AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Quais temps tens com este cooler? É essencialmente o mesmo cooler que o H115I PRO, mas com fans com leds?

Tens PBO com override?
Sem override , em cargas maiores/altas vai 80/83 graus e de resto sempre abaixo dos 80 , com este calor ainda ajuda mais . ya com leds.
Em gaming melhores cores vão até 5.050ghz e work mais pesado vai 4.5/4.6ghz em multi.
 
Última edição:
Dando 5050 nem precisa de override para nada ahaha.

O 5600X só vai até 4650 stock, assim da 4850 a jogar e 4500 full load. Temps máximo de 81 graus com fans low rpm. Em uso leve desligo as fans ahaha
 
Sem override , em cargas maiores/altas vai 80/83 graus e de resto sempre abaixo dos 80 , com este calor ainda ajuda mais . ya com leds.
Em gaming melhores cores vão até 5.050ghz e work mais pesado vai 4.5/4.6ghz em multi.
Com o h115?
Tens em exhaust ou intake?

Por acaso já pensei por diversas vezes, se devia ter ou não comprado o h170... mas agora já está :D

Mas não achei nada de especial, pouco melhorou face ao h100i... Sendo que em esforço volta e meia vai aos 80's, em jogos anda nos 70's por norma.

Mas quero experimentar meter como intake com as noctua chromax (e quanto muito meter as corsair também, para ficar em modo push pull), e meter as noctua industrial como exhaust a puxar melhor o calorzinho só para testar. O mais provável será as fans corsair saltarem fora simplesmente, que senão daqui a pouco gasto 100W só em fans
 
Com o h115?
Tens em exhaust ou intake?

Por acaso já pensei por diversas vezes, se devia ter ou não comprado o h170... mas agora já está :D

Mas não achei nada de especial, pouco melhorou face ao h100i... Sendo que em esforço volta e meia vai aos 80's, em jogos anda nos 70's por norma.

Mas quero experimentar meter como intake com as noctua chromax (e quanto muito meter as corsair também, para ficar em modo push pull), e meter as noctua industrial como exhaust a puxar melhor o calorzinho só para testar. O mais provável será as fans corsair saltarem fora simplesmente, que senão daqui a pouco gasto 100W só em fans
Tenho em exhaust , era para ter ido para o h170 ai tinha que ser intake mas pelas reviews andam 1/3 graus melhor que o h115i. Bom era um personalizado para este bicho hehe .
Como tens o teu no pbo 2 e voltagem auto ou manual?

Cumps
 
Última edição:
Tenho em exhaust , era para ter ido para o h170 ai tinha que ser intake mas pelas reviews andam 1/3 graus melhor que o h115i. Bom era um personalizado para este bicho hehe .
Como tens o teu no pbo 2 e voltagem auto ou manual?

Cumps
O meu pbo tenho-o a -12 (a -15 volta e meia dava uns stutters a jogar, e em videos de yotube e assim. assumi ser do cpu, baixei para -12, e pelo menos parece ter resolvido mas tenho que testar melhor depois).

A voltagem tenho em auto. Em manual fica fixa, ou podemos colocar um intervalo?

Pois, eu vou colocar como intake quando tiver oportunidade, porque o 5950X já num é fresco, e a 3090 então ainda pior, sinto que secalhar é mt calor para o aio em exhaust. Isto porque não quero as fans em extreme, e parecendo que não a exaustão de calor da caixa deve estar bastante comprometida.

BTW, estive a ver esse vídeo.. Tu para o teu 5950X tens isso core a core? Imagino ser super time consuming para 16 cores, ou nem por isso?
 
O meu pbo tenho-o a -12 (a -15 volta e meia dava uns stutters a jogar, e em videos de yotube e assim. assumi ser do cpu, baixei para -12, e pelo menos parece ter resolvido mas tenho que testar melhor depois).

A voltagem tenho em auto. Em manual fica fixa, ou podemos colocar um intervalo?

Pois, eu vou colocar como intake quando tiver oportunidade, porque o 5950X já num é fresco, e a 3090 então ainda pior, sinto que secalhar é mt calor para o aio em exhaust. Isto porque não quero as fans em extreme, e parecendo que não a exaustão de calor da caixa deve estar bastante comprometida.

BTW, estive a ver esse vídeo.. Tu para o teu 5950X tens isso core a core? Imagino ser super time consuming para 16 cores, ou nem por isso?
Tenho all cores. Vais testando a ver . Quando tinha -23/25 , tinha jogos que não aceitavam e outros na boa fazia 5.1ghz na boa em single , tenho -16 e em gaming esta estável praticamente e faz 5.050ghz em single . Consumo anda nos 43Wtts e abaixo dos 200watts em cenas mais puxadas .
Para meter como no vídeo era preciso aio personalizado hehe , salta logo para 90 graus praticamente .
 
Última edição:
Uma coisa que nunca consegui foi ter mais que 3600 na memória... A 3800 força o IF a 1:2, tentei por manual a 1900 mhz (para 3800 1:1) e acabei por ter que forçar flash de BIOS para voltar a dar post :facepalm:

Continuo é com instabilidade de reboots aleatórios em idle... ram ou CPU?
 
Uma coisa que nunca consegui foi ter mais que 3600 na memória... A 3800 força o IF a 1:2, tentei por manual a 1900 mhz (para 3800 1:1) e acabei por ter que forçar flash de BIOS para voltar a dar post :facepalm:

Continuo é com instabilidade de reboots aleatórios em idle... ram ou CPU?

Relativamente à RAM vê uns vídeos na net de como usar o Thaiphoon Burner para ler as características da tua RAM e depois o DRAM Calculator for Ryzen para sugerir os timings adequados. Não basta só mudares a frequência e deixares o resto igual.
 
ja usei o calculator no passado para zen2. Para zen3 isso morreu que o 1usmus parou de desenvolver.

com ryzen 3600 e 3800x também só conseguia 3600 1:1

Não sei se tem algo que tem que fazer para dar 3800 1:1, vejo tanta gente que faz até 4000 com zen3

Se eu por a 3800 MT nas memórias fica assim, FCLK nos 1800 e UCLK a 950 mhz e tenho na bios FCLK = UCLK

5AqeZDl.png
 
Última edição:
ja usei o calculator, meti timmings e tal
com 3600 e 3800x também só conseguia 3600 1:1

Não sei se tem algo que tem que fazer para dar 3800 1:1, vejo tanta gente que faz até 4000 com zen3
Isso depende do chip das rams principalmente. As minhas estao a 3800 cl16 mas facilmente consigo 4000 se quiser usando um pouco mais de voltagem, mas sinceramente os ganhos são tão mínimos.
As minhas rams são as adata spextrix d50 e overclockam muito bem, dentro do valor que paguei que foram 85€ por 16gb (2x8gb) em janeiro eram as melhores escolhas.
 
Fui testando e colocando o FCLK manual já dá para sincronizar com o UCLK acima de 1800 mhz...

Meti a 1833 por enquanto e testar.
 
Por aqui ando PPT 142 EDC 120 TDC 95 nas 4 melhores cores -15 e resto -11 + Bosst Over +150Mhz .
Consigo quase 686 no cpuz e multi equilibrado .
2fRuDN3.png
 
É normal um 5800X, settings na BIOS em default/stock (com excepção da ram, que tem o perfil xmp) no Windows ter leituras de vcore no 1.485v?!

Em load pesado anda nos 1.325v, mas no Windows em carga leve volta e meia vai aos 1.485v

Completamente stock faz 4575MHz com load em todos os cores, com load em 2-3 cores faz 4850 MHz
Certamente que deve fazer mais, mas comparando com o 2600X já é boost muito bom só em frequência, fora o resto.
 
Última edição:
Back
Topo