Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Um core Zen 3 é 14% maior que um core Zen 2:
YQ4AUEl.png


Esta comparação é interessante, porque o processo de fabrico é igual/muito parecido.
 
Sim, tem sido uma confusão enorme desde que saíram os Zen3. De umas 3600 para umas 4000, claro que há diferenças mas nada que compense a diferença de valor.
Faz muito mais diferença a questão de single vs dual rank, que propriamente 3600MHz para 4000MHz (por exemplo)
Ranks é importante tanto como a Topologia da memoria da Board.
Se estivéssemos a falar de Intel.. faz muito mais diferença ainda a TOPOLOGIA da memoria da Motherboard ( Daisy Chain vs T)

Para AMD nem tanto.. mas recomento Daisy Chain.
 
Por outro lado, segundo li, em T topology tens melhores possibilidades da memória funcionar como advertised com 4 sticks.

Num sei se é verdade ou não.
 
Eu contactei 5 lojas online e todas responderam que não fazem ideia de quando haverá stock.
Pareceu-me no entanto uma resposta para não se comprometerem ...

Alguém tem algum tipo de informação sobre quando poderá haver stock?

Estou a espera do meu 5900X atraves de uma loja conhecida, pelo que, na 5a feira enviaram-me email a dizer que estão à espera de receber dia 18 deste mês. Agora se é para fazer face só às encomendas existentes ou se vem algo mais, já não sei...
 
Estou a espera do meu 5900X atraves de uma loja conhecida, pelo que, na 5a feira enviaram-me email a dizer que estão à espera de receber dia 18 deste mês. Agora se é para fazer face só às encomendas existentes ou se vem algo mais, já não sei...

Oh diabo, estar atento a ver se vejo um 5950
 
VIII Impact.. tem apenas 2 slots de memoria..(menos distancia entre os traces) e é Board Micro ATX de TOPO.. geralmente usada para LN2 por essas caracteristicas. Normal ter melhor performance. E claro esse kit de memoria é muito bom claro.
Ela é mini DTX (ITX com 2 slots, portanto cabe em qualquer caixa ITX feita para usar grafica dedicada).

É a melhor board ITX/DTX AM4 no mercado.

Mas tem sido a board usada para OC de RAM top.
 
Vê o edit que meti atrás. Não encontrei ainda informação muito específica mas apanhei aquilo :P

Estive a ver no canal do builzoid.
T-topology é mesmo a melhor para 4 dimms. A daisy chain é mesmo a pior para 4 dimms.

A minha MB é uma T-Topology, mas faz alto OC nas calmas e deixa-me meter timmings super apertados.

 
Vale o que vale.... Epyc Milan (7003) vs Rome (7002)

The single thread IPC uplift of the 64-core Milan is about the same as desktop Zen 3 (as expected). Both Rome and Milan at 2.4GHz locked
Em3yDvDW4AITInc


These SKU's can boost much higher. Milan comes with a nice frequency uplift of 400MHz compared to the tested Rome SKU. This yields it an extra ~12% in single-threaded performance
Em3yvwFW4AIATxu

The multicore results are also impressive for Milan. CPU-Z has been left out because it's multithread benchmark can't utilize all 64-cores properly and was inconsistent As expected, the uplift in multi-core performance isn't as big
Em3z0f0W4AE4s3b

https://twitter.com/ExecuFix/status/1327987994138193920
 
E novidades sobre o futuro 5700x e 5600? já há algum leak de datas? Fevereiro/Março?

Os rocket lake estão previstos para Março na ultima leak que vi.

O 5600x parece estar fantástico, mas acho o preço meio desajustado, contava com algo pelos 269-279€
 
Última edição:
Há uns dias puseram aqui leaks de mobile certo? Alguém tem ideia de quando poderão sair novos portáteis com zen 3 +RDNA2 ou ampere?
Eu apontaria para Maio ou até mais tarde, basta ver que os Zen 2 foram anunciados em Janeiro no CES 2020 e só começaram aparecer cá em Portugal em Maio e com muita pouco oferta. Isto falo da gama U que lembro de estar a seguir a saída dos portáteis com zen 2 mas deduzo que a gama H tenha sido sensivelmente a mesma coisa (alguém que me corrija se estiver errado em relação à gama H).
 
caso queiram saber, muitas das board makers já teem versões betas das BIOS para as boards B450 (pelo que vi pelo menos a ASUS e ASROCK já teem), baixei por um site chinês manhoso (achei um reddit post sobre isso) e já tenho a funfar com o meu 2700x á espera de upgrade :D
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo