AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Não consegui resolver. Fiz oc manual a 4.3ghz contudo no cpuz e assim aprece que os MHz estão fixos mas no ryzen master aparece a variar. Ora está a 1.6ghz em iddle e o resto a 4.3, sera um erro de leituras não sei...

Sim, para leituras o ryzen master é o melhor! Como estás de temperaturas com esse overclock? Também estava tentando a fazer o mesmo mas tenho um chip fraquito e o CM 212 não sei se é suficiente para tais aventuras...
 
No dia de hoje, que esta um frio do caraças, apesar de eu tentar manter a casa na ordem dos 18\19º atravez de ac, a correr o cinebench atingiu no maximo 65º e em iddle anda na ordem dos 29/30 . Esta com 1,275v. Penso que ele se aguentava prai com 1,25 mas subi para um 1,27 que assim fica com alguma margem para estabilidade. Contudo estou com um cooler que é o HR-02 Macho + a caixa msi que tras 2 fans a frente e 1 atras. Mas a caixa tem bom airflow .
 
ver se faço de uma vez por todas oc as minhas memorias, devo fazer com xmp enable ou disable?

já agora nao ha forma de mudar os valores em software em vez da bios? algumas coisas que o dram calculator sugere não encontro na minha bios, x570 aorus elite da gigabyte
 
ver se faço de uma vez por todas oc as minhas memorias, devo fazer com xmp enable ou disable?

já agora nao ha forma de mudar os valores em software em vez da bios? algumas coisas que o dram calculator sugere não encontro na minha bios, x570 aorus elite da gigabyte
Eu nas minhas fiz.

Inicialmente tentava por todos os valores do dram que aparecia. Crashava. Acabei por mudar só os basicos e esta a 3600mhz a cl16.
 
Boas malta estou a tentar fazer OC as minhas ram's usando o perfil que exportei no Thaiphoon, e sempre que aplico os timings o pc fica em loop e da reset, o que poderei estar a fazer mal?

Coloco uns prints abaixo do que dram calculator sugere e as definiçoes de bios, algumas não estou a encontrar como por exemplo as voltagens todas tirando a dram voltage.

ja tentei com XMP on e off.
o CPU está stock pois ainda tenho o cooler stock



São dois dimm's em dual channel.

Agradeço imenso a ajuda
 
Última edição:
Tenta subir a voltagem para 1.5, B-die aguenta bem isso. Depois tenta descer gradualmente.

Tive umas B-die que não conseguia fazer absolutamente nada com elas btw.
 
Tenta subir a voltagem para 1.5, B-die aguenta bem isso. Depois tenta descer gradualmente.

Tive umas B-die que não conseguia fazer absolutamente nada com elas btw.

Vou testar e dou já feedback, mas de resto coloquei tudo bem? ou falta alguma coisa? aquelas duas BGS não encontrei não sei se é grave

Ainda não percebi é se para isto devo ter ou nao o XMP activo, qual é a tua opinião?
 
Tens 3 valores em Auto que podes usar os que estão no canto inferior direito do Memory Tuner.

Se não resultar, não perdia mais tempo com isso. Tens 3200 CL14, mais que suficiente para acompanhar uma 5700 XT.
 
bem voltei a tentar mas sem carregar o XMP das memorias, usei assim passou foi de cl14 para cl16 a 3600 mas ja esta a funcionar sem qualquer problema, mais que isto será que consigo?



Já agora o PBO deve ser on ou off? uma vez que nao tenho ainda OC no CPU

ja agora alguem usa o CTR - ClockTuner for Ryzen do 1usmus?
 
Última edição:
Provavelmente será single. O Taiphoon parece confirmar isso mesmo. Hoje em dia dual rank é muito raro em sticks de 8 GB.

De qualquer modo penso que isso só afeta o termination block e não sei se configuraste isso.
 
Provavelmente será single. O Taiphoon parece confirmar isso mesmo. Hoje em dia dual rank é muito raro em sticks de 8 GB.

De qualquer modo penso que isso só afeta o termination block e não sei se configuraste isso.

coloquei agora em single rank, coloquei na bios tudo o que esta na imagem:



e volta ao mesmo renicio o pc da 3 reboots antes de dar post e pronto volta default, não percebo o motivo na verdade

se for sem importar o perfil xmp já funciona mas fico so com CL16
 
Alguém já usou o clocktuner em zen2?

Fui experimentar ontem a versao 2.0 RC4 e o estranho que nao salvou os resultados nem o profiles nem nada disso quando fechei e reiniciei o PC...

A partir dos testes, chegou no meu 3800X à um resultado de 4200 mhz no CCD1 e 4100 mhz @ 1.25v

Mas fazer overclock manual assim, perde-se o boost de 4,5 ghz, embora ganha=se performance SMT e queda no consumo.
 
Alguém já usou o clocktuner em zen2?

Fui experimentar ontem a versao 2.0 RC4 e o estranho que nao salvou os resultados nem o profiles nem nada disso quando fechei e reiniciei o PC...

A partir dos testes, chegou no meu 3800X à um resultado de 4200 mhz no CCD1 e 4100 mhz @ 1.25v

Mas fazer overclock manual assim, perde-se o boost de 4,5 ghz, embora ganha=se performance SMT e queda no consumo.

Correste o programa em modo de administrador?
De qualquer das formas, já tens o RC5 para download.
https://www.guru3d.com/files-details/clocktuner-for-ryzen-download.html
 
Boas. Tenho um 3600x com uma msi b450 gaming max. Por vezes no arranque o pc bloqueava e só lá ia com um toque no botão de reset. A seguir a isso era 100% estável. Por causa do MSFS decidi trocar os 16 gb de Teamgroup 3200 Cl16 Vulcan Z por 32 gb (2x16) de G Skill Rijjaws com as mesmas características. E até ver deixou de dar o erro no arranque, as memorias são identificadas como chips samsung e no Passmark o teste de memoria passou de 2843 para 3475. E a latencia de 40 para 33 ns. Isto com os perfis XMP para 3200. Bem sei que no uso normal as diferenças não são tão grandes, mas a diferença entre kits com as mesmas caracteristicas são maiores do que eu esperava...

E até ver muito satisfeito com as novas memórias. Os softwares de trabalho como o COD e o MSFS correm na maior e nunca mais tive chatices no arranque. E pensar que estive indeciso entre as Ripjaws e umas Team group 3600 CL18 por menos de 150 euros. O Thaiphon diz que são samsung B-DIE. Por 159,9 euros e 32 gb não está nada mau. A referência é F4-3200C16D-32GVK e foram fabricadas em Novembro de 2020. Não tentei overclocks. Agora é esperar por um 5600x ou 5800x a um preço jeitoso.
 
boas pessoal preciso de um help, tenho o meu r7 3700x com voltagem de 1.468v se ficar na maxima dos cores, a pemperatura sobe a 83 ºC tenho uma motherboard msi b450 a pro-max como posso baixar a temperatura do bicho? o cooler é o stock só que queria fazer o seguinte baixar a voltagem, e nao ter bloqueado numa certa frequência tipo 4.2 que acho perde mais tempo de vida isso é verdade? tenho agora bloqueado em 3.49 ghz porque fui as opcoes de energia e coloquei a 99% do processador e ai chega ao maximo 66ºc. já vi um video do youtube que colocaram a 4.2 ghz com voltagem de 1.175V. Só que há um modo offset que o processador trabalha só com mudança de frequencias so que queria andar com ele 100% mas mais frio para este cooler. Porque se não der certo vou adquiri um novo cooler. alguem tem configuracoes para isto? tenho memorias de 3200 da ripjaws V black.
 
Já fiz este oc á umas semanas e acho que este é o sito mais apropriado para partilhar.

A minha ram é gskill c-die 3000mhz cl16 originalmente e depois de muitos ecrãs preto no boot, blue screens etc etc posso dizer com 100% de certeza que estou estável com 3600 MHZ CL18.
Passa prime, memtest84. HCI memtest passa mais de 24 horas sem erros.

bjdHmu0.png
ZHYlKC5.png


Tive que mexer bastante nas subtimming para conseguir estabilidade total, acho que consigo descer o trc e trfc ligeiramente mas para já não vou mexer em nada.

Cheguei sinceramente a pensar que CL 18 era demais ( muito muito trial n error, de puxar cabelos, o dram calculator nao tem opcao para c-die..) mas ultimamente consegui fazer oc de 600mhz e atingi o objetivo de descer a latência da memória e no geral a performance dela aumentou um bom bocado, em stock, se tivesse 44000MB/s read era sorte... em conclusão, c-die, not so bad. E só 1.35v. :D
 
boas pessoal preciso de um help, tenho o meu r7 3700x com voltagem de 1.468v se ficar na maxima dos cores, a pemperatura sobe a 83 ºC tenho uma motherboard msi b450 a pro-max como posso baixar a temperatura do bicho? o cooler é o stock só que queria fazer o seguinte baixar a voltagem, e nao ter bloqueado numa certa frequência tipo 4.2 que acho perde mais tempo de vida isso é verdade? tenho agora bloqueado em 3.49 ghz porque fui as opcoes de energia e coloquei a 99% do processador e ai chega ao maximo 66ºc. já vi um video do youtube que colocaram a 4.2 ghz com voltagem de 1.175V. Só que há um modo offset que o processador trabalha só com mudança de frequencias so que queria andar com ele 100% mas mais frio para este cooler. Porque se não der certo vou adquiri um novo cooler. alguem tem configuracoes para isto? tenho memorias de 3200 da ripjaws V black.
Voltagens até 1.5v são normais em tarefas simples, mas não se estiveres a puxar 100% pelo PC. A 100% deverias de ter até 1.2v por core.

Estás a medir com que programa?


Vejo 3 soluções para o teu problema:
  1. Apesar dos coolers da AMD serem bons, um cooler novo em condições ficaria bastante melhor
  2. Deixar tudo automático e meteres um offset negativo na voltagem (talvez de -0.1v até -1.0v), fica mais fresco mas deves perder alguma performance overall
  3. All core OC, que é o que estás a dizer, com frequência e voltagem fixas. Perdes bastante em performance single core (gaming)
 
Back
Topo