AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

A nível de arrefecimento do CPU estou com algumas duvidas..
Sei que as temperaturas andam bastante altas quando se puxa pelo CPU.
Nunca tive um processador AMD no passado, por isso será que o 5800x fica com boas temperaturas, se meter um Cooler CPU a Água Corsair Hydro H100i Platinium ?
Qual cooler usas?

O 5800X parece ser o mais "quente" desta geração, mais que o 3800X (o consumo é superior), já o 5600X e os 59xx são mais frescos que os anteriores
 
ahh, n sabia essa do dia 16, ok obrigado pela resposta :)

Alguém já está a usar os novos ryzen? e que tal?
o meu 5800x ainda tá na caixa, à espera do resto dos componentes.

O meu está a caminho eheh, mas só vou conseguir montar o PC no final deste mês..
Também vou mandar vir a Corsair 4000x para a minha nova build, por acaso já escolheu que cooler vai utilizar para a 5800x?

Qual cooler usas?

O 5800X parece ser o mais "quente" desta geração, mais que o 3800X (o consumo é superior), já o 5600X e os 59xx são mais frescos que os anteriores

Ainda não tenho cooler.
Neste momento estou indeciso entre cooler à água ou ar.. (Vou montar os componentes no final deste mês)
 
Última edição pelo moderador:
O meu está a caminho eheh, mas só vou conseguir montar o PC no final deste mês..
Também vou mandar vir a Corsair 4000x para a minha nova build, por acaso já escolheu que cooler vai utilizar para a 5800x?

já sim, escolhi a Ar, optei pelo Scythe Fuma 2. agradou me as specs e ser à medida de forma a nao ultrapassar o espaço da Ram/por cima, além disso podes adicionar um 3 fan se quiseres mais frescura.
O resto da concorrencia tapa as ram.
 
https://www.amd.com/pt/processors/ryzen-thermal-solutions
Reparei à pouco que no site da AMD existe uma página com recomendações de cooler a ar/àgua para os seus "Zen 3"

"Para obter o desempenho máximo do seu processador AMD Ryzen ™ para desktop, a AMD recomenda um refrigerador de ar ou líquido all-in-one de alto desempenho. Os seguintes refrigeradores atendem aos critérios de desempenho"

Fui para um Hydro Series™ H115i RGB PLATINUM , penso que da conta .
 
Tenho um corsair h110i Pro RGb e não me queixo, no entanto é sabido que um Noctua D15 nas condições certas é tão bom ou melhor que um cooler a água como o meu.

Mais uma vez, depende do processador, da caixa, das ventoinhas, etc etc.
 
A nível de pasta térmica, recomenda substituir a pasta térmica pré aplicada no cooler e aplicar uma melhor? (Considerando que o 5800x tem temperaturas bastantes altas)
Estava a pensar por a Thermal Grizzly Kryonaut (1g) ou não vai haver grandes diferenças?
Deves ganhar ligeiramente melhor temps aplicando a pasta. essa pasta esta entre as melhores do mercado .

Cumps
 
3950x oc e temps com esse cooler?

Cumps

Bem, para o dia a dia tenho a 4200, 1.25 e anda entre os 37 e os 45º pelo windows, a navegar, a trabalhar.

Com as fans do radiador e a bomba em balanced, entre as 800 e as 1000 e poucas rpm. E com as fans do sistema também em modo silêncio, quase não as oiço e algumas chegam a parar.

Tinha a 1.2 mas entretanto como ando aqui em testes meti agora em 1.25, pois a 1.2 ainda que faça renders e afins, fui correr um prime 95 em SmallFTT e o gajo deu logo reboot. Sei que o prime não é exemplo.

Escusado será dizer que no prime mesmo com tudo ao máx a mandar ar e refrescar, o gajo andava ali nos 95º e mandei abaixo o programa que não me agradava.

Estava agora a testar a correr o Intel burn test, e o OCCT. No intel burn test passou dos 80 marginalmente. No OCCT andou entre os 70º e os 80º, nunca passou dos 80.

Honestamente acho temperaturas muito altas. Não sei se algo na minha config está aqui a falhar, que andei a brincar hoje :D

De qualquer modo, pus-me a fazer um render e neste cenário não passa dos 78º

Ainda assim, tenho que rever as configs, lembro-me que no verão quando preguei as ventoinhas todas na caixa, em render nem chegava aos 70. Algo aqui não está bem :D

É sinal de que preciso trocar por um 5950 que é mais fresquinho :004::004::004:
 
Aqui estão os resultados que fizeram para os novos ryzen.
O site está em frances, mas facimente metem a traduzir o site.

https://overclocking.com/les-performances-et-loverclocking-des-ryzen-5800x-et-5900x/

alguns exemplos do site:
cinebench-r15-cpu-ryzen-intel-amd-5800X-5900-overclocking.jpg


fire-strike-cpu-ryzen-intel-amd-5800X-5900-overclocking.jpg


tableau-resultat-overclocking-ryzen-cpu-5900X-cinebench-r15-3.jpg
 
Última edição:
Para sacar boa performance tem que ser pelo menos umas boas 3600mhz .

Andei a investigar sobre isso hoje..
Estou indeciso entre mandar vir (G.Skill Kit 16GB (2 X 8GB) DDR4 3600MHz Trident Z Neo RGB CL16) ou (Corsair Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3200MHz Vengeance Pro RGB Black CL16)

O ideal era umas 3600mhz CL16 32GB, mas é puxado dar tanto dinheiro e se calhar não ver grande diferenças..

Cumprimentos
 
Andei a investigar sobre isso hoje..
Estou indeciso entre mandar vir (G.Skill Kit 16GB (2 X 8GB) DDR4 3600MHz Trident Z Neo RGB CL16) ou (Corsair Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3200MHz Vengeance Pro RGB Black CL16)

O ideal era umas 3600mhz CL16 32GB, mas é puxado dar tanto dinheiro e se calhar não ver grande diferenças..

Cumprimentos

Se for gaming 16Gb dá na boa , se for edições , streaming+gaming e etc ai melhor 32Gb ou se queres já para o futuro .

Cumps
 
Bom dia

Deixo aqui um pequeno teste que fiz no AIDA64 à latência das memórias, o CPU está com zero OC, no entanto deu um Boost momentâneo para 4950MHz, as RAM's estão a 4000MHz 16-18-18-38-1T.

Fazer 1:1:1 foi tipo Plug and Play.

- AMD Ryzen 9 5900X;
- Msi MAG B550M MORTAR; (Bios com AGESA 1.1.0.0 Patch C)
- Crucial Ballistix 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz CL16. (Single Rank com Micron B-die)

Yg187gM.jpg


Cumprimentos
 
Última edição:
Bom dia

Deixo aqui um pequeno teste que fiz no AIDA64 à latência das memórias, o CPU está com zero OC, no entanto deu um Boost momentâneo para 4950MHz, as RAM's estão a 4000MHz 16-18-18-38-1T.

Fazer 1:1:1 foi tipo Plug and Play.

- AMD Ryzen 9 5900X;
- Msi MAG B550M MORTAR; (Bios com AGESA 1.1.0.0 Patch C)
- Crucial Ballistix 32GB (2x16GB) DDR4 3600MHz CL16. (Single Rank com Micron B-die)

Yg187gM.jpg


Cumprimentos
TOP! Obrigado pela tua contribuição. Podes testar a aumentar o FCLOCK até ver onde vai? Aquela ram 4000c15 cada vez faz mais sentido para estes novos cpus. Só é pena o preço, pois estou cada vez mais tentado em ir para 32GB em vez de 16GB
eu pensava que todos os dimms de 16gb fossem dual rank

Cumps
 
para quem usa aios da nzxt como é o meu caso:

comunicação

parece uma empresa de amadores. Já era mais que sabido que iam sair processadores novos e só depois deles estarem cá fora é que percebem que o software deles não consegue ler as temperaturas.
Afinar uma curva neste momento é um pesadelo lol
 
para quem usa aios da nzxt como é o meu caso:

comunicação

parece uma empresa de amadores. Já era mais que sabido que iam sair processadores novos e só depois deles estarem cá fora é que percebem que o software deles não consegue ler as temperaturas.
Afinar uma curva neste momento é um pesadelo lol
Sinceramente, num AIO eu nunca faço as curvas baseado na temperatura do core, mas sim do liquido, fica logo com uma curva mais suave do que arrancadas por causa da subida mais rapida.
 
Back
Topo