Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

mkGu4D1.jpg


Quanto mais olho para os APUs 4000 e 5000 da AMD, mais pena tenho que a AMD não tenha inundado o mercado com eles. Teriam ganho muita quota de mercado.
Até me parece que desde que sairam os Ryzen, os APUs passaram a ter um lugar secundário para a AMD, ao contrário do que acontecia nos Bulldozer e nos 4000, parece-me que eles nem se esforçaram muito. Acho é que foram apanhados de surpresa, por uma Intel com problemas e uma procura que não estavam à espera (Pandemia, etc etc).
 
Pois, não me parece que fosse por que não quisessem, mais porque também não podiam.
Mas é provável que tendo em conta o peso da Intel nos OEM, a AMD esperasse realmente que a procura fosse a "mesma de sempre".
Mas honestamente ninguém na AMD deve estar arrependido das margens de lucro do resto que têm vendido :berlusca:
 
mkGu4D1.jpg


Quanto mais olho para os APUs 4000 e 5000 da AMD, mais pena tenho que a AMD não tenha inundado o mercado com eles. Teriam ganho muita quota de mercado.
Até me parece que desde que sairam os Ryzen, os APUs passaram a ter um lugar secundário para a AMD, ao contrário do que acontecia nos Bulldozer e nos 4000, parece-me que eles nem se esforçaram muito. Acho é que foram apanhados de surpresa, por uma Intel com problemas e uma procura que não estavam à espera (Pandemia, etc etc).

ver estes cpus da amd é obra... também sinto pena.. estava já a esperados 4700g e pelos vistos nada, só em oem... não interessa...
Mas a situação actual não ajuda nada a amd ter disponível para todos. pois a procura seria ser grande, mas não sei se as margens de lucro seriam grandes em especial quando andam a vender bem onde ganham mais, então concentram onde podem ir buscar mais margem e vendem... talvez mais uns tempos quando normalizadas. veremos... muitas empresas querem esses cpu's são maquinas interessantes, eu sou uma dessas empresas que dá geito umas 3 maquinas com APU..
 
Estes APUSs se vessem a inundar o mercado... ui!

Eu mesmo me contentava pro PC secundario um 4C/8T com 8 MB L3, um iGP decente e um consumo baixo!

Sim, parece ter clocks muito bons.
Mas deve ter muito menos cache L3.
16 MB unificado não deve ser problematico.

Tem tanta cache como cada core zen2 pode acessar...
 
16 MB unificado não deve ser problematico.

Tem tanta cache como cada core zen2 pode acessar...

Mas os Renoir tinham apenas tinha 8MB totais de cache.
Achas que vão aumentar a cache para os 16MB, nesta versão Zen3?

Mesmo com OC no IF e memórias, isso não compensava a perda de tanta cache L3 nos Renoir.
 
Mas os Renoir tinham apenas tinha 8MB totais de cache.
Achas que vão aumentar a cache para os 16MB, nesta versão Zen3?

Mesmo com OC no IF e memórias, isso não compensava a perda de tanta cache L3 nos Renoir.
Se veres os leaks postados e afins, esta mais que confirmado os 16 MB L3.

Mais, o Renoir era 4 + 4 e agora passas para 16 MB unificado. Cada core no Cezanne vai ter acesso a 4x mais cache e isso vai ajudar muito.
 
Se veres os leaks postados e afins, esta mais que confirmado os 16 MB L3.

Mais, o Renoir era 4 + 4 e agora passas para 16 MB unificado. Cada core no Cezanne vai ter acesso a 4x mais cache e isso vai ajudar muito.

Sendo assim, vai ser uma melhoria enorme, para os APUs.
Mesmo assim, não sei se a velocidade mais alta do IF e mems + 16MB de cache, vão conseguir bater os 32MB de cache L3 dos Vermeer.
 
A diferença de latência é pequena. Se vires a latência full ramdom, passamos de 10.4 ns para o 4800H, para 10.6 no 5850Hs.
E por outro lado, passar de 4MB por CCX para 16MB, deve reduzir cache misses em 40%.
Repara como o Renoir apenas aguenta os 10.4 ns até aos 4MB. Mas o 5850H ainda vai aos 16MB com 10.6ns.
Evitar ir à memória tantas vezes, no total das operações acaba por ser muito mais rápido.

Ter mais cache poupa energia, pois reduz bastante a necessidade de ir à memória.
É preciso ter em conta que a cache do Zen3 continua a ser Victim, ou seja, é para onde os dados são descarregados, quando a cache L2 está cheia.
Mas também tem um um sistema de tagging que permite a qualquer cache L2, puxar dados da L3, sem ter de ir ao controlador de memória, fora do "die".
Isto não só é mais rápido, mas também é poupa energia.

A diferença que vemos nos consumo são, provavelmente, por causa da velocidade mais elevada.
O boost do 4800H é de 4.2Ghz e o boost do 5850he é de 4.8Ghz.

Mas claro, se for feito um daqueles stress testes que consegue ter os dados necessários nas caches e raramente vai à memória, então o Renoir até é capaz de gastar menos energia por causa do tamanho das caches.
Mas em aplicações normais que usam mais a memória, a cache extra ajuda a poupar energia, no final das contas.
 
:n1qshok: hmm, não sei não

AMD Ryzen 7 5700G APU on Ebay
A seller called ‘hugohk’ from Hong Kong is now offering an engineering sample of AMD Ryzen 7 5700G APU for 499 USD. The CPU appears to carry the same AMD OPN code (100-000000263-30) as the 5700G sample that leaked exactly a month ago.

This APU features the Cezanne silicon that has already been released with next-gen gaming laptops under Ryzen 5000U and 5000H series earlier this month. The APU is based on AMD Zen3 architecture and offers 8 cores and 16 threads clocked up to 4.45 GHz.
The seller published the same CPU-Z screenshot that we have already seen in the previous leaks. According to him, the data is from his own buyers, which may indicate that all samples have originated through the same source:
AMD-Ryzen-7-5700G-6-768x550.jpg
AMD-Ryzen-7-5700G-5-768x550.jpg

https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-7-5700g-cezanne-am4-desktop-engineering-sample-appears-on-ebay
Espero? Não espero? :004:
 
Esses APUs seriam muito bem vindos, a questão é se a AMD tem capacidade de produção para os lançar no mercado consumidor e não serem "aves raras".

Quanto aos "ES", nos sites de leilões aparecem muitos Xeons "ES" a preços extremamente baixos.
Nunca comprei nenhum, mas vou vendo o feedback. Levantam sempre 2 problemas. O primeiro é que nunca se sabe as diferenças entre os "ES" e a versão final. Podem ser coisas sem importância, como podem ser algo catastrófico. O segundo problema é que só funcionam em algumas boards e nessas boards, normalmente só funcionam com as primeiras BIOS.
Por tudo isso, comprar um "ES" é sempre um risco.
Acho que é mais seguro comprar os "QS", que muitas vezes têm o mesmo stepping das versões finais. :)
 
Segundo o vendedor, e que está no texto do link do artigo mas que não mencionei:
The seller mentions in the description that GPU drivers for the integrated Radeon Vega graphics were originally not available and a discrete graphics card was required. However, it appears that since the offer was published the drivers have become available to the seller and whoever buys the APU will receive a fully working processor.
detalhes :berlusca:
 
Zen3 feito pela Samsung?
Com melhores clocks do que na TSMC?
Sabendo que o processo deles é pior que da TSMC, não faz sentido.

como postei em outra thread, deve vir material AMD pela Samsung, mas acredito mais em placas RDNA2 de entrada ou cpus low end (tipo o já conhecido Van Gogh que combina Zen2 + RDNA2)
 
Back
Topo