AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Perfeito, até da inveja :D Espero conseguir também os 3600 pro dia-a-dia

4.4 ghz, se calhar devia ter feito o esforço pro 3700x, nem pelos 8 cores, mas os 200mhz extra... Ou o 3600X.

Nem sei se conseguia tirar mais deste CPU. OC manual (experimentei fixar em 40x) nem faz post. tenho o PBO ativado o resto dos settings em auto e nada. Cheguei a por o offset de frequência +100 mhz, o Ryzen Master até indica o max clock como 4300 mhz, mas continua a não passar de 4125-4150). Com o novo cooler deu +25-50mhz de média (mas não no peak), mesmo com uma queda de 15 graus no max temp, portanto o cooler não era um limitador de performance tanto assim.

Não sei se a board tb tem influencia nisso.

É que de facto OC nestes CPUs é bem diferente e limitado, mas se fosse possível ir aos 4300 ou mesmo 4400 de single clock boost e ficando 4000-4200 multicore já era um belo resultado.
 
Última edição:
É algo que estes Ryzen têm, para o bem ou para o mal é que ja vêm expremidos. A AMD está com um binning agressivo, já lá vai o tempo em que era tudo igual e mudava a etiqueta. A minha ideia inicial era uma B450 e com a poupança comprar um 3700X, depois com a demora das MSI MAX, fiz "all in", mantive o 3700X e aproveitei a promoção da MB X570.

A Intel com o binning para o 9900KS, está a fazer igual, e a margem de OC nos restantes CPU's tem tendencia a diminuir.
 
Pois, andei a investigar e só com sorte se faz 4300 e já com temps e vcores marados, olha siga a marinha... Talvez com a Board e Bios nova lá de para tirar os 4200.

O binning é mesmo sério :D

Mas não pude ir "all in", o 3700X vai um bom disparo do preço, fora ser um "kit" que a loja fez e que deu um bom desconto. Eles não tinham kits com 3700X
 
Tudo tem um lado positivo, em preços de euros a diferença de 140€, é quase um 4600 :).
 
Última edição:
Eu aconselhava a aquisição de um cooler mais eficiente.
Os da AMD só são considerados "bons" porque os da Intel são miseráveis à bastante tempo. Na minha opinião são o mínimo para tirar partido dos CPU's, mas à custa de silêncio.

É fácil sugerir aos outros para gastar dinheiro, mas existem boas alternativas a baixo custo ou excelentes alternativas que durarão anos e anos.
 
Por experiencia própria no R5 3600 considero essencial. O Wraith Stealth é insuficiente para este CPU, mas para um 2200G serve perfeitamente.
Não tanto pela performance, deu para ganhar 50 mhz de pico e 25 mhz de média, mas passou de 85 para 70 graus e com mais silêncio...

Ainda vou depois testar com fans Noctua e com um AIO, mas desconfio que AIO pro 3600 é useless...
 
eu a partida vou comprar um noctua nh-d15 e arrumo com o problema agora com esta curva ficou fixe mas nao tenho qualquer oc feito nem o automatico portanto se quiser fazer algo tem de ser mesmo com um cooler melhor e a partida nada melhor que nh-d15 nao quero aio's
 
Pelo menos para já, é inútil fazer OC ao Zen 2.

O PBO com Auto OC pouco ou nada faz, especialmente no 3700X. Mesmo com all-core ganha-se numas coisas mas perde-se noutras.

OC só mesmo para bater recordes com LN2.
 
Pelo menos para já, é inútil fazer OC ao Zen 2.

O PBO com Auto OC pouco ou nada faz, especialmente no 3700X. Mesmo com all-core ganha-se numas coisas mas perde-se noutras.

OC só mesmo para bater recordes com LN2.

para ja vou deixar default até xmp tenho off, ando com alguns bsod sem razão e ainda não descobri o porque não ta facil
 
ando com alguns bsod sem razão
Tens visto os logs do windows?

No meu sistema anterior (Intel com forte OC) era frequente aparecerem erros WHEA nos logs mesmo quando o sistema parecia perfeitamente estável. Neste os logs estão limpinhos. Mas tenho lido que o PCIe 4 dá muitos problemas quando tens dispositivos PCIe 3 instalados. Uma solução é desativar manualmente o PCIe 4 na BIOS.

até xmp tenho off
Qual memória tens? A minha (E-die 3000CL15) já testei 3600 MHz sem problemas, mas como nos benchmarks que fiz não vi grande diferença tenho a 3200CL16 no dia-a-dia.
 
Alterei a curva consoante os valores do @strobe e baixou bem o ruido da fan.

No entanto a Voltagem agora está fixa nos 1,4. É normal ? PS ( esqueçam, tanto oscila nos 0,2, como 0,4, 0,8, 1,4, 1.5.., embora esteja muito mais tempo nos 1,4 )

Eu tenho o XMP ativado, a bombar a 3200Mhz Cl16. Como não sei fazer OC ás memorias, não me vou aventurar. Aliás, nem ao CPU faço

D21iOzH.jpg
 
Tens visto os logs do windows?

No meu sistema anterior (Intel com forte OC) era frequente aparecerem erros WHEA nos logs mesmo quando o sistema parecia perfeitamente estável. Neste os logs estão limpinhos. Mas tenho lido que o PCIe 4 dá muitos problemas quando tens dispositivos PCIe 3 instalados. Uma solução é desativar manualmente o PCIe 4 na BIOS.


Qual memória tens? A minha (E-die 3000CL15) já testei 3600 MHz sem problemas, mas como nos benchmarks que fiz não vi grande diferença tenho a 3200CL16 no dia-a-dia.

entretanto vou analisar o event log

As minhas memorias são as G.SKILL Ripjaws V 16GB 3200MHz CL14
 
As minhas memorias são as G.SKILL Ripjaws V 16GB 3200MHz CL14
Essas devem conseguir 3600CL16 sem problemas.

Que vantagens tras meter a memorias a 3600 ? Mais rapidez no processamento de softwares ?
Sim. Além disso, o Infinity Fabric (que é como os cores comunicam entre si) normalmente funcionará à metade da velocidade da memória.

Mas como disse, a diferença entre 3200 e 3600 é pequena (pelo menos nos testes que fiz).
 
para ja vou deixar default até xmp tenho off, ando com alguns bsod sem razão e ainda não descobri o porque não ta facil

Aproveitaste o Windows ou é uma instalação limpa?

O ideal e estabilizar o sistema antes de avançar com alterações.

As tuas memorias são B-die, normalmente escalam bem.

Boa sorte

Não dava para alguém criar um tópico próprio de como ajustar temperaturas e voltagens para CPU e GPU? Eu também gostaria de saber e certamente muitos mais utilizadores do fórum iriam gostar. E assim evitávamos fugir ao tópico.

E sim, há muitos sites para aprender. Mas quantos não serão de confiança? E se tivermos uma dúvida? Aqui é sempre melhor para perguntar.

Tens um tópico sobre overclock dos zen2 aqui.
 
Última edição:
Back
Topo