1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Nemesis11, 4 de Outubro de 2019. (Respostas: 1847; Visualizações: 155426)

1. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Somos dois, o meu 3700x passa mais tempo no modo "power saving" que no "performance". A Vega 56 nem faz o gajo transpirar...

2. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Eu até estou com a 5700 XT, mas é em 1440p 144Hz, ela sua muito mais que o CPU, por razões óbvias. Tenho pensado seriamente como e em que jogos é que poderia usar esses threads à bruta, e fico sempre a pensar em simulação como Cities:Skylines, para a lógica dos cidadãos, mas não sei se é tão paralelizável assim. Curiosidades minhas.

Sobre estes ryzen especificamente, para o comum dos mortais, esperar para ver um 5600 ou 5700X deve ser a melhor opção. Acredito que, pelos problemas de fornecimento, e para a AMD tentar fazer o seu dinheiro, que tenham optado por esperar algum tempo para lançarem algo assim. E até lá, os 3600 vão vendendo.

3. Fred_79

Fred_79 Power Member

e a agua?

4. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

O Cities Skylines, não tens hiptese Miguel, não é muito multithreaded, é mais single core!
    E mesmo em questões de single core, é a API e o motor (unity) que não acompanha a densidade das cidades que fazes :)

5. Rafx

Rafx Power Member

A pergunta era qual seria o melhor, e o melhor é ser a ar.

6. Neural

Neural Colaborador
    Staff Member

Um pouco de tudo, mas faço muito processamento de fotos RAW (Capture One 20), muita edição em Photoshop e alguma edição de vídeo 4K...

7. Freixo_Espada_C

Freixo_Espada_C Power Member

Por aqui já tinha partilhado que ira fazer update ao meu i7 920, e estava à espera do lançamento destes novos processadores, principalmente à espera de um 5700x. Mas ao que parece, o mesmo não vai sair tão cedo, e vou optar pelo 5800x. Mas 1º vou esperar por reviews e feedback do povo, mas é provavel que antes do Natal venha para casa, caso contrario, vou esperar por meio de Janeiro.

Uma das dúvidas que vou tendo, é a MB para este "senhor", alguma recomendação?
    Vou fazer OC, e faltam alguns componentes, tenho os mesmos em mente, mas não sei até que ponto, para já, faz sentido abrir um topico sobre a aquisição e dicas para a compra da machine, quando para já estou em fase de estudo e analise do mesmo.

thks.

8. nullus

nullus Power Member

Para OC e se não queres ir para a maluqueira das boards que custam mais do que o próprio cpu. Acho que a x570 Tomahawk é a melhor para o efeito. Tens ai uma dissertação do Buildzoid:

Não me parece que consigas melhor que isso nessa faixa de preço, essa board dá para dar OC em LN2.

Tier S (300A)

Asus: X570 Crosshair VIII Hero
    Gigabyte: X570 Aorus Xtreme
    MSI: X570 Godlike

Tier S- (250A)

Asus: X570 X570-E, Pro WS Ace, B550 B550-E
    Asrock: X570 Taichi, Phantom Gaming X, Creator
    Gigabyte: X570 Aorus Master, B550 Aorus Master
    MSI: X570 Creation, Ace, Unify, Tomahawk, B550 Tomahawk

Se escolheres uma dessas de cima, não ficas mal servido para OC para qualquer um dos Ryzen 5000. Aliás são um pouco overkill em alguns casos, dado que isto são boards indicadas para OC com azoto liquido.

9. JoaoVaz19

JoaoVaz19 Power Member

Literalmente qualquer b550 chega e sobra

10. nullus

nullus Power Member

Para OC não. Para tirares proveito do cpu às velocidades anunciadas, tens razão qualquer B550 serve(quase, tens algumas más), mas não foi o que o @Freixo_Espada_C pediu.

11. Freixo_Espada_C

Freixo_Espada_C Power Member

Não pretendia gastar muito na board, tinha visto as Asus, mas algumas muito acima do orçamento.

Ponderei e era a que estava mais inclinado era a x570 asus tuf wifi, mas vi a MSI Tomahawk, e tenho andado a ler uns reviews da mesma. Ainda vou ler mais um pouco e ver alguns videos sobre ela, mas em termos do que procuro, talvez seja a mais indicada.

12. neo2008

neo2008 Power Member

Tens aqui uma analise detalhada do Hardware Unboxed de Boards B550 entre os 180$-300$:

13. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Sou da mesma opinião, para quem não quer bater recordes, uma placa que tenha as características que procuras (ex: USB C/WIFI/...), tenha Vrm's/dissipador razoáveis e entregue energia QB é suficiente, essas placas caras é para OC. O problema é que os CPU's já vêm esticados pelo que o OC tem poucas vantagens.

Em vez de dar mais 100€ numa MB é preferível um CPU/Gráfica melhor (ou um SSD maior).

14. nullus

nullus Power Member

Para se assegurarem que um Zen3 consegue correr ao maximo, nas velocidades anunciadas com o precision boost overdrive, precisam de uma board que seja capaz de entregar pelo menos 140A para os processadores com 105W de TDP, exemplo do 5800X e de 90A nos ryzen com 65W de TDP como é o caso do 5600X.

Para uma melhor explicação do que é isto do PBO e como isto afecta a performance dos zen2 e 3 (presumo que não vá mudar grande coisa com os updates de bios): https://www.gamersnexus.net/guides/3491-explaining-precision-boost-overdrive-benchmarks-auto-oc

Não vou de falar de boards em particular nem de coisas como VRMs porque não é a secção indicada, mas acho que terem em consideração o que escrevi em cima deve dissipar algumas duvidas sobre que boards são indicadas ou não para determinado zen3.

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Os 105W do 3800X e 5800X engana bastante, eles precisam de menos energia que os CPU dual CCD. Na minha experiencia, a diferença em full load entre um 3600 e 3800X é de apenas 20w. (105w vs 85w)

Os CPUs dual CCD que já precisam de boards com bons VRMs, ja que o consumo real deles chega perto dos 150w.

16. cerjiuh

cerjiuh Power Member

Os valores de TDP na AMD são referentes a dissipação térmica para o base clock, não é indicativo de consumo energético.

Mas sim, o consumo energético não escala linearmente pelo número de cores.

17. nullus

nullus Power Member

Faltam sair os benchmarks para ver como se comportam com o PBO em diferentes boards, mas para quem quiser estar seguro basta comprar uma board nos valores que indiquei em cima que são o default de EDC que a AMD colocou no PBO para definir a duração e quantidade de cores que atingem maior boost clock. Isto desprezando tudo o resto como qualidade de VRMs.

18. Lbboy

Lbboy Power Member

19. Pois sao. Eu tenho o de 240 e estou bue satisfeito.