Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Smart Access memory, é hipocrisia da AMD defensora de plataformas abertas agora a fechar performance no seu ecossistema.

A Amd não tem poder para mexer nas features da Bios da Intel não é verdade? Nem teria interesse... A Intel tem de lançar qualquer coisa para competir. Não dá para teres opensource em firmware de hardware, isso já estamos a entrar no campo da utopia.
 
Por acaso já tinha pensado que fazia todo o sentido que a AMD aproveitasse as lições tiradas dos APUs das consolas e aplicasse nos PCs. Não seria propriamente criar uma tecnologia proprietária mas sim tirar partido de sinergias de 2 ambientes que controlam.
Creio que não existe nada específico no CPU que permita esta feature. Aparenta ser ao nível das Bios das boards e drivers da gráfica.
Teoricamente a concorrência poderia conseguir algo semelhante, digo eu.
 
Por acaso já tinha pensado que fazia todo o sentido que a AMD aproveitasse as lições tiradas dos APUs das consolas e aplicasse nos PCs. Não seria propriamente criar uma tecnologia proprietária mas sim tirar partido de sinergias de 2 ambientes que controlam.
Creio que não existe nada específico no CPU que permita esta feature. Aparenta ser ao nível das Bios das boards e drivers da gráfica.
Teoricamente a concorrência poderia conseguir algo semelhante, digo eu.

Sim devem poder conseguir, acho que eles usam a bandwith do pci-e 4.0 para acederem à memória da gráfica e tiram partido dela para computação do cpu, porque a bandwith da memória da gráfica é muito mais rápida. Em que situações é que eles o fazem não sei, mas teoricamente a Intel poderia fazer o mesmo, a questão aqui é que a Intel teria de ter muito cuidado, porque não sendo o fabricante da gráfica não sabe ao detalhe como é que ela se comporta na gestão de memória, acho que dificuldade está aí, porque ao ativares a funcionalidade no painel de controlo da Radeon, deve reservar determinados sectores para o cpu e não existem conflitos.
 
Faz sentido. Imagino que implicaria abertura por parte dos fabricantes das gráficas em colaborarem com a Intel. A nVidia faria sentido, já a AMD não sei. Já a combinação cpu AMD com gráfica nVidia mais duvidas tenho.
 
Faz sentido. Imagino que implicaria abertura por parte dos fabricantes das gráficas em colaborarem com a Intel. A nVidia faria sentido, já a AMD não sei. Já a combinação cpu AMD com gráfica nVidia mais duvidas tenho.

Sim o problema está mesmo ai. Porque a gráfica precisa de reservar setores de memória para o cpu e só com suporte do fabricante da gráfica consegues algo do genero.
 
Smart Access memory, é hipocrisia da AMD defensora de plataformas abertas agora a fechar performance no seu ecossistema.

Se calhar a performance vem do ecossistema em si? Duvido que andem a capar os GPUs deles só para reservar um pouco para isto.

A Amd não tem poder para mexer nas features da Bios da Intel não é verdade? Nem teria interesse... A Intel tem de lançar qualquer coisa para competir. Não dá para teres opensource em firmware de hardware, isso já estamos a entrar no campo da utopia.

Pelo que percebo, o "Smart Memory" é apenas um termo de Marketing. O que a AMD fez foi adicionar suporte para "Resizable BAR" no Windows.
Em Linux, esta funcionalidade já existe há uns anos e até foi a AMD que contribuiu o código.
 
Se a dúvida for entre uma 6800 ou uma 3070 apenas para jogos, muito sinceramente, eu escolheria a 6800. À partida batem-se taco a taco, uma ganha uns testes, outra ganha outros, mas a 6800 tem 16GB Vram. E a própria tecnologia de memória partilhada emparelhando com um zen3 poderá trazer alguns benefícios. Dúvido é que sejam benefícios muito relevantes nesta geração.

Ainda assim, isto é opinião dedo no ar, uma vez que ainda não existem testes das gráficas AMD. Não podemos confiar no que dizem só porque sim :D
 
Se a dúvida for entre uma 6800 ou uma 3070 apenas para jogos, muito sinceramente, eu escolheria a 6800. À partida batem-se taco a taco, uma ganha uns testes, outra ganha outros, mas a 6800 tem 16GB Vram. E a própria tecnologia de memória partilhada emparelhando com um zen3 poderá trazer alguns benefícios. Dúvido é que sejam benefícios muito relevantes nesta geração.

Ainda assim, isto é opinião dedo no ar, uma vez que ainda não existem testes das gráficas AMD. Não podemos confiar no que dizem só porque sim :D

Depende do dinheiro que haveria para o orçamento do pc, mas faria o mesmo. A 3070 não permite 4k, a 6800 sim e depois tens o SAM que é performance extra com os novos ryzen
 
Faz sentido emparelhar um ryzen 5 5600x com uma RTX 3070 ou a Radeon 6800 para quem só queira jogar? Maioritariamente em 1440p e um ou outro jogo em 4k. Ou é mesmo melhor elevar para um 5800x no mínimo?
Depende do dinheiro que haveria para o orçamento do pc, mas faria o mesmo. A 3070 não permite 4k, a 6800 sim e depois tens o SAM que é performance extra com os novos ryzen

Para essas resoluções nao é o CPU que vai ser o factor limitativo mas sim a grafica.

Mais rápidamente a 3070 te permite 4K que a 6800 >> DLSS e tensor cores
 
Para essas resoluções nao é o CPU que vai ser o factor limitativo mas sim a grafica.

Mais rápidamente a 3070 te permite 4K que a 6800 >> DLSS e tensor cores

Eu tenho mais dúvida a nível de CPU... é que do 5600x para um 5800x ainda vão cerca de 200€.. se os ganhos em performance forem mínimos, não quero pagar esse extra.

Tenho uma 3070 encomendada neste momento, mas como tenho 30 dias para a devolver, logo vejo se vale a pena pagar o extra para a 6800. Em breve vamos ter reviews. Para já, a 3070 parece-me bastante apelativa mais por causa da maturidade a nível do DLSS e tenser cores, sendo a única coisa que me chateia ser a limitação de VRAM, que capa um pouco a performance. Há um exemplo do Doom eternal que em Ultta Nightmare settings sobe pra 9 gb de VRAM e a 3070 fica atras da 2080 ti, mas assim que se baixa as settings pra ultra, já passa à frente.
 
As graficas da AMD têm alguma app como as Nvidia que façam Green screen ou eliminem os ruidos? e em relação ao codec para stream a AMD têm algo semelhante ao Nvec ?
 
Eu diria que o "problema" é a versão do IF quer do CPU quer do GPU, que funciona sobre o PCIe-4, estou a assumir pelo que disse a própria AMD, ao "apresentar a evolução do IF" relativamente aos futuros sistemas exascale

IF%20v1_575px.jpg


With Rome and Zen 2, the company unveiled its second generation IF, providing some more speed but also GPU-to-GPU connectivity.

This second generation design allowed two CPUs to be connected, as well as four GPUs to be connected in a ring, however the CPU-to-GPU connection was still based in PCIe.
With the next generation, now dubbed Infinity Architecture, the company is scaling it not only to allow for an almost all-to-all connection (6 links per GPU) for up to eight GPUs, but also for CPU-to-GPU connectivity. This should allow for a magnitude of improved operation between the two, such as unified memory spaces and the benefits to come with that. AMD is citing a considerable performance uplift with this paradigm.

IF%20v2_575px.jpg

https://www.anandtech.com/show/1559...hitecture-connecting-everything-to-everything
 
Eu tenho mais dúvida a nível de CPU... é que do 5600x para um 5800x ainda vão cerca de 200€.. se os ganhos em performance forem mínimos, não quero pagar esse extra.

Tenho uma 3070 encomendada neste momento, mas como tenho 30 dias para a devolver, logo vejo se vale a pena pagar o extra para a 6800. Em breve vamos ter reviews. Para já, a 3070 parece-me bastante apelativa mais por causa da maturidade a nível do DLSS e tenser cores, sendo a única coisa que me chateia ser a limitação de VRAM, que capa um pouco a performance. Há um exemplo do Doom eternal que em Ultta Nightmare settings sobe pra 9 gb de VRAM e a 3070 fica atras da 2080 ti, mas assim que se baixa as settings pra ultra, já passa à frente.

Falei de a 3070 não ser uma gráfica 4k precisamente por isso, vram. Dlss só se aquilo que quiseres jogar tiver suporte, os tensor cores fazem parte dessa premissa. Quando o Super Resolution sair, vai ser interessante medir a performance em graficas Nvidia e ver se o facto de não teres tensor cores na Radeon tem algum impacto no Upsampling.

@Dark Kaeser Bem pescado. Imagino que seja essa razão de teres SAM nos zen3 e não nos zen2, para tirar partido da bandwith da memória do gpu a comunicação entre cpu e gpu tem de ser rápida, caso contrário não tens muita vantagem em disponibilizar a VRam ao cpu.
 
Back
Topo