AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Instalei hoje um Arctic Cooler Freezer II 360 no meu 5900X stock, e na minha board não consigo instalar a bracket em offset mode (supostamente melhor para os ryzen 3/5000).
Estou a usar a pasta térmica MX-4, já remontei uma vez, e as temperaturas parecem-me não estar bem. É normal chegar aos 80ºC a fazer multicore bench no R23? No prime 95 se meter Small FTT's bate nos 87ºc.
Liguei o AIO no CPU_FAN1 (penso que é aqui e não no PUMP FAN certo?) e ajustei para PWM mode. Coloquei 55% aos 60ºc, 65% aos 70, aos 80ºc 75% e aos 90ºc 100%. Está algo errado?
Em idle anda entre os 30 e 40.

Edit: Vejo as temperaturas no Ryzen Master.
 
Instalei hoje um Arctic Cooler Freezer II 360 no meu 5900X stock, e na minha board não consigo instalar a bracket em offset mode (supostamente melhor para os ryzen 3/5000).
Estou a usar a pasta térmica MX-4, já remontei uma vez, e as temperaturas parecem-me não estar bem. É normal chegar aos 80ºC a fazer multicore bench no R23? No prime 95 se meter Small FTT's bate nos 87ºc.
Liguei o AIO no CPU_FAN1 (penso que é aqui e não no PUMP FAN certo?) e ajustei para PWM mode. Coloquei 55% aos 60ºc, 65% aos 70, aos 80ºc 75% e aos 90ºc 100%. Está algo errado?
Em idle anda entre os 30 e 40.

Edit: Vejo as temperaturas no Ryzen Master.
O 5900x aquece bem mas eu com um artic freezer 7x nem aos 60 chega... Em idle anda pelos 30/32... O meu é um 5600x, não é comparável, mas com esse cooler não devias ter mais de 75 graus em full com uma temperatura ambiente de 20° ou menos que deve ser o caso em casa nesta altura do ano.
 
A malta que tem boas temps por acaso não tem os seus cpu's limitados a +-110w?

É que eu stock profile do cpu a 110w também tenho temps de 60graus... Agora quando ligo o pbo e desligo os limites manda-se para os 80/90graus
 
Boas pessoal,
Após vários anos com Intel, decidi mudar para Ryzen, neste caso o 5900x. Devo dizer que sou um noob no que diz respeito a ryzen e PBO, por isso precisava da vossa opinião/ajuda, já andei pelo youtube e fóruns a pesquisar um pouco.
O que me está a incomodar neste momento são as temperaturas, com tudo em default apenas com xmp ativo a jogar estou com 80c, a correr R20 anda nos 65c.
Com PBO em advanced, power limits disabeld, max overdrive em 200mhz, curve optimizer all cores, negative 20, as temperaturas mantém-se iguais, mas com mais performance.
O cooler é o NH D15 chromax black, e o jogo é o BF V em MP. Fico na duvida se estes valores são normais para este CPU.
Outra duvida é que apesar de mostrar no afterburner que a gráfica não passa de 66C, sai um calor enorme que até aquece a divisória entre a PSU e MB. Poderá ser devido ao facto que entre o cooler e a gráfica não haver mais de 1/2cm de distancia, fazendo com que o cooler leve com esse calor todo e aqueça gráfica e cpu?
Outra questão são os valores baixos em default no R20, já com o PBO ativo, estes sobem, mas não para os valores que se vê nas reviews, no entanto devo dizer que o meu single core é mais "forte".

Deixo aqui alguns uns screenshots.

awpc2021.jpg


R20 tudo em default, apenas XMP ativo
r20-single-e-multi-default.jpg


R20 com PBO ativo, curve negative all cores -20
r20-single-e-multi-curve-neg-20.jpg


hwinfo-curve-max-overdrive-200.jpg


Desculpem o testamento, mas se puderem dar uma ajuda, agradeço.
Obrigado.
 
Última edição:
Andei a mexer mais um pouco, baixando o overdrive para apenas 50mhz , as temperaturas mantiveram-se até que decidi abrir a lateral da caixa e voilá menos 5C rapidamente.
Quais as voltagens normais para o 5900x? Com curve optimizer -20 e overdrive a 50mhz ando nos 1.46v no máximo, isto a jogar.

50mhz-e-lateral-aberta.jpg
 
Última edição:
Essa caixa embora tenha melhorado o air flow em relação à Evolv original, é apenas razoável, principalmente para a gráfica, tens fans na frente a colocar ar na caixa?
Na minha já lhe fiz algumas alterações e além de watercooling tenho fans onde é possível.
 
Tenho duas de 140mm a frente a colocar ar e uma de 140mm atrás a puxar.
Estive a ver de onde vem o calor e noto que é da gráfica, fica todo por baixo desta, aquecendo o suporte e o metal que separa a PSU da MB, isto quer seja com PBO ou em default. Vou tentar colocar duas ventoinhas no topo a ver se consigo puxar o ar quente. As ventoinhas são as noiseblocker eLoop de 1200rpm.
A minha ideia inicial era a fractal design meshify 2, mas como não encontrei stock, decidi manter a Evolv X.

O mais estranho é mostrar no afterburner 66c máximo e sentir aquele calor todo.
 
Última edição:
O meu 5600x nao passa dos 55º com o Arctic Liquid Freezer II 120 (com 2 fan Noctua)
Por acaso segui o video anterior e tenho tudo Negative com 30

A diferença é que antes nao ia ao max clock boost, agora ja vai
 
Última edição:
o meu 5900x com -30 nunca teve um bsod nem nenhum problema a jogar, mas bastava fazer prime95 e nunca passada.

Só passa com-22 embora com -30 nunca tenha notado qualquer problema...
 
Tenho duas de 140mm a frente a colocar ar e uma de 140mm atrás a puxar.
Estive a ver de onde vem o calor e noto que é da gráfica, fica todo por baixo desta, aquecendo o suporte e o metal que separa a PSU da MB, isto quer seja com PBO ou em default. Vou tentar colocar duas ventoinhas no topo a ver se consigo puxar o ar quente. As ventoinhas são as noiseblocker eLoop de 1200rpm.
A minha ideia inicial era a fractal design meshify 2, mas como não encontrei stock, decidi manter a Evolv X.

O mais estranho é mostrar no afterburner 66c máximo e sentir aquele calor todo.

Experimenta aquecer um banho a 66º e meter-te lá dentro :D :D :D se tivesses AC o ideal seria teres a temp na casa dos 20 graus, tens aí a dar máxs de 66º, é normal que aqueça :)
 
Back
Topo