AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Vinha só comentar o desfeixo da minha história.
O cpu foi para a loja, onde de facto apuraram que a unidade não se encontrava a 100%, conseguiram replicar os BSOD em stock, quando puxava pelo boost.. Fico a aguardar a chegada de um novo, depois digo se ficou resolvido
Processador novo montado, problemas são agora coisa do passado. Até ver... :003:

Edit

Tudo a stock, no fds talvez tente espremer qualquer coisa disto, mas o meu noctua dá bem conta do recado como está
 
Processador novo montado, problemas são agora coisa do passado. Até ver... :003:
No meu caso foi igual.:Winkani:
Embora já por aqui tenham escrito várias teorias/barbaridades que nem vou comentar, a verdade é que podem acontecer problemas em qualquer hardware, independentemente do fabricante.
Se deixasse de compra AMD porque tive problemas, também não podia comprar Intel, pois já tive board`s a morrer ao fim de pouco tempo de uso (uma Hero VII só durou uma hora).
 
Se alguém tiver uns settings para o 5600x agradecia xD
Settings? Isso não funciona assim... Overclock requer conhecer bem os componentes que tens na máquina e ver o seu limite, mesmo que alguém tivesse o mesmo setup que tu não ia dar para partilhar...

Dá para entender que vocês são novos nisto do overclock... Eu já cá ando desdo o tempo dos Pentium 4 e depois os Athlon 64 e opteron... Se não sabem fazer overclock então não mexam que rapidamente podem danificar algo. É o meu conselho.
Eu inicialmente começaria por ver o limite das memórias, num 5600x a 3600mhz é um bom começo com timings baixos, usa o memtest86 numa pen para correr os testes de estabilidade da RAM (não recomendo mais de 1.35/1.36v na ram para uso diário e para ficar como base, de forma a evitar que se danifiquem a longo prazo) e só depois pensas no cpu...
 
Como o @hdd.pt já respondeu, e bem, não é assim tão simples como partilhar contigo as minhas settings. Depende de muitos factores, sendo os mais cruciais a qualidade da MB e do cooling que tens no teu sistema.
Eu percebo perfeitamente o que ele diz, era só para ter uma noção dos valores, eu tenho uma asus tuf gaming x570 e um artic water cooler.
 
Não me leves a mal, mas o ideal é estudares um pouco, uns videos e uns artigos em como se faz OC. Se algum user te der valores, que na tua rig em específico possam não funcionar, ou pior, resultar algum dano proveniente dos mesmos, vai ser chato.

OC, apesar de não ser nenhum bicho de 7 cabeças, também não deve ser tomado como "básico". Muita coisa pode acontecer derivado de um OC mal feito, ou algum engano.

Pelo que, o ideal será eventualmente dares tu alguns valores que estejas a utilizar, e a malta ajudar a afinar os mesmos. Dar valores simplesmente tabelados para usar, não é de todo o ideal.

Eu não sou nenhum expert em oc, longe disso. Mas nos ryzen com uma rápida pesquisa online apanhas quase "step by step", onde explicam convenientemente cada uma das opções.

Só depois, caso aches que algo possa estar a falhar, é que a malta aqui te conseguirá ajudar melhor. :)
 
Vocês não sabes qual o batch dos vossos!? Era fixe fazer uma lista com os batch e respectivos OC e afins para ver se existe relação entre os mesmos.

O meu manco que foi para trás era BG 2037SUS, chegou a fazer 4.6 com 1.225V não testei mais. Não se aguentava a stock, por isso não espremi mais, mas penso que nao fazia 4.8 sem voltagens estratosféricas.
O novo, só desmontando o cooler, no fds trato disso e venho actualizar o post
 
O meu está com -25 all cores, com isto já vai à velocidade do turbo 4.625ghz, em stock só ia até os 4.4ghz, a temperatura ronda os 62º/65º em full load.
Tinha -30 na bios antiga e tinha vários crash no AC vahalla, mas acho que o problema não era do CPU, é mesmo do jogo.
A ver se vejo como fica com a nova bios.

4l6xHEt.jpg
 
Malta, se me permitem, que coolers têm utilizado para os 5900X? Tenho de momento um MA610P, no entanto acho que estou inclinado a ir buscar um AIO. O MA610P porta-se lindamente com PBO all cores -19, mas já começo a entrar naquela fase que o ruído das fans em push-pull que ele tem incomodam-me um bocadinho mesmo tendo uma curva de fans minimamente trabalhada.

Cheers
 
Malta, se me permitem, que coolers têm utilizado para os 5900X? Tenho de momento um MA610P, no entanto acho que estou inclinado a ir buscar um AIO. O MA610P porta-se lindamente com PBO all cores -19, mas já começo a entrar naquela fase que o ruído das fans em push-pull que ele tem incomodam-me um bocadinho mesmo tendo uma curva de fans minimamente trabalhada.

Cheers

Freezer II 360, temperaturas excelentes e muito silencioso. Tive um Cryorig H7, e não era grande coisa para este, no entanto funcionava bem no i7 8700, dizem ser do formato côncavo que não é tao bom nos ryzen.
Depois tive um scythe fuma 2, excelente mas troquei porque ficava contra o vidro da minha caixa, daí ter ido para um AIO.
 
Malta, pelo tuning que consegui fazer o meu 5800x está estável a 1.221v 4.8ghz all Core.

Acho que está bom. Se está 100% estável, agr se conseguires menos voltagem estável melhor, mas estamos a falar de miseros meios watts o que vais conseguir ganhar em afinar isso comparando com o tempo perdido que vais estar com o PC ligado a fazer benchs eu diria ta top (tomara mts batchs).

Esse 5600X a 1.18v a 4.6Ghz tb ta mt bom =)

Cps
 
Até agora não tive qualquer problema. Quando puder passo umas horas no prime. Que teste sugeres?
Torture Test Blend 24 threads serve perfeitamente. No que toca a PBO, na minha experiência a haver erros com algum core nunca tive esperar muito tempo até serem despoletados. Pelo que em princípio se tiveres mais de uma hora sem erros então o mais provável é que está tudo ok.
 
Back
Topo