AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Alguém está a ter problema com o 5600X de aquecimento ?
Está me aquecer demasiado e a chegar ao ponto de se desligar devido a isso (aparece me o aviso da bios), estou a jogar cod warzone e tenho também uma rx6800 xt...
Tenho cooler stock e já vi que teria de comprar um Artic Freezer o quanto antes mas é normal isto ? Não devia o stock cooler aguentar alguma temperatura ?

https://prnt.sc/vpglpp
 
Última edição:
Alguém já testou o Curve Optimiser destes Zen3?

Hoje andei a fazer uns testes:
  • PBO + AC: 4840mhz boost single core, 4590mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 72ºC, score 11573 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 2 or 3: 4840mhz boost single core, 4640mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 68ºC, score 11656 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 15: 4840mhz boost single core, 4713mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 74ºC, score 11921 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 20: 4840mhz boost single core, between 4739 and 4764mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 72ºC, score 11906 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 22: 4840mhz boost single core, between 4739 and 4764mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 72ºC, score 11937 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 23: 4840mhz boost single core, 4764mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 72ºC, score 11995 pts multi core.
  • PBO + AC, curve optimiser set to minus 24: 4840mhz boost single core, 4764mhz boost all cores, max temp Cinebench R23 72ºC, score 11958 pts multi core.
  • Curve optimiser set to -25: stock 3.7, no boost.
  • Curve optimiser set to -30: crasha o pc ao correr o bench.

No fim disto, puxei a ram para 3800 CL16 (é um kit 3200 CL16, Micron a entregar) e safei 12086 pts no multi core Cinebench R23. Single core fica em 1602pts.
 
Acabei de instalar o meu 5900X. Tenho umas Trident Z 3600 CL16 (b-die) lembro-me de ter visto algo sobre ajustar o FCLK.. Pelo que me lembro era colocar o FCLK do cpu á mesma frequência da ram, certo? 1:1 seria 1800 FCLK, estou correto?
 
Sei que é um pouco "off topic" mas preciso de esclarecer uma dúvida antes de montar a minha maquina e precisava da vossa opinião..

Chegou esta semana a motherboard (Asus ROG Strix B550-F Gaming (WI-FI) para montar o meu 5800x..
Reparei que na dobra num dos Microfine Alloy Chokes (foto em anexo), existe uma pequena marca diferenciada "o revestimento prateado encontra-se "estalado", vendo-se uma cor bronze por trás dessa falha.

Não sei se me devo preocupar com isso ou não..

Obrigado pela ajuda

 
Sei que é um pouco "off topic" mas preciso de esclarecer uma dúvida antes de montar a minha maquina e precisava da vossa opinião..

Chegou esta semana a motherboard (Asus ROG Strix B550-F Gaming (WI-FI) para montar o meu 5800x..
Reparei que na dobra num dos Microfine Alloy Chokes (foto em anexo), existe uma pequena marca diferenciada "o revestimento prateado encontra-se "estalado", vendo-se uma cor bronze por trás dessa falha.

Não sei se me devo preocupar com isso ou não..

Obrigado pela ajuda

Não me parece normal ter um acabamento desta "qualidade" e os do lado nem estão assim. Eu trocaria, pelo sim pelo nao, se isso é o que se ve, imagina o que nao se vê!

Manda msg ao suporte a explicar a situaçao.
 
Não me parece normal ter um acabamento desta "qualidade" e os do lado nem estão assim. Eu trocaria, pelo sim pelo nao, se isso é o que se ve, imagina o que nao se vê!

Manda msg ao suporte a explicar a situaçao

Fiz asneira foi em registar logo o serial number da motherboard no site da Asus.. Só reparei nesta situação depois.. será que aceitam trocar mesmo assim?
Aquele camada interior parece me cobre, mas não tenho a certeza..
 
Sei que é um pouco "off topic" mas preciso de esclarecer uma dúvida antes de montar a minha maquina e precisava da vossa opinião..

Chegou esta semana a motherboard (Asus ROG Strix B550-F Gaming (WI-FI) para montar o meu 5800x..
Reparei que na dobra num dos Microfine Alloy Chokes (foto em anexo), existe uma pequena marca diferenciada "o revestimento prateado encontra-se "estalado", vendo-se uma cor bronze por trás dessa falha.

Não sei se me devo preocupar com isso ou não..

Obrigado pela ajuda



acho que e "so" solda a menos ou que n ficou derretida o suficiente..
 
Querem mesmo a papinha toda feita...


Boas pessoal,

Tenho estado a seguir o tutorial para fazer o tunning manual das memorias do meu Ryzen 5600x e como sou alto noob, tenho duas duvidas:

- No Dram Calculator não há opção para escolher a nova serie Zen 3 (somente as gerações anteriores). Qual delas seleciono?
- Tenho umas memórias G.Skill Trident Z neo 3200mhz CL16, mas no Thaiphoon Burner apenas mostra no Die density / Count que é 8 GB 1 die. Como posso ver que tipo de Die tem?

Obrigado
 
Boas pessoal,

Tenho estado a seguir o tutorial para fazer o tunning manual das memorias do meu Ryzen 5600x e como sou alto noob, tenho duas duvidas:

- No Dram Calculator não há opção para escolher a nova serie Zen 3 (somente as gerações anteriores). Qual delas seleciono?
- Tenho umas memórias G.Skill Trident Z neo 3200mhz CL16, mas no Thaiphoon Burner apenas mostra no Die density / Count que é 8 GB 1 die. Como posso ver que tipo de Die tem?

Obrigado

Isso é uma questão para ir para as dúvidas AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo e não para aqui que é para noticias. ;)
 
Boas pessoal,

Tenho estado a seguir o tutorial para fazer o tunning manual das memorias do meu Ryzen 5600x e como sou alto noob, tenho duas duvidas:


- No Dram Calculator não há opção para escolher a nova serie Zen 3 (somente as gerações anteriores). Qual delas seleciono?
- Tenho umas memórias G.Skill Trident Z neo 3200mhz CL16, mas no Thaiphoon Burner apenas mostra no Die density / Count que é 8 GB 1 die. Como posso ver que tipo de Die tem?

Obrigado!
 
Boas pessoal,

Tenho estado a seguir o tutorial para fazer o tunning manual das memorias do meu Ryzen 5600x e como sou alto noob, tenho duas duvidas:


- No Dram Calculator não há opção para escolher a nova serie Zen 3 (somente as gerações anteriores). Qual delas seleciono?
- Tenho umas memórias G.Skill Trident Z neo 3200mhz CL16, mas no Thaiphoon Burner apenas mostra no Die density / Count que é 8 GB 1 die. Como posso ver que tipo de Die tem?

Obrigado!

Há minutos estive a mexer nas minhas(porém sem sucesso), pelo que sei, escolhes ZEN2 AM4/sTRX4 e vai dar mais ou menos ao mesmo. Tenho uma B550 e escolhi x570 que dizem ser parecido. Tenho ainda que aprender mais um pouco.

Podes introduzir aqui o teu SKU https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/ e vês se é b-die.
 
Há minutos estive a mexer nas minhas(porém sem sucesso), pelo que sei, escolhes ZEN2 AM4/sTRX4 e vai dar mais ou menos ao mesmo. Tenho uma B550 e escolhi x570 que dizem ser parecido. Tenho ainda que aprender mais um pouco.

Podes introduzir aqui o teu SKU https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/ e vês se é b-die.
Isso do B-die e bom ou mau? Gostava de saber saber se vale a pena mudar as que tenho ou não. Isto mais numa de meter 1:1 a proporção.
 
Back
Topo