AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Tinha problemas com o meu setup, 5900x batch 2047 com uma x570 tomahawk, mandei a board para a garantia,tinha problemas de usb entre outros.. Passado duas semanas recebi refund da board. E o 5900x foi logo aceite o RMA directamente com a AMD, enviaram uma etiqueta DHL para enviar para a holanda, resta aguardar pelo feedback se vão enviar um novo..

Agora estou com o dilema que quando receber o 5900x se fico de AMD ou mantenho o 11900k que comprei..
 
E esses 5800x com batchs sortudos eheh


record-5800x-4-9ghz-1-325v.png
 
Acabei de receber de RMA o um novo 5900X(Batch 2105SUS), e vou juntar desta vez com uma Asus Strix B550-E Gaming, uma vez que a Tomahawk já não regressou de RMA e devolveram-me o dinheiro.

Vamos ver no que vai dar desta vez.


Edit. Montei tudo e desta vez nem consigo sequer instalar o Windows... Só bsod..

UNEXPECTED KERNEL MODE TRAP



KMODE EXCEPTION NOT HANDLED



KERNEL THREAD PRIORITY FLOOR VIOLATION



ATTEMPTED WRITE READONLY MEMORY



SYSTEM SERVICE EXCEPTION WIN32kbase.sys



PAGE FAULT IN NONPAGED AREA

Edit 2: consegui instalar o windows com o Coreboostperformance desligado, e fica bloqueado a 3.7ghz, qualquer coisa acima disso BSOD...

Incrível a falta de controlo de qualidade da AMD

Edit 3: ao fim de 5 meses, com o terceiro cpu que a amd me manda e desta vez com uma x570 unify, parece me bem.

Sendo que já tive msi x570 tomahawk e asus b550-e strix
 
Última edição:
Posso-te dizer agora com o terceiro cpu, com a mesma ram zero problemas.

Também te posso deixar aqui inúmeras threads dos foruns da AMD com dezenas de pessoas com os mesmos problemas que eu tive.
 
Bem eu h cerca de 2 semanas tenho um 5600x, numa Gigabyte B550m s2h e não tenho razões de queixas. E com uma ram muito manhosa, 2x8 goodram 3200 cl22

Está nos planos trocar por 2x16 decentes, e estava a pensar trocar a board por uma mini itx para trocar a caixa e minimizar a footprint da máquina, mas para já até vou deixar, como é uma máquina secundária, não quero gastar muito dinheiro com ela para já.

Mas independentemente disso, não tenho tido problemas nenhuns. Até estava com receio, ainda por cima por causa da ram e board que lhe puseram. Mas até ver, impec. :)
 
Mais um com 5600x aqui, para já tenho com pbo motherboard limits+autoOC 200mhz, single Core bate nos 4850, multicore 4550, vcore auto e sem CO afinado, ainda.

Rams a 4000 16-17-16-16, mas para afinar.

Infinity fabric a 2000.

Máquina.
 
Bom, chegou hoje um 5600X, batch 2113

Ainda nem afinei nada, ativei XMP, PBO + 200 mhz, vcore auto e cola-se a 4850 single core e 4500 e tal multicore :D

que posso afinar nisso agora? Este CO é novidade para min :D

@Luka_ meti as memórias a 3666 e o IF ficou em 915 aka 1:2 :facepalm:
 
Última edição:
@JPgod Eu meto sempre manual o ratio para 1:1 para isso não acontecer.

Também tenho pbo2 + 200mhz, mas neste momento ram a 3200 cl14.

A loja onde comprei o CPU e costumo comprar material aqui na Suíça ofereceu-me um voucher e eu aproveitei e comprei mais 2x8gb de ram, ficando com 4x8gb, todos bdie.

Já não consegui fazer Boot a 4000mhz com os 4 sticks, tenho que perder mais tempo a tentar, mas tempo é escasso para mim...
 
tem um setting que coloquei memory = infinity fabric e mesmo assim acima de 3600 abaixa para 1:2. Meti agora 3600 e está com o IF a 1800...

Será das memórias? 3 cpus e 3 boards e faz o mesmo :/

4x 8 GB é dificil fazer isso, mesmo com b-die. Tenta 3800
 
Última edição:
Estranho, será o XMP a forçar o ratio a auto e daí 1:2 para 3600mhz?

Eu prefiro colocar todos os settings possíveis manualmente para evitar esse tipo de problemas...

3800mhz cl16 será, infelizmente, o objectivo com 4 sticks, a ver se consigo.
 
Boa tarde @JPgod

Introduz manualmente as frequências desejadas para a RAM (ex: 3800MHz) e verifica se a tua Motherboad B550 tem uma setting semelhante à da minha MSI:

If UclkDivMode==1
UCLK==MEMCLK

If UclkDivMode==0
UCLK==MEMCLK/2

A primeira opção é a que pretendes (ex: memclk=uclk).

Altera também frequência do Infinity Fabric para 1900MHz se pretendes ter as RAM's a 1900MHz (3800MHz efectivos) .

Com isto terás os 1:1:1.

Cumprimentos
 
Última edição:
Talvez tenha que meter o IF em manual em vez de "auto". O UCLK:MCLK está em 1:1

Bom, ei dei mais um cheio de vNB e estabilizou um pouco e aconteceu um detalhe que a performance @ 3600 em heavy SMT caiu...

Alguem mexeu nos limites e afins (PPT/TDC/EDC)? No cinebench R23 bateu nos 100% e em vez de 11300 fez 10900... Mesmo os clocks não passaram de 4300 mhz.

Bateu nos 75W e mesmo assim não bateu nem nos 70 graus...
 
Eu meti pbo2 +autoOC mais limites da motherboard para edc, tdc e ppt, scalar auto

Ainda tenho de afinar as memórias, mas vai demorar que prefiro perder o pouco tempo que tenho a jogar hehe

Btw, mais volts pode aumentar edc e tdc, o que reduz o boost, daí que o CO negativo ajuda a manter as voltagens baixas para haver mais amperes e performance, dentro dos limites impostos.
 
Back
Topo