1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por JPgod, 27 de Outubro de 2020. (Respostas: 542; Visualizações: 25229)

1. w@rrior

[email protected] Power Member

Essa caixa embora tenha melhorado o air flow em relação à Evolv original, é apenas razoável, principalmente para a gráfica, tens fans na frente a colocar ar na caixa?
    Na minha já lhe fiz algumas alterações e além de watercooling tenho fans onde é possível.

2. MasterChief

MasterChief Power Member

Tenho duas de 140mm a frente a colocar ar e uma de 140mm atrás a puxar.
    Estive a ver de onde vem o calor e noto que é da gráfica, fica todo por baixo desta, aquecendo o suporte e o metal que separa a PSU da MB, isto quer seja com PBO ou em default. Vou tentar colocar duas ventoinhas no topo a ver se consigo puxar o ar quente. As ventoinhas são as noiseblocker eLoop de 1200rpm.
    A minha ideia inicial era a fractal design meshify 2, mas como não encontrei stock, decidi manter a Evolv X.

O mais estranho é mostrar no afterburner 66c máximo e sentir aquele calor todo.

Última edição: 24 de Janeiro de 2021
  3. marilynman

marilynman Power Member

O meu 5600x nao passa dos 55º com o Arctic Liquid Freezer II 120 (com 2 fan Noctua)
    Por acaso segui o video anterior e tenho tudo Negative com 30

A diferença é que antes nao ia ao max clock boost, agora ja vai

Última edição: 24 de Janeiro de 2021
  4. JFV93

JFV93 Power Member

o meu 5900x com -30 nunca teve um bsod nem nenhum problema a jogar, mas bastava fazer prime95 e nunca passada.

Só passa com-22 embora com -30 nunca tenha notado qualquer problema...

5. w@rrior

O meu pc em idle, a jogar raramente passa dos 60º, eu sei que não é um 5xxx, mas já tive um 5950X e as temps eram +- semelhantes.

6. THESLB

THESLB Power Member

Muita bom mesmo,qual o CPU utilizado actualmente?

7. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Experimenta aquecer um banho a 66º e meter-te lá dentro :D :D :D se tivesses AC o ideal seria teres a temp na casa dos 20 graus, tens aí a dar máxs de 66º, é normal que aqueça :)

8. w@rrior

Está escrito no Ryzen Master, 3950X.:Winkani:

9. THESLB

THESLB Power Member

10. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Mas tu tens tanta água na caixa que dava para montar um pequeno aquário, não vale :D :D :D

11. w@rrior

Agora com a Evolv X não chega a 1 litro, só tenho 2 radiadores.:-D

12. marilynman

marilynman Power Member

Eu até estou admirado com a performance deste AIO, verdade que troquei as fans e montei com duas em vez de uma.
    O meu está assim:

13. 81ºC stock não é normal. Se removeste os limites e não mexeste no curve otimizer, então sim é normal.

14. MasterChief

MasterChief Power Member

Lá acrescentei duas fans a extrair no topo, mas as temps andam sempre iguais, ou seja 80c a jogar, a correr R20 andam nos 64c. O ryzen master apresenta valores mais baixos do que o HWiNFO.
    A única diferença que senti foi a caixa não estar tão quente com a adição destas duas ventoinhas.

15. w@rrior

MasterChief Testa com a caixa aberta e sem as tampas frontal e superior, se a diferença for significativa, terás que melhorar o airflow.
    Já verificaste se o cooler está bem instalado e a massa térmica bem aplicada?

16. Tenho um 5600x com uma B550M Mortar desde a semana em que foram lançados. Durante 3 dias, tudo esteve bem, mas depois tentei uma atualização de BIOS BETA por causa da velocidade do FCLK e, após algumas horas, o meu PC começou a dar bluescreen do nada. Tirei discos, testei memórias, tirei o undervolt da 3080, tirei o overclock das RAMs, reverti a BIOS, desliguei PBO, reinstalei o Windows, nada... Do nada, deu-me na telha de bloquear a frequência do processador a 4.3GHz e 1.2V e o pc ligou e não apresentou mais problemas... Fiz alguns testes, e com mais voltagem o processador até se aguentava alguns minutos, com um offset de 0.15V+ em stock, mas eventualmente ia sempre abaixo. Ainda não o mandei para RMA por causa dos problemas de stock.

17. MasterChief

MasterChief Power Member

Já descobri o problema das temperaturas irem bater sempre aos 80ºC(apenas em gaming), seja em que situação seja, como undervolt, limitando o PPT,TDC,EDC e mesmo default.
    O calor da gráfica vai todo bater ao noctua aumentando as temps do CPU.
    A solução mais barata será substituir o noctua por um AIO.

18. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Atenção, pelo que li entendi que tens apenas 1 fan a puxar ar da caixa, correcto? Na traseira?

O problema parece-me a mim não ser propriamente do calor da gráfica, mas sim de uma fraca extração de calor, que faz com que o calor sim, acumule na zona do cpu, pois sobe mas não é expelido rapidamente.

Colocares duas fans no topo pode certamente auxiliar. Experimenta trocar a fan traseira e coloca-la no topo (perto da traseira), sei que parece parvo, mas o ficar mais centrada na caixa pode ajudar (ligeiramente). Se reparares que baixou a temperatura nem que seja 1 grau, tens aqui parte do problema. Isto porque, numa caixa com um airflow correctamente configurado, um NH D15 vai ter uma performance quase tão boa como um AIO, e em alguns casos melhor.

Ah, e assumo que as duas fans que tens, estão na posição Baixo - Meio, e não Meio - Topo :D

19. MasterChief

MasterChief Power Member

As ventoinhas que estão no topo, estão o mais atrás possível e sinto o topo da caixa quente.
    Por mais noob que pareça esqueci de testar sem a frontal, e foi aí onde notei logo uma diferença de menos 5°C a jogar BF V. Esta phanteks, para baixa carga funciona bem, agora com muita carga só se for com WC.

20. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Não entendi como tens configurada as fans. Tinha entendido que tinhas apenas 3 fans na caixa, 2 na frente e 1 nas traseiras. Tens fans no topo afinal?

Baixou a temp tirando as fans frontais?

Explica-me, por favor, como se fosse um miúdo de 4 anos, quantas fans tens e como as tens distribuídas :D