AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Meti a bomba por cima e apertei os dois parafusos faseadamente até ao máximo.

Pasta térmica de origem, mas por acaso tenho aqui mx4 que posso trocar.
 
Finalmente montei hoje o 5900x + x570 Tomahahwk com um Corsair H115i Elite Capellix..

A jogar notei que alguns jogos iam a 80 graus. Tudo completamente automático na bios excluindo o xmp

Alguma dica?

a temperatura da minha casa esta nos 23.. mesma bord que tu ,mesmo cpu mas diferente cooler.. e devo ter regra geral menos 20 graus que tu em gaming.. tenho problemas de temps no GPU pk ainda n tenho ventoinhas na caixa
 
Não creio que esse cooler possa tirar 20 graus em relação ao meu.. Amanhã vou retirar a bomba, limpar a massa e meter mx4 e tentar apertar menos os parafusos.

Pode ser que a bomba nem esteja bem placada ao cpu
 
Alguém teve a sorte de conseguir fazer boot com fclk a 2000mhz?

Ainda consigo entrar no windows mas dá-me vários WHEAs. Aumentar as voltagens do SoC e infinity fabric não ajuda:wvsore:
 
Não creio que esse cooler possa tirar 20 graus em relação ao meu.. Amanhã vou retirar a bomba, limpar a massa e meter mx4 e tentar apertar menos os parafusos.

Pode ser que a bomba nem esteja bem placada ao cpu

em relacao ao que relataste sim tira.. nenhum jogo faz suar o 5900X.. o artic cooler nem aumenta a velocidade das ventoinhas pk n chega a aquecer acima dos 60/65 em gaming.. e ainda tenho a caixa mal ventilada(continuo a espera de stock das Lian Li Unifan) mas deves ter isso mal montado .. o Artic é melhor que esse mas nao para tanta diferença..

tenho o cpu em oc 4600 mas tb com um pouco de undervolt
 
Boa noite

Alguém teve a sorte de conseguir fazer boot com fclk a 2000mhz?

Ainda consigo entrar no windows mas dá-me vários WHEAs. Aumentar as voltagens do SoC e infinity fabric não ajuda:wvsore:

Com ultima BIOS beta (que saiu a 12-01-2021) e o novo "AGESA 1.2.0.0" para a minha MSI B550M MORTAR, consigo facilmente 1:1:1 com 2000MHz (RAM CL16 4000MHz efectivos).

Em em algumas BIOS antigas que testei mal conseguia os 1:1:1 a 1900MHz (RAM CL16 3800MHz efectivos).
Ou seja, esta nova BIOS e o "AGESA 1.2.0.0" trouxe-me estabilidade nesse sentido.

em relacao ao que relataste sim tira.. nenhum jogo faz suar o 5900X.. o artic cooler nem aumenta a velocidade das ventoinhas pk n chega a aquecer acima dos 60/65 em gaming.. e ainda tenho a caixa mal ventilada(continuo a espera de stock das Lian Li Unifan) mas deves ter isso mal montado .. o Artic é melhor que esse mas nao para tanta diferença..

tenho o cpu em oc 4600 mas tb com um pouco de undervolt

Relativamente às temperaturas elevadas nos Ryzen 5xxx.

É perfeitamente normal em load chegar aos 80º/90ºC, vai depender de aplicação para aplicação ou de jogo para jogo, logo não é possível generalizar, o que não faltam é relatos pela essa internet fora.

Dou o exemplo do Overwatch em que o CPU atinge no máximo cerca de 65ºC.

...e depois os simuladores de voo de combate tipo DCS World e IL-2 Sturmovik: GB (com milhares de cálculos do Flight Model, Damage Model, AI, Draw Calls...) onde chega facilmente aos 85ºC.

De ressalva tenho um "Arctic Liquid Freezer 240" com 4 Fans 120mm em P&P, numa caixa Phanteks Enthoo Evolv MATX TG com duas Fans de 140mm uma à frente e outra atrás.

Cumprimentos
 
Boa noite



Com ultima BIOS beta (que saiu a 12-01-2021) e o novo "AGESA 1.2.0.0" para a minha MSI B550M MORTAR, consigo facilmente 1:1:1 com 2000MHz (RAM CL16 4000MHz efectivos).

Em em algumas BIOS antigas que testei mal conseguia os 1:1:1 a 1900MHz (RAM CL16 3800MHz efectivos).
Ou seja, esta nova BIOS e o "AGESA 1.2.0.0" trouxe-me estabilidade nesse sentido.


Cumprimentos

A minha Dark hero ainda está no AGESA 1.1.8.0, já há beta para 1.1.9.0 mas prefiro flashar quando sair a versão final.

Pelo que li os WHEAs nas versões antes de 1.1.9.0 é normal, pelo que vou ter de esperar.
 
Boa tarde

@Weemer

No teu caso especifico o melhor será aguardar que a ASUS lance a versão final com o AGESA 1.2.0.0.

A AMD prometeu melhorias neste quesito, no meu caso posso constatar que cumpriram, pois os simuladores que uso são muito exigentes e sensíveis a oscilações de clocks (CPU/RAM), onde o mínimo de instabilidade gera logo um crash ou BSoD.
 
Já à bastantes meses que uso bios beta na minha X570 e até agora sem problemas.
Entretanto bem queria voltar aos Ryzen 5xxx mas está mau, as lojas em PT estão do pior que já vi.:blubomte:
 
Já à bastantes meses que uso bios beta na minha X570 e até agora sem problemas.
Entretanto bem queria voltar aos Ryzen 5xxx mas está mau, as lojas em PT estão do pior que já vi.:blubomte:

Eu já estive vai não vai para mandar vir de Espanha :D Mas de repente de onde ia mandar vir está com valor base acima de 900€.... fo... erhn.. lixem-se!!
 
Vai havendo com disponibilidade de entrega para dia X mas quando chega ao dia muda e por várias vezes na grande maioria dos casos,e sim é normal os mais "caros" estarem disponíveis são menos mas tem menos procura...em principio:D
 
Alguém teve a sorte de conseguir fazer boot com fclk a 2000mhz?

Ainda consigo entrar no windows mas dá-me vários WHEAs. Aumentar as voltagens do SoC e infinity fabric não ajuda:wvsore:
Tenho crash em alguns jogos a 2000mhz, windows e etc funciona bem , esperar pelas novas bios que vão dar melhor estabilidade a 2000mhz
 
Pois a disponibilidade prevista de entrega está sempre a mudar agora é assim:D
Quando fiz a compra dava como em stock, mas decidiram mudar o site (que deve ter sido feito por algum amador) e deu na barraca que se vê e ninguém responde aos mail`s ou atende o telefone.
Decididamente vou desistir destes Ryzen 5xxx, o primeiro veio com defeito, este não quer vir aqui para o meu pc.:(
 
Que maravilha. Para já colocar o rato e teclado nas 3.0 parece que resolveu mas é um bocado vergonhoso.
Também acontece na porta usb-c. Tentei ligar um hub e fez o mesmo.

Sim uso o pcie gen 4 quer no nvme quer com a 3080.
Eu estou com uma msi b550m bazooka e um 5600x com a última BIOS de janeiro e resolveu. Vejam se já há mais algum update. Ou então foram os primeiros CPUs. O meu é dos últimos batches, tem menos de 15 dias.
 
Back
Topo