AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

vai aquecer muito vrm mesmo no minimo precisas de 6 +3/4 e tem 4+2 como a minha senao vao aquecendo perde potencial max do cpu, normalmente socket am4 com b450 e x470 estao limitados aos cpu 95w.
 
Estes dias alguem postou, acho que foi o @strobe uma Tomahawk a funcionar sem problemas com 3950X e é 4 + 2 na mesma.

Não esquecer que o 2700X já era de 105w, logo as boards B450/X470 decentes lançadas na época deviam aguentar...
 
@strobe tenho Msi b450m gaming pro 4+3 e uma Msi x570-A-Pro
Actualmente tenho vários cpu AMD meu e da AMD e Ryzen 5 3500x e 3600 e 3950x e tr4 3xx0 e navi 1X , sei do que falo. Agora com 3950x até funciona num a320 sim o seu único problema é vrm da mboard. O socket AM4 foi projectado até 95w com pouco oc vai 105w máximo. Limitações custo para criadores das mboard.
Os cpu 3900 e 3900x e 3950x são cpu no limite máximo do actualmente socket e 3950x é trh4 bebê da nova linha.
Tentem fazer encodage vidéo várias horas depois digam como vão vrm.
 
Última edição:
acho que foi o @strobe uma Tomahawk a funcionar sem problemas com 3950X e é 4 + 2 na mesma.
Confirmo: https://forum.zwame.pt/threads/amd-zen2-7nm-ler-primeiro-post.1027392/page-154#post-16141403

tenho Msi b450m gaming pro 4+3 e uma Msi x570-A-Pro
Acho que essas tuas boards são simplesmente más, e não são representativas do que se consegue com uma "boa" B450 (com a Tomahawk e a Carbon).

Essa B450M Gaming Pro apesar de ter um VRM igual ao da Tomahawk, tem um dissipador diferente (mais pequeno?). O VRM do SoC nem dissipador tem. E isso poderá ser suficiente para reduzir a eficiência do VRM.

No teste da Hardware Unboxed, o VRM da Tomahawk não teve nenhum problema em meia hora de Blender. E em termos de performance até empatou com a Aorus Xtreme, que é uma X570 de mais de 800€. A Carbon deverá ser ainda melhor que a Tomahawk pois, apesar de ter as mesmas fases, tem o dobro dos componentes, e isto permite distribuir melhor o calor.

A MSI X570 A-Pro foi testada com o 3900X pela Hardware Unboxed e teve um resultado péssimo em termos de VRM. Noutro vídeo testaram a Edge e o resultado foi igualmente mau (tem um VRM idêntico ao da X570 A-Pro).

Por isso é preciso ter cuidado com as generalizações.
 
Acho que deve dizer verdades com cpu são bons mas mboard ficam pouco desejar não devido ao seus preços mas sim a sua criação. Não é por ser mais caro tem mais qualidade ou mas sim escolha de componentes.
 
Belíssimo CPU que me calhou:

N7jHchz.jpg
 
@SVM isso está estavel em jogos? Tenho visto o pessoal a reportar que os zen2 mais recentemente produzidos parecem ser de melhor qualidade que os primeiros. Parece cada vez mais plausível esta teoria.
 
@SVM isso está estavel em jogos? Tenho visto o pessoal a reportar que os zen2 mais recentemente produzidos parecem ser de melhor qualidade que os primeiros. Parece cada vez mais plausível esta teoria.

Está estável em tudo o que lhe tenho metido em cima nas últimas duas semanas: jogos, benchmarks, stress no Rog Real Bench...
 
Que milagre é este? overclock manual de 3600 a 4450?

Pode partilhar os settings usados? Qual a semana de fabricação dele?

O meu tentei OC manual e não dá

@Luka_ é possivel, o meu 3800X é bem melhor que o 3600 em eficiencia. Apesar dos 40w a mais de TDP, só consome mais 5w em média e 20w em full load... E faz autoboost até 4650 xD

O meu 3600 é week 23 e o 3800X é week 38. É natural que o processo vai melhorando e os yields tb.

Devia ter comprado o 3600X para brincar tb.
 
Última edição:
Que milagre é este? overclock manual de 3600 a 4450?

Pode partilhar os settings usados? Qual a semana de fabricação dele?

O meu tentei OC manual e não dá

@Luka_ é possivel, o meu 3800X é bem melhor que o 3600 em eficiencia. Apesar dos 40w a mais de TDP, só consome mais 5w em média e 20w em full load... E faz autoboost até 4650 xD

O meu 3600 é week 23 e o 3800X é week 38. É natural que o processo vai melhorando e os yields tb.

Devia ter comprado o 3600X para brincar tb.

Faz 4450 MHz com 1.365v na bios. Literalmente voltagem e multi, não alterei mais nada :snatal:
 
Qual o resto da maquina?

Que grande CPU tens ai, um 3600X on steroids... Acho que até deve superar o meu 3800X :D Se bem que não fiz nenhum OC manual ainda.

Sabes qual a week de fabrico dele?

Eu se calhar metia a 4.4 Ghz e abaixa um pouco mais o vcore ainda.
 
Boas. Tenho um AMD 3950x e estou a conseguir 4.3GHz estáveis com uma motherboard ASUS CROSSHAIR HERO VIII (Wi-Fi).

O resultado mais recente no Cinebench R20 foi de 10098.

Estou a usar um air-cooler be-quiet Dark Rock Pro4 e pasta térmica Grizzly Kryonaut.

Uso também muito o Prime95 e está estável o overclock.

RPK11Eb.jpg

xPpbImL.jpg
 
Grande score, praticamente o dobro de um 3800X.

Podes postar o report do hwinfo64 relativo aos consumos e temperaturas durante o bench?

Boas. No teste anterior atingiu os 68º C.

Mas tive de aumentar um pouco a voltagem para ficar mais estável.
Agora atinge os 75º C.

Corri de novo o cinebench com o hwinfo64, este é o resultado:

DiLYT16.jpg
 
150w nos cores mete medo, mas são 16 cores, é um aumento de 50% perante perante o meu 3800X com quase 100% de ganho, em termos de eficiência é um monstro...

O SoC que quase dobra e olha que no meu caso está a 1800 mhz 1.1v
 
Bem eu tive bastante azar no meu 3950x, não sei se será da board mas para ter 4.2ghz estáveis em todos os cores tenho que ter o CPU a 1.33v o que já sobe ridiculamente o aquecimento (90 graus para cima), tenho que ver o que se passa pois não acredito que o meu Dark Rock 3 Pro não aguente o CPU a esta voltagem se bem que não é uma voltagem que queira usar no dia a dia.
Para já fica stock em que com o uso de todos os cores fica a 4.0ghz sendo que em jogos fica a 4.3-4.4ghz o que já é bastante bom.
 
Back
Topo