AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

malta tenho um 3700x (stock cooler) e uma X570 Aorus elite, nao tenho muita experiência para colocar os valores certos ou quais os valores a alterar para conseguir ter um OC estável, sabem-me dizer o que necessito de ativar para ter o OC automático gerido pela board?
 
Se tens o cooler de origem o melhor é deixar stock. O OC automático não vale o trabalho.

Gasta sim algum tempo com o DRAM Calculator a ver quanto consegues espremer das tuas memórias.
 
Se tens o cooler de origem o melhor é deixar stock. O OC automático não vale o trabalho.

Gasta sim algum tempo com o DRAM Calculator a ver quanto consegues espremer das tuas memórias.

vou seguir o conselho, a partida agora po natal sou capaz de comprar um noctua NH-D15, até la vou então deixar tudo stock e tentar estabilizar as memorias, PBO convem deixar estar disable tambem então até ter cooler?
 
PBO convem deixar estar disable tambem então até ter cooler?
É indiferente. A questão é que dificilmente vais notar diferenças porque o CPU estará limitado pela temperatura.

O único OC digno desse nome é o OC manual, mas esse, além de mais arriscado, melhora o desempenho numas coisas mas piora noutras.
 
É indiferente. A questão é que dificilmente vais notar diferenças porque o CPU estará limitado pela temperatura.

O único OC digno desse nome é o OC manual, mas esse, além de mais arriscado, melhora o desempenho numas coisas mas piora noutras.

vou deixar tudo stock na bios, vou so explorar o oc nas memorias até ter o cooler, que programa usam para testar a estabilidade das memorias? cinebench e mais algum especifico ?
 
Bem eu tive bastante azar no meu 3950x, não sei se será da board mas para ter 4.2ghz estáveis em todos os cores tenho que ter o CPU a 1.33v o que já sobe ridiculamente o aquecimento (90 graus para cima), tenho que ver o que se passa pois não acredito que o meu Dark Rock 3 Pro não aguente o CPU a esta voltagem se bem que não é uma voltagem que queira usar no dia a dia.
Para já fica stock em que com o uso de todos os cores fica a 4.0ghz sendo que em jogos fica a 4.3-4.4ghz o que já é bastante bom.
Não tiveste azar, se isso estiver realmente 100% estável.

Quem testou bastantes 3950X diz isto*:
As of 12/8/19, the top 19% of tested 3950Xs were able to hit 4.15GHz or greater.
com estes settings:
  • CPU Multiplier: 41.5
  • BCLK: 100.0
  • CPU Vcore: 1.325V (VR VOUT 1.200V)
  • LLC: Lowest (ASUS Level 1, Gigabyte Normal)


e também dizem isto*:
As of 12/8/19, the top 56% of tested 3950Xs were able to hit 4.10GHz or greater.
com estes settings:
  • CPU Multiplier: 41.0
  • BCLK: 100.0
  • CPU Vcore: 1.312V (VR VOUT 1.187V)
  • LLC: Lowest (ASUS Level 1, Gigabyte Normal)

Se conseguires algo a rondar 4.15GHz @~1,325v o teu cpu já está dentro dos 20% melhores.
Isto se estiver completamente estável, claro.



*a data 12/8/19 corresponde a 08/12/2019 em pt.
 
Sim ele fica estável as temperaturas é que nem tanto, tenho que ver se não foi a pasta termica que ficou mal aplicava pois como estava bastante ansioso para montar o pc pode ter acontecido visto que a minha caixa também não é má (phanteks p400), com 1.25v e 4.15ghz fica 100% estável e com boas temperaturas (70-80 graus) mas vai ficar stock para já pois parece-me o melhor intermédio sem andar a mexer para jogos e trabalho.
 
não entendo o que possa estar a colocar mal coloquei tudo menos um ou 2 pontos que nao encontrei igual do dram calcultor e a minha bios mas o multiplicador esta a 36 e isto so assume 2133mhz o que esta a falhar conseguem ajudar?

 
Boas pessoal, comprei recentemente um 3700x e já andei a ver como funcionam as coisas, sempre tive intel e sempre brinquei um bocado com overclock.

Já vi no entanto que nestes o ganho é muito pouco.

Basicamente após ver algumas coisas, o que fiz foi:

PBO on

Voltagem - Offset -0.875

Meti os c states ligados e o Cool & quiet ligado.

Corri umas runs de CB20 e anda à volta dos 4700 pontos.

A questão é, em idle no Chrome a voltagem é altíssima, em load intenso baixa e a temperatura no máximo anda à volta dos 70°c.

O problema é que isto em idle anda sempre nos 50-55°c e a ventoinha sai disparada a toda a hora.

Reparei que se retirar o power plan da ryzen que vem nos últimos drivers chipset e colocar "poupança de energia" ele baixa a temperatura alguns 15°c, além de que mete quase todos os cores em sleep.

No entanto li que se deve usar este power plan próprio dos ryzen.

Como é que vocês estão a utilizar?
 
Voltagem - Offset -0.875
Esse número parece-me disparatado, e tal com descreves não te trouxe qualquer vantagem.

no máximo anda à volta dos 70°c.
Se tens o cooler stock, essa temperatura é normal e perfeitamente aceitável.

em idle no Chrome a voltagem é altíssima

Há algumas coisas que é preciso perceber do Zen2:
1 - Os cores são muito pequenos. Aquecem depressa e arrefecem depressa.
2 - A temperatura reportada é um valor máximo e não uma média. Por isso por vezes resulta num valor inflacionado.
3 - O próprio processador está ajustar-se para conseguir a máxima performance sem ultrapassar os seus limites.
4 - O PBO ativo desliga alguns limites, mas não todos.
5 - É normal a voltagem ter picos de 1.5V. Mas em condições normais esta voltagem só é atingida em carga leves e durante muito pouco tempo, pelo que não há qualquer problema.

Como é que vocês estão a utilizar?
Eu uso o plano Ryzen Balanced.

O problema é que isto em idle anda sempre nos 50-55°c e a ventoinha sai disparada a toda a hora.
Este parece-me que é o teu único problema. E é um "problema" da board. Qual é a tua board? Resolves facilmente com alterando a curva da ventoinha para uma menos agressiva. Outros utilizadores, nomeadamente com boards da Gigabyte, já se queixaram do mesmo e foi assim que resolveram.
 
já ativei o XMP e mesmo assim continua a assumir 2138mhz nem os 3200 nem os 3600 que coloquei no multiplicador nao percebo, sempre fiz oc's sem problemas com intel agora com esta x570 e o ryzen estou-me a ver aflito

Em auto com XMP não assume o perfil?

Pode ser defeito, eu tenho o mesmo CPU/MB mas com memórias e-die e não tenho problemas, fiz enable do XMP e depois fiz o ajuste dos valores pelo calculador de memórias ryzen. Tu tens 3200/CL14, penso que serão b-die, as melhores em termos de OC, também não devias ter problemas.

A minha razão de queixa, é que mesmo com save do perfil quando faço update da BIOS, tenho que carregar novamente os valores de OC para as memórias.

Aproveito para informar que o kit de 32Gb em cinzento das Crucial Ballistix Sport LT BLS4K8G4D30AESBK 3000 MHz/CL15, com e-die está a 139€ na Amazon ES.
 
Este parece-me que é o teu único problema. E é um "problema" da board. Qual é a tua board? Resolves facilmente com alterando a curva da ventoinha para uma menos agressiva. Outros utilizadores, nomeadamente com boards da Gigabyte, já se queixaram do mesmo e foi assim que resolveram.
Acho que vou mesmo ter que optar por isso, no entanto... o baixar as rpm da fan do cooler (sim é o stock, o prism) vai fazer com que os 50º em tarefas simples do windows (como navegar no chrome) se tornem em 60ºc.

(A Board é uma b450 tomahawk max)

Acho isto um completo disparate mas lá está, eu nunca tive AMD se calhar só me fará confusão a mim pois sempre tive cpus (fora de gaming, benchs ou programas pesados) a rondar os 20ºc em idle (tarefas simples).

O meu ultimo processador de um pc fixo foi um 3570k com um Noctua (estou à espera do kit am4 para talvez montar depois no ryzen) e as temperaturas mal acabava de ligar o PC nem aos 20º chegavam, agora quando ligo o PC é logo 50ºc :rrotflm:

E depois por exemplo, se tiver sem fazer rigorosamente nada no PC, ele há momentos que alguns Cores ficam em sleep mode, baixa a voltagem para 0,8-0,9 e a temperatura passa logo para os 30ºc, passado 1/2 segundos dispara para os 1,4v e atinge logo os 50ºc instantâneos, e claro a ventoinha dispara uma coisa doida logo.

Eu não aconselho usar Offset no Ryzen 3x00 e PBO on.

Porquê? Alguma razão em especial?

Eu coloquei estas settings por relatos que tenho visto em forum's.

Muitos até dizem para colocar o PBO on com +300mhz (auto OC) que na minha board é o PBO enhanced 4 com offset -0.1.

Eu o offset coloquei porque a voltagem baixa bastante, em idle e em load.

Se eu deixar estar a voltagem em AUTO, em load por exemplo a minha voltagem vai para aos 1.35v e as temperaturas vão aos 80ºc.

Com o offset a -0,875 ou -0,1 a voltagem em load anda à volta dos 1.25v e as temperaturas em andam nos 69º.

Obrigadão.
 
o baixar as rpm da fan do cooler (sim é o stock, o prism) vai fazer com que os 50º em tarefas simples do windows (como navegar no chrome) se tornem em 60ºc.
Não necessariamente. Precisas é de encontrar um melhor compromisso ruido/temperatura.

20ºc em idle
Mas que temperatura ambiente tens tu? E onde lês as temperaturas?

20ºC é muito baixo mesmo em idle. Provavelmente era uma leitura errada que agora está a distorcer as tuas expetativas.

Muitos até dizem para colocar o PBO on com +300mhz (auto OC) que na minha board é o PBO enhanced 4 com offset -0.1.
Essa é uma receita razoável. Mas com o cooler stock é provável que não notes nenhuma diferença vs. ter tudo stock.

Eu o offset coloquei porque a voltagem baixa bastante, em idle e em load.
Como disse, a voltagem atingir 1.5V em cargas leves é normal e não tem problema nenhum.

Pessoalmente, nunca uso o offset. Quanto a mim é inútil nesta geração de CPUs. Prefiro usar o PBO com limites personalizados segundo o que quero fazer com o CPU. Por exemplo, neste momento reduzi o PPT de 88W para 65W. No pior dos casos perco 10% de performance em carga máxima, mas consigo menor consumo (25%), menor temperatura (12ºC) e menos ruído (600 rpm). E em cargas mais leves (incluindo jogos) perco zero de performance.
 
20 graus em idle? a não ser que tenhas o PC na rua com temperatura ambiente próximo de 0, isso é impossível.

O 4790k que tinha antes, mesmo com delid aquecia tanto como esse, antes do delid então...

Tenho o 3800X a 37ºc em idle, está 29 graus ambiente, menos que isso é impossível...

Pois, porque razão o offset e pbo on não pode ser usado? é como eu tenho, mas meti -0,13. Só ha impacto em cinebenchs e afins e jogos fica na mesma e as temps/consumo caem.
 
Com Peltier consegues temperatura baixas, desconheço limite do arrefecimento do Peltier no cpu, PBO on ele precisa voltagem para subir e não pode devido limites do Offset.
Estes Ryzen 3x00 com bom arrefecimento eles sobe bem até limites.
 
Mas por exemplo, o facto de o processador andar a saltar de 0.9voltagem para 1.45voltagem de 2 em 2 segundos não é prejudicial para o cpu?

O grande problema é esse, o meu cpu está de segundo em segundo a bailar entre estas voltagens em idle, tanto está a 30 e tal graus como no segundo a seguir a 55°, isto sem fazer rigorosamente nada no PC, sem nada aberto.

Não existe uma estabilidade do clock/voltagem.
 
Back
Topo