1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Nemesis11, 4 de Outubro de 2019. (Respostas: 2177; Visualizações: 205816)

1. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Na sexta fui a uma loja em Leiria tratar de um ema e acabei por perguntar se havia novidades da encomenda do 5600x que fiz no final dia 29 de dezembro, a informação que me derem era que tinham -14 em stock, ou seja têm 14 encomendas há espera dos ditos, entre as quais umas delas será a minha.

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Validação no GPU-Z do iGPU do 5800G:

https://www.techpowerup.com/gpuz/details/mxref

Nada de surpreendente. Vega, 8CUs, 1.8 Ghz.

Algo fora do mercado consumidor, mas ao mesmo tempo, fora do comum, mesmo em Epycs. Uma board servidor que a Asrock anunciou, pensada só para IO. Não tem sequer qualquer Slot Pci-Ex.

https://www.asrockrack.com/general/productdetail.asp?Model=ROME2D32GM-2T#Specifications

Nesta board, consegue-se ter 8 TB de RAM, 30 SSDs U.2 + 8 SSDs U.2 ou 32 Discos SATA + 1 M.2 em Storage e ainda Dual 10 Gbit a nível de rede. :)
    Os 2 CPUs devem estar ligados só por 3 Links, disponibilizando assim 160 Lanes Pci-Ex, isto porque só em Storage, com 19 conectores SlimSAS com 8 Lanes, dá 152 Lanes Pci-Ex ao todo.

Um verdadeiro monstro a nível de IO. Em x86, não deverá haver muito melhor a este nível.

3. sithdarklord

sithdarklord Power Member

4. macinblack20

macinblack20 Power Member

Isso aplica-se a imensas coisas, como por exemplo na industria automóvel: "comprei um BM"... "Um BM? Que máquina"... "Sim, um série 1 114i" :D

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Esta Board dual epyc com toneladas de links para SSDs... Damm!

Queria ver a maquina completa montada.

Estes conectores miniSAS e afins e so data, certo? o power tem que vir pela fonte?

6. pereira2088

pereira2088 Power Member

possivelmente ficava algo deste género (4:00)

7. pesta

pesta Power Member

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

SSL muscle!!

Muito bem, grande maquinao mesmo e boa melhorias, especialmente na latência.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É impressionante, mas verdade seja dita, o E5-2650 saiu há 9 anos atrás.

10. hdd.pt

hdd.pt Power Member

Entretanto andei a brincar um pouco com o meu kit e consegui isto facilmente com 1.37V a 3600MHz

11. strafejump

strafejump Power Member

são micron rev e. chegou-me a casa hj umas crucial ballistix 2x8GB 3200mhz cl16, com o mesmo die. numa review do igor labs chegaram aos 4000mhz com a mesma voltagem :n1qshok: custaram-me pouco menos de 80€.

12. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

Estava a ver se havia outras fontes, mas pela qualidade isto deve ser "leak"

AMD Ryzen 5000 Cezanne (Zen3)

Acho que a parte mais interessante, que é a que efectivamente permite uma melhoria nos consumos e deduzo que nas performance face ao Renoir

https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-5000-mobile-zen3-architecture-detailed

13. patCRUZ

patCRUZ Power Member

E portateis com estes novos CPU AMD, saem quando? Já existem modelos?

Começo a precisar de trocar a máquina (fita do monitor marada, sempre a bufar, temps cada vez mais altas) e a ter que comprar não queria investir sem ser em algo "novo"...

De gráfica nem preciso, qualquer coisa serviria, só preciso do melhor CPU, RAM e disco que caiba num orçamento de cerca de 1000€.

Última edição: 26 de Janeiro de 2021
  14. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

OSs 5000U supostamente final de Fevereiro, os H acho que ainda não se sabe.

15. patCRUZ

patCRUZ Power Member

Então estou tramado... com a falta de stocks e paper lunches da moda, sendo só para essas datas, lá para junho é que devem existir modelos com stock. Ou isto se aguenta... ou então vou ter que comprar "qualquer" coisa...

Última edição: 26 de Janeiro de 2021
  16. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

Pois pensando bem espero que os 5000u a que se referem não sejam os Lucienne, que ainda são zen2 :wvsore:

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Uma review do Asus Rog Flow X13 com o 5980HS:

CPU:

Gaming:

Temps, clocks:

Ter em atenção que isto é a versão de 35 W TDP e não a de 45 W, mas ao mesmo tempo, está num portátil de 13 polegadas, de 1,3 Kg e 16 mm de altura, com uma 1650 lá dentro.

https://www.anandtech.com/print/16446/amd-ryzen-9-5980hs-cezanne-review-ryzen-5000-mobile-tested

Parece-me estar muito interessantes estes APUs Zen3. :)

18. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

HPE Is Building a New Flagship Supercomputer for the National Center for Atmospheric Research
    https://www.hpcwire.com/2021/01/27/...the-national-center-for-atmospheric-research/

O Epyc Milan tem estado a facturar bem, e ainda nem foi oficialmente lançado.

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Este 5980HS, 42W de consumo real e ainda assim dar 4000-4100 mhz all core sustentados?

madness.

Queria um AM4 assim... Deve dar para por um cooler em passivo e com "infinite turbo".

Bem que podia existir uma versao de 45W...

Agora, aquela 1650 acho que não faz la nada, imho... Ou vinha no minimo uma 1660 ou mais vale ficar pelo APU... Claro que sera no minimo o dobro da performance, mas ainda assim pouco para jogar a serio.

20. Torak

Torak Power Member

Era um Athlon XP-M 2500+, para o ano 2021.
    Será que este 5980HS em AM4 com um cooler potente e sem restrições de consumo, fariam bom OC?