AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Nop, só dia 10 terei elas... Estava a ver sobre as teamelite que uso agora.

Desativei o PBO e não fez diferença alguma na performance...

O curioso que tem gente a obter bons resultados com OC manual, aqui meter fixo a 40x nem faz post :D

No Tom's Hardware meteram a nova BIOS, uma X570, fonte potente e o 3700X nem com LN2 foi capaz de dar os 4.4 stock!!

Fizeram OC manual em fixar e conseguiram os 4400 com menor vCore e consumo que de origem...
 
@zeNice Qual é a tua board? É possível que o sistema não seja capaz de arrancar com os timings que deste e entretanto faça reboot com valores default.
Era precisamente isso, só achei estranho porque não recebi nenhum aviso de falha no boot. A board é uma Aorus Elite, as rams são as Trident Neo 3600 cl18

Deve ser isso mesmo. Qual o cpu/mem? Os Ryzen 2 sao menos esquisitos com a memória.

@zeNice procura no google por um tutorial de ryzen dram calculator. Na prática precisas do Thaiphoon Burner para verificar os chips usados na tua memória e depois colocas os valores no calculator e ele devolve os timings a usar.

Nao esquecer que é OverClock, nada é garantido e o risco é teu :).

edit: Valida o die das tuas memórias no Thaiphoon Burner, no meu caso comprei umas especificas que sabia que eram micron e-die, tive alguma dificuldade com o Thaiphoon Burner por causa do antivirus, mas confirmei que eram e-die (imagem de exemplo da net). Depois no calculator, metes o processador/memory type/profile version/memory rank e carregas no botão "R-XMP". No final carregas no botão "calculate safe" ou "calculate fast" (eu usei o safe). Tiras fotografia e na bios alteras os timmings e sub-timmings. Por vezes os nomes não batem mas têm sempre uma parte comum.

Para alterar o OC que queres fazer mudas o campo da Frequencia, e são ajustados os timings para essa frequencia. Deixo a imagem do meu:

g8uV53N.jpg


Boa sorte.

Obrigado LSeven, foi precisamente isso que fiz, mas usei os cálculos do preset fast. Ou fiz algo errado ou as rams são más? Entretanto comecei pelos timings principais e consegui baixar um valor em cada, vou tentar baixar mais um valor extra em cada um.
 
Boas, como fizeram o novo update da BIOS para os Ryzen Zen 2? Foi pelo site do fabricante da Motherboard ou usaram algum software instalado?

Pergunto isto pois sendo a minha motherboard uma ASUS TUF Gaming X570-Plus (Wi-Fi) e o meu CPU um Ryzen 9 3900X, tenho instalado no PC um software da ASUS, o Armoury Crate, que é o responsável por várias atualizações de software, incluindo atualizações na BIOS. Acontece que esse software da ASUS me informa que não existe nenhuma nova versão da BIOS disponível para instalar (tenho a versão 1005), quando na realidade ela existe (a tal AGESA 1.0.0.3ABBA, versão 1201), e está disponível para download, para a minha motherboard em específico, no site da ASUS.

Sendo assim, o que recomendam? É seguro instalar a nova versão da BIOS através do site da ASUS? Ou devo esperar que ela apareça no Armoury Crate?
 
Boas, como fizeram o novo update da BIOS para os Ryzen Zen 2? Foi pelo site do fabricante da Motherboard ou usaram algum software instalado?

Pergunto isto pois sendo a minha motherboard uma ASUS TUF Gaming X570-Plus (Wi-Fi) e o meu CPU um Ryzen 9 3900X, tenho instalado no PC um software da ASUS, o Armoury Crate, que é o responsável por várias atualizações de software, incluindo atualizações na BIOS. Acontece que esse software da ASUS me informa que não existe nenhuma nova versão da BIOS disponível para instalar (tenho a versão 1005), quando na realidade ela existe (a tal AGESA 1.0.0.3ABBA, versão 1201), e está disponível para download, para a minha motherboard em específico, no site da ASUS.

Sendo assim, o que recomendam? É seguro instalar a nova versão da BIOS através do site da ASUS? Ou devo esperar que ela apareça no Armoury Crate?
@ Bios se não for um software exclusivo gigabyte. É bastante simples e tens vários métodos de atualização.
 
@ze_da_esquina Updates à BIOS o melhor é fazer pela BIOS mesmo. No windows só mesmo se for obrigado. Aliás, eu software dos fabricantes só instalo se não tiver alternativa.

@Roberto1973 Quanto a mim X570 só tem interesse num cenário: para usar NVMe PCIE4. Tirando isso, é simplesmente deitar dinheiro fora. Mas também ainda não sabemos como se vai portar o 3950X. Pode ser que esse CPU justifique as melhores X570. E serão só mesmo as melhores.
 
Uso do x570 ou x370/b450 só tem relação suporte por parte do fabricante da mboard em si para Ryzen. Eu estava mais interessado era no novo chipset b550. Podia tirar partido do pciex 4.0 futuro ssd e upgrade novo Ryzen 2+ e talvez Ryzen 3 smt4, Por isso Msi lançou série max do b450 reciclou algumas MB tinha mudou EPROM toca vender.
 
é necessário fazer o download da nova versão da BIOS que quero instalar, a partir do site do fabricante da motherboard, certo?

Depende. Algumas boards (pelo menos algumas para Intel) dão para fazer download da nova BIOS dentro da própria BIOS. Mas não sei se haverá alguma board para AM4 com essa funcionalidade.

Mas fazer download para uma pen USB resulta sempre.
 
Antes de fazer update na bios grava a configuração numa pen. O update que fiz na Gigabyte limpou os perfis e tive que alterar tudo novamente.
 
Boas, alguém por aqui com CPU AMD Zen 2 que esteja com problemas com blue screens frequentes?

Nas últimas semanas tenho tido blue screens que aparecem cada vez mais frequentemente. Nos últimos dias têm sido diariamente e ocorrem quando estou a realizar tarefas leves, como pesquisar na net.

Ocorre-me que o motivo talvez possa ser o CPU, que por ser um 3900X, muito recente, ainda não esteja no ponto em termos de bom funcionamento do hardware com o software, o que talvez possa dar origem a problemas de falta de estabilidade do sistema.

Tenho todas as atualizações mais recentes do Windows 10 instaladas.

A BIOS é a versão 1005 e há uma mais recente que não tenho instalada, a já famosa AGESA 1.0.0.3ABBA, versão 1201.

Qual é a vossa opinião? Acham que se atualizar para a nova versão da BIOS poderá resolver o problema dos blue screens?
 
Eu fiz update drivers 1.9.9.3 da RX 480 e update BIOS da mboard para abba e tive voltar instalar drivers da amd chipset tinha problemas no Destiny 2 de fps.
 
Sempre fez, ou começou recentemente?

Mudaste alguma coisa? Qual a board e memória?

Acho que os blue screens começaram cerca de 1 semana após ligar a torre pela primeira vez. A partir daí, têm sido cada vez mais frequentes, tanto que neste momento já são quase diários.

Estes blue screens nunca me ocorreram enquanto realizava tarefas pesadas com o PC, como jogos, edição de vídeo e CAD. Só têm ocorrido enquanto realizo tarefas leves, como navegar na net.

Comprei a torre há pouco mais de 1 mês. Não fiz qualquer overclock, nem mudei nada.

A motherboard é uma Asus TUF Gaming X570-Plus (Wi-Fi).

A memória RAM é Corsair Vengeance LPX 3000 MHz CL15, 2x8 GB.
 
Back
Topo