Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

simples, sem rgb, sem plásticos absurdos no io shield a tapar os dissipadores dos vrm... como é que as pessoas deixaram de gostar disto para se vender tanta mariquice rgb? :facepalm:
 
Também abomino todo o tipo de RGB nas minhas máquinas, mas por causa disso tive de deixar de comprar produtos MSi (se tiverem RGB) porque a MSi obriga a instalar o horrível software deles para desligar luzes. E depois de desinstalar o software as luzes voltam :facepalm:

Já tudo o que é Asus tem opção na BIOS para desligar e acaba-se o RGB, sem bloatware.

Estou muito curioso para ver a performance dos novos Ryzen 5000 em portáteis, com bom TDP e o IPC reconhecido. Mas serão sempre mais limitados que os Tiger Lake da Intel devido às limitações de memória. Portáteis vão ter 3200mhz e normalmente sempre com chips Samsung de baixo custo com latências horríveis de 22-22-22. E estes 5000 adoram aquele sweet spot do 3600mhz pelo menos a 18 latência.

Para quem perguntar "mas 3200 CL22 com este IPC dos novos Ryzen não chega?". Chega, mas nestes CPUs ir de 3200mhz para 3600mhz é a diferença entre ficar atrás da Intel em benches de jogos, ou ultrapassar a Intel. E o IPC dos Tiger Lake não é brincadeira.
 
Não serve desligar apenas?
Sim até que dá e serve mas nao é a mesma coisa:D quanto menos tiver de andar com programas de instalacoes a desligar as luzinhas em muitos componentes para depois a seguir andar a "limpar" esses mesmos do SSD melhor,fora o aspecto visual,nada contra quem gosta eu proprio até gosto de vêr em alguns PC apenas que da maneira que isto está mais facilmente se compra algo mais barato com RGB do que o contrario.
 
AMD Ryzen 7 5700G Cezanne desktop APU might have 200 MHz higher clocks than 4700G
The AMD Ryzen 7 5700G is an 8-core and 16-thread processor based on Cezanne-AM4 silicon. Unlike the current Ryzen 5000 desktop processors, the G-Series offer built-in Radeon graphics. The upcoming processors will still rely on Radeon Vega iGPU. Only its successor codenamed Rembrandt should finally move on to RDNA-based graphics.

According to Geekbench, the CPU has a base clock of 3.8 GHz. When it comes to the turbo frequency, the software does not immediately reveal the clock speeds, but the JSON page confirms it will boost up to 4.6 GHz. In such a case, the CPU would offer 200 MHz higher base and turbo frequencies compared to its predecessor, the Ryzen 7 4700G based on Renoir (Zen2).
AMD-Ryzen-7-5700G-Geekbench-Specs-1200x616.png

https://videocardz.com/newz/amd-ryz...u-might-have-200-mhz-higher-clocks-than-4700g
 
simples, sem rgb, sem plásticos absurdos no io shield a tapar os dissipadores dos vrm... como é que as pessoas deixaram de gostar disto para se vender tanta mariquice rgb? :facepalm:
Uma das razões de ter comprado a Pro WS X570-ACE. Acho a board simplesmente linda, muito parecida a essa mesmo (formato de coolers e tudo).
 
Tenho uma 5600X, mas para além da lotaria de ter um 5900X cortado, tenho sérias duvidas que venha a ser possível acordar o CCD adormecido.

Mas seria caricato, um CCD teria os 6 cores normais e o outro eventualmente 8. Ficava um CPU com 14 cores e 28 Threads. :P
Se desse para ativar até se poderia dar o caso de perceber que cores estão danificados e desligá-los, mas se o problema que o levou a ser desativado fosse na Cache, nada feito...
 
Devem ser processadores que devem ter tido algum problema na parte de Packaging, porque não faz grande sentido o 5600X e o 5800X terem 2 Chiplets, a não ser que fossem 3+3 e 4+4, mas não é esse o caso. São 6+0 e 8+0.
Isto será uma questão muito diferente dos Phenons, porque aí o que acontecia é que os yelds eram bons e tinham que colocar chips "bons" nos SKUs low end.
Se o problema for na altura do Packaging, faz lembrar os Pentiums Pros, mas muito menos grave, porque aí, a Intel só os conseguia testar (1 CPU + 1 SRAM L2), depois de estarem no Package e se tivessem algum problema, iam directamente para o lixo.
 
Como identificar se um 5600X/5800X dual CCD?

isso pode explicar porque alguns fazem boost a 4.9/5 Ghz...

Outra comparação seria consumo, já que um 5800X destes vai ter um bin muito bom, assumindo que seja mesmo um 5950X rejeitado.

E como é algo que deve ser no packaging, nem deve dar para "cortar a laser", por tanto eventualmente pode existir forma de destravar...
 
Última edição:
Se existe alguém que os conseguirá "acordar" será o "1usmus", mas tenho muitas duvidas que possam ser activados e ficarem funcionais em pleno.
 
Como identificar se um 5600X/5800X dual CCD?

isso pode explicar porque alguns fazem boost a 4.9/5 Ghz...

Outra comparação seria consumo, já que um 5800X destes vai ter um bin muito bom, assumindo que seja mesmo um 5950X rejeitado.

E como é algo que deve ser no packaging, nem deve dar para "cortar a laser", por tanto eventualmente pode existir forma de destravar...

Por acaso o meu 5800x faz boost a 4.9 (4858mhz para ser exacto) nunca percebi porquê.
 
Ahh pelo ClockTuner

curioso porque que isso nao ocorreu com o Zen2 e agora ocorre com o Zen3? problemas de packagind e comum a ambos.

Bom Cezzane apresentado e confirma os rumores, die quadrado, os 16 MB L3 e os boosts de 4.6 ghz.

Grande bomba de CPU, um destes 45w para AM4 era tao bom...
 
AMD a vir com tudo. Grande oferta de CPU mobile e a Intel novamente em apuros. Parece prometedor.

Houve ali um slide interessante. Por vezes dizemos que jogos não são tudo etc, mas a verdade é que:

ajtYeO8IT0HEwDbd_thm.jpg


Continua a ser a métrica mais procurada num CPU. Mercado gigante e maior que nunca. Contar os frames em gráficos comparativos é mesmo importante.
 
AMD virou intel 2 mesmo, alem de ter varios SKUs com pequenas diferencas, tem mistura de arquitecturas...

E ainda achava que os 59xx seriam 12 ou 16 cores :002:

enfim...

Mas enfim, venha eles...
 
Acho que estiveram mais tempo a falar do mercado de servidores, que do mercado consumidor, o que é estranho para uma apresentação na CES.
Foi pena não terem anunciado os APUs para o mercado desktop.

Quanto aos tiques "Intel", é um enorme erro colocarem famílias diferentes de CPUs, no mesmo nome, até porque a AMD não precisa. O problema dos APUs zen2 é não se encontrarem. A AMD não precisa de enganar os consumidores, para os conseguir vender.
A Intel vai seguir a Onda e irá fazer a mesma coisa nos 11XXX.
Enfim....
 
Back
Topo