Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Pois, como têm poucos CPUs para vender, escolhem vender os modelos mais caros.
Tem lógica para uma empresa, mas é mau para os clientes.
 
Quentinho ou Fresquinho, como preferirem

AMD EPYC 7543 (Milan)
32C/64T AuthenticAMD Family 25 Model 1 Stepping 1
Base Frequency 2.80 GHz
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1349605013673422850
Wiwynn-SV302-A-U-Geekbench-Browser.png

https://browser.geekbench.com/v5/cpu/5878689

AMD Ryzen 9 5900HS
ASUS ROG Flow X13 GV301QH
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1349677098420506632
ErsEEWaVEAArkKn

https://browser.geekbench.com/v5/cpu/5882388
 
Ainda relativamente aos 5600X e 5800X que podem ter um segundo CCD adormecido. Circulam rumores de que os CPUs com 2 CCDs apresentam o bug de não aparecem os Cores e poderem ser geridos no Ryzen Master. Parece haver coincidência com um sensor no HWInfo em que surge o CPU CCD2 (Tdie). Curiosamente é o caso do meu, mas isto parece-me muitíssimo rebuscado.
 
@Torak bom vídeo, mas gostaria de acrescentar o seguinte.

Pessoalmente, troquei de um Zen 2 para um Zen 3 porque em jogos a 100+ fps tinha bastantes drops em certas situações que eram CPU bound. Ao trocar para Zen 3, estas situações deixaram de ocorrer.

Como exemplo, anteriormente no Destiny 2, com um Zen 2 tinha a GPU a variar entres os 80% e os ~95% com drops para os 80-90 fps em certos cenários. Nestes mesmos cenários com Zen 3 mantenho acima dos 120fps com GPU colada aos 99% e se houver algum drop de fps, deve-se à GPU.

Outro jogo que notei diferença foi no GTA Online. Devido à otimização que tem para CPUs, passei não só a ter frame rates mais estáveis, como aumentou significativamente a performance quando entro num lobby cheio. Por norma tinha algo como 60-70 fps e passei para os 80+ fps só com um simples upgrade ao CPU.

Finalmente, o último exemplo que tenho é o Flight Simulator. Não é para todos, é verdade, mas com Zen 2 tinha situações em que a GPU não passava dos 70% e ficava com 40-45 fps, com Zen 3 em condições semelhantes passo a ter o bottleneck no GPU, com o mesmo colado aos 95-99% e passei a ter 55-60 fps.

O upgrade pode não ser para todos, mas para mim valeu-me cada cêntimo investido até agora. Zen 3 deixou-me ainda mais surpreendido assim que comecei a usar nos casos em que sentia o bottleneck do IPC dos Zen 2, pois ainda há muitos jogos que não passam dos 4 cores usados.
 
Se virmos a média dos mínimos que o HU obteve, não ficou muito longe dos mínimos do Zen3.
E tem pelo meio, vários jogos que puxam bem pelo CPU.
Se calhar tinhas alguma coisa mal configurada quando tinhas o Zen2.

Se calhar também não ajuda muito que ele tenha memórias tão lentas.
O Zen3 melhorou bastante a cache L3, o que reduz a dependência na memória.
 
@Azoresst a que resolução jogas ?

1440p.

Se virmos a média dos mínimos que o HU obteve, não ficou muito longe dos mínimos do Zen3.
E tem pelo meio, vários jogos que puxam bem pelo CPU.
Se calhar tinhas alguma coisa mal configurada quando tinhas o Zen2.

Se calhar também não ajuda muito que ele tenha memórias tão lentas.
O Zen3 melhorou bastante a cache L3, o que reduz a dependência na memória.

Não mudei configurações quando fiz o salto de Zen2 para Zen3, apenas fiz update à BIOS, mudei o CPU e update ao Firmware da AMD para W10. Acho que foi mais a melhoria de 20% em IPC, no meu Zen 2 (3700X) o PBO só puxava até aos 4.25MHz, enquanto que no Zen 3 (5600X) vai-me até aos 4.85MHz, entre outros. O salto de performance nunca vai ser gritante, mas melhorou imenso a estabilidade em certos jogos e noutros em que estava bottlenecked pelo CPU (GTA Online/Flight Simulator) nota-se bem a diferença.
 
AMD virou intel 2 mesmo, alem de ter varios SKUs com pequenas diferencas, tem mistura de arquitecturas...

E ainda achava que os 59xx seriam 12 ou 16 cores :002:

enfim...

Mas enfim, venha eles...

Eles realmente andam a ler os livros da intel, enfim...

Mas infelizmente dá resultado... Quem nunca perguntou "Que portatil compraste?" e ouviu a resposta "UM i7 !!!!"
E depois percebes que é um cpu entrada de gama... xD Mas os desentendidos pensam "500€ por um i7!! Ganda negocio!!"

Enfim, uma mini "burla" legal...
 
AMD Ryzen 5000 CPUs are back in stock at some European retailers

According to Tweakers.net, some European retailers are currently receiving large shipments of the Ryzen 5 5600X, Ryzen 7 5800X, and the Ryzen 9 5950X. As for the Ryzen 9 5900X, it appears that AMD has been overwhelmed by demand for this particular model, so it will take some time before you'll be able to grab one. Prices are still higher than the MSRP, but at least they're improving in response to the growing stock.
 
Na sexta fui a uma loja em Leiria tratar de um ema e acabei por perguntar se havia novidades da encomenda do 5600x que fiz no final dia 29 de dezembro, a informação que me derem era que tinham -14 em stock, ou seja têm 14 encomendas há espera dos ditos, entre as quais umas delas será a minha.
 
Validação no GPU-Z do iGPU do 5800G:
AcBt2k7.png


https://www.techpowerup.com/gpuz/details/mxref

Nada de surpreendente. Vega, 8CUs, 1.8 Ghz.


Algo fora do mercado consumidor, mas ao mesmo tempo, fora do comum, mesmo em Epycs. Uma board servidor que a Asrock anunciou, pensada só para IO. Não tem sequer qualquer Slot Pci-Ex.

DZsrNVC.png


FpFLhVX.png


System Memory
Capacity 16+16 DIMM (2DPC)
DIMM Size Per DIMM RDIMM: up to 64GB, LRDIMM: up to 256GB, NVDIMM: up to 32GB

Storage
3 Low profile SlimSAS (PCIe4.0x8), 2 Low profile SlimSAS (PCIe4.0x8 or 8SATA 6Gb/s), 4 Right angle SlimSAS (PCIe4.0x8) [CPU0]
4 Low profile SlimSAS (PCIe4.0x8), 2 Low profile SlimSAS (PCIe4.0x8 or 8SATA 6Gb/s), 4 Right angle SlimSAS (PCIe4.0x8) [CPU1]
1 M-key (PCIe4.0 x4) supports 22110/2280 form factor [CPU0]

Ethernet
1 IntelX550-AT2:
2 RJ45 (10 GbE)

https://www.asrockrack.com/general/productdetail.asp?Model=ROME2D32GM-2T#Specifications

Nesta board, consegue-se ter 8 TB de RAM, 30 SSDs U.2 + 8 SSDs U.2 ou 32 Discos SATA + 1 M.2 em Storage e ainda Dual 10 Gbit a nível de rede. :)
Os 2 CPUs devem estar ligados só por 3 Links, disponibilizando assim 160 Lanes Pci-Ex, isto porque só em Storage, com 19 conectores SlimSAS com 8 Lanes, dá 152 Lanes Pci-Ex ao todo.

Um verdadeiro monstro a nível de IO. Em x86, não deverá haver muito melhor a este nível.
 
Back
Topo