AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Eu ainda não avancei com o OC das memórias, mas do que tenho lido por essa net fora, fazem 3600 Cl16 sem dificuldade. Quero ver se hoje ou amanhã avanço com o OC, o tempo é pouco e tem que ser aos poucos.
 
dizem ser normal, mas é irritante ouvir o cooler a bombar forte e feito -.- vou ter de gastar 100€ num cooler decente para isto deixar de fazer tanto barulho quando tenho picos de voltagem

então é também por isso que a ventoinha do CPU de x em x segundos aumenta de intensidade. Realmente faz um bocado de barulho. Isto vai ser corrigido nos próximos tempos ?
 
Ou então ajustas a curva das ventoinhas.

eu já li imenso sobre isso mas nao sei bem como colocar a curva podes dar uma sugestão? ou postar um print no caso de teres?

então é também por isso que a ventoinha do CPU de x em x segundos aumenta de intensidade. Realmente faz um bocado de barulho. Isto vai ser corrigido nos próximos tempos ?

é isso mesmo que me irrita espero que seja corrigido mas o ideal para já é tentar ajustar a curva mas ainda n vi qual a melhor forma para a colocar, ver se alguem sugere ou mostra como tem
 
Bom, está encomendado, espero que sejam boas mesmo.

Chegou o cooler hoje, de 84 abaixou para 70 graus, ok not bad. O clock máximo que não subiu mais que 25 mhz...

Mas pronto, não tenho mais estas temps assustadoras nem barulho em excesso.
 
Realmente faz um bocado de barulho. Isto vai ser corrigido nos próximos tempos ?
Como já tentei explicar a @RYZON: se o problema é o barulho a culpa não é do CPU, mas das ventoinhas. E não há update de BIOS que resolva isso.

eu já li imenso sobre isso mas nao sei bem como colocar a curva podes dar uma sugestão? ou postar um print no caso de teres?
A minha board é de uma marca diferente, por isso não sei exatamente como se faz na tua board. Deve dar para ajustar tanto na BIOS como em software.

O ideal é começar por ajustar em software até encontrar os valores adequados e depois copiar esses valores para a BIOS e desinstalar o software.
 
Qual o cooler? Baixou bastante...

No meu nem montei o cooler stock, foi logo o velhinho que tinha comprado em segunda mão. Ficou por 26 ou 27€ no total.

Mandas-te vir as de 32gb?
 
Sim, 2x 16 GB.

Foi este. Não é nenhum Noctua (em qualidade de construção e performance), mas pelo preço não está mau.

Depois pretendo experimentar o meu Corsair h100i, quando o limpar.
89658_index_g.jpg


Agora não sei se é possível extrair um pouco mais de boost deste CPU. Se fosse possivel ir a 4.3 ou mesmo 4.4 single thread como os irmãos mais velhos, mas acho que não vai lá. E activei o PBO e +100 mhz override.
 
então é também por isso que a ventoinha do CPU de x em x segundos aumenta de intensidade. Realmente faz um bocado de barulho. Isto vai ser corrigido nos próximos tempos ?
Como já tentei explicar a @RYZON: se o problema é o barulho a culpa não é do CPU, mas das ventoinhas. E não há update de BIOS que resolva isso.


A minha board é de uma marca diferente, por isso não sei exatamente como se faz na tua board. Deve dar para ajustar tanto na BIOS como em software.

O ideal é começar por ajustar em software até encontrar os valores adequados e depois copiar esses valores para a BIOS e desinstalar o software.

Deixo aqui um print da minha curva (default) podem-me dar uma sugestão?

 
A duas mil rpms, tem que fazer barulho. Que temps tens?

Eu só tenho as fans do CPU ligadas na MB, as da caixa estão na fonte com um adaptador de 5/7 volts.

Se tiveres margem nas temps podes sempre trocar por ventoinhas de 1200/1300 RPMs.
 
Estava a ver os preços dos noctuas novos e está um exagero, 60€ a 99€ dependendo do modelo é muita pasta.

O meu ainda não o vi passar dos 65 graus. Mas tenho a sala a 24/25 graus.

Hoje fiz o OC às memorias, ficou a 3600 / 1.4v 16-16-19-16-36-58, com base no DRAM Ryzen Memory Calculator(safe preset). Esta a correr umas 9 instâncias do mem test e ao fim de meia hora nao deu erros. Vai ficar a correr a noite toda. Estive a jogar duas horas de FC New Dawn, sem qualquer stress. No benchmark as diferenças foram residuais.
 
Deixo aqui um print da minha curva (default) podem-me dar uma sugestão?

Essa curva está demasiado agressiva para o Wraith Prism. 100% (3000rpm) aos 65ºC faz muito barulho e não serve de muito (quanto muito ganhas 2ºC).

A minha curva (por omissão na MSI) é:

15% aos 20ºC
38% aos 55ºC
63% aos 70ºC
100% aos 85ºC

A correr Cinebench chega aos 72ºC e 2200rpm. Com a ventoinha fixa nas 3000rpm a temperatura chegou a 70ºC, mas de facto parecia um avião.
 
Essa curva está demasiado agressiva para o Wraith Prism. 100% (3000rpm) aos 65ºC faz muito barulho e não serve de muito (quanto muito ganhas 2ºC).

A minha curva (por omissão na MSI) é:

15% aos 20ºC
38% aos 55ºC
63% aos 70ºC
100% aos 85ºC

A correr Cinebench chega aos 72ºC e 2200rpm. Com a ventoinha fixa nas 3000rpm a temperatura chegou a 70ºC, mas de facto parecia um avião.

fiz exactamente igual ficou muito melhor já nao parece um aviao que alivio
 
O meu passou a noite a fazer contas de cabeça e 0 erros. Tinha 9 instancias de 3Gb, a que processou mais, fez 1300% "coverage". Em termos de OC do cpu está tudo no automático, e o HWiNFO64 registou um maximo de 4392,1 em dois dos cores com 1,431v.

As temps mais altas no HWiNFO64 foram:
68,8º no CPU
53,3 no chipset X570
42º valor mais alto na parte do ITE IT6888E
56º na parte dos Renesas ISL69138

O consumo máximo do package CPU estava nos 78.121w.

O HWiNFO64 apresenta os seguintes valores:
Memory clock 1798,8
Memory clock ratio 18x
Tcas 16T
Trcd 19T
Trp 16T
Tras 36T
Trc 58T
Trcf 630T
Command rate 1T

Para já estou muito satisfeito com as memórias "low cost", e penso que a AMD fez um grande trabalho ao nivel da controladora de memória que era um dos problemas que se apontava à plataforma :):):).

Até agora 0 bluescreens e 0 shutdowns.
 
Última edição:
Como já tentei explicar a @RYZON: se o problema é o barulho a culpa não é do CPU, mas das ventoinhas. E não há update de BIOS que resolva isso.


A minha board é de uma marca diferente, por isso não sei exatamente como se faz na tua board. Deve dar para ajustar tanto na BIOS como em software.

O ideal é começar por ajustar em software até encontrar os valores adequados e depois copiar esses valores para a BIOS e desinstalar o software.

É muito fácil fazeres isso, a minha é uma MSI Gaming plux x570 e tens de saber o que pretendes,que caixas tens etc pois não é só baixares as rpm que depois vais ter problemas, aquece mais se quiseres a mesma performance...Eu reduzi as rpm sem prejudicar o aquecimento pois também no WIndows uso Power Plan personalizado onde baixo as voltagens pois não preciso de full power!...Os coolers stocks são bons mas também não fazem milagres.A minha ventoinha do cpu anda pelos 1500rpm em 80-90% do load,jogar+streaming ...Tenho é depois também outra ventoinha na caixa a mandar ar directamente para o cooler do cpu...não adianta "copiares" um perfil de outro colega se depois a tua caixa não é igual,não tens a mesma refrigeração e uso.Vais ao perfil e vai mexendo na curva do gráfico!...E normalmente as boards também trazem software para ser usado no WIndows para personalizar isso.
 
Back
Topo