.
Na Intel é quantos milhares a mais para ter algo comparável?

Com Threadripper Zen 2 @7nm a performance/consumo energético/preço será brutal. A Intel está a ver navios, não só no consumidor desktop convencional, como nos consumidores 'Pro', como nos servidores/empresas.

O problema da Intel é ainda mais grave quando a AMD já anunciou que o desenvolvimento do Zen 3 @7nm+ e do Zen 4 @5nm está dentro dos prazos, cumprindo com a cadência de lançamento anual.
E a Intel no meio da (R)evolução da AMD em termos de perfomance, preço e baixar de consumo energético, está agarrada ao.. nada.
 
Isso é não bem verdade, o ice lake tem um aumento de IPC vs os atuais de 18%, não é coisa pouca.... As coisas complicaram se com os 10nm e depois disso atrasou se tudo, este ano já vão sair ultrabooks 10nm icelake e daí para a frente vão melhorando, acho que às pessoas exageram e não é tão pouco quanto isso quando fazem funerais ah Intel
 
E a Intel (...) está agarrada ao.. nada.

Não subestimes a Intel. A última vez que se viram "agarrados ao nada" reagiram com tal pujança que dominaram totalmente o mercado na década seguinte. O fosso de recursos entre uma e outra continua gigantesco.
A questão aqui não é tanto se a Intel conseguirá responder à AMD, mas mais se a AMD conseguirá manter este ritmo, quando a inevitável resposta vier..
 
Como se costuma dizer: "There are no brakes on the hype train" :D :D :D

Já saiu mais alguma coisa, agora num Ryzen 9 3950X !!

Err... viste os três últimos posts antes do teu? :coolshad:


Mesmo levando em conta os seus 105w Tdp imagino em all cores 4.7 ghz por exemplo a diferença de consumo/energia dissipada pelo Cpu.

Não necessariamente. Tudo depende de onde estiver a "parede" do overclocking para a capacidade de cada cooler. Quem fez este teste com LN2 estava unicamente preocupado em conseguir um recorde, e por isso LN2 era único caminho a seguir.

Se calhar a "parede" do overclocking com um custom loop está nos 5.1 GHz e com LN2 só se conseguiu ganhar 100 MHz. (Não que eu ache isto provável, mas dá para perceber a ideia)

Há muito trabalho para Gamers Nexus e companhia. É preciso testar, para cada CPU do line up: 100% stock, com undervolting e PBO, com overvolting e all-core manual, com um bom cooler a ar, com um AIO, com um custom loop, e por ai fora. E depois ainda é preciso retestar tudo isto com mais do que um exemplar do CPU para ver qual a variação na lotaria do silício.

Vão ser umas semanas engraçadas. Eu próprio também conto participar :winknu:

EDIT:
A questão aqui não é tanto se a Intel conseguirá responder à AMD

Eu também acho que é óbvio que a Intel vai reagir e recuperar. Quanto mais não seja porque tem os bolsos muito bem recheados e se for preciso vão caçar 2/3 da equipa de desenvolvimento da AMD (já o começaram a fazer). Mas até isso dar frutos vai passar tempo. A não ser que tirem um coelho da cartola nos próximos 12-18 meses a festa vai ser da AMD.
 
Última edição:
Não necessariamente. Tudo depende de onde estiver a "parede" do overclocking para a capacidade de cada cooler. Quem fez este teste com LN2 estava unicamente preocupado em conseguir um recorde, e por isso LN2 era único caminho a seguir.

Se calhar a "parede" do overclocking com um custom loop está nos 5.1 GHz e com LN2 só se conseguiu ganhar 100 MHz. (Não que eu ache isto provável, mas dá para perceber a ideia)

Há muito trabalho para Gamers Nexus e companhia. É preciso testar, para cada CPU do line up: 100% stock, com undervolting e PBO, com overvolting e all-core manual, com um bom cooler a ar, com um AIO, com um custom loop, e por ai fora. E depois ainda é preciso retestar tudo isto com mais do que um exemplar do CPU para ver qual a variação na lotaria do silício.

Vão ser umas semanas engraçadas. Eu próprio também conto participar :winknu:

EDIT:


Eu também acho que é óbvio que a Intel vai reagir e recuperar. Quanto mais não seja porque tem os bolsos muito bem recheados e se for preciso vão caçar 2/3 da equipa de desenvolvimento da AMD (já o começaram a fazer). Mas até isso dar frutos vai passar tempo. A não ser que tirem um coelho da cartola nos próximos 12-18 meses a festa vai ser da AMD.

Estou de acordo em tudo que disses-te. Mas ha um pequeno pormenor eu estou a seguir também por todos dados vazados quando sao vazados todos esses testes. Quando saiu o primeiro overclock com LN2 no 3950k se bem me lembro para 5.0 gzh o cpu pedia ou pelo menos o que marcava no cpu-z 1.65V e e nisso que me estou a referir. Achas que vai ser um Air cooler que vai conseguir aguentar com essa voltagem toda?? Era apenas isso. Depois claro podemos pensar ele apenas aumentou voltagem para segurar no cpu aquele clock mas nao quer dizer que o cpu precisas daquele Vcore todo também pode ser uma das realidades mas so quando algo de novo sair. Veremos nos próximos dias pode ser que apareça mais algumas imagens sobre este mesmo teste em LN2 e ai pode nos ajudar a tirar mais algumas duvidas.




Isso é não bem verdade, o ice lake tem um aumento de IPC vs os atuais de 18%, não é coisa pouca.... As coisas complicaram se com os 10nm e depois disso atrasou se tudo, este ano já vão sair ultrabooks 10nm icelake e daí para a frente vão melhorando, acho que às pessoas exageram e não é tão pouco quanto isso quando fazem funerais ah Intel
Toda a gente sabe o potencial da intel. E ninguém tem a mínima dúvida do que eles são capazes. Sei bem e acredito que a Intel nos próximos dois anos ultrapasse este problema por completo. E que quando eles lançarem algo para o mercado e certo que vai ser para fazer grandes estragos e vir a liderar de novo o mercado. Só espero que não por muita diferença porque se não vamos voltar ao mesmo de até aqui. Mas Amd neste momento vêem aproveitar de todos os erros da Intel. Porque no meio disto tudo quem ri Por último ri melhor e a Intel foi chacinada a força toda pela Amd este ano. Mas nunca se sabe o que o futuro reserva.


@K9_PT @Ordep39
Sim, Threadripper a plataforma é mais cara, mas para quem comp€nsa não deixa de ser 'muito barato' atendendo ao nível de performance multithread alcançado.
Estamos a falar [threadripper] de plataforma de 2400-2500€ para cpu+board, para máquina com 32 cores e performance brutal em Multithread.
Na Intel é quantos milhares a mais para ter algo comparável?

Com Threadripper Zen 2 @7nm a performance/consumo energético/preço será brutal. A Intel está a ver navios, não só no consumidor desktop convencional, como nos consumidores 'Pro', como nos servidores/empresas.

O problema da Intel é ainda mais grave quando a AMD já anunciou que o desenvolvimento do Zen 3 @7nm+ e do Zen 4 @5nm está dentro dos prazos, cumprindo com a cadência de lançamento anual.
E a Intel no meio da (R)evolução da AMD em termos de perfomance, preço e baixar de consumo energético, está agarrada ao.. nada.
Tudo isso resumo a umas simples palavras a Intel deixou-se estar a sombra da bananeira porque sempre pensou como Amd é uma empresa que não tem grandes capitais comparadamente a Intel e outras empresas nunca acreditou que com menos a Amd chegasse a fazer mais. Mas também vos digo a Amd tem tudo isso graças a essa senhora Lisa Su desde que ela se tornou CEO da empresa e conseguio livrar de esses contratos de exclusividade com a global foundriers e companhia. Porque se não não sei se seria bem esse o caso. Mas fico contente porque no fim disto tudo quem ganha com isto tudo somos nós mesmo consumidores. Por isso pela primeira vez na minha vida terei um Ryzen no meu computador e feliz entre aspas de me ver livre de todo este enredo da Intel. Já agora peço desculpa pelo off topic. Mas pronto ca fica a ideia.
 
Última edição:
Um bom líder faz toda a diferença, assim como uma boa equipa de suporte ao mesmo. E não é um chefe, é um líder mesmo. Ela claramente sabe liderar e passar uma imagem que, nos últimos anos, a AMD tem falhado. Critiquei a AMD por problemas de marketing e estratégia antes, e folgo em vê-los mudar nesses campos. Veremos agora os resultados ao fim de algum tempo.

EDIT:
Eu próprio também conto participar :winknu:
Alguém vai arranjar um bichinho da gama alta? :coolshad:
 
Lembrar que esses novos Intels tem que vir sem problemas de segurança.
Eles para terem a velocidade que tem deixaram outras coisas para trás e isso é importante em especial para o mercado empresarial.
 
Achas que vai ser um Air cooler que vai conseguir aguentar com essa voltagem toda??

Claro que não. E deixei bem claro isso.

A minha questão é que não é com testes com LN2 que ficamos a saber onde está limite com ar ou com água. Certamente que será "mais baixo" do que o limite com LN2, mas não sabemos exatamente onde porque não é linear. Por isso é que disse que é preciso testar essas configurações todas.

Regra geral, acho inútil a informação proveniente de recordes com LN2. Até porque muitas vezes as diferenças devem-se mais à lotaria do silício do que a outra coisa. O que chega a público são os resultados de outliers -- chips dourados -- nada representativos do que o comum dos mortais (que não vai experimentar mais de um exemplar daquele CPU) pode conseguir mesmo que também use LN2. E, como pessoalmente nunca vou usar LN2, também não é coisa que me interesse muito.


Alguém vai arranjar um bichinho da gama alta?

Eu não. Mas se alguém quiser oferecer... ;)
 
Quem me dera ter bolsos para fazer tal coisa. Até me metia a brincar com overclocks a sério, se pudesse (tenho-lhe tomado algum gosto). Mas nem tempo, nem dinheiro, esticam.
 
Back
Topo