• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

AMD ZEN2 ou Intel

godsoe

Power Member
Boa tarde a todos,

Tenho neste momento ASUS Z97-C , i5 4670k com memórias ddr3 1600mhz e estou a equacionar mudar tudo inclusive fonte de alimentação e manter apenas o investimento que fiz recentemente de uma asus strix 1080ti 11gb , o que me aconselham a montar AMD ou Intel?!

Depois de ler quase todo este tópico do início fico sem saber o que montar, se os novos ryzen ou manter-me na intel como sempre fiz e optar pelo 9900k , se alguém com tempo me puder ajudar agradecia :)

Ah, o pc é maioritariamente para jogos, será esse o objectivo.

Ficarei á espera de mais reviews dos novos ryzen 3xxxx que pelo preço realmente prometem.. mas como tantos problemas com bios e boards e falta de dados concretos fica difícil escolher para onde ir para fazer um bom investimento para uns bons anos..

Tenho a dizer que o setup que tenho com refrigeração liquida corsair h1000i tenho este intel a 4.5ghz estáveis ;)
 
Sim, mas vendo os preços das novas boards x570 vale o investimento ?! Sempre tive intel e nunca me deram problemas e nunca avariaram e sempre consegui bom OC só tenho receio que estou a ver que estes novos ryzen com o passar dos anos fiquem para trás por não ser possível mexer neles e ainda pro cima a ter que usar voltagens altíssimas :\
 
Sim, mas vendo os preços das novas boards x570 vale o investimento ?! Sempre tive intel e nunca me deram problemas e nunca avariaram e sempre consegui bom OC só tenho receio que estou a ver que estes novos ryzen com o passar dos anos fiquem para trás por não ser possível mexer neles e ainda pro cima a ter que usar voltagens altíssimas :\
Se neste momento Ryzen está ao mesmo nível de IPC no futuro nunca pode ficar para trás (a não ser software mal otimizado)
A nível de voltagens se estás preocupado com isso vai ver umas reviews do i9
 
Tens de dar um orçamento, sem isso não dá para te ajudar...

Pelo que percebi é uma máquina completa sem placa gráfica é isso?
Já tens monitor 1440P? Se sim, qual?
 
Stormgiant desculpa amigo eu pretendia ajuda sim , nao pensei é que nao pudesse por isso lá naquele tópico.. peço desculpa novamente..

O orçamento como devem saber quanto menos melhor , mas se tiver que gastar, não mais que 2000€ é o meu teto máximo.

O monitor que tenho penso que ainda seja bom , é um ASUS
VG248QZ TN 24" FHD 16:9 144Hz

Sim , tenho somente a gráfica que comprei á uns meses que é um ASUS Strix 1080 TI 11gb o resto tenho que mudar tudo porque mesmo a fonte sendo uma XFX 550w gold edition não aguenta com novo setup certo ?!

A caixa que tenho é uma Corsair Obsidian 500d SE toda em vidro e o sistema de refrigeração tambem comprei corsair h100i pro rgb

Se puderem ajudar agradecia.
 
Uma 1080Ti para jogar a 1080P? :p

De qualquer forma, assumindo que é só para jogar e aproveitando o teu material (Cooler, Caixa e Gráfica), eu faria algo como:

Processador Intel Core i7-9700K - 396€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Elite - 183€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Gunmetal - 90€
SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB QLC NVMe - 123€
Fonte de Alimentação Corsair RM750i Full Modular - 135€

Total: 927€

A tua fonte efectivamente fica curta, a máquina assim deve puxar uns 500W em load (sem oc) por isso, ficava muito perto do limite.
 
Se fosse eu comprava um monitor 1440p 144 e metia um ryzen 3600 :)
Acho que é bem melhor investires num monitor bom para uns bons anos do que num CPU (9900k) que para além de já ter algum tempo para o ano com a subida das core count nos CPU´s da intel vai diminuir bastante de valor.
A 1440p a diferença entre um 3600 e um 9900k não é assim tanta, especialmente com uma gráfica de gama média atualmente (1080Ti).
 
Uma 1080Ti para jogar a 1080P? :p

De qualquer forma, assumindo que é só para jogar e aproveitando o teu material (Cooler, Caixa e Gráfica), eu faria algo como:

Processador Intel Core i7-9700K - 396€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Elite - 183€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Gunmetal - 90€
SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB QLC NVMe - 123€
Fonte de Alimentação Corsair RM750i Full Modular - 135€

Total: 927€

A tua fonte efectivamente fica curta, a máquina assim deve puxar uns 500W em load (sem oc) por isso, ficava muito perto do limite.
Se fosse eu comprava um monitor 1440p 144 e metia um ryzen 3600 :)
Acho que é bem melhor investires num monitor bom para uns bons anos do que num CPU (9900k) que para além de já ter algum tempo para o ano com a subida das core count nos CPU´s da intel vai diminuir bastante de valor.
A 1440p a diferença entre um 3600 e um 9900k não é assim tanta, especialmente com uma gráfica de gama média atualmente (1080Ti).


Das opiniões dos dois , deveria de investir num monitor?? Este monitor é de 144hz e full hd, sei que ja existem de 240hz teria mais partido com a gráfica que tenho é isso Filipe que estás a dizer ?

Nunca tive Board Gygabyte isso é bom material ?! Sempre tive Asus em Boards

Eu pretendo montar um bom PC para uns bons anos mesmo, o 9700k é melhor que o 9900k ?

Vão sair novos cpu intel não vão , geração 10 correto ? vi no facebook que havia um a 500dolares que ia sair.. acham que vale a pena esperar ?
 
O que vais mesmo jogar?
Sinceramente iria para AMD e poupava dinheiro, não vejo motivos para comprar um Intel neste momento (já tive Intel e sai recentemente de um 8600k para um Ryzen 3600) muito sinceramente mesmo em boards antigas como podes ver na minha assinatura estou a correr um 3600 com uma x370 e até agora fora a bios que não consigo usar rato na ultima versão (deve ser algum bug por ser recente) 0 problemas e se queres algo para uns bons anos vai para um 3700x ou até o abusado 3900x (que para o teu uso não me parecem necessários) e esquece o 9900k ou o 9700k pois estás a pagar muito a mais para uns meros 5% de performance em jogos (alguns jogos a AMD ganha), numa plataforma com problemas de segurança conhecidos e que aquece bastante mais.
 
Jogo um pouco de tudo, csgo apex tom raider metro assassin pubg.. mas maioritariamente jogo jogos de FPS mesmo.

O setup que o FilipeCarvalho montou parece porreiro, mas o porque de o 9700k em vez do 9900k e a board preferia asus e as memórias nao seria melhor de 3600mhz em vez de 3200 ? CL16 das memorias nao era melhor CL19 ou assim ?!
 
Não querendo ser má pessoa a escolha final é sempre tua e já dei a minha opinião sincera sobre a Intel, o 9900k é um CPU que para o uso que indicas não é necessário visto que os jogos neste momento no máximo usam 6 cores e provavelmente quando usarem mais cores o hardware actual já estará desactualizado e o 9900k é um CPU extremamente quente, quanto às frequências na ram não escalam assim tanto no performance como tu pensas e não é necessário gastares mais dinheiro em rams com mais frequência.
 
Bom, o pessoal está só a tentar poupar-te uns valentes trocos, em coisas que não vão fazer praticamente diferença no resultado final.
A gama Z390 da ASUS além de mais fraca na sua generalidade, é tendencialmente mais cara que a da Gigabyte. Isso resulta numa relação qualidade preço horrível. As Giga Z390 saíram particularmente boas, e são a escolha acertada, na grade maioria dos casos.
O 9900K não vai fazer nada por ti que o 9700K não faça.
Memórias é um assunto um pouco mais complexo. Podes pegar num kit de 3200 e leva-lo a 3600 ou mais com timings mais relaxados, podes pegar num de 3600 e baixa-lo para 3200 com timings mais apertados, etc. Em geral, é ver um kit com boa relação spec/preço. Qualquer coisa a partir de 3200 cl16 está bom. Mas dar dezenas de euros extra por um com specs superiores em geral não compensa, a memória não tem assim tanto impacto na performance que justifique esse tipo de dinheiro.

Posto isto, eu não ia nem de 9700, nem de 9900, ia de 3700X, mesmo. É um CPU com recursos ao nível do 9900K e mais barato que o 9700K...
 
Ok , entendido! =)

Sempre me vou converter então... está visto!!! Tive sempre Intel mas está na hora de arriscar na mudança, vou tentar então AMD, só espero nao me enrascar como se costuma dizer. O Pc é mesmo só para jogos e alguns trabalhos provavelmente mas nada de especial, vou seguir o vosso conselho e vou optar então por AMD.Depois dou noticias quando montar o pc , irei á pcc diga a Leiria também para me ajudar com a build.
 
@godsoe eu próprio também estranhei o performance desta nova geração da AMD pois alem do 8600k tb tive o Ryzen 2600 e o Ryzen 1700 e em termos de performance em jogos é literalmente da noite para o dia comparando as gerações anteriores. E se há alguém que poderia notar bem a diferença sou eu pois estou a usar um monitor de 240hz.
 
A questão dos monitores que estava a ser discutida era a da resolução e não da taxa de actualização, ou seja, falava-se em mudar de FullHD para QuadHD.

Para que entendas, deixo-te as designações mais comuns:
FHD - FullHD - 1080P
QHD - QuadHD - 1440P (também conhecido como 2K)
UHD - 4K UltraHD - 2160P
 
@godsoe eu próprio também estranhei o performance desta nova geração da AMD pois alem do 8600k tb tive o Ryzen 2600 e o Ryzen 1700 e em termos de performance em jogos é literalmente da noite para o dia comparando as gerações anteriores. E se há alguém que poderia notar bem a diferença sou eu pois estou a usar um monitor de 240hz.

boas. essa combinação r3600 + RX Vega 56 Pulse dá quantos fps em csgo, em low? dá para os 240 hz do monitor?
 
Back
Topo