AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Esses sintomas fazem me lembrar uns que tive com um i7 920 por apertar demasiado o cooler e que as vezes me detectava 6Gb de ram tendo eu 12Gb
Sim, cheguei a ler no fórum da ROG se não estou em erro alguém referir precisamente isso, no entanto dúvido mesmo muito que tenha sido o caso. Já tenho alguma experiência na montagem de máquinas, a montagem da máquina em questão foi feita com o maior cuidado possível e com o auxilio de um amigo que também é da área, portanto tenho sérias dúvidas que tenha sido disso. E no meu caso até fiz testes sem cooler.

Cheers
 
Existe de facto um histórico de problemas, mas praticamente todos isolados ao chipset X570. Eu próprio tive uma situação esta semana em que a motherboard basicamente não fazia POST. Ou melhor, fazia de forma intermitente. Isto é, iniciava agora o PC e ele até iniciava normalmente, reiniciava-o umas dez vezes e em nenhuma delas fazia POST apresentando o erro "0D" na motherboard, na décima primeira vez lá iniciava normalmente. Após várias horas de pesquisas, constantei que de facto é algo que tem assombrado muita gente e não existe ainda conhecimento do real motivo. O único padrão é que só tem acontecido às motherboards com chipset X570 e que seja qual marca for é troca imediata para uma unidade nova.
Cheers

Eu antes de arriscar já tinha lido que existia bastante pessoal com problemas com o chipset x570, inclusivé cheguei a criar um post aqui mo forum: https://forum.zwame.pt/threads/motherboards-gigabyte-x570-cold-boot.1057123/

Decidi arriscar na mesma, e até agora estou com sorte...
 
Recebi email da loja em relação ao RMA da board.. 2/4 semanas a correr bem, mas eventualmente devido a escassez de matéria no mundo, poderá ser mais..
 
Estou com -30 all cores no CO no meu 5900X, estou a correr o prime95 em blend test, se não tiver bluescreens é sinal que está tudo ok, ou há outros sintomas?
 
Fiz o teste durante uma hora, extremo, só fiquei um bocado confuso não sei onde é suposto aparecer os erros, se os houverem.
 
Fiz o teste durante uma hora, extremo, só fiquei um bocado confuso não sei onde é suposto aparecer os erros, se os houverem.
Os erros aparecem no texto de cada thread. Na pasta do prime95 tens também um ficheiro de log results.txt, embora este não ajude muito a identificar qual a thread com problemas.

Não é por não haverem crashes ou blue screens que isso significa que está tudo bem. Esse tipo de erros são apenas os piores casos possíveis e mais flagrantes. Na prática, podes ter o sistema instável com o processador a cuspir resultados errados e a corromper memória e só te aperceberes quando te lembras de ir ver o event logger. Os testes de stress são mesmo para identificar este tipo de situações, não para fazer o computador crashar.
 
Última edição:
sssss.png


Onde posso ver o texto de cada thread? Assumo que erros também apareçam no registo do teste certo?
 
Só para se ele meter a opção.

De qualquer das formas o meu já foi aceite para RMA, só estou a espera da etiqueta para envio por DHL..
 
Uma questão para os mais entendidos.

Pelo que tenho lido, são só os 5900X que dão problemas, é isso?
Os 5800X já não dão?

É que eu estou disposto a abdicar de um pouco de velocidade, por mais estabilidade.

Acham que devo ir para o 5800X ou para o 5900X, mesmo com os problemas que tem?
 
Uma questão para os mais entendidos.

Pelo que tenho lido, são só os 5900X que dão problemas, é isso?
Os 5800X já não dão?

É que eu estou disposto a abdicar de um pouco de velocidade, por mais estabilidade.

Acham que devo ir para o 5800X ou para o 5900X, mesmo com os problemas que tem?
É aleatório, já tive problemas com um 3900X e um 5950X, em todo o caso não deve ser motivo de preocupação e/ou pesar na escolha do cpu.
 
Farei muito pouco encoding.
Mas o principal, e pelo qual pretendo o processador mais potente possível, é por causa da longevidade.

Neste momento tenho aqui um i5-4690k, overcklocado a 4.5MHz, comprado quando este saiu.

Só agora, após (não sei assim de cabeça mas acho que) mais de 10 anos é que estou a começar a sentí-lo a arrastar-se.

Agora pretendia fazer o mesmo.
Ter um processador que durasse o maior tempo possível.
 
Paga gaming e tal o 5800X é melhor, single CCD e vai servir por muito tempo., até o 5600X

Mais vale poupar para upgrades não tão longos... Hoje por exemplo um 5600X bate o meu 3800X facil em tudo, menos heavy SMT...
 
Vi ontem o 5900X numa loja nacional com stock, durou pouco mas recebi a notificação. A preço normal.

Quem me dera que o mercado das GPU's estivesse tão "bom" como os dos CPU's, já era alguma coisa..
 
Back
Topo