AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Torture Test Blend 24 threads serve perfeitamente. No que toca a PBO, na minha experiência a haver erros com algum core nunca tive esperar muito tempo até serem despoletados. Pelo que em princípio se tiveres mais de uma hora sem erros então o mais provável é que está tudo ok.
Pois, eu corri o prime95 durante 1h e tenho -25 e até ver esta estável.
 
Muitas das vezes o problema não é em load mas sim em idle, em que a voltagem baixa em demasia e o PC reinicia. Já me aconteceu isso pelo menos duas vezes.

Excelente tutorial para ver qual o core que está a dar problemas.



As temperaturas altas que estava a ter, eram sem duvida a Evolv X. Mudei para a P600s e são quase menos 10ºC. A jogar BF1 media de 66ºC e BF V 71ºC, com picos de 75ºC. Nada mau para o NH-D15.
 
Malta, desde a 2 dias para cá, estou com problemas sérios com o meu 5900x, do nada reiniciava, e começou a dar BSOD random..

Andei a fazer uns testes no OCCT e dá-me sempre erro passado uns minutos no core 5.

Já testei com tudo default, e a única coisa que parece fazer deixar de dar erro no core 5 é meter positive +20 +- nesse mesmo core.

Antes de ter estes problemas agora ja tinha feito prime95 de pelo menos 8 horas e sem problemas.

Consideram o OCCT fiavel?

A board é uma x570 tomahawk com a ultima bios agesa 1.2.0.0
 
Infelizmente estes Ryzen tem uma incidência grande de dar problema, eu já tenho a minha cota parte de dores de cabeça.
Se tiveres outra board/cpu para testar, tenta a troca, mas o melhor é mesmo abrir RMA e enviar cpu e board para a loja testar.
 
Eu não estou em Portugal, o cpu comprei em PT no natal e a board comprei aqui.. Agora é um 31...vou amanhã buscar um 10900k e vou mandar isto para a garantia e quando vier vai de vela.. AMD nunca mais.. Nunca me aconteceu uma coisa destas e já tive dezenas de cpus e boards......
 
Última edição:
Só uma dúvida.
Eles estão a dar problemas com configuração normal, saída da caixa, ou quando fazemos overclock?

É que eu, acima de tudo dou preferência à estabilidade, e caso for assim, vale mais um processador menos rápido mas estável...
 
O meu trabalhou bem, durante um mês, até começar os primeiros BSOD.. Depois ao fim de dois meses começou a reiniciar.

Fui ontem buscar um 10900kf + board e deixei lá a X570 tomahawk na garantia, tenho uma ligeira esperança que seja apenas a board, que pelo que li e pude constatar é um poço de problemas.
 
Existe de facto um histórico de problemas, mas praticamente todos isolados ao chipset X570. Eu próprio tive uma situação esta semana em que a motherboard basicamente não fazia POST. Ou melhor, fazia de forma intermitente. Isto é, iniciava agora o PC e ele até iniciava normalmente, reiniciava-o umas dez vezes e em nenhuma delas fazia POST apresentando o erro "0D" na motherboard, na décima primeira vez lá iniciava normalmente. Após várias horas de pesquisas, constantei que de facto é algo que tem assombrado muita gente e não existe ainda conhecimento do real motivo. O único padrão é que só tem acontecido às motherboards com chipset X570 e que seja qual marca for é troca imediata para uma unidade nova.

No meu caso levei para RMA em uma loja PT por volta das 15:30h, às 16h já tinha SMS a informar que podia ir levantar uma nova. Já se passaram três dias e até ver zero problemas desde o primeiro boot.

P.S: A motherboard estranhamente apresentou essa anomalia desde o primeiro dia, desde o primeiro boot. A questão é que lá se resolveu sozinho no dia seguinte e estive praticamente um mês sem problemas. Recentemente comprei um cooler novo, desmontei a motherboard da caixa, retirei RAMS e afins e no primeiro boot após instalação do cooler novo lá começou novamente a mesma novela e foi quando decidi então recorrer ao RMA.

Cheers
 
Do grupo de amigos eu fui o único a comprar X570, uma vez que estava indeciso entre 5900X e 5950X. O resto da malta como iam todos ou para 5600X ou para 5800X, aconselhei a irem buscar uma B550 e estão todos super contentes e com zero problemas. É ligar e dar giz desde o primeiro boot após montagens.

Chega a ser caricato como a AMD para o Chipset mais poderoso desta gama de processadores esteja a fazer um trabalho tão mal feito. :/

Cheers
 
Eu uso uma x570 tomahawk desde o lançamento dos novos Ryzen com um 5800x e sem problemas. Ultima com bios agesa 1.2.0.0
Mas é estranho realmente tantos users com problemas.
Se fosse hoje, apesar da boa experiência, depois de ler esta thread tinha ido para intel!
 
Aqui um 5900X- X570 Tomahawk sem problemas

Os unicos problemas que tive foi a mexer nos timings das memorias e foi por erro meu

Alias a maioria dos que sei que tiveram problemas foi devido a este mesmo factor.. memorias.. ve se n é o caso.. relaxa os timings .. experimenta so com uma dimm de memoria a ver se continua os problemas
 
Existe de facto um histórico de problemas, mas praticamente todos isolados ao chipset X570. Eu próprio tive uma situação esta semana em que a motherboard basicamente não fazia POST. Ou melhor, fazia de forma intermitente. Isto é, iniciava agora o PC e ele até iniciava normalmente, reiniciava-o umas dez vezes e em nenhuma delas fazia POST apresentando o erro "0D" na motherboard, na décima primeira vez lá iniciava normalmente. Após várias horas de pesquisas, constantei que de facto é algo que tem assombrado muita gente e não existe ainda conhecimento do real motivo. O único padrão é que só tem acontecido às motherboards com chipset X570 e que seja qual marca for é troca imediata para uma unidade nova.

No meu caso levei para RMA em uma loja PT por volta das 15:30h, às 16h já tinha SMS a informar que podia ir levantar uma nova. Já se passaram três dias e até ver zero problemas desde o primeiro boot.

P.S: A motherboard estranhamente apresentou essa anomalia desde o primeiro dia, desde o primeiro boot. A questão é que lá se resolveu sozinho no dia seguinte e estive praticamente um mês sem problemas. Recentemente comprei um cooler novo, desmontei a motherboard da caixa, retirei RAMS e afins e no primeiro boot após instalação do cooler novo lá começou novamente a mesma novela e foi quando decidi então recorrer ao RMA.

Cheers

Esses sintomas fazem me lembrar uns que tive com um i7 920 por apertar demasiado o cooler e que as vezes me detectava 6Gb de ram tendo eu 12Gb
 
Em relação as memórias, li algures que ao usar memorias mais rápidas que o permitido pelo fabricante do cpu, cancela a garantia. Neste caso se eu meter o cpu na garantia eles teem como saber se usei memorias mais rápidas?
 
diria que não...
confesso que não faço overclock e a única coisa em que mexo é nos timmings das memorias que são colocados de acordo com a recomendação do DRam calculator.
No meu caso o que puxa mais são os simuladores em VR. Caso tivesse alguma problema já se deveria ter manifestado com os mesmos pois são bastante exigentes em relação ao hardware.
 
diria que não...
confesso que não faço overclock e a única coisa em que mexo é nos timmings das memorias que são colocados de acordo com a recomendação do DRam calculator.
No meu caso o que puxa mais são os simuladores em VR. Caso tivesse alguma problema já se deveria ter manifestado com os mesmos pois são bastante exigentes em relação ao hardware.
Isso não quer dizer nada. Convém correr o memtest86 pelo menos 1h pelo menos para saber se estão estáveis as memórias
 
Back
Topo