AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

sem fazer rigorosamente nada no PC, sem nada aberto.
Se estás em Windows é impossível estar "sem fazer rigorosamente nada". O Windows sozinho são quase 200 processos ativos.

o facto de o processador andar a saltar de 0.9voltagem para 1.45voltagem de 2 em 2 segundos não é prejudicial para o cpu?
Não.

Não existe uma estabilidade do clock/voltagem.
O CPU adapta-se à carga. Se a carga é irregular, a velocidade do CPU também será irregular.
 
Sim, isso ocorre, mesmo com intel a velocidade do CPU sempre oscilava.

Soluções para isso, é regular a curva da fan, tal como fiz, ou então é investir num AIO e regular as fans pela temperatura da água e logo sobe mais devagar.

ainda agora configurei a maquina pro meu sobrinho com board gigabyte. A fan (Wraith prism) oscilava bastante com a curva de origem..,
 
1.4v vais fritar o CPU. Mantem-te pelos 4.2Ghz, até porque em termos energéticos é um melhor negócio.

Sim, thanks. É melhor manter a 4.2GHz. Até que fica mais 'fresco'.

UPDATE!
AMD 3950x 4.2GHz@1,275v. (para melhor estabilidade) (full load)

Outros valores safe:
4.1GHz@1,15v. ("mais fresco") (full load)

Dúvida:
Que outro cooler recomendam? Tenho um be-quiet Dark Rock Pro4.
Deverei mudar para Watercooling ou para o novo IceGiant ProSiphon Elite?
 
Última edição:
Que temperatura atinge em full load? (define p.f. qual o programa utilizado).
Arrisco a dizer que entre o DRP4 e um AIO de 280mm as temperaturas são as mesmas.

Utilizo vários programas para monitorizar as temperaturas e voltagens do AMD 3950x.
Mas posso mostrar o AMD Ryzen Master para veres alguns detalhes do overclock:

Temps: entre 73ºC a 76ºC (full load) a 4,2GHz@1,275v. [CPU FAN DRP4 @1200RPM]

Estou a pensar adquirir também um "IceGiant ProSiphon Elite" cooler e fazer mais testes.
https://www.icegiantcooling.com/

NX0MgjX.png
 
Isso no verão vai aquecer bem, o meu stock anda nos 50 e pouco graus a jogar BF/COD.
O meu (stock) a correr o teste do CPU-Z:

Sim, acredito que no verão aqueça mais um bocado.
Mas para isso baixo para os 4,1GHz@1,15v e baixa
a temp para cerca de 60º C. (full load)

Também depende muito das aplicações.
Nesse Ryzen Master que postei é onde obtenho as temps mais altas.
Por isso não tenho problemas em correr outras aplicações.

Pelo que vejo estás a usar 1,32v, se baixares para os 1,275v
ficas com o CPU ainda mais 'fresco'. Foi o valor mínimo
de voltagem em full load a 4,2GHz (estável) que consegui.
 
O cpu está stock (XMP activo) é normal a board dar um pouco mais de tensão ao cpu que em manual.:Winkani:
O meu está com watercooling, não aquece grande coisa, ainda este fim de semana troquei um dos radiadores por um mais slim e não notei diferença significativa nas temps.
 
UPDATES AMD 3950x!!

Update #1
A correr o Prime95 e a testar números primos de Mersenne a 4200Mhz@1,275v não passa dos 61ºC.

Update #2
Consigo correr o Prime95 e a testar números primos de Mersenne a 4400MHz@1,4v (temp: 70ºC).
 
Última edição:
Fazer OC manual all core vale apena nos Ryzen se o objetivo for render e encoding. Para tudo o resto é pior, ou seja mais vale ativar o PBO e siga viagem.

16 cores a 4200-4300 bom isso é um animal xD em default qual o máximo que chega all core em cinebench R20 por exemplo? Comigo num 3600 é 3900-3950 e no 3800X é 4100-4150.

Este 3800X faz na boa 4300 pro dia-a-dia, embora se fosse para render pesado idealmente era uma board com um VRM melhor//melhor arrefecimento e WC ou um cooler mais robusto.

No meu caso estamos a falar de 5000 pontos para 5300 no cinebench R20, ainda é alguma coisa... Mas no single thread já é pior, este CPU tem short burst de 4650 e faz na boa 4500-4550 sustentados em single thread runs.
 
Back
Topo