AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Há dias apanhei um susto com o meu ryzen 5 5600x, ao fim de 6 meses decidi fazer uma limpeza e trocar a pasta termica do cpu, tenho um noctua nh 12s, desapertei os parafusos, reparei q estava "colado", rodei levemente para um lado e para outro, quando pensava q ja estava quase solto faço uma pequena força e ele desencaixa, mas o cpu vem agarrado ao cooler.
Bem, com uma palheta da guitarra lá o soltei. Inspecionei à luz com uma lupa, os pinos estavam direitos. Limpei e voltei a montar e está ok., mas não ganhei para o susto.

Isto é comum acontecer?

Eu tinha colocado um pouco de pasta termica a mais, um pouco mais para cobrir todo o die (nada de exagero, agora coloquei mesmo só 3/4 de um grao de arroz. E já nao meti a pasta da noctua (que é tipo barro), coloquei a corsair tm30 (costumo usar nas gpus, é mais fluida um pouco), espero q evite q volte a acontecer algo semelhante.

Eu sei que o socket não retem muito, mas fogo tanto também não.
 
Não rodaste o suficiente e deve-se puxar mais da diagonal do que na perpendicular quando se nota prisão. Isso já acontece desde os Athlon64.
 
Outra dica comum é antes de tirar o cooler, puxar pelo CPU uns 5 minutos para aquecer e ser mais fácil descolar o cooler do ihs logo de seguida.
 
Mais outra dica é usar pasta térmica mais liquida (uso Kryonaut) e ainda esta semana tirei duas vezes o cooler do meu cpu sem vir o cpu agarrado.
 
Não rodaste o suficiente e deve-se puxar mais da diagonal do que na perpendicular quando se nota prisão. Isso já acontece desde os Athlon64.
Definitivamente não, o meu erro foi pensar que sim, na próxima nem que tenha que ficar meia hora a rodar.
Outra dica comum é antes de tirar o cooler, puxar pelo CPU uns 5 minutos para aquecer e ser mais fácil descolar o cooler do ihs logo de seguida.
Devia ter feito isso, eu andei a limpar os filtros, as ventoinhas da caixa e a o pó, devia ter começado por tirar o cooler.
Mais outra dica é usar pasta térmica mais liquida (uso Kryonaut) e ainda esta semana tirei duas vezes o cooler do meu cpu sem vir o cpu agarrado.
Bem a corsair tm30 é das mais liquidas q conheço, e é a que cá tenho para além de noctua (que parece barro), nem conheço essa por acaso,

Acho que aprendi a lição, o que mais me assustou foi ainda descolar o cpu do cooler, por acaso só encostei e pressionei a palheta algumas vezes nas quinas e senti - o a desprender. Acho que o problema era pasta térmica um pouco a mais, criou uma pequena película demasiado aderente, eu se tivesse rodado mais um pouco ele desprendia - se facilmente, o problema é que a pasta cria uma certa aderência que dificulta q o cooler se desprenda na vertical. Só fiquei tranquilo quando vi os pinos todos direitos.
 
É normal um 5800X, settings na BIOS em default/stock (com excepção da ram, que tem o perfil xmp) no Windows ter leituras de vcore no 1.485v?!

Em load pesado anda nos 1.325v, mas no Windows em carga leve volta e meia vai aos 1.485v

Completamente stock faz 4575MHz com load em todos os cores, com load em 2-3 cores faz 4850 MHz
Certamente que deve fazer mais, mas comparando com o 2600X já é boost muito bom só em frequência, fora o resto.
Acho que sim, o meu sobe também para valores dessa gama, penso que sem grande carga.
Também está tudo em default/stock, so a RAM tem o XMP.

Chegou aos 1.470 V penso que com carga a rondar os 20% ao instalar um software para o meu headset.
Na imagem abaixo estava a carregar o Witcher 3, não estava a jogar, com uma carga de 11%.
Mas podes ver que no HWMonitor na coluna Max, com algum processo, não sei qual, passou até dos 1.485V.

6JRqq23.png


Do que tenho visto em Windows tem sempre mais clock e os consumos são maiores.
Penso que tem a ver com as definições de energia do Windows.

Em Linux tenho menos clock do CPU e menos consumo, mas não vi ainda a voltagem.
 
Sim e normal esses valores. Actualmente fiz undevolt ao meu, coloquei 1.175v e fixei a frequência nos 4.5gz all cores e com temps brutais. A jogar ou a fazer encoding de vídeo mall passa dos 55°, isto com um arctic freezer II de 360mm. A correr cinebench anda nos 65 a 69°.

Isto para dizer o que recomendo fazerem undervolt
 
@][nCoGn1t0 tinha lido que o ideal não era fazer undervolt, era usar o PBO e depois ajustar uns valores para os melhores cores e outros para os restantes cores. Mas isso deve ser em termos de performance bruta á custa de continuar com temps altas.

Ainda não perdi muito tempo a investigar e ainda não afinei nada, está em stock com as rams em xmp (3200CL14).


Também meti um arctic cooling liquid II 360. Experimentei com o Noctua nh-d15s, mas as temperaturas a correr cinebench não me agradaram, com o Liquid 360 baixou um bocado, não muito mas já é qualquer coisa, para o verão é boa ajuda.
Tenho que meter mais umas ventoinhas para experimentar em push-pull a ver se melhora mais e compensa.

Mas o tempo para andar com testes e afinações não é muito... :(
 
Trocar D15 por isto? sacrilegio!

O que recomendo é explorar o curve optimizer, PBO2 e limites. O 5800X vem muito puxado, mais do que o 3800X e deve ter muito a ganhar com undervolt e optimização.

O meu 5600X facilmente vai aos 110w e 80 graus, mas isso com ele destravado, normal ele nem passa dos 75 watts.

Do resto consigo 4850 mhz de boost e uns 4500-4600 all core. O 5800X dá para chegar a 5 ghz max boost :D
 
Trocar D15 por isto? sacrilegio!
Antes também diria o mesmo, depois de investigar e agora ter testado, já não. :)

Isto com o 5800X, que realmente é besta em termos de temperaturas. Com um CPU mais simples de arrefecer um WC AIO não faz nenhum sentido, claro.

Já tinha lido que o 5800X era complicado em termos de temperaturas, mas não imaginei que era tanto e pensei que o NH-D15 fosse suficiente mas, para mim, não é.
Gosto de temps máximas nos 70° ou pouco mais a correr cinebench, que noutras utilizações será mais baixo e só se fizer rendering é que vai aos 70/70 e poucos.

Mas com o Nh-d15s tinha temperaturas nos 78° a correr cinebench, com o Arctic Cooling Liquid 360 tenho ~72° não é muito, mas é suficiente para no verão fazer diferença notória, estas temps foi com o escritório a ~20°, no verão fica meia dúzia de graus acima, se calhar.

Isto com ambos os coolers stock - Nh-d15s só com uma ventoinha, Liquid 360 com as 3 de origem.
Vou experimentar meter 2 fans NF-A15 do Nh-d15 a fazer push a ver se ajuda a baixar mais as temps do liquid 360 :D

O que recomendo é explorar o curve optimizer, PBO2 e limites. O 5800X vem muito puxado, mais do que o 3800X e deve ter muito a ganhar com undervolt e optimização.

O meu 5600X facilmente vai aos 110w e 80 graus, mas isso com ele destravado, normal ele nem passa dos 75 watts.

Do resto consigo 4850 mhz de boost e uns 4500-4600 all core. O 5800X dá para chegar a 5 ghz max boost :D
Pois, o que tinha lido é que o melhor é PBO 2 e curve optimizer, mas ainda não investiguei e ainda nem sei como fazer..

Os consumos do 5800X... São altos mas nem faço ideia. [emoji28]

Com o Liquid II 360 o 5800X corre o cinebench all core a 4600MHz, com o Noctua 'só' fazia 4575MHz.. :D

Isto bem afinado puxa mais um bocado.
A ver se tenho tempo para afinar +/-.. mas é sempre complicado, há sempre alguma coisa para fazer, este fds estou fora de casa,...
 
Última edição:

Rafx

Isso são temps boas, o meu 5950X anda nos 60/70º graus a jogar (dependendo do jogo) e chega aos 74/75 a correr cinebench, com PBO e -10 no curve optimizer.
Chegas a um ponto que por mais que melhores o cooler não consegues melhorar a transferência de calor do cpu para o mesmo.
No meu caso tenho 3 radiadores de 320mm e a gráfica incluída no loop, mas com apenas dois radiadores e sem gráfica e as temps eram as mesmas.
Como o JP disse perde algum tempo com o PBO/curve optimizer, podes começar por colocar a -10/-15 all core e ver se dá para mais.
Pode não melhorar muito as temps, mas normalmente o clock sobe uns mhz.
 
@w@rrior pois, eu tenho noção disso. Só troquei o Noctua porque das reviews que vi com o Liquid 360 (com o novo mount "offset") podia ganhar alguns graus. Consegui isso, agora já não vou trocar mais, ter 72-73° em full load de cinebench parece-me razoável.


Há muitos WC AIO que são um bocado banhada, mas o Liquid II 360 é dos que tem melhor performance/ruído e é acessível comparando com a concorrência, acho que foi boa aquisição.
Conseguir montar o animal na caixa ainda foi preciso dar umas voltas, mas lá o consegui meter numa posição favorável.


Do que vi, a média no curve optimizer é uns -10/-15 nos 2 melhores cores e mais um pouco (-20) nos piores cores.. se meter mais nos melhores cores podem causar problemas em idle, mas claro que isto cada caso é um caso e só vi por alto, não estudei muito o assunto e nem testei.
 
@Rafx Já li também em alguns lados que se deve não baixar muito a voltagem (ou até mesmo aumentar acima do normal) dos melhores cores no CO para que estes possam dar o maior boost possível, já que em cenários single thread, a vantagem está em atingir a maior frequência possível, e um Core ou 2 apenas não vão chegar ao limite de PPT, portanto é dar-lhes sumo para eles se esticarem.

Já os restantes, mais fracos, convém mesmo dar apenas a voltagem necessária para manter o PPT e TDC dentro dos limites pretendidos, ao mesmo tempo que tentamos a maior frequência possível no maior número de cores, em cenários multi-threaded.
 
Pois, eu tenho os 2 melhores cores com menos UV do que os outros.

E sim, por mais cooler que atires, as temps não caem muito... Trocar um big shuriken 3 pelo H115 não tive grande ganhos de temps, claro que agora posso rodar load sustentado e antes ao fim de uns loops do cinebench ja chegava aos 90.

Por um lado oiço a bomba do AIO quando não jogo nem tenho load, desligo as fans do AIO :002:

vou ver se eventualmente vou pro U12A chromax
 
Estou numa situação semelhante ao @Rafx mas para pior com o meu 5800X.
Em uso normal e mesmo em gaming, nada de muito puxado, tenho temperaturas normais, não passa dos 70-72 ºC.

Mas de facto o 5800X é difícil de arrefecer e no Cinebench chega mesmo aos 90 ºC.
Tenho um Arctic Freezer 34 eSports Duo. Ao comprar este cooler pensei que mesmo não sendo nada de espetacular, não o deixaria ir para estas temperaturas. Engano completo.

Como tenho uma caixa com um airflow razoável, be quiet! pure base 500DX + 4 FANs, o problem principal é mesmo o cooler e estou a pensar mudar.
O Noctua NH-D15 já se sabe que é aquela máquina, mas um monstro daquele tamanho é algo que não estava a considerar.
Os be quiet! Dark Rock Pro 4 também os acho muito grandes.

Ando mais com vontade de ir para um AIO e tenho estes em vista:
- Arctic Liquid Freezer II 240
- be quiet! Pure Loop 240mm

Já que a caixa não dá para muito mais e consigo ambos a rondar os 70 €.
Se me baixarem as temperaturas em Cinebench para menos de 80 ºC já me dou por contente.

Ainda não fiz UV, mas vou seguir as vossas indicações e ver o que consigo.
 
Última edição:
Eh pah AIO só em ultimo caso. Eu já fui mais adepto de AIO, mas as bombas a falhar e o barulho da mesma me deixa desconfortável. Ainda na semana passada vi no Twitter um rapaz com a bomba do AIO dele a dar o berro.

Daí tar de olho no U12A, deve ser o melhor cooler 12cm do mercado, mas é bem caro, até é mais caro que o próprio D15 e alem disso tenho que ir pro chromax por causa da humidade elevada e ele sendo pintado a preto evita oxidar.

Mas mesmo com AIO e afins vai ter temps altas. É um die de 80mm2 a dissipar 140w reais, não há milagres. Acho que um bom UV mesmo que se perca 5-10% de performance compensa!

Entretanto irei testar o big shuriken 3 com o CPU limitado a 75-80w quando o tirar do outro PC. Mas ele segurou um 3800X de boa com um pequeno UV. Se vir que fica boas temps sem barulho, o AIO vai para outra pessoa :D

Vou experimentar meter 2 fans NF-A15 do Nh-d15 a fazer push a ver se ajuda a baixar mais as temps do liquid 360 :D

Não me pareça que ganhes alguma coisa, O meu AIO é um 280mm Corsair h115, a diferença entre as fans a 800 e 2000 rpm é de 2 graus em load... Que também era a diferença no D15 com 1 ou 2 fans com um 3800X
 
Última edição:
Estou numa situação semelhante ao @Rafx mas para pior com o meu 5800X.
Em uso normal e mesmo em gaming, nada de muito puxado, tenho temperaturas normais, não passa dos 70-72 ºC.

Mas de facto o 5800X é difícil de arrefecer e no Cinebench chega mesmo aos 90 ºC.
Tenho um Arctic Freezer 34 eSports Duo. Ao comprar este cooler pensei que mesmo não sendo nada de espetacular, não o deixaria ir para estas temperaturas. Engano completo.

Como tenho uma caixa com um airflow razoável, be quiet! pure base 500DX + 4 FANs, o problem principal é mesmo o cooler e estou a pensar mudar.
O Noctua NH-D15 já se sabe que é aquela máquina, mas um monstro daquele tamanho é algo que não estava a considerar.
Os be quiet! Dark Rock Pro 4 também os acho muito grandes.

Ando mais com vontade de ir para um AIO e tenho estes em vista:
- Arctic Liquid Freezer II 240
- be quiet! Silent Loop 2 240mm - parece que de facto é silencioso

Já que a caixa não dá para muito mais e consigo ambos a rondar os 70 €.
Se me baixarem as temperaturas em Cinebench para menos de 80 ºC já me dou por contente.

Ainda não fiz UV, mas vou seguir as vossas indicações e ver o que consigo.

O cooler que tens para o 5800X não dá mesmo. O mínimo, a ar é o nd-15 ou outro muito equivalente..

Vê as reviews do canal YouTube Gamers Nexus. Ele fez reviews do Arctic liquid II 240, do 360 e do 420, em diferentes videos, e comparou com vária concorrência. Em termos de ruído/performance são os melhores.

Vê também o vídeo da gamers Nexus de como montar um WC na caixa, ficas com boas noções para evitar erros.

A vantagem dos Arctic Liquid II é que têm o radiador mais espesso que os outros, isso dá boa vantagem, é mais superfícieb para arrefecer a água.

Outros para igualarem estes liquid II têm de ter as ventoinhas a fazer mais ruído.
O Liquid II também tem a vantagem de ter pequena fan junto ao mount no CPU para arrefecer as vrm da Motherboard, dá para desligar, mas é algo que embora não faça muita diferença ajuda de facto a manter as vrm mais frescas.

O Liquid 240 é capaz de ter performance +/- equivalente ao Noctua NH-D15. Se puderes, e a tua caixa tiver encaixe compatível, o Liquid II 280 é capaz de ser melhor ideia, um pouco mais performance e julgo que as ventoinhas são um pouco mais silenciosas, é mais ~10€ mas julgo que compense, com este a performance deve ser melhor que um Noctua NH-D15 e continua a ser mais barato que o Noctua.

Ter só em atenção que como os radiadores dos Liquid II são mais espessos que a média pode impossibilitar a montagem no topo da caixa, por falta de espaço até á motherboard, e obrigar a montar na frente - se for possível.

No meu caso a caixa (Corsair 5000D airflow) permite radiadores 360 no topo, mas como a minha motherboard tem um plástico fixo junto á backplate, entre a espessura do radiador + ventoinhas, não há espaço para meter o radiador no topo porque bate no plástico da MB junto á backplate. Se fosse radiador 240/280 cabia no topo, não ocupando o slotda ventoinha mais atrás, mas o de 360 não dá.
Meti a fazer intake na frente, sem problema.

Outros coolers AIO têm radiadores um pouco mais finos, já mais compatibilidade de montagem no topo mas lá está, a relação performance/ruído é pior.
 
Eh pah AIO só em ultimo caso. Eu já fui mais adepto de AIO, mas as bombas a falhar e o barulho da mesma me deixa desconfortável. Ainda na semana passada vi no Twitter um rapaz com a bomba do AIO dele a dar o berro.

Daí tar de olho no U12A, deve ser o melhor cooler 12cm do mercado, mas é bem caro, até é mais caro que o próprio D15 e alem disso tenho que ir pro chromax por causa da humidade elevada e ele sendo pintado a preto evita oxidar.

Mas mesmo com AIO e afins vai ter temps altas. É um die de 80mm2 a dissipar 140w reais, não há milagres. Acho que um bom UV mesmo que se perca 5-10% de performance compensa!

Já pensei assim, mas com um 5800X ( ou com o novo cpu de topo da Intel) vale a pena um AIO decente.
Com CPU's normais o D-15 ou esse U12A é mais que suficiente e não justifica-se de modo algum um AIO, mas com estes cpu's justifica-se 'artilharia pesada' de um bom WC AIO,c de preferência de radiador 280 para cima.

Mas isto, claro, vai de cada um..
 
Acabei de fazer uns testes rápidos com o PBO2, directamente na BIOS.
Apenas mexi no Curve Optimizer e para já o que resultou melhor foi colocar a All Core Curve Optimizer Magnitude a 30, com Sign a Negative claro.

As temperaturas ao correr o Cinebench melhoraram 7 ºC, de 90ºC para 83 ºC, com as quais já fiquei bastante contente.
O score no teste de Multi Core subiu para cerca de 15400, vinha de bem abaixo de 15000, e o clock do CPU também foi maior.

Está a compor-se ... mas ainda tenho de ver melhor até onde consigo ir e se vale a pena fazer mais mudanças.

O cooler que tens para o 5800X não dá mesmo. O mínimo, a ar é o nd-15 ou outro muito equivalente..

Vê as reviews do canal YouTube Gamers Nexus. Ele fez reviews do Arctic liquid II 240, do 360 e do 420, em diferentes videos, e comparou com vária concorrência. Em termos de ruído/performance são os melhores.

Vê também o vídeo da gamers Nexus de como montar um WC na caixa, ficas com boas noções para evitar erros.

A vantagem dos Arctic Liquid II é que têm o radiador mais espesso que os outros, isso dá boa vantagem, é mais superfícieb para arrefecer a água.

Outros para igualarem estes liquid II têm de ter as ventoinhas a fazer mais ruído.
O Liquid II também tem a vantagem de ter pequena fan junto ao mount no CPU para arrefecer as vrm da Motherboard, dá para desligar, mas é algo que embora não faça muita diferença ajuda de facto a manter as vrm mais frescas.

O Liquid 240 é capaz de ter performance +/- equivalente ao Noctua NH-D15. Se puderes, e a tua caixa tiver encaixe compatível, o Liquid II 280 é capaz de ser melhor ideia, um pouco mais performance e julgo que as ventoinhas são um pouco mais silenciosas, é mais ~10€ mas julgo que compense, com este a performance deve ser melhor que um Noctua NH-D15 e continua a ser mais barato que o Noctua.

Ter só em atenção que como os radiadores dos Liquid II são mais espessos que a média pode impossibilitar a montagem no topo da caixa, por falta de espaço até á motherboard, e obrigar a montar na frente - se for possível.

No meu caso a caixa (Corsair 5000D airflow) permite radiadores 360 no topo, mas como a minha motherboard tem um plástico fixo junto á backplate, entre a espessura do radiador + ventoinhas, não há espaço para meter o radiador no topo porque bate no plástico da MB junto á backplate. Se fosse radiador 240/280 cabia no topo, não ocupando o slotda ventoinha mais atrás, mas o de 360 não dá.
Meti a fazer intake na frente, sem problema.

Outros coolers AIO têm radiadores um pouco mais finos, já mais compatibilidade de montagem no topo mas lá está, a relação performance/ruído é pior.

Obrigado pelas sugestões.
Por acaso já tinha visto as reviews do Gamer Nexus tanto dos Arctic Liquid II assim como o video a explicar a correcta montagem dos AIOs.
Estava a considerar o de 240 mm, porque é o máximo que a caixa leva em cima. À frente leva até 360 mm.
Mas de facto se com uma FAN que tenho em cima já me está a bater no cabo de alimentação do CPU, com o Arctic Liquid II 240 vai ser muito pior.
Parece que à frente é mesmo a melhor opção.

Consigo ambas as versões 280 e 360 ao mesmos preços, 80-85 €.
Mas parece-me a versão de 280 será mais fácil de instalar e segundo o Gamer Nexus a diferença de performance é pequena.

Ainda vou estudar melhor o que comprar, se não optar por outro Air Cooler, irei quase certamente para um Arctic Liquid Freezer II.

Edit: já percebi que também não terei problemas com um AIO de 240 mm em cima. O problema que estou a ter é por ser com uma FAN de 140 mm. A largura do AIO se for ~120 mm remove o problema e não bate em nada na board.
 
Última edição:
Back
Topo