1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por K9_PT, 27 de Julho de 2019. (Respostas: 283; Visualizações: 10845)

1. w@rrior

[email protected] Power Member

Isso é perfeitamente normal e acontece com todos os Ryzen, nos 3600/3700X/3900X/3950X que tive.

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Se estás em Windows é impossível estar "sem fazer rigorosamente nada". O Windows sozinho são quase 200 processos ativos.

Não.

O CPU adapta-se à carga. Se a carga é irregular, a velocidade do CPU também será irregular.

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, isso ocorre, mesmo com intel a velocidade do CPU sempre oscilava.

Soluções para isso, é regular a curva da fan, tal como fiz, ou então é investir num AIO e regular as fans pela temperatura da água e logo sobe mais devagar.

ainda agora configurei a maquina pro meu sobrinho com board gigabyte. A fan (Wraith prism) oscilava bastante com a curva de origem..,

4. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

Boas people.

UPDATE!
    Tenho o overclock do AMD 3950x estável a [email protected],25v all-core.

NOTA (1):
    Consigo também fazer boot a 4400 e 4500 all-core com mais voltagem.
    Mas não passa nos stress testes depois de alguns minutos.

NOTA (2):
    Estou a usar um Air-Cooler be-quiet Dark Rock PRO4 e uma
    motherboard ASUS ROG CROSSHAIR VIII HERO (WI-FI).

5. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

6. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

1.4v vais fritar o CPU. Mantem-te pelos 4.2Ghz, até porque em termos energéticos é um melhor negócio.

7. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Atenção não ultrapassar 1.35v permanente nos cpu , cada un faz como quer.

8. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

1.325 penso que é o máximo recomendado. O valor é mais baixo dada a especificidade do interconnect on 7nm node.

9. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

Sim, thanks. É melhor manter a 4.2GHz. Até que fica mais 'fresco'.

UPDATE!
    AMD 3950x [email protected],275v. (para melhor estabilidade) (full load)

Outros valores safe:
    [email protected],15v. ("mais fresco") (full load)

Dúvida:
    Que outro cooler recomendam? Tenho um be-quiet Dark Rock Pro4.
    Deverei mudar para Watercooling ou para o novo IceGiant ProSiphon Elite?

Última edição: 14 de Janeiro de 2020 às 15:30
  10. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Que temperatura atinge em full load? (define p.f. qual o programa utilizado).
    Arrisco a dizer que entre o DRP4 e um AIO de 280mm as temperaturas são as mesmas.

11. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

Utilizo vários programas para monitorizar as temperaturas e voltagens do AMD 3950x.
    Mas posso mostrar o AMD Ryzen Master para veres alguns detalhes do overclock:

Temps: entre 73ºC a 76ºC (full load) a 4,[email protected],275v. [CPU FAN DRP4 @1200RPM]

Estou a pensar adquirir também um "IceGiant ProSiphon Elite" cooler e fazer mais testes.
    https://www.icegiantcooling.com/

12. w@rrior

Isso no verão vai aquecer bem, o meu stock anda nos 50 e pouco graus a jogar BF/COD.
    O meu (stock) a correr o teste do CPU-Z:

13. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

Sim, acredito que no verão aqueça mais um bocado.
    Mas para isso baixo para os 4,[email protected],15v e baixa
    a temp para cerca de 60º C. (full load)

Também depende muito das aplicações.
    Nesse Ryzen Master que postei é onde obtenho as temps mais altas.
    Por isso não tenho problemas em correr outras aplicações.

Pelo que vejo estás a usar 1,32v, se baixares para os 1,275v
    ficas com o CPU ainda mais 'fresco'. Foi o valor mínimo
    de voltagem em full load a 4,2GHz (estável) que consegui.

14. w@rrior

O cpu está stock (XMP activo) é normal a board dar um pouco mais de tensão ao cpu que em manual.:Winkani:
    O meu está com watercooling, não aquece grande coisa, ainda este fim de semana troquei um dos radiadores por um mais slim e não notei diferença significativa nas temps.

15. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

UPDATES AMD 3950x!!

Update #1
    A correr o Prime95 e a testar números primos de Mersenne a [email protected],275v não passa dos 61ºC.

Update #2
    Consigo correr o Prime95 e a testar números primos de Mersenne a [email protected],4v (temp: 70ºC).

Última edição: 16 de Janeiro de 2020 às 13:39
  16. cerjiuh

cerjiuh Power Member

Quais são as velocidades em stock? Estes CPU não me parece que ganhem muito com all core OC..

17. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

Boas!
    Em stock a velocidade é de 3500MHz (all-core), pode aumentar um pouco devido ao PBO (automático).
    E o clock de Max Boost é de 4700MHz. (single-thread).

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Fazer OC manual all core vale apena nos Ryzen se o objetivo for render e encoding. Para tudo o resto é pior, ou seja mais vale ativar o PBO e siga viagem.

16 cores a 4200-4300 bom isso é um animal xD em default qual o máximo que chega all core em cinebench R20 por exemplo? Comigo num 3600 é 3900-3950 e no 3800X é 4100-4150.

Este 3800X faz na boa 4300 pro dia-a-dia, embora se fosse para render pesado idealmente era uma board com um VRM melhor//melhor arrefecimento e WC ou um cooler mais robusto.

No meu caso estamos a falar de 5000 pontos para 5300 no cinebench R20, ainda é alguma coisa... Mas no single thread já é pior, este CPU tem short burst de 4650 e faz na boa 4500-4550 sustentados em single thread runs.

19. JCoveiro

JCoveiro Mestre BOINC

No Cinebench R20, o AMD 3950x atinge:
    em stock: 8900 pts
    overclocked: 10000+ pts

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu me referia aos clocks