AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

K9_PT

Power Member
Qual é o tipo de esquema de energia que usam para o 3700 X ?

Se uso o power Ryzen power saver - tenho o cpu com temperaturas aceitáveis mesmo a jogar e nunca ultrapassa os 60ºc

Se for o equilibrado tenho ás vezes as temperaturas a chegar aos 80ºc ??? e tenho um cooler dark pro 4

No power saver não vejo voltagens exageradas no cpu como no equilibrado, estou achar uma enorme diferença nas temperaturas só no facto de estar a mexer nos planos de energia do windows.


Olha eu ando a testar o meu em 2 jogos principalmente, World of Tanks e Warships...e faço stream no mesmo pc, ou seja jogar+streamar sendo que uso a opção de codec x264 que usa o cpu e se quiseres mando-te pm da stream já que não sei se posso colocar aqui isso...
Uso AMD Ryzen Balanced, mas capei o cpu, em low 5% e em high em 60%.. Fiquei surpreso voltagem em 0.936 e temperatura 45º em jogo pouco muda, cooler original.
No jogo 60fps pois o meu monitor não dá mais e o cpu fica á volta de 40%-60% de uso...não esquecer que estou a streamar ao mesmo tempo!...QUando precisar de mais power ativo o outro plano, para usar compilação dos videos, para já prefiro silencio,baixo consumo desde que não prejudique o estou a fazer!...QUando for necessário dou mais power!
Ainda nem fiz muitos detalhes, só hoje andei á volta da RAM, mas acho que para já nem vale apena pois devemos estar a receber nova bios, falo na MSI e daqui 1-2 meses já estará mais estabelizado...penso eu.

Queria colocar umas fotos no post, alguém sabe algum site de jeito?
 
hoOJSOe.jpg

Por orçamento reduzido apenas comprei estas ram, cmk16gx4m2b3200c16 alguém consegue me dizer os melhores acertos nos timmings para este modelo?..A board é uma X570 Gaming Plus da Msi e o cpu é o 3700x que está em stock.
 
Olha eu ando a testar o meu em 2 jogos principalmente, World of Tanks e Warships...e faço stream no mesmo pc, ou seja jogar+streamar sendo que uso a opção de codec x264 que usa o cpu e se quiseres mando-te pm da stream já que não sei se posso colocar aqui isso...
Uso AMD Ryzen Balanced, mas capei o cpu, em low 5% e em high em 60%.. Fiquei surpreso voltagem em 0.936 e temperatura 45º em jogo pouco muda, cooler original.
No jogo 60fps pois o meu monitor não dá mais e o cpu fica á volta de 40%-60% de uso...não esquecer que estou a streamar ao mesmo tempo!...QUando precisar de mais power ativo o outro plano, para usar compilação dos videos, para já prefiro silencio,baixo consumo desde que não prejudique o estou a fazer!...QUando for necessário dou mais power!
Ainda nem fiz muitos detalhes, só hoje andei á volta da RAM, mas acho que para já nem vale apena pois devemos estar a receber nova bios, falo na MSI e daqui 1-2 meses já estará mais estabelizado...penso eu.

Queria colocar umas fotos no post, alguém sabe algum site de jeito?

Em teste a diferença de temperatura é de mais de 20º!!..Em low fica pelos 52º graus e em alta vai aos 75º graus...Em performance 60% a velocidade dos cores ficar em 2225Mhz e em full vai aos 4200Mhz
 
hoOJSOe.jpg

Por orçamento reduzido apenas comprei estas ram, cmk16gx4m2b3200c16 alguém consegue me dizer os melhores acertos nos timmings para este modelo?..A board é uma X570 Gaming Plus da Msi e o cpu é o 3700x que está em stock.

Eu tenho umas dessas 32GB (2x16GB) 3200 CL16.
As minhas estão a 3466 CL16 com timings de acordo com o DRAM calculator do 1usmus. As minhas são Hynix AJR. Estas memórias têm diversas versões, desde Samsung b-die a Hynix AJR, CJR, etc.

Instala o Thaipoon Burner para veres qual o die das tuas. Depois segue um tutorial qualquer onde te explicam como preencher a informação do DRAM Calculator para veres os timings que deves colocar.
 
Em teste a diferença de temperatura é de mais de 20º!!..Em low fica pelos 52º graus e em alta vai aos 75º graus...Em performance 60% a velocidade dos cores ficar em 2225Mhz e em full vai aos 4200Mhz

Deixa ver se percebi bem: compraste um 3700x para o capares a 60%/2.225 GHz?
:facepalm:
 
Wtf? Não percebo... Uma boa caixa um bom cooler não? Alguma coisa está mal... Cooler mal colocado, pasta térmica?
 
Última edição:
Eu tenho umas dessas 32GB (2x16GB) 3200 CL16.
As minhas estão a 3466 CL16 com timings de acordo com o DRAM calculator do 1usmus. As minhas são Hynix AJR. Estas memórias têm diversas versões, desde Samsung b-die a Hynix AJR, CJR, etc.

Instala o Thaipoon Burner para veres qual o die das tuas. Depois segue um tutorial qualquer onde te explicam como preencher a informação do DRAM Calculator para veres os timings que deves colocar.

A questão vai nesse ponto, as versões, vi que era Hynix mas não sei se é AFR, MFR , CJR

*Já achei!..É AFR..agora o que recomendam, via Bios ou dentro do Windows Ryzen master?
 
Última edição:
Changelog 1.6.0:


  • Added full support for Zen 2 and X570 motherboards.
  • Added recommendations for VDDG and FCLK for Zen 2.
  • Added recommendations for Vref (CHA / CHB).
  • The maximum frequency for 1:1 mode is now 3800 MHz, and for 2:1 mode - 4200.
  • Updated presets for Samsung b-die, Hynix CJR and Micron e-die.
  • Added backward compatibility of Zen 2 with previous generations of motherboards.
  • Added PMU Training recommendations for all Ryzen platforms. Better training - a more stable system.
  • Added autosave of the main tab settings when closing the program and automatically loading them when the program is started.
  • Improved tWRRD prediction for Dual Rank.
  • Color notification of voltage limits and FCLK. Black is the norm, red is the limit.
  • Timing detection for Zen and Zen + generations. For the generation Zen 2 at the moment there is no possibility to add a definition of timings due to NDA. Unfortunately.
  • Fixed a lack of presets for X399.
  • Fixed a rare error in which it was impossible to calculate the timings.
  • Added a button to access the Internet overclocking statistics generation Zen 2.
  • For users of Intel systems in the “Additional Calculators” section, it is possible to calculate tREFI and RTL IO-L.
  • Added 2 new latency tests for MEMbench. Custom latency is a memory access test that the processor cannot predict (using a specific offset). Random latency - the average time is measured for random memory accesses in a buffer of a certain size. Partially affects the result of TLB. Both versions are release candidates, but I do not deny that there will be calibrations.
  • Custom latency and Random latency are included in the Easy and Default packages. Please note that during testing the program will open / close the prompt itself (you do not need to deal with it).
  • Added information about the size of the L3 cache processor. Also, the size of the test blocks for latency tests is controlled relative to it.
  • Added button Clear standby. There is to clean the cached memory by the operating system. Didn't the test run? - Click Clear standby.
  • Max RAM button better determines the amount of free memory available for testing. Useful for checking memory for errors.
  • There are exceptions for many functions. Fault tolerance of the program increased.
  • Graphic edits.
 
Última edição:
Entretanto na sexta começei a desmontar o PC antigo limpar o pó das ventoinhas e montar o novo, no domingo terminei de montar o bicho. Usei um Noctua NH-U12P que tinha comprado em segunda mão para outro projecto em conjunto com um kit novo para AM4.

Como tenho o bixo num armário sem caixa de PC demorei um pouco mais, mas na hora de arrancar foi tranquilo. Demorei a ir à bios para arrancar com a pen do windows e fui logo parar ao windows 7, mas nem o teclado, nem o rato estavam a funcionar, de qualquer forma o plano era instalar o windows 10, restart, na bios alterei o boot e activei o XMP da memórias (3000/cl15) e arrancou.

Depois de instalar o windows 10, actualizações, drivers da vega 56, tudo impecável. instalei o Steam/uPlay e coloquei a instalar o FC5 New Dawn, arrancou e tudo e está super fluido e silencioso. Para já estou bastante satisfeito e com 0 stress. Vou começar a ver agora as questões das voltagens/temps, e fazer OC das memórias para 3600Mhz, para já não vou fazer OC manual no CPU.

Já vi um core nos 4385Mhz, tirando isso deu para perceber que as temperaturas estão baixas, mas não tive tempo para grandes investigações. Nos proximos dias vou instalar alguns jogos que tinha no i5 4690K a 4.4Ghz para tentar perceber se tive melhorias.

Resumindo:
3700x
GB Aorus Elite X570
Noctua com adaptador AM4 e duas ventoinhas
32 Gb Ram Ballistix Sport LT 3000/cl15
Vega 56 Pulse (sem OC para já)

Tudo a bombar como se fosse um Intel :)
 
Eu nem precisei formatar, o windows do Intel arrancou a primeira, só re-install dos drivers. :D

Olha estas memórias meti olho nelas, porque parecem que dão 3600 a brincar e 3733 só por falta de sorte.

Mas tem que ter AES no part number.

Quanto deste por elas? Vi a 101 o módulo de 16GB

Board que vou ficar por B450, X570 é muito caro e não vou ter proveito.

Se pudesse seria uma ASUS ROG Crosshair VIII Impact :D

Vega 56 é um OC + undervolt para cima...
 
Última edição:
O meu também arrancou no windows 7, mas sem teclado/rato por causa dos drivers, pelo que li precisas de teclado e MB com ficha PS2, mas nem tive para me chatear, esta instalação de windows já tinha uns 7 anos. Como já andava a planear a passagem para o win10 algum tempo, foi o incentivo final.

As 3000/cl15 (30AES) e as 3200/cl16 (32AES) são equivalentes e vêm com micron-E, que deve fazer 3600/cl16 nas calmas, comprei as brancas que eram as mais baratas em stock, ficaram por 162€ com portes na amazon alemã, neste momento as vermelhas (BLS2K16G4D30AESE) ficam ligeiramente mais baratas.

Eu estava à espera das MSI a-pro ou tomahawk MAX, mas demoraram tanto que desisti, porque não queria correr o risco de em caso de stress não poder devolver a memória. Aproveitei uma promoção valente na Aorus Elite e avançei.

Quanto à Vega tinha com undervolt e ligeiro OC no 46, tenho que voltar a carregar o perfil. Aqui estou limitado pelos 75hz do monitor, pelo que não estou muito preocupado.

Entretanto já fiz o redeem do Xbox pass do CPU:), e tenho divertimento para 3 meses.
 
Eu salvei os perfis (XML) e pronto e só dar load.

como aquilo dá reset por vezes já jeito.

As cinzentas estão a 148 as 3200 CL16 euros, bom isso é um preço de combate. As 3000 custam 144...

As brancas são lindas mas de 148 para 162 ainda vai um bocado...
 
Verdade, já voltei a fazer load dos perfis antigos. A minha também de vez em quando deixa de usar o custom (ou deixava).

Fica um pouco mais caro por causa dos portes e do IVA para PT, mas ainda assim bem em conta. Praticamente o preço de 16gb b-die. Eu mandei vir as brancas porque as outras ou estavam mais caras ou os prazos de entrega eram mais altos, mas não ligo muito às cores, o PC está fechado no armário.
 
Back
Topo