1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por JPgod, 27 de Outubro de 2020. (Respostas: 542; Visualizações: 25231)

1. MalaMen

MalaMen Power Member

isso é o que eu tenho atualmente... mas parece-me mais difícil de afinar dado que o liquido demora muito mais tempo a subir de temperatura.
    Mas posso estar a ver a coisa pelo lado errado... realmente o que vai influenciar o maior ou menor arrefecimento é o liquido.

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Mas e isso a vantagem do WC, o liquido tem maior capacidade termica e cria um "buffer". meter as fans a bombar forte enquanto o liquido ainda ta "frio" e apenas barulho.

Claro que tem que afinar pelo proprio AIO, e nem todos sao la grande coisa (e tem AIO que nem tem qualquer regulacao, so pela board)

3. MalaMen

MalaMen Power Member

Obrigado pela ajuda. Vou experimentar :)

A verdade é que estou com boas temperaturas em idle anda pelos 35 graus e a jogar entre os 50 / 55

4. Alguém me consegue esclarecer uma duvida?
    Tenho que ligar o AIO a entrada CPU_FAN1 ou PUMP_FAN1 da B550 Tomahawk?

Obrigado e cumprimentos

5. MalaMen

MalaMen Power Member

qualquer uma das duas da

6. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Alguém tem umas BL2K8G36C16U4B (CRUCIAL BALLISTIX 16GB 2X8GB DDR4 3600MHZ CL16)?
    Estou a pensar em comprar 2 kits de 16gb desses, para juntar com o futuro 5900X. Serão boas memórias? Desconfio por estarem a cerca de 75€ nas amazon o kit de 16gb.

7. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Alguém com um ryzen zen3 e uma 3080 para fazer um teste rápido ingame ?
    Curioso numa coisa :P

8. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Pessoalmente ia preferir 2x16. Seria melhor investimento futuro, penso eu. E em caso de OC facilita teres apenas um kit de 2 sticks :P

9. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Tenho visto que 4 slots tem sido melhor para os ryzen, posso estar errado. Se comprar 32gb não vou dar upgrade futuro para mais capacidade. Algo que recomendarias então 2x16?

10. M4N!4K

M4N!4K Power Member

2X16 fazem por norma o mesmo que 4X8. Se leres mais atentamente, verás que os stick de 8GB são por norma Single rank, que é onde está o segredo. Ao colocares 4X8GN funcionam em dual rank. Coisa que consegues com 2X16 pois os sticks de 16 por norma são logo dual rank :)

11. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Obrigado pelo esclarecimento. Não estava a entender muito bem essa questão dos single e dual ranks. Em princípio devo ir para algo do género 32gb 3600 CL16, agora a minha questão é saber qual kit comprar sem gastar muito, e que tenha possibilidade de ajustar os timings e as frequências caso pretenda mais tarde. Pelo que vi, os b-die são os melhores, mas também parecem ser os mais caros. Acho que por volta dos 200€ não consigo encontrar b-die como quero.

12. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Aí já não há milagres. No entanto também há uma grande possibilidade de não mexeres nas memórias, ou mesmo que tenhas umas 3600CL16 e coloques a 3080CL16, não ganhes muito além de 5 fps. A menos que a ideia seja mesmo espremer ao máximo, e queiras fazer um valente OC. O que, nesse caso, aconselho a não poupar dinheiro.

13. xXSantyXx

xXSantyXx Power Member

Sim, muito provavelmente nunca lhes vou mexer, e mesmo que mexa, não vai ser nada extremo... Já vi no reddit que este kit em particular da Crucial até se safa bem em OC.

14. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Sim.

Eu do que tenho visto, quando falamos dos mm kits de memórias, 3200 para 3600 para 3800 não diferem muito (quando têm o mm CL).

O mesmo se passa se tivermos umas 3600 por exemplo. De CL14 para CL16 não há uma diferença muito significativa. No final de contas, quando temos um orçamento mais apertado, acho que mais vale conseguir umas memórias equilibradas, e investir o dinheiro extra noutro lado. :)

Não são 5 a 10fps que vão fazer diferença.

15. xgam3r

xgam3r Power Member

só para estar mais esclarecido, qual era preferível a opção?

1:Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta 16-18-18-36 a 159€
    2:G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL16 Preta 16-19-19-39 a 181€
    3:G.SKILL Trident Z RGB 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL16 Preta 16-16-16-36 a 282€
    4: há alternativa melhor.

Sinceramente nao vejo justificaçao para se gastar 282€

16. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Atenção que não sou nenhum expert em memórias, ou seja, não sei quais as melhores ou piores para possível OC ou o que seja.

Tendo como base os 159€ da opção 1, iria para a opção 2. Por apenas mais cerca de 20€ são claramente as mais equilibradas. Já a diferença dessas para as seguintes por 100€ acho completamente desmedido.

Atenção, a opção 3 é claramente melhor que a opção 2, no entanto, eu não pagaria mais 100€ por isso. Esses 100€ servem perfeitamente para um cooler para o CPU, para uma gráfica melhor, para um disco melhor, o que seja. :)

No final de contas, tem sempre a ver com o budget total para a máquina :)

17. xgam3r

xgam3r Power Member

pois acho um abuso gastar tanto, eu ia para uma 3600mhz cl16 com 16 16 16 36 mas era apenas 16gb e 131€
    e com esta história dos dual e tar mais preparado p futuro... olhei para os 32.

18. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Epa, esta é a minha opinião, pode ser que alguém tenha uma opinião diferente. Mas honestamente, acho que a diferença de preços não compensa, a menos que andasses atrás de todos os fps para benchmarks ou o que seja.

19. xgam3r

xgam3r Power Member

nao sou caçador de fps lol

20. Scan_Ferr

Scan_Ferr Power Member

3200 CL16 ou 3600 CL18 são assim tão más quando comparadas com CL14 e CL16 respectivamente?