Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Uma duvida, está previsto estes processadores funcionarem bem com as motherboards mais antigas, tipo b350, ou vão funcionar de forma limitada?
 
Uma duvida, está previsto estes processadores funcionarem bem com as motherboards mais antigas, tipo b350, ou vão funcionar de forma limitada?

Deverá depender do OEM, há MB onde a BIOS não terá capacidade de ter o microcode para todos os CPU, desde os Zen aos Zen+ e Zen2. A ver vamos, se havera BIOS selectivas, ou se deixam os CPU de fora (os mais recentes) nas MB com flash de capacidade limitada.
 
Por mim podiam ser mesmo essas as specs, não alterava nada! :biglaugh: aliado a um teórico aumento de IPC devem sair grandes máquinas. Resta esperar para confirmar todos estes leaks.

A única coisa que podia ser alterada era a data de lançamento... Para quem anda a montar PC às peças, Jun/Julho faz desesperar...
 
Por mim podiam ser mesmo essas as specs, não alterava nada! :biglaugh: aliado a um teórico aumento de IPC devem sair grandes máquinas. Resta esperar para confirmar todos estes leaks.

A única coisa que podia ser alterada era a data de lançamento... Para quem anda a montar PC às peças, Jun/Julho faz desesperar...

Estas specs são um bocadinho boas demais para ser verdade. Basicamente o Ryzen 3 com maior clock matava a venda dos outros todos. Not buying it.
 
Se esses vierem com esses clocks de origem, os R3 hão-de lá chegar perto com overclock. :)
Mas isto, claro, é assumindo que há ponta de veracidade nestes leaks.
 
Um Ryzen 3 a fazer 4.8/5.0Ghz com 6/12 cores/threads, por 111$ era bom demais.

Vamos esperar, já comprei um adaptador AM4 para o Noctua que tenho aqui parado. :).
 
Se surgir algum 8C/16T a fazer perto dos 5.0Ghz, nem que seja em OC, ainda posso ponderar em avançar para um, caso contrário, o 5820K continuará por cá mais uma temporada!

Honestamente acho isto demasiado optimista, ou os 7nm são milagrosos ao ponto de permitirem ganhos de 700Mhz e 800Mhz de uma assentada ou vamos ter algo à volta de metade ou menos de metade desses ganhos.
 
Mas não é só a redução de processo, é também a mudança de um processo desenhado para eficiência para um desenhado para alta performance.
 
Em teoria as boards AM4 devem poder receber todos os CPUs lançados até 2020, se bem me lembro essa foi uma das promessas quando Ryzen foram apresentados. Agora pode e ter limitações (ex: Velocidade da memória).
 
Se surgir algum 8C/16T a fazer perto dos 5.0Ghz, nem que seja em OC, ainda posso ponderar em avançar para um, caso contrário, o 5820K continuará por cá mais uma temporada!

Honestamente acho isto demasiado optimista, ou os 7nm são milagrosos ao ponto de permitirem ganhos de 700Mhz e 800Mhz de uma assentada ou vamos ter algo à volta de metade ou menos de metade desses ganhos.

Também acho optimista mas 3600x a fazer 4.6 e 3700x a fazer 4.8 deixava-me muito satisfeito.
 
Regarding Zen 2 - AM4 MB compatiblities:

"AMD does not promise, however, that all previous AM4 motherboards will support the Ryzen 3000 CPUs.For example, the BIOS chips on the 300 boards (X370, B350, A320), which only hold 16 MiByte and therefore can not contain the microcodes for all models, could cause problems.As a solution, manufacturers could offer parallel BIOS versions.The 400er motherboards (X470, B450) carry 32 MiByte chips."

Traduzido do Alemão, em http://www.pcgameshardware.de/Matis...-Kompatibilitaet-Cinebench-Benchmark-1273016/

Possivelmente, em MB B350 e X370, os OEM da MB podem lançar uma BIOS build com suporte para Ryzen 1000 e 2000, e uma build com suporte para Ryzen 3000, já que os microcodes não cabem todos nos 16MiB das MB 1st GEN.

Tenho uma MB MSI, e já estou um bocado com medo :D
 
Acho que despachei o meu i7 antigo cedo de mais :/ Ando de olho no 1700 a 177€ na amazon..mas ao ler noticias dos futuros 3600/3700 fico bem hesitante :p Vêm aí grandes bombas mesmo.
 
Uma vez que não sabemos ao certo qual o impacto na performance (latency wise) que a implementação de chiplets vai trazer, eu deixava o hype train de parte...

Também espero que estes zen 2 sejam bomba pois tenho sistema am4, mas só depois de saírem é que se deve tirar conclusões, como sempre.

No papel, é tudo muito bonito, na realidade, ainda não sabemos.
 
Já nos anteriores houve demasiado hype. Pessoalmente não tenho muito hype. É mais porque vou trocar de um modo ou de outro pois já tenho comprador para o meu 2600x.
 
Última edição:
Eu como não me sinto muito apertado (4690K a 4.4Ghz) se não vier com grandes melhorias aguento até 2020/AM5(ou até apanhar uma boa promoção / usado).
 
AMD Investor Presentation

D0_Iu4hVAAAz5a6.jpg:large
 
Nas gamas baixas não vejo porque é que isso não pode ser verdade. Bastava R2600 tornar-se o R3300 e o R2700 o R3600. A AMD assegura clocks mais baixos o que faz com que nenhum CPU seja rejeitado no processo de fabrico.

Resta saber se as gamas altas conseguem chegar ao prometido para então fazer sentido a mudança nas gamas baixas.
 
Back
Topo