AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

wow!! Que nostalgia do caraças!!

O primeiro computador que alguma vez montei de raiz, e arrisquei a assemblar as peças, foi um athlon 64 3200+!! Algures em 2003 ou 2004 nem sei bem.

Brutal!

E.. qual é esse 9? :P é um 5900 ou 5950?
 
Pois, o A64 foi essencialmente a primeira "rebuild" de raíz que fiz, embora já tinha mexido no meu desktop com A-XP (maquina completa comprada já pronta em um loja pequena).

foi bons tempos, grandes OCers e ainda me lembro que o 3000+ "venice" era bem poupado, o stock cooler chegava e sobrava (e tinha fan-stop :D).

Acho que só faltou foi boards DFI Lanparty X570/B550 e memórias OCZ para voltar à nolstalgia :msmiley1:
 
Para mim na altura também foi a primeira build de raiz que montei, acoplado a uma "DFI LANParty nF4 SLI-DR" que ainda aguentou com um Athlon 64 X2 4200+.

@M4N!4K É um Ryzen 9 5900X.

@JPgod Sim, na altura os com a passagem dos 130nm dos Newcastle para os 90nm Venice houve uma melhoria significativa nesse quesito.

*Edit reposta ao JPgod.
 
Última edição:
Última edição:
Opa, na altura acho que
Pois, o A64 foi essencialmente a primeira "rebuild" de raíz que fiz, embora já tinha mexido no meu desktop com A-XP (maquina completa comprada já pronta em um loja pequena).

foi bons tempos, grandes OCers e ainda me lembro que o 3000+ "venice" era bem poupado, o stock cooler chegava e sobrava (e tinha fan-stop :D).

Só para terminar o offtopic, afinal não foi o 3200

Fui desenterrar um tópico e apanhei este meu post de janeiro de 2005! Caraças... Estou velho


pois.. é esse o meu stres... huumm.. vou pensar numa config amd e já aqui posto pa me avaliarem as 2 :P

este seria o sistema amd por mim escolhido:

amd64 3.5 €290,30
***** TCCD SERIES 2x512MB PC3200 CL2 €224,30
OCZ Modstream 450 €98,60
Asus A8N-SLI Deluxe 939 €175.00
xfx 6800gt 256ddr3 €399,90

total €1188,1


digam-me de vossa justiça... sistema amd? ou sistema intel :D porquÊ? :P


cUmPS

E a gráfica?? Que máquina!! 256MB ddr3 hahaha

Bem, com esse 3900 secalhar já nos consegues chegar a roupa ao ***** dos 3950X :D
 
Boa tarde @VoRtAn_MaDgE

Uma simples Msi MAG B550M MORTAR, que à partida já tem VRM's/alimentação suficientes para alimentar este 12-core com boost elevado.

@M4N!4K na altura fui de GeForce 6600 GT 128MB, entretanto passaram 15 anos :facepalm:
 
Última edição:
Será? O meu estável faz uns 4.3, mas tenho-o a 4.2. Assumo que o 5900X, que dizem fazer 4.7GHz, a 4.6GHz não fique muito aquém do meu a 4.2Ghz.

O score do cinebench foi feito a 4.4 em modo "não toca em nada, e sopra para dentro da caixa para ajudar a refrescar"
 
Bem, o meu 5800X chegou.

Falta-me GPU e Board para acabar o pc. (e chegar o SSD, que encomendei mas ainda vai demorar a chegar).

Pá preocupa-me a questão das gráficas, um gajo comprou o CPU ontem e o stock foi-se logo. Se com as GPU's for igual tou tramado.
 
Bem, o meu 5800X chegou.

Falta-me GPU e Board para acabar o pc. (e chegar o SSD, que encomendei mas ainda vai demorar a chegar).

Pá preocupa-me a questão das gráficas, um gajo comprou o CPU ontem e o stock foi-se logo. Se com as GPU's for igual tou tramado.

Qual o SSD e cooler que encomendaste?
 
Pá preocupa-me a questão das gráficas, um gajo comprou o CPU ontem e o stock foi-se logo. Se com as GPU's for igual tou tramado.

Vais comprar uma RDNA2 então, suponho...

É bom que tenhas o dinheiro de parte para comprar no dia do lançamento :D :D senão podes bem ter que ficar à espera
 
Qual o SSD e cooler que encomendaste?
SSD: Samsung 980 Pro 1Tb

Apanhei-o basicamente por mais 20 euros do que tenho visto por aí o 500Gb. O sitio é de confiança apenas o tempo de envio é muito longo. Diz lá que me chega entre 11 de Novembro e 11 de Dezembro :p

Cooler: Noctua NH-U9S chromax.black. Comprei também uma segunda NF-A9x25 chromax.black para fazer push-pull.

Vais comprar uma RDNA2 então, suponho...

É bom que tenhas o dinheiro de parte para comprar no dia do lançamento :D :D senão podes bem ter que ficar à espera

Sim estou inclinado para a 6800XT. O problema é ter mesmo a nota para bater no dia de lançamento xD Um gajo so recebe passado uns dias xD
 
SSD: Samsung 980 Pro 1Tb

Apanhei-o basicamente por mais 20 euros do que tenho visto por aí o 500Gb. O sitio é de confiança apenas o tempo de envio é muito longo. Diz lá que me chega entre 11 de Novembro e 11 de Dezembro :p

Cooler: Noctua NH-U9S chromax.black. Comprei também uma segunda NF-A9x25 chromax.black para fazer push-pull.

Obrigado pela resposta!
Ainda estou a ponderar a SSD, o cooler já decidi e mandei vir o scythe fuma 2.

A 6800xt aguenta com uma fonte seasonic GX-650 gold 80+ plux, certo?
 
Bem, o meu 5800X chegou.

Falta-me GPU e Board para acabar o pc. (e chegar o SSD, que encomendei mas ainda vai demorar a chegar).

Pá preocupa-me a questão das gráficas, um gajo comprou o CPU ontem e o stock foi-se logo. Se com as GPU's for igual tou tramado.

eu tenho td menos o cpu e a memoria.. vamos nos juntar ? :D


Estas por 171 euros chegam para brincar um bocadinho e manter o 1:1 ? e para uma tomahawk x570

G.Skill Trident Z Neo DIMM Kit 32GB, DDR4-3600, CL16-19-19-39

ou espero pelas novas da G.Skill 3600 CL14 / 4000 cl 16 ? mas tb n faco ideia do preco que estas vao ser lançadas
 
Última edição:
Back
Topo