AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Cá por casa, o 5900X fez no Cinebench R23:

Multi 19665
Single 1559

Está fraco, assim assim, ou mau?
 
Última edição pelo moderador:
Engraçado, eu tenho Auto OC no 5800X (depois das chatices com o 8700K prefiro algo simples e entao meti auto OC e siga)...

Com o Ubuntu numa VM vi um core bater nos 5.1 Ghz de velocidade :D
 
Boas,

Adquiri um 5800x para a minha primeira build custom watercooled :D

Acontece que não estou muito impressionado com as temperaturas do bicho, estou a chegar facilmente aos 80°C (a fazer algo tão simples como jogar CS GO) e isto com dois radiadores de 240mm, numa caixa corsair 280x. Sendo que ainda me falta adicionar um RTX 3080 ao loop para aquecer mais as coisas.

Já andei no Ryzen Master em modo manual e baixei a voltagem para 1.25V (a motherboard estava a definir 1.4v) e clocks a 4300 MHz.

Vindo eu de um Intel 6600k não tenho muita experiência em OC nos Ryzen, alguma dica? Devo deixar o modo manual de lado? Estou a puxar muito ao querer 4.3GHz em todos os cores?

E com base no meu setup o que acham das temperaturas? Muito altas?

EDIT:
Para os curiosos, fica o detalhe do meu setup:
-AMD R 7 5800x
-MSI B550M Mortar
-GTX 1070 (quando houver tempo vai uma RTX 3080)
-RAM G skill trident Z 3600 mhz
-fonte corsair RM750i
-caixa corsair 280x
-waterblock phanteks c350a
-2x radiadores EKWB 240mm (27mm de espessura)
 
Última edição:
Boas,

Adquiri um 5800x para a minha primeira build custom watercooled :D

Acontece que não estou muito impressionado com as temperaturas do bicho, estou a chegar facilmente aos 80°C (a fazer algo tão simples como jogar CS GO) e isto com dois radiadores de 240mm, numa caixa corsair 280x. Sendo que ainda me falta adicionar um RTX 3080 ao loop para aquecer mais as coisas.

Já andei no Ryzen Master em modo manual e baixei a voltagem para 1.25V (a motherboard estava a definir 1.4v) e clocks a 4300 MHz.

Vindo eu de um Intel 6600k não tenho muita experiência em OC nos Ryzen, alguma dica? Devo deixar o modo manual de lado?

E com base no meu setup o que acham das temperaturas? Muito altas?
Eu com o mesmo cpu, mas numa nox sigma rgb com.duas fans frontais em intake, uma traseira a fazer exhaust e com um aio da cooler master r240l rgb em auto estava a fazer 90 graus a correr conebench r23. O gajo estava a fazer a volta de 1.36v e estava fixo em 4.5ghz com as fans todas a 100% caixa e cooler.

A jogar COD:warzone nas mesmas condições estava com 73 a 75graus.

Como achei isto muito alto, decidi fazer undervolt, então para esses mesmos 4.5gb fui baixando a voltagem e estou 100% estável com 1.61v e as temperaturas passaram para 77,78 graus no conebench e a jogar a volta dos 68 graus.

Depois troquei a caixa, por uma phanteks p600s e a diferença foi brutal, nas mesmas condições baixaram a volta de 8 a 10 graus em auto o cpu, ou seja em cinebench a volta de 80 a 83graus e a jogar uns 68.

Fazendo undervolt para as mesmas condições baixou muito, basicamente a correr cinebench a 4.5ghz com 1.161v ficou a volta de 63 a 66 graus e a jogar a volta dos 58 graus.

Depois troquei o cooler por um arctic liquid freezer ii 360mm e em auto no cinebench 73graus e a jogar nos 64 a 66 graus.

Fazendo undervolt cinebench a volta dos 58 graus e a jogar nos 44 a 46 graus.

E esta a minha experiência.
 
Exacto, acho que o problema aí poderá mais ter a ver com o airflow da caixa que outra coisa.

Com dois radiadores para teres temps tão elevadas é porque :

A) não está a entrar ar fresco o suficiente

B) não está a extrair o ar quente em condições.

C) as duas

É que 2 radiadores de 240 basicamente faz-te ter o equivalente a um 480! Ainda que de 27mm não sejam propriamente uma grande loucura para dissipar calor.
 
Acontece que não estou muito impressionado com as temperaturas do bicho, estou a chegar facilmente aos 80°C (a fazer algo tão simples como jogar CS GO) e isto com dois radiadores de 240mm, numa caixa corsair 280x.
Eis o que diz uma review da Anandtech:

"Both processors are reporting 4450 MHz all-core turbo frequency, however the 5800X is doing it with 14.55 W per core, but the 5600X can do it with only 10.20 W per core. In this instance, this seems that the voltage of the 5800X is a lot higher than the other processors, and this is forcing higher thermals – we were measuring 90ºC at full load after 30 seconds (compared to 73ºC on the 5600X or 64ºC on the 5950X), which might be stunting the frequency here. The motherboard might be over-egging the voltage a little here, going way above what is actually required for the core."

Podes experimentar isto:

"ECO mode, for me, drops the all-core frequency in the same load by about 500 MHz. The CPU-Z score drops from 6600 to 6100. Single core stays the same. The all-core temperature drops by almost 30 degrees!!

There is probably a heat transfer bottleneck from the die to the IHS. I dropped my fan speeds to 1000 rpm max (from 1300/1400) so I would hear them less, and it made no change to the frequencies nor temperatures."
 
Boas,
@[nCoGn1t0 Depois da tua partilha à cerca do clock e vCore (4.5GHz a 1.16V) também fiz um undervolt mais agressivo (confesso que ainda nao me tinha passado pela cabeça descer tanto a voltagem achei que ia ser instavél). Resumindo consegui descer para 1.13124V @ 4.4Ghz :001:

Testei no CB23 durante 30 min e ainda fiz uma partida de CS GO, sendo que até agora parece estavel. Infelizmente não consigo chegar a 4.5GHZ sem subir substancialmente a voltagem (1.20V).

Quanto às temperaturas máximas fiz três testes (temperatura ambiente 20°C):
-->CB23 durante 30 min: 68ºC
-->CB23 + FurMark (para adicionar calor da GPU dentro da caixa) durante 30min: 74ºC
-->CS GO uma partida (~25-30min): 71ºC
--> Retirei o painel superior da caixa e corri novamente o CB23 durante 30 min: 54°C

@MAN!4K A opção mais correcta deve ser a C.... Comprei uma caixa pela estética e não pelo airflow. A Corsair 280X para além de ser pequena (Micro ATX), tem pouco AirFlow por causa dos vidros.

Deixo umas imagens.
Ainda está em construção, quando tiver a grafica nova completo o loop com hard tubing, tenho de dar um jeito no RGB (está demasiado unicórnio) e arrumar melhor alguns cabos.

mt2oTri.jpg

NCYBlNk.jpg


EDIT: Consegui baixar mais o vCore
 
Última edição:
Hoje ando a tentar de novo acertar os timings do meu kit 3600 cl16 para cl14, b-die. Parece em 2T já consigo, com 1T vou ver, talvez com GearDown.
 
Obrigado a todos pela informação :) isto será para fazer um update a um ryzen 3 2200g num futuro não muito próximo (talvez um ano) . Provavelmente irei para um ryzen 5 3600, que já será um belo de um salto e não haverá necessidade de trocar de board.
 
Obrigado a todos pela informação :) isto será para fazer um update a um ryzen 3 2200g num futuro não muito próximo (talvez um ano) . Provavelmente irei para um ryzen 5 3600, que já será um belo de um salto e não haverá necessidade de trocar de board.
Por experiencia propria, já que tive ambos os CPUs, o 3600 puxa mesmo mais que o 2200G e "aquece bem" os VRMs. Para zen2 recomendaria pelo menos uma boa B450...

Par zen3 nem deve existir qualquer suporte em chipsets 300 series.

Qual é a board?
 
Hoje fui ao site da msi para ver se havia uma bios nova para a minha msi b450a pro max e estava lá uma bios beta com a designação de:
- Updated AMD AGESA ComboAm4v2PI 1.1.0.0 Patch D
- Support Re-size BAR function to enhance GPU performance.

Alguem sabe se esta função de BAR funciona com os cpu´s zen 2 da serie 3000? ou é só para os cpu´s zen3?
 
Back
Topo