AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Esquece all cores overclock, liga o PBO, auto OC +200mhz e baixa a voltagem no CO até encontrares instabilidade. Nos melhor dois cores podes até colocar voltagem positiva, para eles se esticarem ao máximo em single core workloads.

E sim, se puderes, um bom cooler ajuda a manter os clocks mais elevados em multicore workloads.
 
No 3600 os resultados eram muito melhores com UV, mas também eu no meu conseguia [email protected] ou [email protected]. Com PBO não importava as settings era sempre mais quente com menos performance.
Mas neste já vi que a historia é bem diferente.

Acho que estou num bom caminho agora:
Estou a usar um programa chamado boost tester do github para com +200mhz de override com limites da motherboard para ver até onde isto dá boost nos piores cores para depois usar um override que nao seja excessivo.
E depois tenho que usar o optimizador de curva? Comeco como -5 e vejo se esta estável etc
Estou a fazer isto bem?

Confesso que ainda nao percebo muito bem como funciona o optimizador de curva, eu nao tinha esta opcao em zen2.

edit:

Depois de tester com aquele programa do github, todos os cores dao boost para 4850 com +200 mas há 1 core que não quer cooperar e o boost dele é de apenas 4675.
Isto quer dizer que isto me limita o override a +75?
Acho que vou perder umas boas horas e a afinar isto lol
 
Última edição:
O CO serve para afinares a curva de voltagem per core, para que fiques o mais longe possível dos limites do PBO, pois quando tocas num limite a frequência dos cores pode reduzir ou não escalar mais.

Esse Core que não faz mais que 4675mhz está com -5 no CO? Experimenta colocar a 0 ou +5 a ver se ele melhora, pode precisar de mais power para dar Boost
 
Tive a testar todas as opcoes do pbo, maioritariamente no cinebench para descobrir três coisas:

-A velocidade que o boost atingia no cinebench entre todas as opções.
-A diferença de resultados entre todas as opções.
-A diferença de temperatura entre todas as opções.

Digo já que este pbo é muito melhor que em zen 2, isto funciona, em contraste como o meu 3600 que nao atingia mais de 4.1 nao importava as definicoes.

Onde encontrei melhores temps, com os melhores resultados foi com estas definições, no cinebench os cores dão todos boost para perto de 4500, em stock ou com outras definições o máximo era 4200. As temperaturas até custam a acreditar com o curve optimizer a -20, não passo dos 75c no cinebench:

7exZOxb.jpg
p7lmjNW.jpg


Com estas definições também consegui este score no cinebench:

X7deVWD.png

Isto com o cpu que não passa dos 75c.

E a jogar estas são as únicas opções de pbo que me dão clocks de 4700/4800 constantes, as outras definições dao-me boost de até 4500 no máximo com umas subidas para 4600.
RkF5A6t.jpg


Agora pergunto-me, estou mesmo estável com -20 em todos os cores? Já passei pelo prime com avx algum tempo sem erros com temps muito boas e n runs de cinebench.

Em conclusao, basta mexer um bocado e isto fico logo melhor, deviam era vir assim stock para quem nao tenha paciencia ou conhecimento para "mexer". No cinebench em stock ou com outras definições a minha pontuação era pouco mais de 10k e o boost a jogar não passava dos 4600.

EDIT:

Já agora, os meu resultado no aida:

J0fLWY2.png


E isto foi feito com programas abertos etc, acho que ainda consigo melhorar ligeiramente. Vou tentar chegar a sub 60, acho que consigo descer as minhas subtimmings ligeiramente.
 
Última edição:
Estabilidade com o CO é ir usando o PC normalmente. Não vais ter instabilidade a full load. Podes até rodar um prime95, ma nao mais que 30m - 1h, alias com cooler fraco nem recomendo andar com power vírus.

Eu comecei com -30. Rodava cinebench all core de boa, asim que dei start do teste single thread = reboot. Testa em single thread para ver. As vezes até em idle reiniciava!

O que é normal, all core reduz o clock para 45xx e não precisa de tanta voltagem, em idle e single thread ele sobe aos 4850 e não aguentava...

Com isso a cada reboot reduzia, da primeira vez, como reiniciou mal dei start, que passei logo de -30 para -25 e depois -20 e depois fui reduzindo de 2 em 2 até ficar estável. Fiquei com -14 em 4 cores e -12 nos 2 melhores cores.

Eu acho é que vou ter que investir num cooler, isto com o PBO ligado aquece e nem pede licença. :berlusca:
No 3600 não era tão agressivo.
Normal. O meu com PBO e motheboard limits ultrapassa dos 100w de consumo. O cooler que usava até que para jogos e afins aguentava, mas com cinebenchs e afins pesados subia a 90 graus.

É trabalhar depois o EDC e afins, eu consigo agora 85w de peak e com perda minima de multi thread.
 
Última edição:
Há umas opções de PBO engraçadas na bios da MSI que são "enhanced" e aquilo quer-me fritar o CPU, pus na opção mais agressiva e aquilo foi para cima dos 90c no cinebench. :D Voltagens ridículas.

Eu acabei por mudar o limite de PBO para a motherboard ao inves de sem limites com +200mhz override e -20 no curve. Ou seja as minha definicoes agora sao estas, mas com o limite de pbo na mb.
As temps são até sao aceitáveis para a solução de cooling que tenho, entre 75c e 80c em cinebench e consume cerca de 80 watts com os limites da motherboard.
Já em prime isto aquece bem mais mas sem erros.

Já nem mexo + nisto, dá boost para 4700/4800 a jogar (apex pelo menos, ainda nao tive tempo para testar outros) e não sai disso com temps por volta dos 75c. Acho que pouco mais posso fazer para melhorar a performance single core sem cooling melhor.
Agora vou estar atento com a estabilidade do sistema porque duvido seriamente que esteja estavel com -20 nos cores todos.

Estabilidade com o CO é ir usando o PC normalmente. Não vais ter instabilidade a full load. Podes até rodar um prime95, ma nao mais que 30m - 1h, alias com cooler fraco nem recomendo andar com power vírus.

Eu comecei com -30. Rodava cinebench all core de boa, asim que dei start do teste single thread = reboot. Testa em single thread para ver. As vezes até em idle reiniciava!

O que é normal, all core reduz o clock para 45xx e não precisa de tanta voltagem, em idle e single thread ele sobe aos 4850 e não aguentava...

Com isso a cada reboot reduzia, da primeira vez, como reiniciou mal dei start, que passei logo de -30 para -25 e depois -20 e depois fui reduzindo de 2 em 2 até ficar estável. Fiquei com -14 em 4 cores e -12 nos 2 melhores cores.

Eu pelo sim pelo não ja baixei para -15.
Ainda tenho é que tentar o UV all core, for science.
 
Última edição:
Tentei agora testar:
System.AggregateException: One or more errors occurred. ---> System.NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object.
at A.c7ef8ec682dd21d60b7ea8e49e2ff83f2.c5c2452607c2665392a3543b056d8caa4()
at A.c7ef8ec682dd21d60b7ea8e49e2ff83f2.c851a92f7e153dde284accde57e5e21c4()
at System.Threading.Tasks.Task.Execute()
--- End of inner exception stack trace ---
at System.Threading.Tasks.Task.ThrowIfExceptional(Boolean includeTaskCanceledExceptions)
at System.Threading.Tasks.Task.Wait(Int32 millisecondsTimeout, CancellationToken cancellationToken)
at A.c7ef8ec682dd21d60b7ea8e49e2ff83f2..ctor()
---> (Inner Exception #0) System.NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object.
at A.c7ef8ec682dd21d60b7ea8e49e2ff83f2.c5c2452607c2665392a3543b056d8caa4()
at A.c7ef8ec682dd21d60b7ea8e49e2ff83f2.c851a92f7e153dde284accde57e5e21c4()
at System.Threading.Tasks.Task.Execute()<---
Como fiz uma mudança de CPU pode ser disso?
Eu já tinha o programa no PC porque o tinha usado no 3600 (nao gostei dos resultados),
Já tentei fazer download outra vez e tenho o mesmo erro. Nem dá para começar o diagnóstico.
 
Perdi umas boas horas mas acho que ja tenho isto afinado ao máximo. Comecei a usar o CO core por core e cheguei a estes resultados:
F4XdnrF.jpg

Isto é com PBO limits da motherboard e +200mhz override.

Cinebench single core:
SyPFCNW.jpeg


Cinebench Multicore:
SC678Ly.jpeg

Com esta configuração todos cores quase que chegam a 4600 no cinebench no teste multicore, uma melhoria a comparar com os 4.4 que tinha anteriormente. O score também melhorou.

Em jogo agora tenho 4850mhz de boost muito constantes com temps boas:
7QPFJ3E.jpg

Desculpem ser foto mas por alguma razão todas as screenshots do apex saiem pretas. Talvez por estar a forcar em modo fullscreen. Mas aqui fica.

No booster tester os cores tambem chegam todos a 4850mhz consistentemente.

Quanto ao UV, consigo 4.6ghz estáveis com 2.7v 1.27v mas mais que isso é impossível, e apesar das temps serem melhores perco muito performance em single core.
Esta configuração acaba por ser muito melhor, tanto em benchmarks como uso real.
Agora vou andar atento ao event viewer e reliability monitor para ver se estou 100% estável. Fora disso, não toco mais nele.

Em conclusão, pouco mais posso fazer para tirar mais sumo dele e foi uma boa supresa, não estava há espera de conseguir números tao bons com um cooler pouco melhor que o stock.
 
Última edição:
Sim:
Average framerate : 278.5 FPS
Minimum framerate : 256.9 FPS
Maximum framerate : 279.0 FPS
1% low framerate : 265.9 FPS
0.1% low framerate : 259.3 FPS

Isto foi do meu último jogo.

Antes no 3600 a avg era 230/240 com 1% de 150. E descia para 190 muitas vezes por exemplo em certas partes do mapa.
Com o 5600x a avg não desce de 279/278 durante um jogo inteiro.
Claro que há situações, principalmente em círculos finais que vejo descidas para os 250/260 mas no geral ta sempre colado nos 279.

Já sou de opiniao que zen3 é mesmo essencial para high refresh rates para quem vem de zen2 em situacoes CPU bound, a diferença é enorme. A fluidez do jogo é muito melhor.

De notar que eu tambem uso um custom autoexec e um videoconfig modificados para espremer um bocado mais se performance. Isto ja sao habitos antigo por isto ser source e pouca diferenca faz, já no 1.6 tinha que haver um autoexec.:007:
 
Pois, eu com a minha 1080ti costumo jogar a 141 fps bloqueados pelo engine (monitor 144hz) e com um 2600 tinha drops para os 100fps e com o 5600x desapareceram.

Caso passasse para um monitor de 240hz também passaria a sentir dips, se desbloquear a frame rate tenho dips para os 150fps, mas aí já se deve a passar a ser GPU bound.

Mas como não tenho pressa em fazer upgrades pois o tempo para jogar não é muito, para já fico assim.

Os teus posts deram-me um empurrãozinho para também mexer no meu sistema, mas acho que vou deixar ficar o 5600x stock como estava, para a 1080ti chega bem.
 
Eles retiraram o bloqueio de FPS! O jogo bloqueia conforme a refresh rate, no passado era 144 não importava o monitor.
Nem dava para jogar acima de 190fps por causa de inconsistências graves nas frametimes, eles felizmente já resolveram isso tudo.
Mas mesmo assim o limite da engine é 300 fps no apex, refresh rates acima disso são desperdiçadas.

E uma coisa a tomar atenção sobre os meus resultados. Já vi os 0.1% a descerem para os 150fps, mas os 1% mantém-se constantes nos 250 fps.

Epah, é uma maravilha. :D
Para um bocado de contexto, eu comecei a jogar isto com uma gt 1030 e um i3 6300 a 720p com medias de 70 FPS num monitor de 60hz, mesmo com esse hardware nunca parei de jogar, depois fiz upgrade para a 1660S/3600 e 144hz muito a pensar no apex, mas agora sinto que estou a jogar sem compromissos, é outra experiencia com este hardware a 280hz.
Sempre gostei do jogo e sempre o joguei não importa o hardware e isso faz-me apreciar ainda mais conseguir jogar nestas condições.

O 5600x é uma besta. Já no valorant ganhei mais de 200 FPS, sim, mais de 200 fps. O jogo está tao responsivo que até estranho um bocado. lol As frametimes estão solidas a 0.7/0.9ms por um jogo inteiro. Mais de 450 fps avg.
 
Sim, eu sei que agora já dá para jogar com FPS desbloqueados que já não dá raia, mas vou deixar estar a 141, eu jogo mais para o fun [emoji14]
 
A vantagem de desbloqueares os fps acima de refresh rate é input lag reduzido com a desvantagem de potencial tearing. Eu pessoalmente em refresh rates tão altas tenho dificuldade em identificar tearing mas há pessoas que conseguem.
Eu também gosto mais que pubs, estou a d3 e com medo de jogar. :berlusca: Perde-se muito basta 1 mau jogo.

Mais ontopic, tenho andado a fazer uns testes para testar a estabilidade do CO e isto está bem firme ainda.

Tambem gostava de usar o CRT mas dá o erro que pus acima.
 
É que isto nem dá para começar o diagonostico, será por ser b2? O erro está acima.
Já no 3600 aquilo foi mesmo mau, resultados que não correspondiam com a realidade.
Isto é uma ferramenta do 1usmus certo? Já o power plan dele deu-me resultados piores que o plano ryzen no 3600.
 
Sim, é.

Eu ontem também testei o Project Hydra dele para o Zen3 e não me deu grande ajuda, talvez se tivesse ligado o PBO a história seria outra, tem lá também uma aba de diagnóstico que permite encontrar automaticamente os melhores valores para o CO.
 
Experimentei esse Project Hydra... Uma hora a fazer diagnostico, fez um restart que disse que era normal, volto a fazer e diz que "perdeu" os dados.
Não uso mais software desse 1usmus. 😅
 
Esquece isso...

PBO e o CO como tens tá excelente. E consegues melhor que eu, ou seja stepping B2 power... Se tens um core dando -25 ui muito bom.

Quais sao os 2 melhores cores?

Eu nem perdi muito tempo afinando core a core, nem sei como testar isso com precisão. Deixei -14 em todos e -12 nos 5 e 6 (os 2 melhores do sistema).

E da 4850 em jogos de boa.

Agora é desfrutar. Se tiver crashes é ajustando o CO.
 
Back
Topo