1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por JPgod, 27 de Outubro de 2020. (Respostas: 542; Visualizações: 25304)

1. ValinHall

ValinHall Power Member

Não sei se consegues puxar o FCLK a 2133. A AMD não garante que, mesmo com as novas bios, todos os processadores façam 2000 FCLK, quanto mais 2133. E essa velocidade com CL19 tens mais latência do que 3600 CL16, por exemplo.

Honestamente, se vale a pena? É um conjunto de variáveis; se o preço é aceitável, se dá para apertar os timings (dependendo da qualidade dessa RAM), se o teu processador atinge bom FCLK, se a diferença em performance nestes Zen 3 se vai notar, se vale a pena ter FCLK mais alto com RAM 1:1, mesmo que com mais latência, etc.

Visto a G.Skill estar prestes a lançar 3600 CL14 e 4000 CL16, se conseguires esperar talvez valha a pena...

2. Folken

Folken Power Member

G.SKILL Trident Z Royal DDR4-4000 MHz CL15 / 17 , não dão conta em vez de esperar pelas 16? Não queria estar a espera pelas 16 xd.
    Pelo que vi o ideal para latência 4000 Mhz CL15.

Última edição: 7 de Novembro de 2020
  3. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

By Robert Hallock :berlusca:

https://twitter.com/Thracks/status/1324561815104356352

Não sei se vale a pena meter no primeiro post para ficar num local visível.

4. iPlay

iPlay Power Member

5. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Dude, montaste-o ao contrário..

edit: Antes que pensem ser a sério, estava a gozar. Só para dar aquele mini "heart beat skip".

6. iPlay

iPlay Power Member

Está bem, garanto.

7. Mandei vir o Ryzen 7 5800x para encaixar numa futura MSI MAG B550 TOMAHAWK

O que acham de encaixar uma G.Skill Kit 16GB (2 X 8GB) DDR4 4000MHz Trident Z RGB CL18, sabendo que não percebo muito de overclock’s a CPU’s e RAM..

(Já agora, alguém sabe me dizer se a motherboard vem atualizada com a BIOS para a 5800x, se comprar no final deste mês?)

Cumprimentos

8. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Vê o meu edit.

Claro que está é impossível montar noutra posição que não a correcta.

Relativamente à Bios não faço ideia, vou assumir que sim, mas não tenho a certeza.

Quanto às memórias, parecem-me bem. Mas já aqui indicaram que nem todos os cpus vão conseguir 4000MHz 1:1. Independentemente disso, não entendes muito de OC mas vais ter que ir à bios meter a ram nas specs corretas (possivelmente basta activares o perfil XMP/D.O.C.P da ram).

edit: ia a jurar estar na thread de discussão de hardware e não aqui. Já são tantas threads que um gajo fica baralhado. :D

9. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Isso depende se o sítio onde te vendeu tinha stock antigo ou mais recente, para arrancar é preciso uma BIOS com AGESA 1.0.8.0 que saiu no fim de Agosto:

https://www.msi.com/Motherboard/support/MAG-B550-TOMAHAWK#down-bios

Pelo que se tiverem vendido de stock mais recente deve dar para pelo menos arrancar, se bem que é recomendado actualizar para a BIOS que saiu no dia 4 de Novembro de qualquer forma (com AGESA 1.1.0.0).

Penso que é possivel ver a data da board num número de série que vem numa etiqueta da caixa.. os números depois da letra B no serial number devem representar o ano e o mês em que foi fabricada.

De qualquer forma a TOMAHAWK suporta BIOS Flashback para actualizar a BIOS sem ter um CPU instalado pelo que sempre podes fazer isso para ter logo a BIOS mais recente.

10. Obrigado pela dica!

Estive a pesquisar essa possibilidade e realmente pode ser uma forma de conseguir instalar a BIOS. (Acho que é possível atualizar com CPU, RAM, FAN etc.. ligado motherboard certo?

11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eles dizem que não é preciso ter CPU e memória para fazer o flashback mas acho que não faz mal se já tiver tudo ligado:

12. A nível de arrefecimento do CPU estou com algumas duvidas..
    Sei que as temperaturas andam bastante altas quando se puxa pelo CPU.
    Nunca tive um processador AMD no passado, por isso será que o 5800x fica com boas temperaturas, se meter um Cooler CPU a Água Corsair Hydro H100i Platinium ?

13. DT^

DT^ What is folding?

Mete um Artic Freezer II.

14. Exabyte

Exabyte Power Member

Tenho um kit 2 x 16GB da G.Skill TridentZ 3200 CL14-14-14-34 F4-3200C14D-32GTZR para meter numa Gigabyte B550 Aorus Pro junto com um Ryzen 9 5900X. Alguem sabe até onde é posso puxar estas memórias?

15. É muita a diferença em performance entre os dois? ( Não me importo de meter um Cosrair Hydro H115i Platinium se o problema for por causa da performance, é que tinha preferência pela Corsair, mas se realmente justificar meter o Artic Freezer II não me importo)

Recomenda a posição do radiador na parte superior ou frontal, sabendo que a caixa vai ser uma E-ATX Corsair 4000x?

Obrigado pelas dicas

16. ValinHall

ValinHall Power Member

Sure. Falei em aguardar pelas outras mais pelo preço, mas se o valor e quantidade te servem, não creio que se consiga muito melhor que isso.

Gostava é de ver comparações relativamente à performance dos Zen 3 com diferentes velocidades de RAM e FLCK, para saber se vale sequer a pena perder muito tempo com isso...

17. DT^

DT^ What is folding?

A diferença é que o Artic Freezer é mais barato, mas não tem nada de RGB's. Em termos de eficiência, é do melhor que há no mercado.

Eu pessoalmente acho que o melhor setup é teres o radiador na frente a fazer intake, e depois ventoinhas atrás e no topo a fazer de exhaust. Vários testes confirmam ser este o melhor setup.

Tens umas ventoinhas brutais da Artic, que são as P12 PWM ou as P14 PWM (diferem apenas no tamanho 120 x 140mm) que dizem ser brutais a nível de eficácia em termos de temperatura, silêncio e preço. Ah, e ainda têm 10 anos de garantia.

18. xgam3r

xgam3r Power Member

já alguem conseguiu usar a promoçao da msi do blackfriday?

19. RicardoGM

RicardoGM Power Member

Pelo que percebi tens de registar o artigo mas só tem deixa solicitar a promoção apartir do dia 16

20. xgam3r

xgam3r Power Member

ahh, n sabia essa do dia 16, ok obrigado pela resposta :)

Alguém já está a usar os novos ryzen? e que tal?
    o meu 5800x ainda tá na caixa, à espera do resto dos componentes.