Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Boas pessoal, alguém sabe de alguma fonte dos novos ryzen 4000 serie G? haver se espero um pouco mais antes de montar uma maquina nova com a 3400G, como não tenho presa e andam a falar já nos ryzen 4000, devo esperar??? agradecido
 
talvez as bords mais fracas da serie a320 b350 b450 n tenham memoria flash suficiente para suportar o firmware do zen3 ?

Não me parece que o tamanho das ROMs, nessas boards, tenham todas o mesmo tamanho. Aliás, sairam versões das mesmas boards, com ROMs maiores.
Além disso, esse problema já aconteceu com os Zen 2 e, se não estou em erro, foi resolvido removendo suporte para processadores mais antigos, eliminando aspectos visuais e mesmo retirando algumas features.
Isto é, se o problema for só "tamanho de ROMs" não é algo que não se possa dar a volta.
 
@igorcoelho Avança já, não esperes, ainda faltam 4-5 meses a ser optimista para zen 3.

Opa, não tenho presas :D sei com tudo isto da pandemia poderá haver atrasos, mas até Dezembro é a altura que estou a pensar muntar esta maquina. logo a minha pergunta, se existe alguma fonte e confirme novidades nesta serie de iGPU???
 
@igorcoelho A última vez que vi o roadmap não oficial estava previsto para Agosto. Se não tens pressa espera. Também estou bastante curioso para ver a performance dos Renoir.

O 2º semestre deverá ser muito interessante, com lançamentos dos Renoir, Ampere, Zen3, RDNA2 e se calhar Rocket Lake.
 
A informação oficial é "Late 2020", logo conta com isso para os últimos 3 meses do ano.

Não estás a confundir Zen3 com Renoir? Fui à procura pois já tinha postado e aqui está ele. Atenção nada disto é oficial por isso...
Neste diz em Julho mas lembro-me de ver outro para Agosto. Pode ter tudo mudado entretanto devido ao vírus.

amd-2020-roadmap-1024x638.png



Neste roadmap está o River Hawk para Abril, mas não me lembro de ter sido lançado, por isso pode já haver um bom atraso nos lançamentos.
 
então irei esperar pela nova serie haver que será :P gostava de poder sonhar com 6c/12t já não era nada mau e com melhoria na vega :P se o actual já me parece bem bom para o intuito da maquina que quero muntar, vamos ver a serie 4000G como será :P

p.s. que venha com 8c/12t haha
 
Os 4xx0G e GE são APU ZEN2, e os APU da linha "xyz Hawk ou Falcon" são todos embedded como aliás até está escrito no roadmap.
 
Os 4xx0G e GE são APU ZEN2, e os APU da linha "xyz Hawk ou Falcon" são todos embedded como aliás até está escrito no roadmap.

Sim o 3200G e 3400G é Zen+ 12nm , muita gente confunde devido a nomenclatura que a AMD usou... o que neste caso a 4000G será já baseado na Zen2, supostamente será 7nm! logo será uma evolução em principio esperemos ;) Excelente seria este vir com mais memoria cache, mas isso talvez tornava muito mais caro, pois temos aqui vários desafios...

MAS + cores e + cache não fica muito espaço para o gpu integrado, mesmo a 7nm caso assim seja... um deafio tudo junto, e com a serie 2000G e 3000G fez um grande trabalho!

curioso MESMO por ver que sai desta vez.
 
Não me parece que o tamanho das ROMs, nessas boards, tenham todas o mesmo tamanho. Aliás, sairam versões das mesmas boards, com ROMs maiores.
Além disso, esse problema já aconteceu com os Zen 2 e, se não estou em erro, foi resolvido removendo suporte para processadores mais antigos, eliminando aspectos visuais e mesmo retirando algumas features.
Isto é, se o problema for só "tamanho de ROMs" não é algo que não se possa dar a volta.

Pelo menos as boards "MAX" vao ter que ter suporte....
Por mim eu percebo-os, pelo facto de nao darem suporte a board mais antigas devido ao facto de serem muitas e iria-lhes dar muito trabalho testar todas e fazer bios. Mas por mim poderiam fazer isso e vender a bios. Eu pagava até 25€ por um bios se me desse suporte a cpu's novos por exemplo. Poderiam considerar isto, mas nao sou eu que mando.
 
Não estás a confundir Zen3 com Renoir? Fui à procura pois já tinha postado e aqui está ele. Atenção nada disto é oficial por isso...
Neste diz em Julho mas lembro-me de ver outro para Agosto. Pode ter tudo mudado entretanto devido ao vírus.

amd-2020-roadmap-1024x638.png



Neste roadmap está o River Hawk para Abril, mas não me lembro de ter sido lançado, por isso pode já haver um bom atraso nos lançamentos.

Este Roadmap já é antigo... O Dali é zen+ 12nm e apenas 2C/4T, Os Renoir são 7nm monolíticos e as consolas serão também monolíticas.
 
NERSC Perlmutter anunciado oficialmente

ResizedImage600360-Perlmutter-Phases.png

With the finalization of the system configuration in April 2020, the system is scheduled to be delivered in two phases: Phase 1, with 12 GPU-accelerated cabinets and 35 PB of All-Flash storage, will be delivered in late 2020, and Phase 2 with 12 CPU cabinets will be delivered in mid 2021.

Each of Phase 1's GPU-accelerated nodes will have 4 of the next generation (Volta-Next) NVIDIA GPUs, along with 256GB of memory for a total of over 6000 GPUs. In addition, the Phase 1 nodes will each have a single AMD Milan CPU.

Each of Phase 2's CPU nodes will have 2 AMD Milan CPUs with 512 GB of memory per node. The system will contain over 3000 CPU-only nodes.
https://www.nersc.gov/systems/perlmutter/

EXOAtMSUwAE73Yq

https://twitter.com/chiakokhua/status/1257490329923510272
 
Nao tou a perceber.. entao ja vi reviews de 4xxx e até já vi a vender um portatil com um apu desses e ainda vao sair?? Devo tar a fazer confusão
 
yep, é oficial e a "desculpa" parece ser o tamanho das ROMs. Parece-me uma desculpa fraca, se for só isso.

Q: What about (X pre-500 Series chipset)?
A: AMD has no plans to introduce “Zen 3” architecture support for older chipsets. While we wish could enable full support for every processor on every chipset, the flash memory chips that store BIOS settings and support have capacity limitations. Given these limitations, and the unprecedented longevity of the AM4 socket, there will inevitably be a time and place where a transition to free up space is necessary—the AMD 500 Series chipsets are that time.

https://community.amd.com/community/gaming/blog/2020/05/07/the-exciting-future-of-amd-socket-am4

Não encontro no post da AMD, mas a oVideocardz também diz que os 3XXXG também não são compatíveis com as B550.

An important note, the slide posted by AMD clarifies that the Ryzen 3000G series (with integrated Radeon Vega graphics) will not be compatible with B550 motherboards.

https://videocardz.com/86882/amd-announces-b550-chipset-with-zen3-support

O socket AM4 perde assim um pouco do future proof que parecia ter.
 
B350/B450 suportou Zen, Zen+ e Zen 2, não foi nada mau o serviço que prestou. Sim, estou também muito desconfiado dessa desculpa, mas espero para ver o que os vendors também fazem. Mas sinto uma certa desconfiança... Zen 4 não trará DDR5? Se é o caso, B550 terão um alcance muito curto, o que é mau sinal a meu ver.
 
Isto por um lado é banhada porque eles disseram que suportariam o socket am4 até 2020, por outro acaba por ser compreensível do ponto de vista económico pois os vendedores de boards têm despesas permanentes com os engenheiros que têm de lançar novas BIOS/adaptar as agesas para as boards existentes e os fabricantes só recebem dinheiro se venderem.

Na minha opinião, fazia sentido a AMD e Intel darem parte do dinheiro da venda de um cpu aos fabricantes de boards, no caso de um socket suportar múltiplas gerações de processadores.
 
Back
Topo