1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por JPgod, 27 de Outubro de 2020. (Respostas: 391; Visualizações: 16694)

1. Mas testaste o PBO2? Basicamente é defenires o PBO em modo advanced e depois ajustar manualmente o offset de voltagem negativa com o Curve Optimizer e ele internamente faz o undervolt conforme o load do CPU (quanto maior o offset maior o undervolt, em que cada unidade representa uma variação de 3mV-5mV se não estou em erro)
    Nunca testei os modos eco nem enhanced, não te sei dizer o que fazem internamente, nem sei se utilizam o curve optimizer (que é o a base do PBO2).

Por exemplo no meu 5600X passei de 4.2GHz all-core a 1.38v (stock) para 4.65GHz all-core a 1.2v.

As minhas settings para PBO2 sem aumentar o max boost clock:

Pelo que percebi isto traduz-se num undervolt face à curva de voltagem stock de:
    core 0: 60mV a 100mV
    core 1: 60mV a 100mV
    core 2: 75mV a 125mV
    core 3: 72mV a 120mV
    core 4: 75mV a 125mV
    core 5: 75mV a 125mV

Última edição: 6 de Janeiro de 2021
  2. r3dleh

r3dleh Power Member

Aaah pois nestas configs manuais não mexi de facto... vou averiguar jonyk :beerchug:

3. JFV93

JFV93 Power Member

Finalmente montei hoje o 5900x + x570 Tomahahwk com um Corsair H115i Elite Capellix..

A jogar notei que alguns jogos iam a 80 graus. Tudo completamente automático na bios excluindo o xmp

Alguma dica?

4. w@rrior

[email protected] Power Member

Tendo em conta o tempo "fresco" que tem estado, isso é um pouco elevado.

5. JFV93

JFV93 Power Member

Não estou em PT. Tenho temp ambiente +-24graus

6. w@rrior

Ok, mesmo assim verificava a instalação/bomba, apesar desses AIO não serem nada de especial, as temps deveriam ser mais baixas.

7. JFV93

JFV93 Power Member

Independentemente de ser muito bom ou não.. A stock não pode ter estas temps.

8. w@rrior

Por isso é que disse para verificares a instalação/funcionamento da bomba.:Winkani:
    Já agora a caixa é bem ventilada?

9. JFV93

JFV93 Power Member

Relativamente sim..

10. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Eu verificava o mount disso, seria de esperar bem mais de um AIO.

11. JFV93

JFV93 Power Member

Meti a bomba por cima e apertei os dois parafusos faseadamente até ao máximo.

Pasta térmica de origem, mas por acaso tenho aqui mx4 que posso trocar.

12. Lbboy

Lbboy Power Member

a temperatura da minha casa esta nos 23.. mesma bord que tu ,mesmo cpu mas diferente cooler.. e devo ter regra geral menos 20 graus que tu em gaming.. tenho problemas de temps no GPU pk ainda n tenho ventoinhas na caixa

13. JFV93

JFV93 Power Member

Não creio que esse cooler possa tirar 20 graus em relação ao meu.. Amanhã vou retirar a bomba, limpar a massa e meter mx4 e tentar apertar menos os parafusos.

Pode ser que a bomba nem esteja bem placada ao cpu

14. Weemer

Weemer Power Member

Alguém teve a sorte de conseguir fazer boot com fclk a 2000mhz?

Ainda consigo entrar no windows mas dá-me vários WHEAs. Aumentar as voltagens do SoC e infinity fabric não ajuda:wvsore:

15. Lbboy

Lbboy Power Member

em relacao ao que relataste sim tira.. nenhum jogo faz suar o 5900X.. o artic cooler nem aumenta a velocidade das ventoinhas pk n chega a aquecer acima dos 60/65 em gaming.. e ainda tenho a caixa mal ventilada(continuo a espera de stock das Lian Li Unifan) mas deves ter isso mal montado .. o Artic é melhor que esse mas nao para tanta diferença..

tenho o cpu em oc 4600 mas tb com um pouco de undervolt

16. leocris

leocris Power Member

Como estás a medir as temperaturas?

17. JFV93

JFV93 Power Member

18. silvergun

silvergun Power Member

Boa noite

Com ultima BIOS beta (que saiu a 12-01-2021) e o novo "AGESA 1.2.0.0" para a minha MSI B550M MORTAR, consigo facilmente 1:1:1 com 2000MHz (RAM CL16 4000MHz efectivos).

Em em algumas BIOS antigas que testei mal conseguia os 1:1:1 a 1900MHz (RAM CL16 3800MHz efectivos).
    Ou seja, esta nova BIOS e o "AGESA 1.2.0.0" trouxe-me estabilidade nesse sentido.

Relativamente às temperaturas elevadas nos Ryzen 5xxx.

É perfeitamente normal em load chegar aos 80º/90ºC, vai depender de aplicação para aplicação ou de jogo para jogo, logo não é possível generalizar, o que não faltam é relatos pela essa internet fora.

Dou o exemplo do Overwatch em que o CPU atinge no máximo cerca de 65ºC.

...e depois os simuladores de voo de combate tipo DCS World e IL-2 Sturmovik: GB (com milhares de cálculos do Flight Model, Damage Model, AI, Draw Calls...) onde chega facilmente aos 85ºC.

De ressalva tenho um "Arctic Liquid Freezer 240" com 4 Fans 120mm em P&P, numa caixa Phanteks Enthoo Evolv MATX TG com duas Fans de 140mm uma à frente e outra atrás.

Cumprimentos

19. Weemer

Weemer Power Member

A minha Dark hero ainda está no AGESA 1.1.8.0, já há beta para 1.1.9.0 mas prefiro flashar quando sair a versão final.

Pelo que li os WHEAs nas versões antes de 1.1.9.0 é normal, pelo que vou ter de esperar.

20. silvergun

silvergun Power Member

Boa tarde

@Weemer

No teu caso especifico o melhor será aguardar que a ASUS lance a versão final com o AGESA 1.2.0.0.

A AMD prometeu melhorias neste quesito, no meu caso posso constatar que cumpriram, pois os simuladores que uso são muito exigentes e sensíveis a oscilações de clocks (CPU/RAM), onde o mínimo de instabilidade gera logo um crash ou BSoD.