AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Coloquei como PBO limit a motherboard, rodei o cinebench e "unleashed the beast".

110w de consumo, 84 graus peak temp e 11631 :wow:

Isso do Core Optimizer que despertou atenção, onde posso ler sobre isso?
 
O CO (Curve Optimizer) é uma secção da bios que te permite reduzir ou aumentar a voltagem dada a cada Core individualmente.

O consenso costuma ser dar menos voltagem aos cores mais fracos para quando estes trabalharem em multi thread gerarem menor consumo para terem mais boost e mais performance e por outro lado dar mais voltagem aos cores mais fortes (costumam ser 2) para quando estes são solicitados para single thread ou light thread poderem dar o seu máximo.
 
há algum guia?

isso parece ser algo do zen3, certo?

outra coisa que a BIOS apareceu foi o rebar, mas a grafica nao suporta, sniff...
 
Se googlares encontras vários vídeos e guias, procura pbo2 e CO e sim, é exclusivo ou funciona mesmo bem com zen3 (com zen2 teoricamente também funcionaria, mas creio que os 7nm dos zen3 são melhores para isto).
 
Pois tenho que ver.

Isso reduz o consumo e ao mesmo tempo evita perder performance, certo? 110w e 84 graus já é demasiado.

Se calhar isso pode consumir até 85w e manter-se abaixo dos 75-80 graus.

É curioso que os 4850 parece ser tipo um wall, ele cola ai e não sai, ou seja acho que isso tinha potencial para subir mais... O 3800X com PBO +200mhz muito raramente fazia 4700 mhz e era short burst. Se rodasse o R23 por exemplo single thread ficava nos 4500-4550.

Até a jogar vejo isso a 4700-4850 :D
 
Sim, os 5600x a 4850 são uma limitação artificial para não deixar o mais barato dos zen3 chegar demasiado perto da performance single thread dos processadores mais caros...
 
Pois, uma forma de empurrar pros outros...

É que imho de momento não vejo utilidade pro 5800X... E consome bastante, bem mais que o 3800X até...

Achei uns guias a explicar o Curve optimizer e não parece difícil. Requer e tempo e paciência.

Basicamente parece ser isto:

1 - começar ai com um valor tipo -5 em todos os cores
2 - testar estabilidade, tipo prime95, occt, render pesado, etc
3 - voltar a bios e reduzir mais um pouco
4 - Se crashar, identificar o core ruim (how?), deixar este com o ultimo valor estável
5 - rinse and repeat

Neste guia, o gajo meteu o 5600X com 3 cores -4 e 3 cores a -8, PBO + 200 (parece que quanto maior o override do PBO, menos margem de optimizer tem). Eu parti então de uma base de -4 para todos, meti o R23 em loop por 12 min e de boa.

O que parece que os melhores cores são os que consegue valores maiores negativos. No meu caso o melhor core é o 5 e o segundo o core 6, segundo o Ryzen Master

mas com tempos de 83 graus não me vou por neste ciclo não :wvsore: Em gaming não passou dos 73 graus, por enquanto fica assim.
 
Última edição:
Malta cuidado com os offsets negativos demasiado altos, pois pode parecer estável quando andam a brincar em multithread, mas depois o pc em singlethread e em idle vai andar sempre a crashar…
 
Montei ontem um H115i PRO XT e ja da para puxar o 5600X em full load sustentado, ainda assim chega aos 80-81 graus ao fim de 10-15 min de cinebench loop.

Nem sequer e preciso por as fans do cooler a full power que pouca diferenca faz. E em idle ou mesmo lightload nem preciso de ter as fans a trabalhar :lol:
 
Montei ontem um H115i PRO XT e ja da para puxar o 5600X em full load sustentado, ainda assim chega aos 80-81 graus ao fim de 10-15 min de cinebench loop.

Nem sequer e preciso por as fans do cooler a full power que pouca diferenca faz. E em idle ou mesmo lightload nem preciso de ter as fans a trabalhar [emoji38]
Mas com as fans a trabalhar tens isso? Eu tenho 81/82 com um simples Arctic Freezer 7x...
 
Com fans a 800 ou 1900 rpm a diferenca foi entre 81 e 79 graus :002:

Alias ate consigo dar um loop de R23 com as fans desligadas e nao passou dos 82...

com o Big Shuriken 3 chegava perto dos 90 graus e ja a dar throtle...

so queria saber se é normal mesmo com isto as temps serem altas, mas imagino que sim, die size pequeno e 110w de power não ha milagre. A diferença é mesmo nao subir alem dos 80 e fazer em silencio.
 
Com fans a 800 ou 1900 rpm a diferenca foi entre 81 e 79 graus :002:

Alias ate consigo dar um loop de R23 com as fans desligadas e nao passou dos 82...

com o Big Shuriken 3 chegava perto dos 90 graus e ja a dar throtle...

so queria saber se é normal mesmo com isto as temps serem altas, mas imagino que sim, die size pequeno e 110w de power não ha milagre. A diferença é mesmo nao subir alem dos 80 e fazer em silencio.
Um 5600x com refrigeração líquida e essas temps a tua caixa ou é uma treta ou a temperatura ambiente em tua casa é de 40 graus. Eu vivo no interior onde é bastante quente e estão agora durante o dia 42 graus e em casa 26/27 e tenho isso a ar com um cooler de 17€ num 5600x.
 
Um 5600x com refrigeração líquida e essas temps a tua caixa ou é uma treta ou a temperatura ambiente em tua casa é de 40 graus. Eu vivo no interior onde é bastante quente e estão agora durante o dia 42 graus e em casa 26/27 e tenho isso a ar com um cooler de 17€ num 5600x.
Tenho 4 fans com intake e as temps estão baixas agora, 25 graus. Não tem influencia que as temps encostam logo nos 80 graus com 2 segundos de cara e ter a 800 ou 1900 RPM nas 2 fans só mexe 2 graus.



Não esquecer que estou com isso "unlocked", 110w a fazer render não é brincadeira
 
Um 5600x com refrigeração líquida e essas temps a tua caixa ou é uma treta ou a temperatura ambiente em tua casa é de 40 graus. Eu vivo no interior onde é bastante quente e estão agora durante o dia 42 graus e em casa 26/27 e tenho isso a ar com um cooler de 17€ num 5600x.

Eu por acaso tenho o mesmo cooler que tu num 3600 e chego facilmente aos 85c/90c em cinebench se tirar os limites do PBO, e o teu 5600x vai-se portar da mesma maneira de retirares os limites, um 3600 sem limites chega aos 88w, num 5600x suspeito que esse limite é um bocado superior.
É muito por isto que tenho manual all core oc, fico com melhor performance e o pc aquece menos.
Por exemplo em cinebench nao passo de 80c com 4.2 @ 1.24v mas para pbo sem limites o 7x é muito curto por causa das temps, com cooling mais competente ias conseguir boost clocks mais altos.
 
Eu por acaso tenho o mesmo cooler que tu num 3600 e chego facilmente aos 85c/90c em cinebench se tirar os limites do PBO, e o teu 5600x vai-se portar da mesma maneira de retirares os limites, um 3600 sem limites chega aos 88w, num 5600x suspeito que esse limite é um bocado superior.
É muito por isto que tenho manual all core oc, fico com melhor performance e o pc aquece menos.
Por exemplo em cinebench nao passo de 80c com 4.2 @ 1.24v mas para pbo sem limites o 7x é muito curto por causa das temps, com cooling mais competente ias conseguir boost clocks mais altos.
Já imaginei isso, mas sinceramente neste momento o que faço no computador não justifica investir mais, mas esperava ligeiramente melhor performance do Freezer 7x em comparação com o stock cooler, aparentemente é o mesmo mas mais silencioso.
 
Já imaginei isso, mas sinceramente neste momento o que faço no computador não justifica investir mais, mas esperava ligeiramente melhor performance do Freezer 7x em comparação com o stock cooler, aparentemente é o mesmo mas mais silencioso.

Era só para entenderes que estes cpu's tem uma carrada de fatores que tomam em conta para produzir a performance que é pedida pelo sistema.

Se deixares o PBO sem limites, ou com limites muito generosos o CPU vai olhar a temperatura e vai ajustar a voltagem e boost clock de acordo com essa temperatura, até as 95c está bom ao olhos do CPU por isso cooling de topo para alimentar um PBO sem limites é essencial.

Não vais estragar o PC nem o CPU se usares pbo (com ou sem limites, ainda para mais com as novas bios que temos) com cooling pior, o CPU simplesmente vai descer a voltagem ao CPU e boost clocks do CPU para manter tudo estável, mas vais levar uma hit na performance bem generosa a até desconfio que tens o modo eco de pbo na tua motherboard ativo pelas tuas leituras da temperatura em cinebench.

Eu por exemplo, com pbo sem limites no meu 7x , quando as temps começam a roçar os 89c os meus clocks descem para 3900, com cooling suficiente esse numero subia para 4200 facilmente e a minha pontuação desde de 10000 em oc manual para 9100.
 
Era só para entenderes que estes cpu's tem uma carrada de fatores que tomam em conta para produzir a performance que é pedida pelo sistema.

Se deixares o PBO sem limites, ou com limites muito generosos o CPU vai olhar a temperatura e vai ajustar a voltagem e boost clock de acordo com essa temperatura, até as 95c está bom ao olhos do CPU por isso cooling de topo para alimentar um PBO sem limites é essencial.

Não vais estragar o PC nem o CPU se usares pbo (com ou sem limites, ainda para mais com as novas bios que temos) com cooling pior, o CPU simplesmente vai descer a voltagem ao CPU e boost clocks do CPU para manter tudo estável, mas vais levar uma hit na performance bem generosa a até desconfio que tens o modo eco de pbo na tua motherboard ativo pelas tuas leituras da temperatura em cinebench.

Eu por exemplo, com pbo sem limites no meu 7x , quando as temps começam a roçar os 89c os meus clocks descem para 3900, com cooling suficiente esse numero subia para 4200 facilmente e a minha pontuação desde de 10000 em oc manual para 9100.
Eu tenho sem limites e chega aos ~4.7ghz com 82°c e a jogar com a gráfica a aquecer bem também na ordem dos 70 graus.
 
Eu tenho sem limites e chega aos ~4.7ghz com 82°c e a jogar com a gráfica a aquecer bem também na ordem dos 70 graus.
O CPU chega á mesma temperatura a jogar e em cinebench? Isso é algo muito incomum.
A não ser que estejas a jogar mesmo jogos de cpu super intensivos em 1080p mas mesmo assim, não vejo um cenário em nenhum jogo que stresse o teu CPU tanto como cinebench, principalmente em temps.
 
Sem PBO este cpu nao passa dos 75 watts, ai o Big shiruken 3 é mais que suficiente. Mas ganho 300-400 mhz com PBO sem limites.

Overclock manual não tentei, ja que quase certo irei perder o boost de 4.85 em uso leve. o R5 3600 é outra conversa, dado que ele nao passa dos 4200-4250 mesmo com PBO on e ai com um bom chip faz isso all core sem espinhas e com vcore menor.

A jogar o CPU aquece MUITO menos que R23. Deve ser dos testes mais pesados que ai anda.

Eu ate crie um profile de zero rpm no cooler para uso em idle ou gaming "leve"...

Claro que a 1660 ti não puxa muito por ele.

Ontem ate instalei o Blender e nao puxa tanto, alias ficou quase 20 min num render e ate nem foi preciso ligar as ventoinhas do cooler e nao passou dos 80.

Mas ate agora pareceu valer a pena. Apesar de temps alta, não sao alarmantes e não perco performance e tenho silencio.

Se tivesse caixa maior, teria optado pelo D15 chromax que é tao bom ou melhor que isto, mas tendo ITX e trocar de caixa é nonsense.
 
Back
Topo