AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Same... também tenho esse kit com mems de CL 16-19-19-39 é Hynix CJR.

Balde de água fria... mas conseguiste ajustar alguns timmings com essas? Eu não consigo expremer nada delas...

Continua há espera de stock do 5900x na Amazon.es, por ante andar só mesmo depois do natal... Ainda nem sequer surge listado.
O preço é normalmente um indicativo se são b-die...

Continuo achar que os micron e-die são a opção mais económica.

Edit: para complementar, do que investiguei os novos kits 16GBx2 Dual Rank 3000 CL15/3200 CL16, são equivalentes aos antigos com serial AES que vinham sempre com e-die, do que tenho visto todos fazem 3600/CL16 e acredito que façam 3800/CL18 e 4000/CL19.

BL2K16G32C16U4B/W/R ou BL2K16G30C15U4B/W/R é tudo igual, só muda a cor e o perfil XMP.
Para quem quer optimizar com o Ryzen mem calc é comprar o mais barato (ou a cor preferida).

Neste momento o 3000 CL15 preto está por 135€ na amazon espanha (BL2K16G30C15U4B).
 
Última edição:
Vamos ter que conviver com scalpers provavelmente, é lei da oferta e da procura, tentar barrar ou regular cria infração e escassez de mercado.

Tens centenas ou milhares de pessoas que tem muito dinheiro e tempo e usam isso como investimento, comprar todo o stock, secar as lojas e a seguir vender mais caro.

Num grupo de facebook no Brasil já tem varios scalpers a revender as 3070 e 3080 a preços lá em cima, mas só compra quem quer.

Cabe votar com a carteira que acaba rapidinho e esperar no momento certo.
 
Aqui está uma lista das motherboards que vão receber a BETA BIOS:

X570.png
 
Já tenho o meu 5600x. Fiz undervolt e clock do turbo em todos os cores (4600mhz), a 1,168v. Estou com mems a 3200 14-14-14-34 b-die gskill ripjaws 2x8gb e um CM 212 Evo Black Ed. como cooler.

Estou a usar a Asus TUF B550-Plus com a bios 1212 Beta, com AGESA V2 PI 1.1.0.0 Patch C

66º de pico no AIDA64, 75w de consumo :D Super satisfeito

Isto até é overkill, faço 250-400fps (não estou a exagerar!!!) em quase todos os jogos multiplayer a 1080p 240hz (RTX 3070 e quando o GPU chega a 100% baixo settings). Fiquei completamente boqueaberto com estes processador.

Se tiver de dizer uma desvantagem só mesmo o preço, 312€ não é barato, acho que o 5600 não X vai ter um sucesso estrondoso. Para quem quer gaming, não há que enganar. E a stock, e isto poderá mudar de board para board, a voltagem anda a passear demasiado para o meu gosto, com picos de 1,32v. Aconselho mesmo a fazerem undervolt, 1,32v é desnecessário se não fazem overclock mais extremo. Nem me vou dar ao trabalho de ver até onde vai o CPU, sinceramente até estava a pensar baixar os clocks para 4,3ghz ou 4,2ghz, porque experimentei e não perdi quase nada de performance (residual). Este IPC é uma loucura.

E 75w, para ter a mesma ou mais performance que Intel com 140w no mínimo. E estas temperaturas em full stress AIDA com um cooler de 34€? ahah



aida2.png
 
Última edição:
Pelos vistos também faço agora parte deste clube!
Comprei 5600x + 6800 xt

Sou ainda muito verdinho nestas config e vou levar o meu tempo aprender alguma coisa.
Por isso aqui peço humildemente umas dicas.

- Processador
Está tudo como veio de origem, poderia aqui fazer alguma safe config para levantar ainda mais em performance ?
Algum vídeo ou tutorial será benvindo

- 6800xt/SAM
Estou a usar a X570 Gigabyte Elite, já fiz o update da bios.
No entanto estou com alguma dificuldade em activar o SAM.
Mais uma vez algum tutorial ou vídeo agradeço

- RAM
Comprei 2x16G Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16
Sei que aqui também é possível melhorar a performance de forma "gratuita"
Agradeço mais uma vez as dicas
  • Latência: 16-18-18-36
  • Tensão: 1.35V

- Cooler
Para já estou a usar o stock cooler do CPU e tenho uma fan intake frontal e outra exaustão traseira que vieram com a caixa Corsair Carbide 275R.
Sei que é o próximo investimento, no entanto aainda não decidi qual a solução a escolher. Gostei da solução da Corsair iCUE H100i RGB Pro XT 240mm. Alguma recomendação ? Nota: tenho estado atento as temperaturas e para já tudo dentro do normal esperado.


Obrigado desde já pela atenção!
 
Última edição:
Para o SAM: na bios vais a settings\Advanced\PCI subsystem e aparece lá Re-Size bar que é o AMD Smart Acess.

Ainda tenho de afinar isto também, Nao encontro o fast boot na bios da msi, o ssd boot podia ser mais rápido, eu vejo o POST, demoro 15 segundos para entrar.
No pc antigo com sata ssd o boot era mais rapido.
já faço outra mediçao depois.
 
Para o SAM: na bios vais a settings\Advanced\PCI subsystem e aparece lá Re-Size bar que é o AMD Smart Acess.

Ainda tenho de afinar isto também, Nao encontro o fast boot na bios da msi, o ssd boot podia ser mais rápido, eu vejo o POST, demoro 15 segundos para entrar.
No pc antigo com sata ssd o boot era mais rapido.
já faço outra mediçao depois.


Para activar isso tenho de desactivar primeiro o CSM Support ?

Mas li isto num site que me complicou aqui o processo

"
CSM Warning For GIGABYTE AORUS X570 Master
AMD currently recommends these X570 motherboards, because they have updated BIOS available :

CSM is disabled by default for the ASUS, ASRock and MSI motherboards. However, it is enabled by default in the GIGABYTE AORUS X570 Master.

If you installed Windows without first turning CSM off, it will be configured as non-UEFI. It will NOT boot if you enable Resizable BAR Support (Smart Access Memory).

You will need to reinstall Windows with CSM support disabled."

A minha board não é bem essa, é a X570 Aorus Elite
 
Tens de ter a certeza se está em CSM ou UEFI.
escreve informações de sistema lá na barra de pesquisa e entra lá, e diz lá diz qual é o modo de bios que tens activo.

De qq maneira se eu nao estou em erro, tinhas de mudar a partiçao MBR para GPT sem necessidade de reinstalar o Windows ou entao formatas o windows se nao te importares e desactivar na bios o cms e activar o uefi.

Alguém mais experiente poderá esclarecer melhor. mas à partida é isso.
 
Para o SAM: na bios vais a settings\Advanced\PCI subsystem e aparece lá Re-Size bar que é o AMD Smart Acess.

Ainda tenho de afinar isto também, Nao encontro o fast boot na bios da msi, o ssd boot podia ser mais rápido, eu vejo o POST, demoro 15 segundos para entrar.
No pc antigo com sata ssd o boot era mais rapido.
já faço outra mediçao depois.

Vejo algumas pessoas a queixarem-se disso, mas eu entro no windows instantaneamente, com um SSD nvme da Crucial 512gb. Estou a usar motherboard Asus TUF B550 plus, por isso claramente isto não é um problema relacinado com AMD. Que board usas?

Eu sinceramente em motherboards só gosto das Asus mesmo.
 
alguem com displayport está a conseguir usar as 2 portas da 6800? numa porta displayport dá sinal e vejo no monitor, mas na outra portadisplayport nao dá sinal e nao se ve nada! é normal?
 
Back
Topo