Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Já agora alguém postou isto há 2 dias:

Dx2-fz-WwAgnaY6.jpg

https://twitter.com/mustmann/status/1089238684480782336

Já que os chips vāo supostamente ter 2x 16Mb de L3, as calhar faria mais sentido demarcar no segundo gráfico os 16 e 32Mb como comparação.

As latências parecem um pouco piores no geral.
 
Este gráfico não parece lá indicar que são 64 MB L3. Apenas se ganho latência em um salto de 8 para 16MB, ou seja indica 2x 16 MB, tal como no Ryzen 1 que de 8 para 16 aumenta em virtude da L3 estar separada em 2x 8 MB.
 
Ah pois é, supostamente vão ser 32mb l3 por cada módulo de 8 cores...

Estas latencias também não são o indicativo end all be all de performance, podem ter múltiplos mecanismos para atenuar esperas ou diminuir o número de vezes que se usa uma cache mais distante como a ram, uma l3 generosa já seria bom sinal.
 
Última edição:
Mesmo assim, pouca velocidade e capado em single channel... Zen2 espero que seja capaz de fazer 4000+!



Ah pois é, supostamente vão ser 32mb l3 por cada módulo de 8 cores...

Estas latencias também não são o indicativo end all be all de performance, podem ter múltiplos mecanismos para atenuar esperas ou diminuir o número de vezes que se usa uma cache mais distante como a ram, uma l3 generosa já seria bom sinal.

Se fosse 2x 32, a latência devia ser baixa até a marca de 32, subir até 50-60s a 64 e 90-100 nos 128 MB.

Mas mesmo sendo 2 x 16 é bizzaro que 32 MB até tem mais latência do que 64 ou 128, portanto algo ainda não está bem. Mas ainda não é design final por isso...

Outra teoria que o chiplet pode ser 2 CCX de 4 cores, com IF entre eles a lá Zen1, portanto a L3 é na verdade 4 x 16 MB.
 
Hum, muito sal.
- Todos os Zen2 com 2 dies: O bom será melhores temperaturas, dado que distribui melhor o calor e potencial de 64 MB L3 mesmo com 8 cores! O problema é latência e penalização do que um só chiplet. E como os 8 cores venderão muito mais que 12/16 terão que matar chips totalmente funcionais para tal.
Honestamente, eu acredito que na realidade deve ser mais o que o Curcundil disse:


Usar 2 chiplets 4C e 6C vai ser para aproveitar os chips que vieram com defeito, assim consegues fazer um chip 8C ou 12C mas em que os bons mantém a alta velocidade, senão passam para uma linha mais baixa com menos velocidade.
É só mais uma maneira de aproveitar tudo o que sai das linha de produção.

É que era preciso uma produção com yields bem elevados para conseguires tanto chip de 8C assim. Ao manteres menos cores por chip, também estás a reduzir a complexidade por chip, o que deve ter yields bastante mais simpáticos. A juntar à questão da temperatura, poderia justificar o facto de o Jim ter sources a indicar frequências mais elevadas para esta nova gama Zen. Pelo menos, na minha cabeça, encaixa bem neste puzzle. Mas veremos... Por agora, as coisas parecem estar a suportar as leaks que têm havido. E a haver IF entre cores, fica atenuado um dos problemas de latência entre cores. Mas claramente que a AMD deveria apostar em suportar frequências mais elevadas, para ajudar a que o IF ganhe ainda mais músculo.

Espero que lancem a mITX de inicio desta vez, em vez de deixarem a Asus como única alternativa dos primeiros 2 meses.

Era tão mel... Ainda que não saiba se ainda me mantenho em ITX, se eles lançarem algo com boas temperaturas e algum headroom, ainda sou gajo de me manter em ITX :)
 

Ou eu estou a interpretar muito mal o gráfico, ou ele confirma a duplicação da memória L3. Isto é, confirma os 64 MB de L3 em 2 chiplets. Além disso, se calhar confirma que os CCX só comunicam pelo chip de IO.

No Zen e Zen+, se não estou em erro, cada CCX tinha 8 MB de L3. O Ryzen era composto por 1 chip monolítico, com 2 CCX, logo tinha 2 X 8 MB de L3 = 16 MB de L3. Quando um CCX precisava de aceder a mais de 8 MB da L3, tinha que aceder a L3 do outro CCX, logo a latência subia de 16 para 59 ns entre os 8 e os 16 MB de L3. Acima de 16 MB, a latência aumentava ainda mais, porque tinha que aceder a RAM de Sistema.

No segundo gráfico, do Zen2/Ryzen 3XXX, de 8 a 16 MB há uma subida de 12 ns para 19 ns. É uma subida pequena, mas se repararem bem, ele só sobe muito perto do 16 MB (Por volta de 15 MB). Isto a mim indica-me que cada CCX tem 16 MB de L3. Cada chiplet tem 2 CCX. Com 2 chiplets dá 16 X 2 X 2 = 64 MB de L3.
Agora, o mais interessante, é que há uma subida muito elevada entre os 16 e os 32 MB, no gráfico. A minha interpretação é que os CCX não comunicam directamente e a partir dos 16 MB, têm que passar pelo chip de IO.

Se estiver a interpretar mal os gráficos, corrijam-me. :)
 
Eu acho que não faz sentido.

Se for 2 CCX, com 16 MB cada em cada die, o salto entre 16 e 32 devia ser semelhante ao Zen1, ou seja na casa dos 60 ms e não 100.

E mesmo entre 32 e 64 devia ser sempre menor que a latência da RAM, mas por um lado são 2 "hops", chiplet1 -> IO -> chiplet2...

O que pode ser um mal sinal para gamming...
 
Se for 2 CCX, com 16 MB cada em cada die, o salto entre 16 e 32 devia ser semelhante ao Zen1, ou seja na casa dos 60 ms e não 100.

Devia ser semelhante se os 2 CCX de cada chiplet falassem entre si. Mas se olhares para o gráfico de latência do Ryzen 3XXX, o pico de latência é nos 32 MB.

Isto é, o diagrama de um Ryzen 3XXX com 16 cores, seria parecido a um sistema Quad Socket do tempo do Pentium IV. Isto é, 4 Sockets de 4 Cores cada, que para falarem entre si e com a memória, têm que usar o Front Side Bus, passando sempre pela Northbridge, com a memória ligada directamente e só à Northbridge.
A diferença é que o Infinity Fabric é muito mais rápido que o FSB e a northbridge está no package dos processadores (O chip de IO).

A outra hipótese é os CCX de cada chiplet falarem entre si e a latência entre eles ser bastante má (bem pior que no Zen1 e Zen+). Pelo menos por enquanto, nestes ES.
A hipótese que me parece que se pode descartar, é que pelo menos nestes ES, os chiplets não estão linkados entre si via IF. A latência entre 32, 64 e 128 MB é basicamente a mesma.

Bem, estas são as conclusões que tiro desse gráfico. Posso estar errado ou estes ES não representarem o produto final. :)
 
Bem, deixando de parte avaliações de processadores a partir de um único gráfico. :D Parece que o chipset X570 foi desenhado pela própria AMD, mas os restantes chipsets da familia 5XX são desenhados pela Asmedia e só haverá tape out no fim do ano.

ASMedia lands mainstream PCIe chip design orders from AMD

Taiwan's ASMedia Technology is expected to land contract design orders for all mainstream PCIe chips from AMD even after the US chipmaker rolls out X570 motherboard chipsets that support PCIe 4.0 in mid-2019, although ASMedia will not complete tape-out for relevant solutions until the end of the year, according to industry sources.

ASMedia has been contracted to supply X370 and X470 motherboard PCH (platform control hub) chipsets, with the partnership expected to be extended to X500 series motherboard PCH although AMD has designed X570 motherboard PCH on its own, the sources said.

AMD has announced that its 3rd generation Ryzen desktop processors fabricated by TSMC with 7nm process will hit the market in mid-2019, which will be the world's first PC processor platform that supports PCIe Gen 4 with transmission speed doubling to 16GT/s. The PCIe Gen 4 is expected to become mainstream motherboard PCH in the future.

Despite specualtion that AMD will stop working with ASMedia in the development of next-generation 500 series motherboard PCH chipset after developing X570 motherboard chipsets on its own, ASMedia has maintained that its partnership with AMD in the next-generation 500 series chipsets will remain unchanged,as it has secured all the orders for mainstream motherboard PCH chipsets, the sources said.

The company will roll out complete tape-outs for PCIe 4.0 solutions by the end of 2019, the sources added.

ASMedia has reported revenues of NT$3.722 billion (US$121.01 million) for 2018, hitting a record high after surging 25.11% on year, with net EPS reaching NT$10.63 for the first three quarters of the year, higher than NT$7.13 for the whole year of 2017

https://www.digitimes.com/news/a20190128PD204.html
 
Ou seja, os consumidores vão ser "obrigados" a pagar mais por um sistema zen2 por ficarem limitados ao chipset topo de gama durante, pelo menos, 9 meses, assumindo que os ryzen 3000 saiem a meio do ano e boards b550 saiem 3 meses depois do tapeout, assumindo que corre tudo bem. ligeiramente "intellish"...
felizmente a maioria das boards actuais devem suportar os novos cpu's.
 
Isso apenas depende do preço das boards x570...
Eu vejo mais isto como uma estratégia para limpar os stocks de b350/b450 e quando for o momento, metem as b550 no mercado, possivelmente com um Zen2+ a sair hipoteticamente em Março/Abril de 2020. Até lá, os b350/450 servem perfeitamente para a média gama.
 
Ou seja, os consumidores vão ser "obrigados" a pagar mais por um sistema zen2 por ficarem limitados ao chipset topo de gama durante, pelo menos, 9 meses, assumindo que os ryzen 3000 saiem a meio do ano e boards b550 saiem 3 meses depois do tapeout, assumindo que corre tudo bem. ligeiramente "intellish"...
felizmente a maioria das boards actuais devem suportar os novos cpu's.

E já todos vimos que quando a AMD consegue boa performance nos seus produtos não faz caridade. A nova Vega é um bom exemplo disso. Lá igualaram a GTX 1080ti, mas pedem o mesmo dinheiro. Se tiverem um 8c/16t melhor que o 9900k como perspectivam, vão pedir bastante dinheiro também! Os actuais Ryzen têm melhor preço vs performance porque são efectiva e objectivamente inferiores (adicionado aos problemas de produção da Intel que fizeram disparar os preços e serem ainda pior opção face ao dinheiro gasto). Pessoalmente não tenho ilusões :)
 
Mas aí é que está, parece q já todos se esqueceram lol. No entanto isso é entrar por futurologia e vamos ter de esperar mais uns meses para ver o que realmente vão fazer.
 
Ou seja, os consumidores vão ser "obrigados" a pagar mais por um sistema zen2 por ficarem limitados ao chipset topo de gama durante, pelo menos, 9 meses, assumindo que os ryzen 3000 saiem a meio do ano e boards b550 saiem 3 meses depois do tapeout, assumindo que corre tudo bem. ligeiramente "intellish"...
felizmente a maioria das boards actuais devem suportar os novos cpu's.

Já falaram na questão de depender do preço, mas também depende das "novidades" que a X570 trará. Se for só Pci-Ex Gen4, será que o mercado não entusiasta precisa disso? Aliás, mesmo no mercado entusiasta duvido que existam muitos que precisem de Pci-Ex Gen4.
Não sei se a AMD suportará já USB 3.2. Sem thunderbolt, era bom. Talvez mais portas USB 3.1 gen2/gen1.
Fora isso, o que poderá haver mais que tenha interesse?
 
Back
Topo