AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Rafx

Power Member
É normal um 5800X, settings na BIOS em default/stock (com excepção da ram, que tem o perfil xmp) no Windows ter leituras de vcore no 1.485v?!

Em load pesado anda nos 1.325v, mas no Windows em carga leve volta e meia vai aos 1.485v

Completamente stock faz 4575MHz com load em todos os cores, com load em 2-3 cores faz 4850 MHz
Certamente que deve fazer mais, mas comparando com o 2600X já é boost muito bom só em frequência, fora o resto.
 
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niko_pt

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Há dias apanhei um susto com o meu ryzen 5 5600x, ao fim de 6 meses decidi fazer uma limpeza e trocar a pasta termica do cpu, tenho um noctua nh 12s, desapertei os parafusos, reparei q estava "colado", rodei levemente para um lado e para outro, quando pensava q ja estava quase solto faço uma pequena força e ele desencaixa, mas o cpu vem agarrado ao cooler.
Bem, com uma palheta da guitarra lá o soltei. Inspecionei à luz com uma lupa, os pinos estavam direitos. Limpei e voltei a montar e está ok., mas não ganhei para o susto.

Isto é comum acontecer?

Eu tinha colocado um pouco de pasta termica a mais, um pouco mais para cobrir todo o die (nada de exagero, agora coloquei mesmo só 3/4 de um grao de arroz. E já nao meti a pasta da noctua (que é tipo barro), coloquei a corsair tm30 (costumo usar nas gpus, é mais fluida um pouco), espero q evite q volte a acontecer algo semelhante.

Eu sei que o socket não retem muito, mas fogo tanto também não.
 

possessed

Full Throttle BOINC Roller
Não rodaste o suficiente e deve-se puxar mais da diagonal do que na perpendicular quando se nota prisão. Isso já acontece desde os Athlon64.
 

Luka_

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Outra dica comum é antes de tirar o cooler, puxar pelo CPU uns 5 minutos para aquecer e ser mais fácil descolar o cooler do ihs logo de seguida.
 

niko_pt

Power Member
Não rodaste o suficiente e deve-se puxar mais da diagonal do que na perpendicular quando se nota prisão. Isso já acontece desde os Athlon64.
Definitivamente não, o meu erro foi pensar que sim, na próxima nem que tenha que ficar meia hora a rodar.
Outra dica comum é antes de tirar o cooler, puxar pelo CPU uns 5 minutos para aquecer e ser mais fácil descolar o cooler do ihs logo de seguida.
Devia ter feito isso, eu andei a limpar os filtros, as ventoinhas da caixa e a o pó, devia ter começado por tirar o cooler.
Mais outra dica é usar pasta térmica mais liquida (uso Kryonaut) e ainda esta semana tirei duas vezes o cooler do meu cpu sem vir o cpu agarrado.
Bem a corsair tm30 é das mais liquidas q conheço, e é a que cá tenho para além de noctua (que parece barro), nem conheço essa por acaso,

Acho que aprendi a lição, o que mais me assustou foi ainda descolar o cpu do cooler, por acaso só encostei e pressionei a palheta algumas vezes nas quinas e senti - o a desprender. Acho que o problema era pasta térmica um pouco a mais, criou uma pequena película demasiado aderente, eu se tivesse rodado mais um pouco ele desprendia - se facilmente, o problema é que a pasta cria uma certa aderência que dificulta q o cooler se desprenda na vertical. Só fiquei tranquilo quando vi os pinos todos direitos.
 

JackFlash

Colaborador
Staff
É normal um 5800X, settings na BIOS em default/stock (com excepção da ram, que tem o perfil xmp) no Windows ter leituras de vcore no 1.485v?!

Em load pesado anda nos 1.325v, mas no Windows em carga leve volta e meia vai aos 1.485v

Completamente stock faz 4575MHz com load em todos os cores, com load em 2-3 cores faz 4850 MHz
Certamente que deve fazer mais, mas comparando com o 2600X já é boost muito bom só em frequência, fora o resto.
Acho que sim, o meu sobe também para valores dessa gama, penso que sem grande carga.
Também está tudo em default/stock, so a RAM tem o XMP.

Chegou aos 1.470 V penso que com carga a rondar os 20% ao instalar um software para o meu headset.
Na imagem abaixo estava a carregar o Witcher 3, não estava a jogar, com uma carga de 11%.
Mas podes ver que no HWMonitor na coluna Max, com algum processo, não sei qual, passou até dos 1.485V.

6JRqq23.png


Do que tenho visto em Windows tem sempre mais clock e os consumos são maiores.
Penso que tem a ver com as definições de energia do Windows.

Em Linux tenho menos clock do CPU e menos consumo, mas não vi ainda a voltagem.
 

][nCoGn1t0

Power Member
Sim e normal esses valores. Actualmente fiz undevolt ao meu, coloquei 1.175v e fixei a frequência nos 4.5gz all cores e com temps brutais. A jogar ou a fazer encoding de vídeo mall passa dos 55°, isto com um arctic freezer II de 360mm. A correr cinebench anda nos 65 a 69°.

Isto para dizer o que recomendo fazerem undervolt
 

Rafx

Power Member
@][nCoGn1t0 tinha lido que o ideal não era fazer undervolt, era usar o PBO e depois ajustar uns valores para os melhores cores e outros para os restantes cores. Mas isso deve ser em termos de performance bruta á custa de continuar com temps altas.

Ainda não perdi muito tempo a investigar e ainda não afinei nada, está em stock com as rams em xmp (3200CL14).


Também meti um arctic cooling liquid II 360. Experimentei com o Noctua nh-d15s, mas as temperaturas a correr cinebench não me agradaram, com o Liquid 360 baixou um bocado, não muito mas já é qualquer coisa, para o verão é boa ajuda.
Tenho que meter mais umas ventoinhas para experimentar em push-pull a ver se melhora mais e compensa.

Mas o tempo para andar com testes e afinações não é muito... :(
 

JPgod

Moderador
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Trocar D15 por isto? sacrilegio!

O que recomendo é explorar o curve optimizer, PBO2 e limites. O 5800X vem muito puxado, mais do que o 3800X e deve ter muito a ganhar com undervolt e optimização.

O meu 5600X facilmente vai aos 110w e 80 graus, mas isso com ele destravado, normal ele nem passa dos 75 watts.

Do resto consigo 4850 mhz de boost e uns 4500-4600 all core. O 5800X dá para chegar a 5 ghz max boost :D
 

Rafx

Power Member
Trocar D15 por isto? sacrilegio!
Antes também diria o mesmo, depois de investigar e agora ter testado, já não. :)

Isto com o 5800X, que realmente é besta em termos de temperaturas. Com um CPU mais simples de arrefecer um WC AIO não faz nenhum sentido, claro.

Já tinha lido que o 5800X era complicado em termos de temperaturas, mas não imaginei que era tanto e pensei que o NH-D15 fosse suficiente mas, para mim, não é.
Gosto de temps máximas nos 70° ou pouco mais a correr cinebench, que noutras utilizações será mais baixo e só se fizer rendering é que vai aos 70/70 e poucos.

Mas com o Nh-d15s tinha temperaturas nos 78° a correr cinebench, com o Arctic Cooling Liquid 360 tenho ~72° não é muito, mas é suficiente para no verão fazer diferença notória, estas temps foi com o escritório a ~20°, no verão fica meia dúzia de graus acima, se calhar.

Isto com ambos os coolers stock - Nh-d15s só com uma ventoinha, Liquid 360 com as 3 de origem.
Vou experimentar meter 2 fans NF-A15 do Nh-d15 a fazer push a ver se ajuda a baixar mais as temps do liquid 360 :D

O que recomendo é explorar o curve optimizer, PBO2 e limites. O 5800X vem muito puxado, mais do que o 3800X e deve ter muito a ganhar com undervolt e optimização.

O meu 5600X facilmente vai aos 110w e 80 graus, mas isso com ele destravado, normal ele nem passa dos 75 watts.

Do resto consigo 4850 mhz de boost e uns 4500-4600 all core. O 5800X dá para chegar a 5 ghz max boost :D
Pois, o que tinha lido é que o melhor é PBO 2 e curve optimizer, mas ainda não investiguei e ainda nem sei como fazer..

Os consumos do 5800X... São altos mas nem faço ideia.

Com o Liquid II 360 o 5800X corre o cinebench all core a 4600MHz, com o Noctua 'só' fazia 4575MHz.. :D

Isto bem afinado puxa mais um bocado.
A ver se tenho tempo para afinar +/-.. mas é sempre complicado, há sempre alguma coisa para fazer, este fds estou fora de casa,...
 
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[email protected]

Power Member

Rafx

Isso são temps boas, o meu 5950X anda nos 60/70º graus a jogar (dependendo do jogo) e chega aos 74/75 a correr cinebench, com PBO e -10 no curve optimizer.
Chegas a um ponto que por mais que melhores o cooler não consegues melhorar a transferência de calor do cpu para o mesmo.
No meu caso tenho 3 radiadores de 320mm e a gráfica incluída no loop, mas com apenas dois radiadores e sem gráfica e as temps eram as mesmas.
Como o JP disse perde algum tempo com o PBO/curve optimizer, podes começar por colocar a -10/-15 all core e ver se dá para mais.
Pode não melhorar muito as temps, mas normalmente o clock sobe uns mhz.
 

Rafx

Power Member
@[email protected] pois, eu tenho noção disso. Só troquei o Noctua porque das reviews que vi com o Liquid 360 (com o novo mount "offset") podia ganhar alguns graus. Consegui isso, agora já não vou trocar mais, ter 72-73° em full load de cinebench parece-me razoável.


Há muitos WC AIO que são um bocado banhada, mas o Liquid II 360 é dos que tem melhor performance/ruído e é acessível comparando com a concorrência, acho que foi boa aquisição.
Conseguir montar o animal na caixa ainda foi preciso dar umas voltas, mas lá o consegui meter numa posição favorável.


Do que vi, a média no curve optimizer é uns -10/-15 nos 2 melhores cores e mais um pouco (-20) nos piores cores.. se meter mais nos melhores cores podem causar problemas em idle, mas claro que isto cada caso é um caso e só vi por alto, não estudei muito o assunto e nem testei.
 

Luka_

Power Member
@Rafx Já li também em alguns lados que se deve não baixar muito a voltagem (ou até mesmo aumentar acima do normal) dos melhores cores no CO para que estes possam dar o maior boost possível, já que em cenários single thread, a vantagem está em atingir a maior frequência possível, e um Core ou 2 apenas não vão chegar ao limite de PPT, portanto é dar-lhes sumo para eles se esticarem.

Já os restantes, mais fracos, convém mesmo dar apenas a voltagem necessária para manter o PPT e TDC dentro dos limites pretendidos, ao mesmo tempo que tentamos a maior frequência possível no maior número de cores, em cenários multi-threaded.
 

JPgod

Moderador
Staff
Pois, eu tenho os 2 melhores cores com menos UV do que os outros.

E sim, por mais cooler que atires, as temps não caem muito... Trocar um big shuriken 3 pelo H115 não tive grande ganhos de temps, claro que agora posso rodar load sustentado e antes ao fim de uns loops do cinebench ja chegava aos 90.

Por um lado oiço a bomba do AIO quando não jogo nem tenho load, desligo as fans do AIO :002:

vou ver se eventualmente vou pro U12A chromax
 

JackFlash

Colaborador
Staff
Estou numa situação semelhante ao @Rafx mas para pior com o meu 5800X.
Em uso normal e mesmo em gaming, nada de muito puxado, tenho temperaturas normais, não passa dos 70-72 ºC.

Mas de facto o 5800X é difícil de arrefecer e no Cinebench chega mesmo aos 90 ºC.
Tenho um Arctic Freezer 34 eSports Duo. Ao comprar este cooler pensei que mesmo não sendo nada de espetacular, não o deixaria ir para estas temperaturas. Engano completo.

Como tenho uma caixa com um airflow razoável, be quiet! pure base 500DX + 4 FANs, o problem principal é mesmo o cooler e estou a pensar mudar.
O Noctua NH-D15 já se sabe que é aquela máquina, mas um monstro daquele tamanho é algo que não estava a considerar.
Os be quiet! Dark Rock Pro 4 também os acho muito grandes.

Ando mais com vontade de ir para um AIO e tenho estes em vista:
- Arctic Liquid Freezer II 240
- be quiet! Pure Loop 240mm

Já que a caixa não dá para muito mais e consigo ambos a rondar os 70 €.
Se me baixarem as temperaturas em Cinebench para menos de 80 ºC já me dou por contente.

Ainda não fiz UV, mas vou seguir as vossas indicações e ver o que consigo.
 
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JPgod

Moderador
Staff
Eh pah AIO só em ultimo caso. Eu já fui mais adepto de AIO, mas as bombas a falhar e o barulho da mesma me deixa desconfortável. Ainda na semana passada vi no Twitter um rapaz com a bomba do AIO dele a dar o berro.

Daí tar de olho no U12A, deve ser o melhor cooler 12cm do mercado, mas é bem caro, até é mais caro que o próprio D15 e alem disso tenho que ir pro chromax por causa da humidade elevada e ele sendo pintado a preto evita oxidar.

Mas mesmo com AIO e afins vai ter temps altas. É um die de 80mm2 a dissipar 140w reais, não há milagres. Acho que um bom UV mesmo que se perca 5-10% de performance compensa!

Entretanto irei testar o big shuriken 3 com o CPU limitado a 75-80w quando o tirar do outro PC. Mas ele segurou um 3800X de boa com um pequeno UV. Se vir que fica boas temps sem barulho, o AIO vai para outra pessoa :D

Vou experimentar meter 2 fans NF-A15 do Nh-d15 a fazer push a ver se ajuda a baixar mais as temps do liquid 360 :D

Não me pareça que ganhes alguma coisa, O meu AIO é um 280mm Corsair h115, a diferença entre as fans a 800 e 2000 rpm é de 2 graus em load... Que também era a diferença no D15 com 1 ou 2 fans com um 3800X
 
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Rafx

Power Member
Estou numa situação semelhante ao @Rafx mas para pior com o meu 5800X.
Em uso normal e mesmo em gaming, nada de muito puxado, tenho temperaturas normais, não passa dos 70-72 ºC.

Mas de facto o 5800X é difícil de arrefecer e no Cinebench chega mesmo aos 90 ºC.
Tenho um Arctic Freezer 34 eSports Duo. Ao comprar este cooler pensei que mesmo não sendo nada de espetacular, não o deixaria ir para estas temperaturas. Engano completo.

Como tenho uma caixa com um airflow razoável, be quiet! pure base 500DX + 4 FANs, o problem principal é mesmo o cooler e estou a pensar mudar.
O Noctua NH-D15 já se sabe que é aquela máquina, mas um monstro daquele tamanho é algo que não estava a considerar.
Os be quiet! Dark Rock Pro 4 também os acho muito grandes.

Ando mais com vontade de ir para um AIO e tenho estes em vista:
- Arctic Liquid Freezer II 240
- be quiet! Silent Loop 2 240mm - parece que de facto é silencioso

Já que a caixa não dá para muito mais e consigo ambos a rondar os 70 €.
Se me baixarem as temperaturas em Cinebench para menos de 80 ºC já me dou por contente.

Ainda não fiz UV, mas vou seguir as vossas indicações e ver o que consigo.

O cooler que tens para o 5800X não dá mesmo. O mínimo, a ar é o nd-15 ou outro muito equivalente..

Vê as reviews do canal YouTube Gamers Nexus. Ele fez reviews do Arctic liquid II 240, do 360 e do 420, em diferentes videos, e comparou com vária concorrência. Em termos de ruído/performance são os melhores.

Vê também o vídeo da gamers Nexus de como montar um WC na caixa, ficas com boas noções para evitar erros.

A vantagem dos Arctic Liquid II é que têm o radiador mais espesso que os outros, isso dá boa vantagem, é mais superfícieb para arrefecer a água.

Outros para igualarem estes liquid II têm de ter as ventoinhas a fazer mais ruído.
O Liquid II também tem a vantagem de ter pequena fan junto ao mount no CPU para arrefecer as vrm da Motherboard, dá para desligar, mas é algo que embora não faça muita diferença ajuda de facto a manter as vrm mais frescas.

O Liquid 240 é capaz de ter performance +/- equivalente ao Noctua NH-D15. Se puderes, e a tua caixa tiver encaixe compatível, o Liquid II 280 é capaz de ser melhor ideia, um pouco mais performance e julgo que as ventoinhas são um pouco mais silenciosas, é mais ~10€ mas julgo que compense, com este a performance deve ser melhor que um Noctua NH-D15 e continua a ser mais barato que o Noctua.

Ter só em atenção que como os radiadores dos Liquid II são mais espessos que a média pode impossibilitar a montagem no topo da caixa, por falta de espaço até á motherboard, e obrigar a montar na frente - se for possível.

No meu caso a caixa (Corsair 5000D airflow) permite radiadores 360 no topo, mas como a minha motherboard tem um plástico fixo junto á backplate, entre a espessura do radiador + ventoinhas, não há espaço para meter o radiador no topo porque bate no plástico da MB junto á backplate. Se fosse radiador 240/280 cabia no topo, não ocupando o slotda ventoinha mais atrás, mas o de 360 não dá.
Meti a fazer intake na frente, sem problema.

Outros coolers AIO têm radiadores um pouco mais finos, já mais compatibilidade de montagem no topo mas lá está, a relação performance/ruído é pior.
 

Rafx

Power Member
Eh pah AIO só em ultimo caso. Eu já fui mais adepto de AIO, mas as bombas a falhar e o barulho da mesma me deixa desconfortável. Ainda na semana passada vi no Twitter um rapaz com a bomba do AIO dele a dar o berro.

Daí tar de olho no U12A, deve ser o melhor cooler 12cm do mercado, mas é bem caro, até é mais caro que o próprio D15 e alem disso tenho que ir pro chromax por causa da humidade elevada e ele sendo pintado a preto evita oxidar.

Mas mesmo com AIO e afins vai ter temps altas. É um die de 80mm2 a dissipar 140w reais, não há milagres. Acho que um bom UV mesmo que se perca 5-10% de performance compensa!

Já pensei assim, mas com um 5800X ( ou com o novo cpu de topo da Intel) vale a pena um AIO decente.
Com CPU's normais o D-15 ou esse U12A é mais que suficiente e não justifica-se de modo algum um AIO, mas com estes cpu's justifica-se 'artilharia pesada' de um bom WC AIO,c de preferência de radiador 280 para cima.

Mas isto, claro, vai de cada um..
 

JackFlash

Colaborador
Staff
Acabei de fazer uns testes rápidos com o PBO2, directamente na BIOS.
Apenas mexi no Curve Optimizer e para já o que resultou melhor foi colocar a All Core Curve Optimizer Magnitude a 30, com Sign a Negative claro.

As temperaturas ao correr o Cinebench melhoraram 7 ºC, de 90ºC para 83 ºC, com as quais já fiquei bastante contente.
O score no teste de Multi Core subiu para cerca de 15400, vinha de bem abaixo de 15000, e o clock do CPU também foi maior.

Está a compor-se ... mas ainda tenho de ver melhor até onde consigo ir e se vale a pena fazer mais mudanças.

O cooler que tens para o 5800X não dá mesmo. O mínimo, a ar é o nd-15 ou outro muito equivalente..

Vê as reviews do canal YouTube Gamers Nexus. Ele fez reviews do Arctic liquid II 240, do 360 e do 420, em diferentes videos, e comparou com vária concorrência. Em termos de ruído/performance são os melhores.

Vê também o vídeo da gamers Nexus de como montar um WC na caixa, ficas com boas noções para evitar erros.

A vantagem dos Arctic Liquid II é que têm o radiador mais espesso que os outros, isso dá boa vantagem, é mais superfícieb para arrefecer a água.

Outros para igualarem estes liquid II têm de ter as ventoinhas a fazer mais ruído.
O Liquid II também tem a vantagem de ter pequena fan junto ao mount no CPU para arrefecer as vrm da Motherboard, dá para desligar, mas é algo que embora não faça muita diferença ajuda de facto a manter as vrm mais frescas.

O Liquid 240 é capaz de ter performance +/- equivalente ao Noctua NH-D15. Se puderes, e a tua caixa tiver encaixe compatível, o Liquid II 280 é capaz de ser melhor ideia, um pouco mais performance e julgo que as ventoinhas são um pouco mais silenciosas, é mais ~10€ mas julgo que compense, com este a performance deve ser melhor que um Noctua NH-D15 e continua a ser mais barato que o Noctua.

Ter só em atenção que como os radiadores dos Liquid II são mais espessos que a média pode impossibilitar a montagem no topo da caixa, por falta de espaço até á motherboard, e obrigar a montar na frente - se for possível.

No meu caso a caixa (Corsair 5000D airflow) permite radiadores 360 no topo, mas como a minha motherboard tem um plástico fixo junto á backplate, entre a espessura do radiador + ventoinhas, não há espaço para meter o radiador no topo porque bate no plástico da MB junto á backplate. Se fosse radiador 240/280 cabia no topo, não ocupando o slotda ventoinha mais atrás, mas o de 360 não dá.
Meti a fazer intake na frente, sem problema.

Outros coolers AIO têm radiadores um pouco mais finos, já mais compatibilidade de montagem no topo mas lá está, a relação performance/ruído é pior.

Obrigado pelas sugestões.
Por acaso já tinha visto as reviews do Gamer Nexus tanto dos Arctic Liquid II assim como o video a explicar a correcta montagem dos AIOs.
Estava a considerar o de 240 mm, porque é o máximo que a caixa leva em cima. À frente leva até 360 mm.
Mas de facto se com uma FAN que tenho em cima já me está a bater no cabo de alimentação do CPU, com o Arctic Liquid II 240 vai ser muito pior.
Parece que à frente é mesmo a melhor opção.

Consigo ambas as versões 280 e 360 ao mesmos preços, 80-85 €.
Mas parece-me a versão de 280 será mais fácil de instalar e segundo o Gamer Nexus a diferença de performance é pequena.

Ainda vou estudar melhor o que comprar, se não optar por outro Air Cooler, irei quase certamente para um Arctic Liquid Freezer II.

Edit: já percebi que também não terei problemas com um AIO de 240 mm em cima. O problema que estou a ter é por ser com uma FAN de 140 mm. A largura do AIO se for ~120 mm remove o problema e não bate em nada na board.
 
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