Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Eu acho deveriam fazer algo estilo o TIC/TOC da Intel, migrar um dos processo CPU/GPU (preferencia GPU) para os 5nm e aproveitar a capacidade libertada+nova capacidade para ganhar posição de mercado nos CPUs.

A Intel vai voltar, e com a força toda. Basta pensar que com um processo ultrapassado ainda são dominantes, imaginem quando avançarem com os 10/7nm...
 
Tens noção de que +50% no número de wafers mensais (wpm) não é a mesma coisa que a AMD ter +50% de wafers, certo?

7008-16159180933995245.png


É que mesmo com a duplicação da alocação desde 2019, ainda não é suficiente.

Se conseguirem assegurar a parte que a HiSilicon certamente terá reservado para os 5nm, terá capacidade assegurada para 5nm (Ryzen, TR e Epyc) e a 7nm para SoC, a maioria dos GPU e consolas.

Tenho perfeita noção, a TSMC produz para diversos clientes. Sejam os 50% adicionais para a AMD ou não, aumentar a capacidade de produção de processos desta complexidade nesta ordem de grandeza em tão pouco tempo é imenso.
 
Eu acho deveriam fazer algo estilo o TIC/TOC da Intel, migrar um dos processo CPU/GPU (preferencia GPU) para os 5nm e aproveitar a capacidade libertada+nova capacidade para ganhar posição de mercado nos CPUs.

A Intel vai voltar, e com a força toda. Basta pensar que com um processo ultrapassado ainda são dominantes, imaginem quando avançarem com os 10/7nm...
Epa, mas são dominantes porque há muito boa gente que simplesmente não confia na AMD, e olha para os cpus AMD como algo de uma gama manhosa. Até amigos meus, gamers, com altas máquinas e que entende (minimamente) de hardware, quando falo em cpus AMD mostram-se perfeitos ignorantes, dizendo que a intel é melhor só porque sim. Porque são mais fiáveis :joker:

Mas a AMD continuando como está, tem tudo para virar a situação a seu favor no futuro. Cada vez mais se vêm portáteis de trabalho com cpus AMD considerados como os melhores, a AMD tem dos melhores cpus do momento para tudo, seja gaming, trabalho, etc.


Quando lançou a primeira geração ryzen, a AMD era uma espécie de Bobo da corte. Hoje é um top dog! Hoje temos a intel a fazer má figura com novos produtos :) Basta a AMD não se perder e tem tudo para ser a marca dominante.
 
O teu comentário anterior mostra porque as pessoas não confiam na AMD. Os Zen3/motherboards tem dado muitos problemas a muita gente.

Não interessa ser o "melhor" CPU...quando a fiabilidade é baixa.

Já estive interessado em adquirir um 5900x(apesar de ter tido sempre Intel...e nunca tive problemas) por ser superior(no papel) ao equivalente da Intel mas com os inúmeros relatos de problemas e instabilidade que se vêm por essa Internet fora, desisti da compra. As novas actualizações das BIOS das Motherboards AMD parece que melhoraram a situação mas ainda se vê pessoal que continua com problemas.
 
Claro que o Rocket Lake ter sido lançado num estado em que era impossível usa-lo porque tinha hard locks constantes e não se podia usar a gráfica integrada, porque a Intel se "esqueceu" de lançar os drivers, é "perfeitamente normal".
Admito que lançamentos assim não é habitual na Intel.

Eu só estou a usar há poucos meses um 4750U e um 3550H, mas até agora, rock solid a funcionarem 24/7.
 
O teu comentário anterior mostra porque as pessoas não confiam na AMD. Os Zen3/motherboards tem dado muitos problemas a muita gente.

Não interessa ser o "melhor" CPU...quando a fiabilidade é baixa.

Já estive interessado em adquirir um 5900x(apesar de ter tido sempre Intel...e nunca tive problemas) por ser superior(no papel) ao equivalente da Intel mas com os inúmeros relatos de problemas e instabilidade que se vêm por essa Internet fora, desisti da compra. As novas actualizações das BIOS das Motherboards AMD parece que melhoraram a situação mas ainda se vê pessoal que continua com problemas.
Tenho o meu desde o inicio ,zero problemas até agora e até no USB e etc, maioria já resolvidos nos últimos updates. Como tive Intel tinha gente com alguns problemas e outros não.

Epa, mas são dominantes porque há muito boa gente que simplesmente não confia na AMD, e olha para os cpus AMD como algo de uma gama manhosa. Até amigos meus, gamers, com altas máquinas e que entende (minimamente) de hardware, quando falo em cpus AMD mostram-se perfeitos ignorantes, dizendo que a intel é melhor só porque sim. Porque são mais fiáveis :joker:

Mas a AMD continuando como está, tem tudo para virar a situação a seu favor no futuro. Cada vez mais se vêm portáteis de trabalho com cpus AMD considerados como os melhores, a AMD tem dos melhores cpus do momento para tudo, seja gaming, trabalho, etc.


Quando lançou a primeira geração ryzen, a AMD era uma espécie de Bobo da corte. Hoje é um top dog! Hoje temos a intel a fazer má figura com novos produtos :) Basta a AMD não se perder e tem tudo para ser a marca dominante.
Quem percebe de hardware e diz simplesmente sim a Intel é fanboy lol. Amd neste momento é superior a Intel mas deixa-los na sua hehe. Cada um escolhe o que quer mas ser cego por fanboy é errado , no meu caso muitos anos na Intel sou fanboy do que esta melhor na altura e estes zen 3 só tenho a dizer bem .
 
Última edição:
Quem percebe de hardware e diz simplesmente sim a Intel é fanboy lol. Amd neste momento é superior a Intel mas deixa-los na sua hehe. Cada um escolhe o que quer mas ser cego por fanboy é errado , no meu caso muitos anos na Intel sou fanboy do que esta melhor na altura e estes zen 3 só tenho a dizer bem .
Sim, mas aqui o meu comentário não era no sentido de "AMD rullez e Intel sucks." Por norma quando vou comprar algo quero o melhor que consigo pelo dinheiro que posso gastar. No meu caso foi AMD porque, convenhamos, tanto o meu 3950X como o actual 5950X simplesmente não tem na intel competição (atenção, na casa dos 800€ que foi o que me custou o meu, e quanto valia o 5950x aquando o lançamento). Não tinha AMD desde que me desfiz do athlon 3200+ já em 2007 ou 2008, mas não tive qualquer problema ou dúvida com a troca. Vejo-os sempre como componentes de igual fiabilidade, seja um ou outro.

O argumento de que a amd teve alguns problemas nos primeiros batches é válido, claro que sim. Mas para mim o problema de fiabilidade não é quando compro algo e vem já com defeito, mas sim quando me dizem que vai durar menos, que daqui a 2 ou 3 anos vai queimar. etc...

A nvidia também nas ampere deu problemas no início, que se resolveu posteriormente com novas drivers. Não faz com que a AMD seja mais fiável por isso.

Honestamente a única razão de ter decidido deixar passar esta geração foi mesmo por falta de necessidade de trocar o 3950X pelo zen3, pois seria meramente um capricho e desperdício de dinheiro.

Agora, claro, se chegar a alguma altura onde me compense manter a base AM4 e fazer upgrade apenas ao cpu, claro que agarro um 5950x. Mas mais facilmente troco a plataforma para AM5 (ou para intel, se na altura tiver um produto melhor). :)

Mas voltanto ao tópico, a AMD neste momento está perfeitamente à vontade, só espero que não se arme em Intel e se encoste à sombra da bananeira.
 
O teu comentário anterior mostra porque as pessoas não confiam na AMD. Os Zen3/motherboards tem dado muitos problemas a muita gente.

Não interessa ser o "melhor" CPU...quando a fiabilidade é baixa.

Já estive interessado em adquirir um 5900x(apesar de ter tido sempre Intel...e nunca tive problemas) por ser superior(no papel) ao equivalente da Intel mas com os inúmeros relatos de problemas e instabilidade que se vêm por essa Internet fora, desisti da compra. As novas actualizações das BIOS das Motherboards AMD parece que melhoraram a situação mas ainda se vê pessoal que continua com problemas.

Isso é o tipo de comentário que não se baseia na realidade, apenas em confirmation bias, contra algo de que não gostas.
Vais alia á secção de ajuda técnica do forum e o que não falta são pessoas com Intel a ter problemas.
A realidade, é que todo o hardware tem o potencial de dar problemas.
E muitas vezes nem é problema do CPU ou chipset, mas sim de fontes de alimentação, memórias estragadas, problemas na gráfica, etc.

Pessoal que percebe de informática compra o que é melhor no momento da compra. Não interessa se é AMD ou Intel.
Já tive muitos anos com Intel e muitos anos com AMD. Sempre bem servido.

Mas já vi alguns amigos a lixarem-se bem por causa de atitudes como a tua.
Um dos piores casos que vi, foi no tempo do Pentium 4, o Willamette.
Na altura um dos meus melhores amigos decidiu comprar um PC novo. O velho dele ainda era um Pentium 166, por isso dá para ver o quanto ele precisava de um upgrade.
Eu aconselhei-o a comprar um Athlon XP com DDR e uma Geforce 3.
Mas ele preferia Intel e quando foi á loja, espetaram-lhe com a treta de que Intel é muito melhor e AMD é lixo.
Seguiu os conselhos da loja e comprou um P4 1.5, com Rambus. Como o CPU, memória e MB eram mais caras, teve de sacrificar o GPU e comprou uma Geforce 2 MX.
Acabado de comprar e já tinha uma máquina desactualizada e com baixo desempenho em jogos. Até dava pena ver aquilo...
 
Nem toda a gente quer o melhor CPU do mercado. A maior parte quer algo bom, que não custe os olhos da cara, mas faça bem o trabalho.

E nesse aspecto, a AMD não está tão à vontadinha como por vezes se faz crer. Tem competição séria da Intel e principalmente o 11400F veio reforçar essa posição, que para o que custa, é imbatível de momento.
 
Nem toda a gente quer o melhor CPU do mercado. A maior parte quer algo bom, que não custe os olhos da cara, mas faça bem o trabalho.

E nesse aspecto, a AMD não está tão à vontadinha como por vezes se faz crer. Tem competição séria da Intel e principalmente o 11400F veio reforçar essa posição, que para o que custa, é imbatível de momento.

Não fazendo disto uma discussão Intel VS AMD, foste buscar o único caso em que de facto isso é verdade. Eventualmente os 11600 também são opções adequadas. O problema é que da gama 6 para cima os consumos e a necessidade de dissipar calor são uma aberração, comparados com os AMD.
De resto é uma razia.

Já agora, concordo que os x570 saíram fracotes. Necessitam de refrigeração activa, problemas com USB e outras maleitas menos importantes mas que existiram, entretanto a coisa foi melhorando. Agora com os B550 nada a dizer. São chipsets muito robustos e que oferecem praticamente o mesmo sem os referidos problemas.
 
O teu comentário anterior mostra porque as pessoas não confiam na AMD. Os Zen3/motherboards tem dado muitos problemas a muita gente.

Não interessa ser o "melhor" CPU...quando a fiabilidade é baixa.

Já estive interessado em adquirir um 5900x(apesar de ter tido sempre Intel...e nunca tive problemas) por ser superior(no papel) ao equivalente da Intel mas com os inúmeros relatos de problemas e instabilidade que se vêm por essa Internet fora, desisti da compra. As novas actualizações das BIOS das Motherboards AMD parece que melhoraram a situação mas ainda se vê pessoal que continua com problemas.

Dois sistemas aqui X570+3700X e um ITX X470+2400G. 0 problemas...

@M4N!4K eu sei, mas a verdade é que a Intel mesmo com um produto inferior, continua a ter uma posição de prestigio.

Todos riram do Ryzen original, mas a verdade é que andavamos nos 4/4 e 4/8 cores (geração após geração da Intel), e os sistemas com mais cores eram só para quem podia dar mais de 1000 euros por um CPU. Depois do Ryzen tudo mudou...
 
Nem toda a gente quer o melhor CPU do mercado. A maior parte quer algo bom, que não custe os olhos da cara, mas faça bem o trabalho.

E nesse aspecto, a AMD não está tão à vontadinha como por vezes se faz crer. Tem competição séria da Intel e principalmente o 11400F veio reforçar essa posição, que para o que custa, é imbatível de momento.
True, i'll give you that.

Agora vamos é para suposições. Será que numa altura de "normalidade" a nível de stock, e tudo o mais que se esteja a passar, não teria a AMD já ajustado o valor do cpu?

Porque o 3600 por exemplo, era cpu se não me engano que custava cerca de 180€. O 3600 penso eu que na casa dos 220€. O 5600X estar ao preço que está é claramente prejudicial à marca. Mas isto de nada vale pois deu margem à intel de lançar um produto de média gama a um preço muito bom.

Não fazendo disto uma discussão Intel VS AMD, foste buscar o único caso em que de facto isso é verdade. Eventualmente os 11600 também são opções adequadas. O problema é que da gama 6 para cima os consumos e a necessidade de dissipar calor são uma aberração, comparados com os AMD.
De resto é uma razia.

Já agora, concordo que os x570 saíram fracotes. Necessitam de refrigeração activa, problemas com USB e outras maleitas menos importantes mas que existiram, entretanto a coisa foi melhorando. Agora com os B550 nada a dizer. São chipsets muito robustos e que oferecem praticamente o mesmo sem os referidos problemas.

Eu por acaso tenho uma X570 e não tive qualquer problema até agora. E tem cooling activo, mas se calhar tenho das poucas boards onde é indiferente, pois nunca ouvi a ventoinha.

Dois sistemas aqui X570+3700X e um ITX X470+2400G. 0 problemas...

@M4N!4K eu sei, mas a verdade é que a Intel mesmo com um produto inferior, continua a ter uma posição de prestigio.

Todos riram do Ryzen original, mas a verdade é que andavamos nos 4/4 e 4/8 cores (geração após geração da Intel), e os sistemas com mais cores eram só para quem podia dar mais de 1000 euros por um CPU. Depois do Ryzen tudo mudou...

Claro, mas é o que digo, isto como tudo na vida. Só se avança quando há motivação para tal. A AMD virou o jogo, a intel riu-se e agora anda a correr atrás do prejuízo. Tanto é que como o erdnagama diz e bem, os cpus de gamas superiores são umas fornalhas absurdas sorvedoras de electricidade. Mas passou anos a tirar dividendos da fama, e ainda consegue pois não é algo que se mude da noite para o dia. Precisava a AMD durante 2 ou 3 gerações limpar o chão com os intel para virar a tendência, e também não acredito que isso vá acontecer.
 
Isso é o tipo de comentário que não se baseia na realidade, apenas em confirmation bias, contra algo de que não gostas.
Vais alia á secção de ajuda técnica do forum e o que não falta são pessoas com Intel a ter problemas.
A realidade, é que todo o hardware tem o potencial de dar problemas.
E muitas vezes nem é problema do CPU ou chipset, mas sim de fontes de alimentação, memórias estragadas, problemas na gráfica, etc.

Pessoal que percebe de informática compra o que é melhor no momento da compra. Não interessa se é AMD ou Intel.
Já tive muitos anos com Intel e muitos anos com AMD. Sempre bem servido.

Mas já vi alguns amigos a lixarem-se bem por causa de atitudes como a tua.

A primeira frase deve ser para rir, não?
É mais do que sabido que tem havido muitos problemas com USB e afins nos Ryzen 5000 desktop + x570. Centenas de tópicos no Reddit por exemplo.
Ao que parece a actualização AGESA 1.2.0.2 veio resolver grande parte dos problemas. Demorou 5 meses a sair essa actualização mas mais vale tarde do que nunca.

Dizes que estou errado porque não gosto da AMD. Se não gosto da AMD então porque é que equacionei a compra de um 5900x?
Antes de comprar, gosto de investigar.

Apesar de ter tido sempre Intel (AMD, tive uma gráfica mas tinha problemas de estabilidade) não sou fanático pela marca. Simplesmente confio mais na marca, é diferente.

Claro que existem problemas em todas as marcas, duh! Mas neste caso especifico(Ryzrn 5000 desktop + x570), uma percentagem elevada de utilizadores tiveram problemas. Isso é um facto.
 
Última edição:
A primeira frase deve ser para rir, não?
É mais do que sabido que tem havido muitos problemas com USB e afins nos Ryzen 5000 desktop + x570. Centenas de tópicos no Reddit por exemplo.
Ao que parece a actualização AGESA 1.2.0.2 veio resolver grande parte dos problemas. Demorou 5 meses a sair essa actualização mas mais vale tarde do que nunca.

Dizes que estou errado porque não gosto da AMD. Se não gosto da AMD então porque é que equacionei a compra de um 5900x?
Antes de comprar gosto de investigar. Raramente faço compras espontâneas.

Apesar de ter tido sempre Intel (AMD, tive uma gráfica mas tinha problemas de estabilidade) não sou fanático pela marca. Simplesmente confio mais na marca, é diferente.

Claro que existem problemas em todas as marcas, duh! Mas neste caso especifico(Ryzrn 5000 desktop + x570), uma percentagem elevada de utilizadores tiveram problemas. Isso é um facto.

Sim, houve um problema com o USB, que já foi resolvido.
E não é nem de perto tão grave, como tentas fazer parecer.
BTW, não te lembras dos últimos anos com constantes exploits de segurança nos CPUS da Intel.
Ou os problemas com as drivers do iGP no lançamento dos Rocket Lake. Que também já foi resolvido.
 
O bom disto tudo e ter opções equivalentes para os consumidores isso é que trás benefícios para os mesmos mesmo como neste caso em que em ambas as marcas tem os respectivos prós e contras.
 
True, i'll give you that.

Agora vamos é para suposições. Será que numa altura de "normalidade" a nível de stock, e tudo o mais que se esteja a passar, não teria a AMD já ajustado o valor do cpu?

Porque o 3600 por exemplo, era cpu se não me engano que custava cerca de 180€. O 3600 penso eu que na casa dos 220€. O 5600X estar ao preço que está é claramente prejudicial à marca. Mas isto de nada vale pois deu margem à intel de lançar um produto de média gama a um preço muito bom.

É provável, mas as pessoas só podem comprar o que está no mercado, independentemente das razões do preço.

Estamos numa época de escassez de chips e por isso a AMD não está tão preocupada em descer preços, mas isso leva a que haja oportunidade para a Intel se colocar entre gamas e roubar alguma quota de mercado, como já o conseguiu fazer no final do ano passado.
 
É provável, mas as pessoas só podem comprar o que está no mercado, independentemente das razões do preço.

Estamos numa época de escassez de chips e por isso a AMD não está tão preocupada em descer preços, mas isso leva a que haja oportunidade para a Intel se colocar entre gamas e roubar alguma quota de mercado, como já o conseguiu fazer no final do ano passado.
Totalmente de acordo. Por isso é que o que eu disse foi um valente SE. É aguardar para ver o que de lá vem de ambas as empresas :P
 
Quem não quiser ter grandes problemas com hardware, software e a sua combinação, deve comprar algo mais perto de uma "appliance". Algo com Android, Ios, ChromeOS ou até mesmo MacOS, visto que a Apple controla as 2 vertentes. Para jogos, uma qualquer consola.
Mesmo com "appliances", a probabilidade de problemas não é nula, especialmente em produtos recentes.
Não estou a ser irónico. É normal quem prefira ter menos flexibilidade, para ter mais garantias que as coisas funcionam à primeira.

Em PCs x86, é um milagre não existirem mais problemas. Tendo em conta a quase infinita combinação de hardware e software, standards que não são cumpridos, coisas que se tornaram standard e que não deviam, todo o legacy que existe em hardware e software, nem é nada má a situação actual.
 
Não fazendo disto uma discussão Intel VS AMD, foste buscar o único caso em que de facto isso é verdade. Eventualmente os 11600 também são opções adequadas. O problema é que da gama 6 para cima os consumos e a necessidade de dissipar calor são uma aberração, comparados com os AMD.
De resto é uma razia.

Já agora, concordo que os x570 saíram fracotes. Necessitam de refrigeração activa, problemas com USB e outras maleitas menos importantes mas que existiram, entretanto a coisa foi melhorando. Agora com os B550 nada a dizer. São chipsets muito robustos e que oferecem praticamente o mesmo sem os referidos problemas.
São bons chipsets sim senhor, mas não é verdade que não tenham dado problemas com as portas USB, porque a minha board B550 Strix E-gaming deu...
 
Back
Topo