Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

O intervalo de produção em massa e venda é de meses e não semanas ;)

Supostamente os Rembrandt já estão em produção em massa. Não me parece que fosse dificil pegar em parte desse silicio e fabricar alguns Warhol. Mas sim, até podem anunciar e colocar algumas unidades à venda em Dezembro apenas para manterem a narrativa nas reviews, mas um lançamento em massa só deve acontecer no Q1.
 
Supostamente os Rembrandt já estão em produção em massa. Não me parece que fosse dificil pegar em parte desse silicio e fabricar alguns Warhol. Mas sim, até podem anunciar e colocar algumas unidades à venda em Dezembro apenas para manterem a narrativa nas reviews, mas um lançamento em massa só deve acontecer no Q1.
Vi agora o vídeo que o @Nemesis11 postou e ele diz explicitamente early 2022 xD (8:30 do vídeo)
 
Vi agora o vídeo que o @Nemesis11 postou e ele diz explicitamente early 2022 xD (8:30 do vídeo)

Sim mas supostamente também vais ter Zen 3XT num futuro próximo sem 3d vcache. Duvido que lancem os dois produtos ao mesmo tempo.

Se o Greymon diz que pode haver algum SKU novo em Dezembro, é porque a possibilidade é bem real.

EDIT: Estive a dar stalk ao feed dele, e pelos vistos ele referiu que os XT são em 2022 apenas. Portanto a sair qualquer coisa em nova em Dezembro teria de ser um Zen3+, mas não sei. Veremos, mas possivelmente deve ser como afirmaste. 2022 Q1
 
Última edição:
Esse zen3+ nunca foi bem claro o que seria e cá para mim o que chamavam de zen3+ deve ser zen3 com 3d vcache. Ou seja, não dois produtos distintos mas sim o mesmo (quanto muito podem aparecer uns refreshes dos actuais com nome de XT mas isso deve ser zen3 na mesma).
 
Sim zen3+ supostamente é zen3 com 3d vcache. E agora pensando melhor faz sentido lançarem os zen3+ e zen3 XT ao mesmo tempo, sendo os Zen3 XT um possivel binning de possiveis erros de SRAM na produção dos zen3+
 
Esse zen3+ nunca foi bem claro o que seria e cá para mim o que chamavam de zen3+ deve ser zen3 com 3d vcache. Ou seja, não dois produtos distintos mas sim o mesmo (quanto muito podem aparecer uns refreshes dos actuais com nome de XT mas isso deve ser zen3 na mesma).
Eu fico com a ideia que o Warhol e o Zen3 VCache são duas coisas diferentes.

O Warhol, que apareceu nos Roadmaps há muito tempo, seria um Zen3+ no sentido de Zen3 com melhorias, talvez a nível de arquitectura, ou mais Cores, ou usar já o Socket AM5, etc. Esse Warhol, se existiu, foi o que foi cancelado, como é referido no tweet que inicialmente colocaste em que a pessoa corrige para Warhol e que nem teria chegado à fase de tape out.
Suponho que esse Warhol tenha sido preterido em favor do Zen3 Vcache, por algum razão.
O Zen3 VCache, pode ser considerado Zen3+, mas não deve ter grandes diferenças além da L3.
 
Eu fico com a ideia que o Warhol e o Zen3 VCache são duas coisas diferentes.

O Warhol, que apareceu nos Roadmaps há muito tempo, seria um Zen3+ no sentido de Zen3 com melhorias, talvez a nível de arquitectura, ou mais Cores, ou usar já o Socket AM5, etc. Esse Warhol, se existiu, foi o que foi cancelado, como é referido no tweet que inicialmente colocaste em que a pessoa corrige para Warhol e que nem teria chegado à fase de tape out.
Suponho que esse Warhol tenha sido preterido em favor do Zen3 Vcache, por algum razão.
O Zen3 VCache, pode ser considerado Zen3+, mas não deve ter grandes diferenças além da L3.

Sim é possivel. Pelo menos há a confirmação oficial que alguma coisa a AMD vai lançar antes dos zen4, o que seria sempre expectável, mas existiram os que juraram a pés juntos que não iria haver nada até aos zen4. Estou a falar dos youtubers suspeitos do costume.
 
Sim é possivel. Pelo menos há a confirmação oficial que alguma coisa a AMD vai lançar antes dos zen4, o que seria sempre expectável, mas existiram os que juraram a pés juntos que não iria haver nada até aos zen4. Estou a falar dos youtubers suspeitos do costume.
Num certo ponto de vista, têm razão. O Zen3 VCache é um novo produto, mas se o Zen3 já estava pensando para usar VCache, nada muda na die com o Zen3. É a mesma que está à venda. Em Desktop, nesse ponto de vista, não há nada antes dos Zen4.

Já agora, outros três pontos que achei interessante naquele vídeo da AMD:
  • A AMD não parece nada inclinada em criar um Big Little nos próximos tempos, ao contrário da Intel.
  • Nem uma palavra sobre o Threadripper, seja Zen3 ou Zen3 VCache, nos TR "Normais" ou Pro. Nada.
  • Parece que grande parte do foco está em melhorar as propostas no mercado Mobile, a nível de Power Management.
 
Sim é possivel. Pelo menos há a confirmação oficial que alguma coisa a AMD vai lançar antes dos zen4, o que seria sempre expectável, mas existiram os que juraram a pés juntos que não iria haver nada até aos zen4. Estou a falar dos youtubers suspeitos do costume.
Tambem percebi que vem algo. Em que socket seria? Um ultimo em am4? Ou ja seria am5?
 
Num certo ponto de vista, têm razão. O Zen3 VCache é um novo produto, mas se o Zen3 já estava pensando para usar VCache, nada muda na die com o Zen3. É a mesma que está à venda. Em Desktop, nesse ponto de vista, não há nada antes dos Zen4.

Já agora, outros três pontos que achei interessante naquele vídeo da AMD:
  • A AMD não parece nada inclinada em criar um Big Little nos próximos tempos, ao contrário da Intel.
  • Nem uma palavra sobre o Threadripper, seja Zen3 ou Zen3 VCache, nos TR "Normais" ou Pro. Nada.
  • Parece que grande parte do foco está em melhorar as propostas no mercado Mobile, a nível de Power Management.

O foco no mercado OEM e mobile percebe-se, porque é onde está o dinheiro se excluirmos o mercado de servidores e a AMD tem muito caminho a trilhar nesse segmento onde a Intel domina claramente.

Tambem percebi que vem algo. Em que socket seria? Um ultimo em am4? Ou ja seria am5?

Quase de certeza AM4, aliás estava agora a ver um video do RedGamingTech, e ele costuma estar bem informado no que à AMD diz respeito, não vão sair novos chipsets até ao zen4.
 
Tambem percebi que vem algo. Em que socket seria? Um ultimo em am4? Ou ja seria am5?
Quase de certeza AM4, aliás estava agora a ver um video do RedGamingTech, e ele costuma estar bem informado no que à AMD diz respeito, não vão sair novos chipsets até ao zen4.
Não é quase de certeza. A AMD mostrou esse produto na Computex e está um vídeo uns posts acima, com uma pessoa da AMD, a dizer exactamente o que irá aparecer no início de 2022 e não só.
Neste caso não vale a pena referir vídeos do youtube ou leaks ou roadmaps. :-D

Para quem não viu o vídeo. Inicios 2022:
  • Lançamento de Produtos Zen3 com VCache.
  • Socket AM4.
  • +/- 15% melhor IPC em Jogos, sem tocar em Clocks ou Arquitectura (Palavras da pessoa da AMD).
A AMD mostrou o Zen3 com VCache na Computex. É bastante simples de perceber o que é. É o Zen3 actual com dies SRAM na vertical, que aumentam o tamanho da Cache L3. Depois pode haver outras pequenas diferenças ao Zen3 que está no mercado, como Clocks, etc, mas no essencial é isto.

Depois o vídeo diz o que vão apresentar no final 2022:
  • Zen4.
  • Nova Plataforma, mas os Coolers AM4 serão compatíveis.
  • DDR5
  • Pci-Ex Gen5
Está tudo no vídeo de 15 minutos deste post. Se quiserem ver a parte do Zen3 mais VCache nos inícios de 2022, está a partir dos 8:00.
 
Parece-me inconcebível esta situação do L3 não ter sido detectada há bastante tempo. Mais do que isso, como pode um OS que é basicamente o mesmo que o anterior não ter isto em conta...

Enfim, do mal o menos. Pelo menos estão claramente a actuar com relativa rapidez, mas é correr atrás do prejuízo.

Da minha parte não senti nenhuma diferença palpável quando mudei para Win11, mas pelos relatos os 5600X deverão ser dos que menos sofrem.
 
Mas a Puget Systems já não andava a testar os TR Zen3 em finais de Agosto?

AMD_Ryzen_Threadripper_PRO_5995WX_Zen_3_Flagship_CPU_Benchmark_on_Sharkstooth_Platform__1_1.png


acho que o leak da gigabyte apontava para lançamento algures em Novembro (non-Pro).

Information revealed from the latest Gigabyte hack claims that AMD will reportedly launch Threadripper 5000 in November. However, the equivalent Pro variants may not debut until 2022.
https://www.tomshardware.com/news/t...adripper-pro-3995wx-photogrammetry-benchmarks
 
Y3q6r3Q.jpg


Parece que irá existir um Refresh do Zen3 para portáteis 15W TDP Low End, com o Codename "Barcelo" e continuarão a ter o nome 5000.

Ao mesmo tempo, parece que irá existir Ryzens 6000 com um "Zen3+" com o Codename "Rembrandt" que será diferente do "Zen3+VCache", usando já a Navi2 no GPU, feitos a 6nm, DDR5, USB4, Pci-Ex Gen4, etc.
k2w1SMl.jpg


https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-7-5825-and-ryzen-5-pro-5675-to-be-based-on-barcelo-silicon

Espero bem que se confirme a separação entre os 5000 e 6000 e não voltarem a colocar duas gerações diferentes, com o mesmo nome.

EDIT: Se bem percebo, o Threadripper Zen3 foi cancelado e só irá existir o Threadripper Pro Zen3(?)
 
Última edição:
Back
Topo