AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Tenham atenção às memorias, os ryzen apesar de terem melhorado muito desde os primeiros ZEN, ainda são um pouco esquisitos e se tiverem os slots todos ocupados (4XxxGb) pior.
 
acabei por mudar de estratégia. de momento a 4600mhz com 1.250V-1.256V

visto que com pbo, core boost e essas traquinadas ligadas ficava com o sistema instável. só usando o curve optimizer a +6 é que surtiu resultados, mas com voltagens que não era bonito de se ver. 1.4V-1.5V

se isto se aguentar assim, acho que me dou por contente :)

GIh5Zji.jpg
Vou dar o braço a torcer... Vai de volta para a loja, só espero que consigam chegar à mesma conclusão que eu, se não é tempo perdido aquele em que fico sem computador.
Para que conste, o batch do meu é BG 2037 SUS

Alguém que tenha um do mesmo que o meu, que possa comentar sobre o problema de não conseguir ter PBO e CBP activos sem aumentar a voltagem de origem?

Cumprimentos
 
Definitivamente 3600 cl16. A nova série dos 5xxx gosta de mais velocidade na ram. Se fosse 3xxxx Zen2 3200mhz chegava bem.

3200 cl16 vs 3600 cl16 vais notar diferença.

3200 CL14 vs 3600 CL16 dificilmente vai haver diferença alguma. Até porque 3200CL14 possivelmente faz 3600CL16, ou até mais se apanhares um bom chip.

Eu pessoalmente compraria a que tivesse o melhor preço.
 
ainda nao tive tempo para andar a fazer testes.
Mas como ainda tinha a versao com agesa 1.1.0.0 Patch C decidi atualizar.

Tenho a opção do SAM desligada porque uso nvidia
 
Com a nova bios para a X570 Unify, o curve optimizer melhorou, o mais estável que consegui foi isto:

Melhores 2 cores(estrela) - Negative 15
Melhores 2 cores(ponto) - Negative 20
Restantes cores - Negative 25
PBO Limits disabled, Scalar auto, Boost Overdrive 25mhz

r20-curve-optimizer.jpg

r20-temps-cruve-optimizer.jpg
 
Estava convencido que era ao contrário (pelos testes que fiz nos limites da estabilidade), em que o maior offset é para os melhores cores (ou seja aguentam-se mais estaveis com menos voltagem) e o menor offset para os piores cores (precisam de mais voltagem).

Como é que testaste a estabilidade para chegar a esses valores?

Por acaso já li em alguns fóruns que estavam a fazer assim, mas é precisamente o contrário segundo os entendidos. Melhores cores, menos offset e piores mais offset.

Eu testei com o R23 e BF V, fazia ajustes sempre na casa dos 5. No R23 senão estivesse estável, a aplicação fechava/bsod. BF V como usa AVX, stressa bem o CPU.
Podia fazer mais uns tweaks, mas por agora fica assim.
Entretanto saiu novas drivers da AMD, vou testar a ver se melhorou alguma coisa.

Testei com todos os cores a -25/20 e a performance não era tão boa.
 
Última edição:
Com as novas drivers e mantendo os mesmos settings.
Em relação aos melhores cores necessitarem de menos offset, isto foi o que encontrei várias vezes.
The best cores need more voltage since they are used more heavily. You can get away with less voltage on the less used cores because they aren't going to be fired up on full load most of the time, bit the best cores will be

cpuz-curve-optimizer-50.jpg


r20-curve-optimizer-50-rez.jpg


r23-curve-optimizer-50-rez.jpg
 
Última edição:
O meu 5900x com a x570tomahawk antes com a bios beta 1.53 tinha que ser -22 allcore para ser estável, agora com a ultima com agesa 1.2.0.0 ja consigo com -30allcore. Nas memorias a mesma situação, para fazer 3600c14 tinha 1.5v agora consigo com 1.45.

Parece-me bem melhor esta bios
 
Back
Topo