Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Zen 4 não trará DDR5?

Não está nada confirmado. Aliás, é uma das respostas que eles dão:
Q: How long will Socket AM4 last from here?
A: This will depend on the schedule of industry I/O technologies. Such technology changes typically require adjustments to the pin count or layout of a processor package, which would necessitate a new socket. We have no specific details to share concerning this roadmap or timing right now, but we know it’s important to keep you updated—and we will.

Mas acho que quase todos apostam em que terá um novo socket. Aquele video leak do Epyc Zen3 falava do socket "SP5" no Epyc Zen4, por isso, pelo menos no Epyc irá mudar.

O FM2+tinha a vantagem de ser compativel com CPUs FM2, util em caso de avarias de motherboards por ex.

Não estou bem recordado, mas não aconteceu o mesmo com AM2/AM2+ e AM3/AM3+

Isto por um lado é banhada porque eles disseram que suportariam o socket am4 até 2020

Aí eles estão a cumprir. O Ryzen Zen3 continua no socket AM4.
 
Sim, parece que o Zen3 não vai ser compatível com B450 e X470 outch!!! Parece que a Lisa está numa rampage de Intel milking à malta. Se tiver de mudar de board, a partir de agora o Rocket Lake passa a estar no meu horizonte. Não vou ter problema nenhum em mudar para a Intel se se justificar.

A AMD apenas disse que o socket AM4 seria compatível até 2020, mas se o ZEN3 escorregar para 2021, pois é...

Pelo site da AMD estes novos B550 nem são compatíveis com as zen+ apu :facepalm: https://www.amd.com/en/chipsets/b550#Specifications
 
Ehh que banhada. Tendo uma Board B450 morre no zen2... Tendo um 2200G não posso reaproveita-lo numa B550 no futuro...

Tinha interesse no zen3 futuramente, mas assim... esquece. E olha que o argumento da MSI MAX é a bios maior e suportar talvez o zen3.
 
não ser compatível com zen+ é assim tão mau? quem é que compra uma board com o chipset mais actualizado para lhe meter um APU com 2+ anos de existência? Para isso ou compra uma board da mesma altura, que deve ser bem mais barata, ou compra um APU mais recente para usar com o novo chipset.
o grande senão deste novo chipset é mesmo servir apenas para uma geração de cpus, ou seja, mal é lançado já está em fim de vida ao não permitir mais nenhum upgrade... não faz grande sentido.
 
Suponho que as B450 Max acabem por suportar todos os zen. Afinal de contas, o max era epenas por a board ter mais rom...

O socket AM3 era compatível com AM2/AM2+. O AM3+ é que só era compativel com AM3.

Lendo bem o que foi comunicado. Parece apenas que a AMD não obriga nenhum fabricante de boards a dar a compatibilidade a todos os zens. Isso não significa que os fabricantes não queiram subressair e garantir eles a continuidade. Não foi a MSI que meteu os Athlons 220GE a fazer overclock nas A320?
 
Última edição:
Ainda estou para perceber se os fabricantes vão dar a volta a estas limitações.
Segundo o gráfico que a AMD mostrou, os Zen2 não são suportados por eles nas X370/B350/A320 e no entanto as BIOS dos fabricantes para essas boards suportam os processadores Zen2.

não ser compatível com zen+ é assim tão mau? quem é que compra uma board com o chipset mais actualizado para lhe meter um APU com 2+ anos de existência? Para isso ou compra uma board da mesma altura, que deve ser bem mais barata, ou compra um APU mais recente para usar com o novo chipset.

Não deve faltar muito para sair as B550 e devem aparecer boards low end com esse chipset. O 3000G está a 50€ e serve muito bem para muitas pessoas. Depois existem os 1600AF e 1200AF que são apetecíveis.
 
Estou como o @JPgod . comprei uma max com fé de ter suporte para zen3... vender tudo e ir para z490 se não der.
Ainda tenho esperança que a MAX por ter uma ROM de 32 MB vai dar para ter Renoir e zen3, a não ser que a AMD force não suportar mesmo que tenha ROM de 1 GB :D

Senão, olha é aguentar isso tudo até em final de 2021/2022 fazer rebuild total para DDR5 e zen4
 
Ainda estou para perceber se os fabricantes vão dar a volta a estas limitações.
Segundo o gráfico que a AMD mostrou, os Zen2 não são suportados por eles nas X370/B350/A320 e no entanto as BIOS dos fabricantes para essas boards suportam os processadores Zen2.



Não deve faltar muito para sair as B550 e devem aparecer boards low end com esse chipset. O 3000G está a 50€ e serve muito bem para muitas pessoas. Depois existem os 1600AF e 1200AF que são apetecíveis.

segundo a amd as mbs b550 começam nos 100$
 
Se for uma limitação por "capricho" e for possível contornar, o fabricante de boards que se der ao trabalho de dar suporte vai cair nas boas graças e fidelizar muito boa gente... e muito provavelmente um fazendo, outros também tentarão fazer.

Por um lado eu compreendo "a jogada", o suporte a AM4 não deixa de estar garantido, não está garantido é para todos os chipsets... Há a necessidade de vender hardware...
 
Última edição:
Que mal jogado. E a desculpa tresanda a bullshit.

Mas desconfio que também haja aí pressão dos fabricantes de boards. A Intel a cada geração e pseudo-refresh obriga o pessoal a comprar boards novas, que é algo muito mais apetecível para os fabricantes, do que andar a perder tempo e dinheiro com BIOS para boards que já venderam há 3 anos. Acredito que a AMD se tenha visto na posição de também ter de lhes dar uma abébia, para manter relações saudáveis.
 
Claro que eu também gostava de ter a possibilidade de poder meter um Ryzen 3 na minha X370.
Mas a realidade é que já tivemos 3 gerações compatíveis com AM4. E isto é muito melhor do que o que a Intel oferece.

Que o próximos chipset da AMD dure mais 3 gerações e será sempre um upgrade path muito melhor do que o da Intel.
 
Volto a repetir uma boa pratica. Nao me importo de pagar 25€ por uma bios zen3 para a minha b450m Mortax MAX.
Falas em cobrar pelo update ou trocar o chip completo?

Não sei se interessa mais aos fabricantes vender boards completas do que cobrar pelos updates de BIOS. E 25 € é muita fruta só pelo update. Este valor e mais um pouco dá para cobrir a diferença para comprar uma "B550M Mortar" vendendo a outra.

Claro que eu também gostava de ter a possibilidade de poder meter um Ryzen 3 na minha X370.
Mas a realidade é que já tivemos 3 gerações compatíveis com AM4. E isto é muito melhor do que o que a Intel oferece.

Que o próximos chipset da AMD dure mais 3 gerações e será sempre um upgrade path muito melhor do que o da Intel.
O pior é mesmo matar o suporte para tráz, isso é mesmo fazer igual Intel, que podia muito bem ter suportado skylake e kabylake nos 300 séries.

Ainda mais que mata o suporte à um CPU lançado ao mesmo tempo que os zen2, o 3200G e 3400G que é precisamente o mercado que muitas B550 irão se inserir. Só se lançassem os Renoir desktop ao mesmo tempo...

E o próximo chipset não vai suportar 3 gerações, apenas 2, zen2 e zen3, não esquecer que o zen3 é o canto do cisne do AM4. É provavel que os APUS zen3 já venham em DDR5, já que tem sido tradição os APUS serem N-1, mesmo no AM4, os primeiros APUS eram piledriver.

É chato que esperei e paguei mais caro pela MSI MAX por causa da BIOS maior de forma a suportar CPUs futuros.
 
Eu compreendo-te. Apanhaste o fim de vida do AM4, quando esperavas mais uma geração.
Eu também esperava, mas como apanhei o inicio de vida do AM4 até agora, para mim já me dou por muito contente.

Ainda por cima, há duas semanas a Asus lembrou-se de uma BIOS (1.0.0.4 B)nova para a minha X370, quando parecia que a 1.0.0.3 ABBA tinha sido a última.
 
Eu compreendo-te. Apanhaste o fim de vida do AM4, quando esperavas mais uma geração.
Eu também esperava, mas como apanhei o inicio de vida do AM4 até agora, para mim já me dou por muito contente.

Ainda por cima, há duas semanas a Asus lembrou-se de uma BIOS (1.0.0.4 B)nova para a minha X370, quando parecia que a 1.0.0.3 ABBA tinha sido a última.

Sinceramente foi essa a razão do refresh das Max. As próprias boards eram 1 pouco mais caras e a malta preferia-as para conseguir manter as opções em aberto.

Sinceramento, no caso das boards, nem sei se não seria interessante para os fabricantes continuar a produzir algumas boards B450 onde o desenvolvimento/linha de montagem já estão amortizados e assim conseguir vender a 1 preço mais reduzido mantendo ou até aumentando a margem de lucro.
1 pouco na linha com o que a AMD estáa fazer com o 1200/1600AF.
 
Falas em cobrar pelo update ou trocar o chip completo?

Não sei se interessa mais aos fabricantes vender boards completas do que cobrar pelos updates de BIOS. E 25 € é muita fruta só pelo update. Este valor e mais um pouco dá para cobrir a diferença para comprar uma "B550M Mortar" vendendo a outra.


O pior é mesmo matar o suporte para tráz, isso é mesmo fazer igual Intel, que podia muito bem ter suportado skylake e kabylake nos 300 séries.

Ainda mais que mata o suporte à um CPU lançado ao mesmo tempo que os zen2, o 3200G e 3400G que é precisamente o mercado que muitas B550 irão se inserir. Só se lançassem os Renoir desktop ao mesmo tempo...

E o próximo chipset não vai suportar 3 gerações, apenas 2, zen2 e zen3, não esquecer que o zen3 é o canto do cisne do AM4. É provavel que os APUS zen3 já venham em DDR5, já que tem sido tradição os APUS serem N-1, mesmo no AM4, os primeiros APUS eram piledriver.

É chato que esperei e paguei mais caro pela MSI MAX por causa da BIOS maior de forma a suportar CPUs futuros.

No caso da minha B450M Mortar Max seria mesmo pagar por uma bios e fazer update. Digo 25€ mas iria querer uma bios de jeito como é óbvio e futuro suporte. E como sei que fazer bios para uma board dá trabalho.
Mas a ideia geral era mesmo a marca vender chips com a bios e era só trocar na board.
Como por exemplo na minha z97x da asrock. Swap chip and done.

Mas sim posso sempre vender a que tenho e comprar uma B550...
 
Eu acho que vocês estão a exagerar um bocado com ser o fim do mundo, e vamos para Intel afinal, quando a Intel pratica preços de loucos. Quem aproveitou cedo, aproveitou bem, e mesmo quem está com Zen 2 não vai ficar mal servido. E mais, a AMD fez aquilo que a Intel não faz, e fez com bom preço e boa performance. É ver depois os 3700X a chegarem a bom preço em segunda mão para quem fizer upgrade. Eu cá, com esta plataforma, tão cedo não me chateio. Já meti o 3700X num bom negócio, a partir de agora, é aproveitar isto ao máximo. E nem tenho Mortar Max.

Claro que a cena da BIOS é pura mentira. se for preciso, fazem como a MSI fez nas suas boards que não eram MAX, é dar uma BIOS que só suporte Zen 3, e quem quiser, pega num CPU anterior, e faz upgrade à BIOS. É o que fiz na minha entre Zen+ e Zen 2. Contudo, se as B550 vierem mesmo com PCI-E 4, pode até ter o seu interesse, dependendo do que aí vem com Navi2X.

Contudo, se forem realmente fazer isto, para mim, Zen 3 será para saltar se não der um salto de performance enorme, e mesmo assim, com Zen 2 no estado em que está, sem limitações praticamente, duvido que justifique. É esperar por DDR5 na plataforma seguinte.
 
O pessoal aqui no Zwame sempre aconselhou comprar board com chipset da gama 400 para os Ryzen 3000, sem fazer ideia que iam capar o utilizador ao Zen2.
 
Back
Topo