Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Não me parece que o tamanho das ROMs, nessas boards, tenham todas o mesmo tamanho. Aliás, sairam versões das mesmas boards, com ROMs maiores.
Além disso, esse problema já aconteceu com os Zen 2 e, se não estou em erro, foi resolvido removendo suporte para processadores mais antigos, eliminando aspectos visuais e mesmo retirando algumas features.
Isto é, se o problema for só "tamanho de ROMs" não é algo que não se possa dar a volta.

parece que infelizmente tinha razão..

poderá ser a quantidade de instruções acumuladas das diferentes gerações do zen 1 2 e 3 que juntas sejam maiores que a capacidade da rom .. penso eu..

E mts vezes qd se projecta uma board faz se de maneira a poupar uns trocos na rom para so usar uma com dimensão suficiente para o chipset em questão .. nem que seja 50 centimos a menos por uma rom com 16Mb em relacao a uma de 32Mb.. a larga escala esses 50 centimos num "milhao" de bords é mt lucro..



vamos ver se as versões com rom maiores de chipsets x470 depois aparecem updates a suportalas ou n
 
Última edição:
comprei há pouco tempo uma board itx e fui para x570 por querer os novos cpus se vierem como os leaks dizem. Uns dias depois vejo na net outro leak que as b450 tb iriam ter suporte e bom, fiquei a pensar que se calhar fiz mal mas fiquei com gen4 para as novas navi2 ou 3080/3080ti.
isto só porque pretendo jogar em grandes formatos e bons fps.
afinal se calhar fiz bem, mas antes de informação oficial são previsões no ar e entendo recomendarem b450 quando a diferença de preço é grande.
vamos ver é se os zen 3 saltam cá para fora rápido e se são como dizem. Para quem pretende 120fps a intel ainda leva vantagem em alguns jogos.
 
Siceramente acho que estas indicações são meramente os mínimos que cada board tem que suportar. A minha B350 tem bios para funcionar com ryzen 3000 quando segundo essas informações não devia funcionar...
 
Acho que isto é a AMD a não se comprometer que vai dar em todas precisamente por haverem muitas boards com as bios pequenas que ou não recebiam update de bios ou então ter várias versões, uma por cada geração.
Eu espero ver nas boards com BIOS maiores updates com as várias gerações, mas isto sou eu com pensamento positivo.
Estive mesmo agora a ver a bios da minha X470-I em hex que é de 32MB e perto de metade está vazia, portanto acho que está do lado de fabricantes de motherboards a batata de darem suporte ou não.
 
A minha ROM é de 256MB, espero que dê suporte lol.

Siceramente acho que estas indicações são meramente os mínimos que cada board tem que suportar. A minha B350 tem bios para funcionar com ryzen 3000 quando segundo essas informações não devia funcionar...

Sim, também vejo nessa situação. Não garantem o suporte oficialmente, mas também não vão fazer um cease and desist a fabricantes que queiram dar suporte.
 
Analisando tudo isto, esperando ate junho, fazendo (por exemplo) B550+3600 e dps upgrade a 2/3 anos para zen3 é expetavel ter uma build mid-range para 5 anos.
Estou a pensar bem?
 
Analisando tudo isto, esperando ate junho, fazendo (por exemplo) B550+3600 e dps upgrade a 2/3 anos para zen3 é expetavel ter uma build mid-range para 5 anos.
Estou a pensar bem?

Se na parte dos 2/3 anos não ficares tentado em esperar ou aproveitar a saída eminente do zen4, com os goodies que isso possa trazer como novo socket, DDR5 ou outra revisão do PCIe eu diria que sim, no mínimo deves conseguir uma build barata em zen3 e dois anos depois migras para a nova plataforma, que deverá estar mais estável e testada e com preços mais acessíveis.
 
Se na parte dos 2/3 anos não ficares tentado em esperar ou aproveitar a saída eminente do zen4, com os goodies que isso possa trazer como novo socket, DDR5 ou outra revisão do PCIe eu diria que sim, no mínimo deves conseguir uma build barata em zen3 e dois anos depois migras para a nova plataforma, que deverá estar mais estável e testada e com preços mais acessíveis.
Diria que é mesmo essa a ideia. Apesar de acreditar que me va sentir tentado ao upgrade no inicio de ciclo do zen4, para quem é costume estar à procura do maior bang for buck, acho que me consigo aguentar um anito, um anito e meio
 
Honestamente? Maior bang for your buck? Se queres mesmo maximizar isso, é ir pela linha da MSI nas B450 e uma boa promoção dos 3600, e esquecer Zen 3. Isso é o verdadeiro bang for your buck. Eu fui de 2600 para 3700x, e genericamente, não vi diferenças de grande interesse. Fiz isso pelo negócio que foi em si, mas não é algo que recomende particularmente, especialmente para jogar. Tenho sérias dúvidas que será Zen 3 que fará uma grade diferença nessa parte. A maioria das coisas que um utilizador de PC faz hoje em dia não justifica o maior high end, a AMD tomou completamente conta das tarefas mid-low. O high end, onde pagas acima de 250€ por um CPU, é para produtores de conteúdo e malta que joga a 240Hz 1080p e 1440p 144Hz a maximizar frames, e aí, pagas muito dinheiro não só pelo CPU. Para quem quer jogar 1080p 60Hz e até 144Hz? Faz muito pouco sentido ir acima do 3600. E meter uma B550 só para ter um upgrade path faz neste momento pouco sentido.

Especialmente considerando que as B550 começam nos 100$, o que implica acima de 100€, quando uma B450M Mortar começa nos 90€, e suporta um 3600 ou 3300X, e tem um preço/qualidade insuperável... Se queres mesmo bang for your buck, não será a B550, pelo menos não nos próximos tempos.
 
Não estou bem recordado, mas não aconteceu o mesmo com AM2/AM2+ e AM3/AM3+



Aí eles estão a cumprir. O Ryzen Zen3 continua no socket AM4.

Quem quiser por exemplo comprar um 1600AF e mais tarde fazer upgrade para Zen3, não pode. Pelo menos as B550 deviam ser compatíveis com todos os Zen anteriores.

Teóricamente mantém o AM4, mas mais numa poupança de custos para eles e fabricantes de motherboards. Acho que a AMD fica mal vista nesta situação, vamos lá ver se há maneira se dar volta a isto, nem que seja com mods nas bios
 
Quem quiser por exemplo comprar um 1600AF e mais tarde fazer upgrade para Zen3, não pode. Pelo menos as B550 deviam ser compatíveis com todos os Zen anteriores.

Se pensarmos no 1600AF como um Ryzen de primeira geração e seguindo o gráfico da AMD, tens razão, não pode. No entanto, tecnicamente o 1600AF é um Ryzen de segunda geração e seguindo o gráfico da AMD, um utilizador pode saltar do 1600AF para um Zen 3 com uma board X570.

A questão é mais pertinente com outros processadores. Os "verdadeiros" Ryzen de primeira geração e os APUs de 1ª e 2ª geração. Pelo gráfico da AMD, esses processadores não são suportados pela X570, mas na prática, sabemos que funcionam. Aliás, até processadores mais antigos da geração Bulldozer (Stoney/Bristol Ridge) parecem funcionar.
Por isso é que este gráfico lança mais incerteza do que esclarece. Outro exemplo, segundo o gráfico, os Zen 2 não têm suporte nas X370/B350/A320, no entanto, na prática, sabe-se que funcionam e que os fabricantes de boards listam esses processadores como compatíveis.

Enfim. A argolada maior é esta incerteza, porque este gráfico, mesmo actualmente, não reflecte a realidade prática.
Vai ter que se esperar para ver o que acontece quando aparecerem os Zen 3 ou por esclarecimentos dos fabricantes de boards.

5RVrRI3.jpg
 
A AMD quer vender cpus, e provavelmente quer livrar-se dos 14/12nm o mais depressa possível. O propósito dos 1600af e 2200g será substituído pelos 3100 e renoir para desktop.
Ainda assim, acredito que os fabricantes de boards irão oferecer suporte aos cpus mais antigos nas boards mais populares e/ou topo de gama.
 
@Nemesis11, eu acho que este gráfico é do tipo, mínimo e máximo que a AMD suporta oficialmente/recomenda.

Depois os fabricantes tenham liberdade para suportar outros processadores, daí acreditar que algumas B450s e X470s podem vir a ter suporte a zen3.

É estranho este gráfico omitir completamente os Renoir, que seria "AMD Ryzen 4000 series processors with Radeon Graphics"
 
A minha ROM é de 256MB, espero que dê suporte lol..

Desconfio é que seja de 256Mb, que dá 32MB ;).

@Nemesis11, eu acho que este gráfico é do tipo, mínimo e máximo que a AMD suporta oficialmente/recomenda.

Depois os fabricantes tenham liberdade para suportar outros processadores, daí acreditar que algumas B450s e X470s podem vir a ter suporte a zen3.

É estranho este gráfico omitir completamente os Renoir, que seria "AMD Ryzen 4000 series processors with Radeon Graphics"

Também é a minha opinião.

Por acaso também estranhei não ter lá os Renoir, mas desconfio que por serem Zen2 mas série 4000 iria apanhar os mesmos variantes dos Zen2 e depois iria criar ainda mais confusão.
 
No caso do meu Aorus X470, as novas bios têm descartado supporte de cpus anteriores

"3. Due to BIOS ROM size limited, NO Bristol Ridge (AMD 7th Gen A-series/ Athlon™ X4 series) APU support."

Basta, secalhar não suportarem a serie 1000 ryzen e podem muito bem acrescentar suporte aos zen 3, se a questão for meramente ROM size
 
Se assim for, vou saltar mais 1 geração e manter o meu 2700x por mais tempinho e esperar pelo novo socket que não deve estar longe. E ao restringirem muita gente deverá fazer o mesmo.
 
Depois de varias vitórias moralizadoras, seria um tiro no pé não suportar, mais uma geração. Manter a palavra vale mais que manter os fabricantes de Boards felizes e contentes. Se a AMD tem a maioria das vendas, os OEM têm que seguir o cheiro do dinheiro.

Se entrar no jogo da Intel vai perder, porque a intel tem quase duas decadas de experiencia, nesse jogo do compras hoje e se queres o novo trocas tudo.
 
Ainda por cima com a Intel a dar os mesmos núcleos/threads na próxima geração a AMD não vai "cheirar". A Intel "brinca" com os consumidores porque pode, porque tem muito nome e vai ter sempre pessoas a comprar

A AMD a seguir esta política não vai durar muito
 
Back
Topo