AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Consegui meter as minhas RAMS que de origem são CL17 3600 a CL16.... Isto na configuração 4x8....apertando tb consideravelmente os outros timings

3800 penso ser possível mas teria que mexer em quase td o que é timing e sinceramente duvido que no final viesse a ganhar performance.... È mais um projeto para quando tiver muito tempo livre..... Até pk RAM instável é daquelas coisas que uma pessoa deve fugir como o diabo da cruz
 
Eu nas minhas consigo 3000/3200 cl 14, a partir disso tenho que subir o tRc.

Eu estou é surpreendido por ter hynix CJR num kit de pouco mais de 50 paus, 3000 cl 16 origem! O kit em questão é este: G.Skill 16GB Aegis 2x 8GB DDR4 3000MHZ
O mal é que este kit também pode vir com IC's muito maus, o que torna oc's destes impossíveis, é uma loteria nestes preços. Eu por acaso tive sorte.
É que CJR é dos melhores depois de b-die, senão o melhor atrás de micron e.

EDIT:

Só para dar a certeza que isto é hynix cjr:

w3pFL9Z.jpg

(precisa duma limpeza lol)

8Gbit CJR​

Characteristics: Seen in the wild doing 4000 18-22-22 stable. Scaling varies, voltages higher than 1.45V seem to cause accelerated degradation.
A cut down (4Gbit density) version of these goes under the "1JR" moniker and can be found in Essencore/Goodram 4GB sticks from 2019 and G.Skill 4GB and dualrank 8GB sticks from 2019 onwards with 04240H48211 label code. 16Gbit AJR has seen similar treatment (downbinning to "8Gbit 1JR").

Platform preferences: Seems to be fine on both Intel *lake and AMD Ryzen. Issues reported on X99.
Recommended for: Higher-end daily without the B-die tax.
Tenho a 04240H48211, mesmo o thaiphon fica confuso sobre o ic e não me sabe dizer, so assim é que soube.
Normalmente é usado em kits 3600 cl 16 ou até mais, agradavelmente surpreendido.
 
Última edição:
Update:

Tive 10 horas no memtest84 e não encontrou problemas!

Eu sinceramente não vou tentar subir para 3800 porque esta estabilidade ja me demorou MUITO tempo a encontrar e ia ter que começar do 0.
Também o facto desses "holes" existiram que podem potencialmente por-me horas em trial n error.

Agora, as timmings e voltagens finais que usei no último teste:
L8VFMuw.png


baixei o vddp, ccd e iod o máximo que pude.

Isto passou memtest84 10 horas.
Linpack 1 hora.
Vários teste de ram como o testmem5 usando a config extreme do anta777, este foi pelo menos 10 ciclos.

Em conclusão, estou estável e não mexo mais nisto. Requer uma paciência que não tenho sempre.:007:

edit:

Esqueçam o que disse, já mexi mais :De já tenho boot a 3866 com fclk 1:1:

pUvkcUX.png


Obrigado @Luka_ pela dica! Era mesmo um hole.
Este kit é uma besta! De 3000 cl16 para 3866 cl16.

E para ter isto só tive que subir trp e trcdrd em 1 valor, e subi ligeiramente o tRAS e as voltagens. E secalhar posso desce-los outra vez porque tive boot na primeira tentativa.
Eu provavelmente consigo chegar a 4200 se subir o tCl. Testes para as próximas semanas.
 
Última edição:
O que deves fazer é dar boot com o máximo fclk que conseguires com latências muito relaxadas, tipo cl20-20-20-20-40 e a voltagem máxima que quiseres arriscar para 24/7.

Depois disso, é ir reduzindo timings e testando.
 
Espetáculo. O meu kit gskill o pouco que experimentei pouco valeu.. não passa daquilo ou não apanhei ainda o jeito de fazer a coisa
Ainda estou a tentar ter estabilidade com tudo stock e só o XMp ligado e vsoc a 1,1. Já baixei uma versão da BIOS e mexi em várias settings e vou deixar passar mais uns dias até ir tocando no que seja
 
O que deves fazer é dar boot com o máximo fclk que conseguires com latências muito relaxadas, tipo cl20-20-20-20-40 e a voltagem máxima que quiseres arriscar para 24/7.

Depois disso, é ir reduzindo timings e testando.

Vou testar isso, até vou por as memórias em stock e puxar o flck ao máximo para ver onde está realmente o limite.

Mas isso ia ser só um teste porque acho mesmo que cheguei ao limite no kit..
Porque agora para subir a frequência preciso de subir a voltagem de 1.42v e não me sinto confortável com este kit, ele não tem heatsink e CJR é sensível a temps.
_____________

Adiante. Tive a testar estabilidade ao milímetro com as voltagens nesta frequência.

E isto está mesmo no limite:
0.900mv VDDP E CCD não tenho boot, com 0.925v em ambos tenho boot.
Mesma historia para o IOD, com 1v tenho boot, se tentar 975mv não.
E mesmo a voltagem da ram, com 1.42v está tudo bem, com 1.41v não tenho boot.
O vsoc nunca mexo, está a 1.1v e está bem lol
Ou seja, as voltagens estão mesmo no mínimo que podem estar para haver estabilidade.

RWSR8Sq.png


Escusado será dizer que perdi muito tempo com isto e agora é que não mexo mesmo mais. :berlusca:
Agora vou fazer é mais stress tests, apesar de já ter passado o teste do usmus e o do anta777 no testmem5.

Espetáculo. O meu kit gskill o pouco que experimentei pouco valeu.. não passa daquilo ou não apanhei ainda o jeito de fazer a coisa
Ainda estou a tentar ter estabilidade com tudo stock e só o XMp ligado e vsoc a 1,1. Já baixei uma versão da BIOS e mexi em várias settings e vou deixar passar mais uns dias até ir tocando no que seja

Qual é o IC desse modelo?
 
Vou testar isso, até vou por as memórias em stock e puxar o flck ao máximo para ver onde está realmente o limite.

Mas isso ia ser só um teste porque acho mesmo que cheguei ao limite no kit..
Porque agora para subir a frequência preciso de subir a voltagem de 1.42v e não me sinto confortável com este kit, ele não tem heatsink e CJR é sensível a temps.
_____________

Adiante. Tive a testar estabilidade ao milímetro com as voltagens nesta frequência.

E isto está mesmo no limite:
0.900mv VDDP E CCD não tenho boot, com 0.925v em ambos tenho boot.
Mesma historia para o IOD, com 1v tenho boot, se tentar 975mv não.
E mesmo a voltagem da ram, com 1.42v está tudo bem, com 1.41v não tenho boot.
O vsoc nunca mexo, está a 1.1v e está bem lol
Ou seja, as voltagens estão mesmo no mínimo que podem estar para haver estabilidade.

RWSR8Sq.png


Escusado será dizer que perdi muito tempo com isto e agora é que não mexo mesmo mais. :berlusca:
Agora vou fazer é mais stress tests, apesar de já ter passado o teste do usmus e o do anta777 no testmem5.



Qual é o IC desse modelo?
eu tenho 4 dimms de 8gb com ICS da samsung, segundo o thaiphoon. Mas não consigo sequer dar boot a mais dos 3200 (para as quais são rated)
com estas imagens, já tenho um ponto de partida. A ver se consigo espremer qualquer coisa daquilo. Já ficava contente que dessem os 3600mhz com timmings decentes :)

edit: mais logo já meto aqui um print do log do thaiphoon
 
Última edição:
No caso das voltagens começa nestes valores:

SoC: 1.15V
VDDG CCD: 0.955V
VDDG IOD: 0.955V
CLDO VDDP: 0.950V
Também sobe logo a voltagem das rams para 1.4v.
Destas voltagens só te aconselhava a subir o IOD para 1v mas não deves ter necessidade para isso com o flck a 1800 que é o que precisas para 3600mhz. Se tiveres problemas com estabilidade da IF podes subir para 1v.
Depois se tiveres whea errors tens que subir a soc, mas cuidado, não subia para mais de 1.2.

Agora, tu podes é ter a c-die da samsung que é um bocado mazinha (posta a screenshot do thaiphon, há muita IC diferente da samsung) mas mas mesmo assim garanto-te que consegues subir isso para 3600 cl 18 no mínimo.

Sobe o tCl para 18, o trcdrd/trp para 20, o trcdwr para 18. Sobe também o tRas e trc ligeiramente. Deves ter boot assim.

Isto sou eu a assumir que tens um kit cl16. Se não tiveres esquece isto e posta as specs. :007:

Também podes usar o ryzen dram calculator, fazes export do teu perfil do thaiphon para lá e ficas com uns numeros para começar, não vai ser logo estavel mas pelo menos tens boot quase garantido.
Se precisares de ajuda manda pm.
 
No caso das voltagens começa nestes valores:

SoC: 1.15V
VDDG CCD: 0.955V
VDDG IOD: 0.955V
CLDO VDDP: 0.950V
Também sobe logo a voltagem das rams para 1.4v.
Destas voltagens só te aconselhava a subir o IOD para 1v mas não deves ter necessidade para isso com o flck a 1800 que é o que precisas para 3600mhz. Se tiveres problemas com estabilidade da IF podes subir para 1v.
Depois se tiveres whea errors tens que subir a soc, mas cuidado, não subia para mais de 1.2.

Agora, tu podes é ter a c-die da samsung que é um bocado mazinha (posta a screenshot do thaiphon, há muita IC diferente da samsung) mas mas mesmo assim garanto-te que consegues subir isso para 3600 cl 18 no mínimo.

Sobe o tCl para 18, o trcdrd/trp para 20, o trcdwr para 18. Sobe também o tRas e trc ligeiramente. Deves ter boot assim.

Isto sou eu a assumir que tens um kit cl16. Se não tiveres esquece isto e posta as specs. :007:

Também podes usar o ryzen dram calculator, fazes export do teu perfil do thaiphon para lá e ficas com uns numeros para começar, não vai ser logo estavel mas pelo menos tens boot quase garantido.
Se precisares de ajuda manda pm.
ja usei essa calculadora no passado, nunca consegui dar boot com os valores que lá apareciam para os 3600mhz (e foram os valores SAFE). Depois disso nunca mais brinquei com isto. Estou a ver que vou ter um fds longo :)
 
Não sei se o fizeste. Mas há uma maneira de migrar os teus dados todos do thaiphon para o dram calculator, dá-te valores muito mais perto da realidade, usa este link e tens aí as instruções.
Dito isto, os valores do ryzen dram calculator são para ter boot, estabilidade já é diferente mas é uma ótima ferramenta para começar.
 
Não sei se o fizeste. Mas há uma maneira de migrar os teus dados todos do thaiphon para o dram calculator, dá-te valores muito mais perto da realidade, usa este link e tens aí as instruções.
Dito isto, os valores do ryzen dram calculator são para ter boot, estabilidade já é diferente mas é uma ótima ferramenta para começar.
esqueci-me de referir isso mesmo que acabaste por escrever. Importei o .xml para o calculator e nicles xD

EDIT: segundo isto os meus kits são samsung E-die (F4-3200C16D-16GVGB)
mas nada melhor que colocar o print
 
Isso põe qualquer um mal disposto lol Normalmente os valores do calculator dão boot.

Posta aqui uma screen da tua pagina do thaiphon.
Diz também qual é o teu chipset e CPU.
E qual é o teu modelo do teu kit em particular (nome do produto).

Agora umas dicas, há uns truques para ter boot para além de subir as timmings principais:
-Subir a voltagem da ram (o obvio)
-Subir o procODT
-Subir o tRFC/tRC e tRas
-Ligar o geardown mode ou na pior dos cenários usar T2.

Mas isto são mais dicas gerais. Sem saber as tuas specs é difícil sugerir algo mais específico.

EDIT: segundo isto os meus kits são samsung E-die (F4-3200C16D-16GVGB)
mas nada melhor que colocar o print
e-die da samsung é mais que decente. Não devias ter problemas por isso a 3600.
 
Nem me lembrei do Core Cycle, meti a rodar e deu instabilidade nos cores -15...

Olha, a unica coisa que andou aqui a se queixar foi Diablo 3...

EDIT: depois de algum teste cheguei a

-14 / -9 / -13 / -13 / ??? / -11

O Core #5 que foi testado de -12 até -6 e não passou o tesde de 6 min de P95. Depois testo novamente partindo de -1.

Eu tinha até colocado no passado tudo com -12 e -10 nos cores 5 e 6 resolvi depois meter -15 / - 12 quando não tive nenhum problema.
 
Última edição:
Qual é o IC desse modelo?
thaiphoon.png


do pouco que experimentei ainda com o 1800x, não consegui praticamente melhorias nenhumas, exportei os valores daqui e nunca consegui nada de jeito, cheguei a tentar relaxar timmings e afins sem grande sucessso tb.
posso tentar relaxar tudo para 20 e aumentar voltagem e ver se consigo boot pelo menos, mas como depois no meu caso nunca ganho performance nenhuma nem me chateiei mais, acho que esta board não gosta de grandes aventuras
 
Muito obrigado pela vossa ajuda.

Pois, aqui tenho andado nesta azáfama de experimentar settings e realizar testes.

Corri várias vezes o RM e não consegui de todo obter valores CO estáveis, erros atrás de erros no corecycler.

Tenho a noção de que seriam valores iniciais para posterior afinamento manual.

Com os valores CO do Hydra, o pc está estável.

Agora iniciei a saga para aumentar a velocidade da ram.

Tenho 2 x 16GB da seguinte ram:




Neste momento, a ram está com os seguintes settings com o vdimm a 1.40v:



Com o TestMem5, o pc está estável.

No entanto, quando faço boot com a pen do memtest86, o monitor fica preto, não mostrando nada.

Já criei a pen com o próprio memtest86, bem como com o rufus. E nada.

A bios está em modo UEFI e o monitor está ligado por cabo DP à placa gráfica.

Como poderei resolver isto?
 
No caso das voltagens começa nestes valores:

SoC: 1.15V
VDDG CCD: 0.955V
VDDG IOD: 0.955V
CLDO VDDP: 0.950V
Também sobe logo a voltagem das rams para 1.4v.
Destas voltagens só te aconselhava a subir o IOD para 1v mas não deves ter necessidade para isso com o flck a 1800 que é o que precisas para 3600mhz. Se tiveres problemas com estabilidade da IF podes subir para 1v.
Depois se tiveres whea errors tens que subir a soc, mas cuidado, não subia para mais de 1.2.

Agora, tu podes é ter a c-die da samsung que é um bocado mazinha (posta a screenshot do thaiphon, há muita IC diferente da samsung) mas mas mesmo assim garanto-te que consegues subir isso para 3600 cl 18 no mínimo.

Sobe o tCl para 18, o trcdrd/trp para 20, o trcdwr para 18. Sobe também o tRas e trc ligeiramente. Deves ter boot assim.

Isto sou eu a assumir que tens um kit cl16. Se não tiveres esquece isto e posta as specs. :007:

Também podes usar o ryzen dram calculator, fazes export do teu perfil do thaiphon para lá e ficas com uns numeros para começar, não vai ser logo estavel mas pelo menos tens boot quase garantido.
Se precisares de ajuda manda pm.
Peço desculpa pelo atraso na resposta.

5800X
MSI B550 TOMAHAWK com 1.2.0.5 AGESA
32GB (4x8) F4-3200C16-8GVGB

penso que isto baste

deixo aqui o print do thaiphoon sobre as rams

vou agora tentar dar boot nisto a 3600 com timings relaxados
 
Back
Topo